Conteúdos programáticos versus proposta da Fundação Brasileira de Contabilidade para o ensino da CASP: similaridade ou dissimilitude?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Géssica Israele Alves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cajaiba, Kleber da Silva, Farias, Raissa Silveira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
Texto Completo: https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2801
Resumo: O objetivo deste artigo foi analisar, comparativamente, as disciplinas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e correlatas, ministradas nos cursos de graduação em Ciências Contábeis de universidades federais, e os preceitos da matriz curricular proposta pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). O estudo pautou-se em metodologia descritiva, de natureza qualitativa e análise documental de conteúdo. A amostra foi composta pelas grades curriculares, ementas e planos de ensino de todas as 36 universidades públicas federais, situadas nas cinco regiões geográficas brasileiras, que oferecem o curso de Ciências Contábeis, sendo: cinco da Região Centro-Oeste; dez da Região Nordeste; cinco da Região Norte; dez da Região Sudeste; e, seis da Região Sul. Os achados indicam que o nível de conformidade é baixo. Percebeu-se um claro déficit comparativo na quantidade de horas dedicadas às disciplinas que compõem a formação do conhecimento necessário para atuação dos futuros contadores na área pública e pouca transparência dos objetivos incutidos em cada disciplina. Considerando o alto nível de complexidade inerente à aplicação das Normas Internacionais de Contabilidade, recém-convergidas ao setor público brasileiro, seria desejável que as escolas de graduação se aproximassem desses padrões, que são afeitos ao modelo da FBC. A distância de similaridade entre as propostas das universidades da amostra e a proposta da FBC, medida neste estudo, permite questionamentos a respeito das instituições de ensino ofertarem, ou não, conteúdos suficientes e atualizados, em quantidade e qualidade, que facilitem a obtenção de habilidades e competências esperadas de contadores e possibilitem uma atuação eficiente do futuro profissional na área contábil pública.
id CRCSC-1_54e7710bdd2e8404901ea553ccfcc7b3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2801
network_acronym_str CRCSC-1
network_name_str Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
repository_id_str
spelling Conteúdos programáticos versus proposta da Fundação Brasileira de Contabilidade para o ensino da CASP: similaridade ou dissimilitude?Accounting curriculum versus proposal from the Brazilian foundation of accounting for government accounting education: similarity or difference?Graduação em Ciências ContábeisUniversidades Públicas FederaisProgramas de Disciplinas de Contabilidade Aplicada ao Setor PúblicoSimilaridades com FBC.Graduation in AccountingFederal Public UniversitiesAccounting Discipline Programs Applied to the Public SectorSimilarities to FBC.O objetivo deste artigo foi analisar, comparativamente, as disciplinas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e correlatas, ministradas nos cursos de graduação em Ciências Contábeis de universidades federais, e os preceitos da matriz curricular proposta pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). O estudo pautou-se em metodologia descritiva, de natureza qualitativa e análise documental de conteúdo. A amostra foi composta pelas grades curriculares, ementas e planos de ensino de todas as 36 universidades públicas federais, situadas nas cinco regiões geográficas brasileiras, que oferecem o curso de Ciências Contábeis, sendo: cinco da Região Centro-Oeste; dez da Região Nordeste; cinco da Região Norte; dez da Região Sudeste; e, seis da Região Sul. Os achados indicam que o nível de conformidade é baixo. Percebeu-se um claro déficit comparativo na quantidade de horas dedicadas às disciplinas que compõem a formação do conhecimento necessário para atuação dos futuros contadores na área pública e pouca transparência dos objetivos incutidos em cada disciplina. Considerando o alto nível de complexidade inerente à aplicação das Normas Internacionais de Contabilidade, recém-convergidas ao setor público brasileiro, seria desejável que as escolas de graduação se aproximassem desses padrões, que são afeitos ao modelo da FBC. A distância de similaridade entre as propostas das universidades da amostra e a proposta da FBC, medida neste estudo, permite questionamentos a respeito das instituições de ensino ofertarem, ou não, conteúdos suficientes e atualizados, em quantidade e qualidade, que facilitem a obtenção de habilidades e competências esperadas de contadores e possibilitem uma atuação eficiente do futuro profissional na área contábil pública.The purpose of this article was to analyze, comparatively, the disciplines of Government Accounting and correlates, taught in the undergraduate courses in Accounting of Federal Universities, and the precepts of the Accounting Curriculum proposed by the Brazilian Accounting Foundation. The study was based on descriptive methodology, of qualitative nature and documental analysis. The study sample consisted of curricular grades and teaching plans of 36 federal public universities, located in the five geographic regions of Brazil. The findings allowed us to infer that the level of compliance is low. There is a clear deficit in the number of hours dedicated to the subjects that compose the knowledge formation necessary for the performance of the future accountants in the public area and few transparency of the objectives in each subjects. Considering the high level of complexity inherent in the application of the International Accounting Standards, newly converged to the public sector, it is salutary that the graduate schools approach these standards. The distance of similarity measured in this study does not allow the assertion that there is sufficient and updated content, in quantity and quality, that facilitates the acquisition of skills and competences expected from accountants and enables an efficient performance of the future professional in the public accounting area.Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina2019-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamhttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/280110.16930/2237-766220192801Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 18 (2019): RCCC; 1-182237-76621808-378110.16930/2237-76622019reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)instacron:CRCSCporenghttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2801/2072https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2801/2073https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2801/2105Copyright (c) 2019 REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBILinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Géssica Israele AlvesCajaiba, Kleber da SilvaFarias, Raissa Silveira de2021-05-23T04:04:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2801Revistahttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/crcscPRIhttp://revista.crcsc.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/CRCSC/oai||revista@crcsc.org.br2237-76621808-3781opendoar:2021-05-23T04:04:01Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Conteúdos programáticos versus proposta da Fundação Brasileira de Contabilidade para o ensino da CASP: similaridade ou dissimilitude?
