Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchi, Márcia
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Raimundini, Simone Leticia, Santos, Nálbia de Araújo, Fávero, Luiz Paulo Lopes, Schmidt, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4230
Resumo: O ensino da contabilidade para os cursos de Administração e Economia tem a finalidade de proporcionar conhecimento e compreensão das informações contábeis. Neste contexto, essa pesquisa tem como objeto analisar a disciplina de Contabilidade Introdutória (CI) associando as categorias instituições, cursos, docentes e perfil discente, utilizando a Análise de Correspondência. A pesquisa de campo, do tipo survey, classificada como quantitativa-qualitativa, descritiva e exploratória foi realizada entre os discentes matriculados, no primeiro semestre de 2008, na disciplina de CI dos cursos de graduação em Administração e Economia das Universidades Federais, do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que há indícios da existência de uma relação entre as categorias e algumas variáveis estudadas; há instituições com homogeneidade e heterogeneidade de discentes nas turmas; a maioria dos discentes da UFRGS e UFSM cursaram todo o ensino médio em escola particular; os discentes da UFPEL e FURG cursaram em escola pública e a maioria dos discentes está cumprindo a grade curricular.
id FURG_a5ef537c12fb6c407d17bae3595f3fb9
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/4230
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contadorIntroductory accounting discipline: characteristics of institutions, courses, teachers and profile student not counterEnsinoContabilidadeCursos de GraduaçãoDocenteDiscenteO ensino da contabilidade para os cursos de Administração e Economia tem a finalidade de proporcionar conhecimento e compreensão das informações contábeis. Neste contexto, essa pesquisa tem como objeto analisar a disciplina de Contabilidade Introdutória (CI) associando as categorias instituições, cursos, docentes e perfil discente, utilizando a Análise de Correspondência. A pesquisa de campo, do tipo survey, classificada como quantitativa-qualitativa, descritiva e exploratória foi realizada entre os discentes matriculados, no primeiro semestre de 2008, na disciplina de CI dos cursos de graduação em Administração e Economia das Universidades Federais, do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que há indícios da existência de uma relação entre as categorias e algumas variáveis estudadas; há instituições com homogeneidade e heterogeneidade de discentes nas turmas; a maioria dos discentes da UFRGS e UFSM cursaram todo o ensino médio em escola particular; os discentes da UFPEL e FURG cursaram em escola pública e a maioria dos discentes está cumprindo a grade curricular.The teaching of accounting for the courses of Business and Economics aims to provide knowledge and understanding of accounting information. In this context, this research aims at analyzing the discipline of Introductory Accounting (IC) associated categories: institutions, courses, faculty and student profile using the Correspondence Analysis. The field research, survey type, classified as quantitative and qualitative, descriptive and exploratory was conducted among students enrolled in the first half of 2008, the discipline of IC of graduate courses in Business Administration and Economics of federal universities of the Rio Grande do Sul State. The results indicate that there were indications of a relationship between categories and some variables studied, there are institutions with homogeneity and heterogeneity of students in classes, most students of UFRGS and UFSM attended the whole secondary school in a private instituition while UFPEL and FURG students have attended in a private school so the majority of students are accomplishing the curriculum.2013-11-23T17:26:24Z2013-11-23T17:26:24Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBIANCHI, Márcia. Et al. Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador. Journal of Coastal Research, v. 29, n. 2, p. 69-75, 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Enfoque/article/view/10950/6235>. Acesso em: 22 nov. 2013.1551-5036http://repositorio.furg.br/handle/1/423010.2112/1551-5036-47.sp1.69porBianchi, MárciaRaimundini, Simone LeticiaSantos, Nálbia de AraújoFávero, Luiz Paulo LopesSchmidt, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-11-23T17:26:24Zoai:repositorio.furg.br:1/4230Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-11-23T17:26:24Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador
Introductory accounting discipline: characteristics of institutions, courses, teachers and profile student not counter
title Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador
spellingShingle Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador
Bianchi, Márcia
Ensino
Contabilidade
Cursos de Graduação
Docente
Discente
title_short Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador
title_full Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador
title_fullStr Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador
title_full_unstemmed Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador
title_sort Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador
author Bianchi, Márcia
author_facet Bianchi, Márcia
Raimundini, Simone Leticia
Santos, Nálbia de Araújo
Fávero, Luiz Paulo Lopes
Schmidt, Paulo
author_role author
author2 Raimundini, Simone Leticia
Santos, Nálbia de Araújo
Fávero, Luiz Paulo Lopes
Schmidt, Paulo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchi, Márcia
Raimundini, Simone Leticia
Santos, Nálbia de Araújo
Fávero, Luiz Paulo Lopes
Schmidt, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Contabilidade
Cursos de Graduação
Docente
Discente
topic Ensino
Contabilidade
Cursos de Graduação
Docente
Discente
description O ensino da contabilidade para os cursos de Administração e Economia tem a finalidade de proporcionar conhecimento e compreensão das informações contábeis. Neste contexto, essa pesquisa tem como objeto analisar a disciplina de Contabilidade Introdutória (CI) associando as categorias instituições, cursos, docentes e perfil discente, utilizando a Análise de Correspondência. A pesquisa de campo, do tipo survey, classificada como quantitativa-qualitativa, descritiva e exploratória foi realizada entre os discentes matriculados, no primeiro semestre de 2008, na disciplina de CI dos cursos de graduação em Administração e Economia das Universidades Federais, do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que há indícios da existência de uma relação entre as categorias e algumas variáveis estudadas; há instituições com homogeneidade e heterogeneidade de discentes nas turmas; a maioria dos discentes da UFRGS e UFSM cursaram todo o ensino médio em escola particular; os discentes da UFPEL e FURG cursaram em escola pública e a maioria dos discentes está cumprindo a grade curricular.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2013-11-23T17:26:24Z
2013-11-23T17:26:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BIANCHI, Márcia. Et al. Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador. Journal of Coastal Research, v. 29, n. 2, p. 69-75, 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Enfoque/article/view/10950/6235>. Acesso em: 22 nov. 2013.
1551-5036
http://repositorio.furg.br/handle/1/4230
10.2112/1551-5036-47.sp1.69
identifier_str_mv BIANCHI, Márcia. Et al. Disciplina de contabilidade introdutória: características das instituições, cursos,docentes e perfil do discente não contador. Journal of Coastal Research, v. 29, n. 2, p. 69-75, 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Enfoque/article/view/10950/6235>. Acesso em: 22 nov. 2013.
1551-5036
10.2112/1551-5036-47.sp1.69
url http://repositorio.furg.br/handle/1/4230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187234384314368