Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/4230 |
Resumo: | O ensino da contabilidade para os cursos de Administração e Economia tem a finalidade de proporcionar conhecimento e compreensão das informações contábeis. Neste contexto, essa pesquisa tem como objeto analisar a disciplina de Contabilidade Introdutória (CI) associando as categorias instituições, cursos, docentes e perfil discente, utilizando a Análise de Correspondência. A pesquisa de campo, do tipo survey, classificada como quantitativa-qualitativa, descritiva e exploratória foi realizada entre os discentes matriculados, no primeiro semestre de 2008, na disciplina de CI dos cursos de graduação em Administração e Economia das Universidades Federais, do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que há indícios da existência de uma relação entre as categorias e algumas variáveis estudadas; há instituições com homogeneidade e heterogeneidade de discentes nas turmas; a maioria dos discentes da UFRGS e UFSM cursaram todo o ensino médio em escola particular; os discentes da UFPEL e FURG cursaram em escola pública e a maioria dos discentes está cumprindo a grade curricular. |
id |
FURG_a5ef537c12fb6c407d17bae3595f3fb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/4230 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contadorIntroductory accounting discipline: characteristics of institutions, courses, teachers and profile student not counterEnsinoContabilidadeCursos de GraduaçãoDocenteDiscenteO ensino da contabilidade para os cursos de Administração e Economia tem a finalidade de proporcionar conhecimento e compreensão das informações contábeis. Neste contexto, essa pesquisa tem como objeto analisar a disciplina de Contabilidade Introdutória (CI) associando as categorias instituições, cursos, docentes e perfil discente, utilizando a Análise de Correspondência. A pesquisa de campo, do tipo survey, classificada como quantitativa-qualitativa, descritiva e exploratória foi realizada entre os discentes matriculados, no primeiro semestre de 2008, na disciplina de CI dos cursos de graduação em Administração e Economia das Universidades Federais, do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que há indícios da existência de uma relação entre as categorias e algumas variáveis estudadas; há instituições com homogeneidade e heterogeneidade de discentes nas turmas; a maioria dos discentes da UFRGS e UFSM cursaram todo o ensino médio em escola particular; os discentes da UFPEL e FURG cursaram em escola pública e a maioria dos discentes está cumprindo a grade curricular.The teaching of accounting for the courses of Business and Economics aims to provide knowledge and understanding of accounting information. In this context, this research aims at analyzing the discipline of Introductory Accounting (IC) associated categories: institutions, courses, faculty and student profile using the Correspondence Analysis. The field research, survey type, classified as quantitative and qualitative, descriptive and exploratory was conducted among students enrolled in the first half of 2008, the discipline of IC of graduate courses in Business Administration and Economics of federal universities of the Rio Grande do Sul State. The results indicate that there were indications of a relationship between categories and some variables studied, there are institutions with homogeneity and heterogeneity of students in classes, most students of UFRGS and UFSM attended the whole secondary school in a private instituition while UFPEL and FURG students have attended in a private school so the majority of students are accomplishing the curriculum.2013-11-23T17:26:24Z2013-11-23T17:26:24Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBIANCHI, Márcia. Et al. Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador. Journal of Coastal Research, v. 29, n. 2, p. 69-75, 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Enfoque/article/view/10950/6235>. Acesso em: 22 nov. 2013.1551-5036http://repositorio.furg.br/handle/1/423010.2112/1551-5036-47.sp1.69porBianchi, MárciaRaimundini, Simone LeticiaSantos, Nálbia de AraújoFávero, Luiz Paulo LopesSchmidt, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-11-23T17:26:24Zoai:repositorio.furg.br:1/4230Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-11-23T17:26:24Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador Introductory accounting discipline: characteristics of institutions, courses, teachers and profile student not counter |
title |
Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador |
spellingShingle |
Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador Bianchi, Márcia Ensino Contabilidade Cursos de Graduação Docente Discente |
title_short |
Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador |
title_full |
Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador |
title_fullStr |
Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador |
title_full_unstemmed |
Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador |
title_sort |
Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador |
author |
Bianchi, Márcia |
author_facet |
Bianchi, Márcia Raimundini, Simone Leticia Santos, Nálbia de Araújo Fávero, Luiz Paulo Lopes Schmidt, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Raimundini, Simone Leticia Santos, Nálbia de Araújo Fávero, Luiz Paulo Lopes Schmidt, Paulo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bianchi, Márcia Raimundini, Simone Leticia Santos, Nálbia de Araújo Fávero, Luiz Paulo Lopes Schmidt, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Contabilidade Cursos de Graduação Docente Discente |
topic |
Ensino Contabilidade Cursos de Graduação Docente Discente |
description |
O ensino da contabilidade para os cursos de Administração e Economia tem a finalidade de proporcionar conhecimento e compreensão das informações contábeis. Neste contexto, essa pesquisa tem como objeto analisar a disciplina de Contabilidade Introdutória (CI) associando as categorias instituições, cursos, docentes e perfil discente, utilizando a Análise de Correspondência. A pesquisa de campo, do tipo survey, classificada como quantitativa-qualitativa, descritiva e exploratória foi realizada entre os discentes matriculados, no primeiro semestre de 2008, na disciplina de CI dos cursos de graduação em Administração e Economia das Universidades Federais, do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que há indícios da existência de uma relação entre as categorias e algumas variáveis estudadas; há instituições com homogeneidade e heterogeneidade de discentes nas turmas; a maioria dos discentes da UFRGS e UFSM cursaram todo o ensino médio em escola particular; os discentes da UFPEL e FURG cursaram em escola pública e a maioria dos discentes está cumprindo a grade curricular. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2013-11-23T17:26:24Z 2013-11-23T17:26:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BIANCHI, Márcia. Et al. Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador. Journal of Coastal Research, v. 29, n. 2, p. 69-75, 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Enfoque/article/view/10950/6235>. Acesso em: 22 nov. 2013. 1551-5036 http://repositorio.furg.br/handle/1/4230 10.2112/1551-5036-47.sp1.69 |
identifier_str_mv |
BIANCHI, Márcia. Et al. Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador. Journal of Coastal Research, v. 29, n. 2, p. 69-75, 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Enfoque/article/view/10950/6235>. Acesso em: 22 nov. 2013. 1551-5036 10.2112/1551-5036-47.sp1.69 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187234384314368 |