Análise do conteúdo das ementas das disciplinas relacionadas à área tributária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pádua, Vanessa Vieira de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25639
Resumo: Tax accounting is important area within the Accounting Sciences course, and tax knowledge is highly valued by managers and entrepreneurs in an entity. In this way, it is essential to prepare adequately the professionals who will work in this area, seeking a better use of the discipline of the tax branch within the universities. Thus, it is important to analyze the curricular curricula of Brazilian universities in the tax area, and to compare them with the curricula proposed by the Brazilian Accounting Foundation and the International Federation of Accountants, which regulate the accounting profession. The purpose of this study is to verify the degree to which the curricular curricula in the area of tax accounting of the Brazilian Federal Higher Education Institutions are aligned with the proposals elaborated by the FBC and those that are contained in the Handbook of International Education Pronouncments proposed by IFAC. The work was conducted by the method of documentary research and survey, searching the contents proposed for the disciplines in the tax area in the documents published by IFAC and FBC and searching the menus on the institutions' websites. It was verified that the courses present an average percentage of 60% adherence to the contents proposed by the FBC and 66% adherence to the content proposed by IFAC.
id UFU_a105fb35e45ce196f9304daa40a4b332
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/25639
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Análise do conteúdo das ementas das disciplinas relacionadas à área tributáriaContabilidade tributáriaGrade curricularFBCIFACCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISTax accounting is important area within the Accounting Sciences course, and tax knowledge is highly valued by managers and entrepreneurs in an entity. In this way, it is essential to prepare adequately the professionals who will work in this area, seeking a better use of the discipline of the tax branch within the universities. Thus, it is important to analyze the curricular curricula of Brazilian universities in the tax area, and to compare them with the curricula proposed by the Brazilian Accounting Foundation and the International Federation of Accountants, which regulate the accounting profession. The purpose of this study is to verify the degree to which the curricular curricula in the area of tax accounting of the Brazilian Federal Higher Education Institutions are aligned with the proposals elaborated by the FBC and those that are contained in the Handbook of International Education Pronouncments proposed by IFAC. The work was conducted by the method of documentary research and survey, searching the contents proposed for the disciplines in the tax area in the documents published by IFAC and FBC and searching the menus on the institutions' websites. It was verified that the courses present an average percentage of 60% adherence to the contents proposed by the FBC and 66% adherence to the content proposed by IFAC.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A contabilidade tributária é uma área importante dentro do curso de Ciências Contábeis, sendo o conhecimento tributário extremamente valorizado por gestores e empresários em uma entidade. Dessa forma, é fundamental uma preparação adequada dos profissionais que atuarão nesta área, buscando melhor aproveitamento da disciplina do ramo tributário dentro das universidades. Assim, verifica-se a importância de se analisar as grades curriculares das universidades brasileiras na área tributária, e compará-las com os currículos propostos pela Fundação Brasileira de Contabilidade e pela International Federation of Accountants, que são órgãos reguladores da profissão contábil. O trabalho tem como objetivo verificar a que nível as grades curriculares na área de contabilidade tributária das Instituições de Ensino Superior Federais brasileiras estão alinhadas às propostas elaboradas pela FBC e as que estão contidas no Handbook of International Education Pronouncements proposto pela IFAC. O trabalho foi conduzido pelo método pesquisa documental e levantamento, buscando os conteúdos propostos para as disciplinas na área tributária nos documentos publicados pelo IFAC e pela FBC e buscando as ementas nos sites das instituições. Verificou-se que os cursos apresentam um percentual médio de 60% de aderência aos conteúdos propostos pela FBC e de 66% de aderência aos conteúdos propostos pela IFAC.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências ContábeisSilva, José Marcos dahttp://lattes.cnpq.br/1166241588605641Pádua, Vanessa Vieira de2019-07-02T17:13:22Z2019-07-02T17:13:22Z2019-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPÁDUA, Vanessa Vieira. Análise do conteúdo das ementas das disciplinas relacionadas à área tributária. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25639porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-07-03T06:07:02Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/25639Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-07-03T06:07:02Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do conteúdo das ementas das disciplinas relacionadas à área tributária
title Análise do conteúdo das ementas das disciplinas relacionadas à área tributária
spellingShingle Análise do conteúdo das ementas das disciplinas relacionadas à área tributária
Pádua, Vanessa Vieira de
Contabilidade tributária
Grade curricular
FBC
IFAC
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Análise do conteúdo das ementas das disciplinas relacionadas à área tributária
title_full Análise do conteúdo das ementas das disciplinas relacionadas à área tributária
title_fullStr Análise do conteúdo das ementas das disciplinas relacionadas à área tributária
title_full_unstemmed Análise do conteúdo das ementas das disciplinas relacionadas à área tributária
title_sort Análise do conteúdo das ementas das disciplinas relacionadas à área tributária
author Pádua, Vanessa Vieira de
author_facet Pádua, Vanessa Vieira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, José Marcos da
http://lattes.cnpq.br/1166241588605641
dc.contributor.author.fl_str_mv Pádua, Vanessa Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade tributária
Grade curricular
FBC
IFAC
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Contabilidade tributária
Grade curricular
FBC
IFAC
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description Tax accounting is important area within the Accounting Sciences course, and tax knowledge is highly valued by managers and entrepreneurs in an entity. In this way, it is essential to prepare adequately the professionals who will work in this area, seeking a better use of the discipline of the tax branch within the universities. Thus, it is important to analyze the curricular curricula of Brazilian universities in the tax area, and to compare them with the curricula proposed by the Brazilian Accounting Foundation and the International Federation of Accountants, which regulate the accounting profession. The purpose of this study is to verify the degree to which the curricular curricula in the area of tax accounting of the Brazilian Federal Higher Education Institutions are aligned with the proposals elaborated by the FBC and those that are contained in the Handbook of International Education Pronouncments proposed by IFAC. The work was conducted by the method of documentary research and survey, searching the contents proposed for the disciplines in the tax area in the documents published by IFAC and FBC and searching the menus on the institutions' websites. It was verified that the courses present an average percentage of 60% adherence to the contents proposed by the FBC and 66% adherence to the content proposed by IFAC.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-02T17:13:22Z
2019-07-02T17:13:22Z
2019-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PÁDUA, Vanessa Vieira. Análise do conteúdo das ementas das disciplinas relacionadas à área tributária. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25639
identifier_str_mv PÁDUA, Vanessa Vieira. Análise do conteúdo das ementas das disciplinas relacionadas à área tributária. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569586651725824