Accounting curriculum versus proposal from the Brazilian foundation of accounting for government accounting education: similarity or difference?
title Conteúdos programáticos versus proposta da Fundação Brasileira de Contabilidade para o ensino da CASP: similaridade ou dissimilitude?
spellingShingle Conteúdos programáticos versus proposta da Fundação Brasileira de Contabilidade para o ensino da CASP: similaridade ou dissimilitude?
Silva, Géssica Israele Alves
Graduação em Ciências Contábeis
Universidades Públicas Federais
Programas de Disciplinas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Similaridades com FBC.
Graduation in Accounting
Federal Public Universities
Accounting Discipline Programs Applied to the Public Sector
Similarities to FBC.
title_short Conteúdos programáticos versus proposta da Fundação Brasileira de Contabilidade para o ensino da CASP: similaridade ou dissimilitude?
title_full Conteúdos programáticos versus proposta da Fundação Brasileira de Contabilidade para o ensino da CASP: similaridade ou dissimilitude?
title_fullStr Conteúdos programáticos versus proposta da Fundação Brasileira de Contabilidade para o ensino da CASP: similaridade ou dissimilitude?
title_full_unstemmed Conteúdos programáticos versus proposta da Fundação Brasileira de Contabilidade para o ensino da CASP: similaridade ou dissimilitude?
title_sort Conteúdos programáticos versus proposta da Fundação Brasileira de Contabilidade para o ensino da CASP: similaridade ou dissimilitude?
author Silva, Géssica Israele Alves
author_facet Silva, Géssica Israele Alves
Cajaiba, Kleber da Silva
Farias, Raissa Silveira de
author_role author
author2 Cajaiba, Kleber da Silva
Farias, Raissa Silveira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Géssica Israele Alves
Cajaiba, Kleber da Silva
Farias, Raissa Silveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Graduação em Ciências Contábeis
Universidades Públicas Federais
Programas de Disciplinas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Similaridades com FBC.
Graduation in Accounting
Federal Public Universities
Accounting Discipline Programs Applied to the Public Sector
Similarities to FBC.
topic Graduação em Ciências Contábeis
Universidades Públicas Federais
Programas de Disciplinas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Similaridades com FBC.
Graduation in Accounting
Federal Public Universities
Accounting Discipline Programs Applied to the Public Sector
Similarities to FBC.
description O objetivo deste artigo foi analisar, comparativamente, as disciplinas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e correlatas, ministradas nos cursos de graduação em Ciências Contábeis de universidades federais, e os preceitos da matriz curricular proposta pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). O estudo pautou-se em metodologia descritiva, de natureza qualitativa e análise documental de conteúdo. A amostra foi composta pelas grades curriculares, ementas e planos de ensino de todas as 36 universidades públicas federais, situadas nas cinco regiões geográficas brasileiras, que oferecem o curso de Ciências Contábeis, sendo: cinco da Região Centro-Oeste; dez da Região Nordeste; cinco da Região Norte; dez da Região Sudeste; e, seis da Região Sul. Os achados indicam que o nível de conformidade é baixo. Percebeu-se um claro déficit comparativo na quantidade de horas dedicadas às disciplinas que compõem a formação do conhecimento necessário para atuação dos futuros contadores na área pública e pouca transparência dos objetivos incutidos em cada disciplina. Considerando o alto nível de complexidade inerente à aplicação das Normas Internacionais de Contabilidade, recém-convergidas ao setor público brasileiro, seria desejável que as escolas de graduação se aproximassem desses padrões, que são afeitos ao modelo da FBC. A distância de similaridade entre as propostas das universidades da amostra e a proposta da FBC, medida neste estudo, permite questionamentos a respeito das instituições de ensino ofertarem, ou não, conteúdos suficientes e atualizados, em quantidade e qualidade, que facilitem a obtenção de habilidades e competências esperadas de contadores e possibilitem uma atuação eficiente do futuro profissional na área contábil pública.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2801
10.16930/2237-766220192801
url https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2801
identifier_str_mv 10.16930/2237-766220192801
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2801/2072
https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2801/2073
https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2801/2105
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBIL
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBIL
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 18 (2019): RCCC; 1-18
2237-7662
1808-3781
10.16930/2237-76622019
reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
instacron:CRCSC
instname_str Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
instacron_str CRCSC
institution CRCSC
reponame_str Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
collection Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@crcsc.org.br
_version_ 1809731683509862400