Percepções docentes e às estratégias de ensino-aprendizagem durante o isolamento social motivado pelo COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitt, Daniela Carine
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bugalho, Diones Kleinibing, Kruger, Silvana Dalmutt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
Texto Completo: https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3133
Resumo: O objetivo deste texto é identificar as principais estratégias do processo de ensino-aprendizagem, bem como as percepções dos docentes durante o período de isolamento social no contexto da pandemia gerada pela Covid-19. A amostra do estudo é composta por 52 docentes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, atuantes em quatro instituições de ensino superior da região Sul do Brasil. O levantamento realizado por meio de questionário, compondo 32 questões, coletou a identificação dos respondentes; as percepções do processo de ensino e as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas a partir da inserção das aulas de forma remota, como alternativa no período de isolamento social. Quanto ao tratamento dos dados, empregou-se a estatística descritiva e o teste estatístico de Mann-Whitney, a análise é de cunho quantitativo. Os resultados evidenciam que, para 96% dos pesquisados, as disciplinas ocorreram de forma remota; 92% indicam adaptações pedagógicas; e 76% responderam que a instituição ofereceu capacitações. As principais estratégias de ensino utilizadas no período de isolamento social são: aulas expositivas com apresentação de conteúdo em slides (98%); exercícios com resolução (90%); estudo de casos (69%); e pesquisas/leituras orientadas sobre o conteúdo (52%). A análise estatística evidencia que os docentes que utilizaram de problematização/casos de ensino, debates e uso de jogos, acreditam ter alcançado os objetivos de ensino-aprendizagem. Na percepção de 54% dos docentes, as aulas realizadas de forma remota não representam prejuízos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes e atingiram os objetivos. De forma geral, os resultados demonstram adaptação das aulas presenciais ao formato remoto, bem como os achados sugerem a importância da inserção das tecnologias como estratégias de ensino, independentemente de o modelo ser ou não presencial.
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O levantamento realizado por meio de questionário, compondo 32 questões, coletou a identificação dos respondentes; as percepções do processo de ensino e as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas a partir da inserção das aulas de forma remota, como alternativa no período de isolamento social. Quanto ao tratamento dos dados, empregou-se a estatística descritiva e o teste estatístico de Mann-Whitney, a análise é de cunho quantitativo. Os resultados evidenciam que, para 96% dos pesquisados, as disciplinas ocorreram de forma remota; 92% indicam adaptações pedagógicas; e 76% responderam que a instituição ofereceu capacitações. As principais estratégias de ensino utilizadas no período de isolamento social são: aulas expositivas com apresentação de conteúdo em slides (98%); exercícios com resolução (90%); estudo de casos (69%); e pesquisas/leituras orientadas sobre o conteúdo (52%). A análise estatística evidencia que os docentes que utilizaram de problematização/casos de ensino, debates e uso de jogos, acreditam ter alcançado os objetivos de ensino-aprendizagem. Na percepção de 54% dos docentes, as aulas realizadas de forma remota não representam prejuízos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes e atingiram os objetivos. De forma geral, os resultados demonstram adaptação das aulas presenciais ao formato remoto, bem como os achados sugerem a importância da inserção das tecnologias como estratégias de ensino, independentemente de o modelo ser ou não presencial.The purpose of this text is to identify the main strategies of the teaching-learning process, as well as the perceptions of professors during the period of social isolation in the context of the pandemic generated by Covid-19. The study sample consists of 52 professors from the Administration, Accounting, and Economic Sciences courses, working in four higher education institutions in the southern region of Brazil. The survey carried out through a questionnaire comprising 32 questions, collected the respondents' identification, the perceptions of the teaching process, and the teaching-learning strategies used from the insertion of classes remotely as an alternative in the social isolation period. As data treatment, descriptive statistics, and the Mann-Whitney statistical test were used, the analysis is quantitative. The results show that, for 96% of those surveyed, the disciplines took place remotely; 92% indicate pedagogical adaptations, and 76% responded that the institution offered training. The main teaching strategies used in the period of social isolation are: expository classes with the presentation of content on slides (98%); exercises with resolution (90%); case study (69%); and content-oriented research/reading (52%). The statistical analysis shows that professors who used problematization/teaching cases, debates, and games believe they have achieved the teaching-learning objectives. In the perception of 54% of professors, classes held remotely do not represent losses in students' teaching-learning process and have achieved their objectives. In general, the results demonstrate adaptation of face-to-face classes to the remote format. The findings suggest the importance of inserting technologies as teaching strategies, regardless of whether the model is face-to-face or not.Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina2021-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/ziptext/xmlhttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/313310.16930/2237-766220213133Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 20 (2021): RCCC; e31332237-76621808-378110.16930/10.16930/2237-76622021reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)instacron:CRCSCporenghttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3133/2253https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3133/2254https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3133/2255https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3133/225610.16930/2237-766220213133110.16930/2237-7662202131332Copyright (c) 2021 Revista Catarinense da Ciência Contábilhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchmitt, Daniela CarineBugalho, Diones KleinibingKruger, Silvana Dalmutt2022-02-03T18:23:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3133Revistahttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/crcscPRIhttp://revista.crcsc.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/CRCSC/oai||revista@crcsc.org.br2237-76621808-3781opendoar:2022-02-03T18:23:19Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)false
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