PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica do CRO-RJ (Online) |
Texto Completo: | https://cro-rj.org.br/revcientifica/index.php/revista/article/view/323 |
Resumo: | Objetivo: conhecer a percepção de egressos de graduação em Odontologia do Rio de Janeiro sobre a qualidade da formação profissional com ênfase na educação interprofissional. Materiais e Métodos: foi aplicado questionário on-line para egressos de três cursos de Odontologia, sendo duas instituições públicas e uma privada, para alunos formados entre 2016.2 e 2019.1. O questionário estruturado utilizado continha 41 perguntas para analisar a qualidade das atividades acadêmicas oferecidas durante a formação desses profissionais. As questões envolveram quatro dimensões: (1) perfil do egresso, (2) orientação do cuidado em saúde, (3) integração ensino-serviço, e (4) abordagem pedagógica. Os resultados apresentados neste artigo envolveram 9 perguntas das quatro dimensões. Resultados: os 121 egressos participantes responderam que a qualidade e oferta das atividades relacionadas à formação do perfil generalista, humanista e capacidade de compreender a realidade social foi muito boa, assim como as atividades de promoção de saúde e o uso de cenários de prática. Já as atividades relacionadas à educação multiprofissional/interprofissional e à vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) foram consideradas moderadas. Conclusão: os resultados mostram que egressos dos cursos de Odontologia avaliados estão satisfeitos com a qualidade da formação profissional alcançada através das atividades acadêmicas oferecidas por seus cursos. Principalmente àquelas relacionadas à formação do perfil profissional e à promoção de saúde. Entretanto, a percepção dos egressos indica que experiências multiprofissionais/ínterprofissionais e vivência no SUS ainda precisam ser melhoradas, estimulando os alunos a participarem de estágios e projetos de extensão, formando, assim, profissionais capacitados a atuarem no SUS e no contexto social existente. |
id |
CRO-1_854c964bc46ade72273bf8a44b8b6f7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.cro-rj.org.br:article/323 |
network_acronym_str |
CRO-1 |
network_name_str |
Revista Científica do CRO-RJ (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONALPERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONALEducation in DentistryCurriculum guidelinesHealth promotionInterprofessionalityOnline questionnairesProfessional profileEducação em OdontologiaDiretrizes curricularesPromoção de saúdeEducação interprofissionalQuestionários on-linePerfil do egressoObjetivo: conhecer a percepção de egressos de graduação em Odontologia do Rio de Janeiro sobre a qualidade da formação profissional com ênfase na educação interprofissional. Materiais e Métodos: foi aplicado questionário on-line para egressos de três cursos de Odontologia, sendo duas instituições públicas e uma privada, para alunos formados entre 2016.2 e 2019.1. O questionário estruturado utilizado continha 41 perguntas para analisar a qualidade das atividades acadêmicas oferecidas durante a formação desses profissionais. As questões envolveram quatro dimensões: (1) perfil do egresso, (2) orientação do cuidado em saúde, (3) integração ensino-serviço, e (4) abordagem pedagógica. Os resultados apresentados neste artigo envolveram 9 perguntas das quatro dimensões. Resultados: os 121 egressos participantes responderam que a qualidade e oferta das atividades relacionadas à formação do perfil generalista, humanista e capacidade de compreender a realidade social foi muito boa, assim como as atividades de promoção de saúde e o uso de cenários de prática. Já as atividades relacionadas à educação multiprofissional/interprofissional e à vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) foram consideradas moderadas. Conclusão: os resultados mostram que egressos dos cursos de Odontologia avaliados estão satisfeitos com a qualidade da formação profissional alcançada através das atividades acadêmicas oferecidas por seus cursos. Principalmente àquelas relacionadas à formação do perfil profissional e à promoção de saúde. Entretanto, a percepção dos egressos indica que experiências multiprofissionais/ínterprofissionais e vivência no SUS ainda precisam ser melhoradas, estimulando os alunos a participarem de estágios e projetos de extensão, formando, assim, profissionais capacitados a atuarem no SUS e no contexto social existente.Objective: to know the perception of graduates in Dentistry in Rio de Janeiro about the quality of professional training with emphasis on interprofessional education. Materials and Methods: application of an on-line questionnaire for graduates of three Dentistry courses, two public institutions and one private, for students graduated between 2016.2 and 2019.1. The questions involved four dimensions: (1) graduate profile, (2) health care orientation, (3) teaching-service integration, and (4) pedagogical approach. The structured questionnaire used contained 41 questions to analyze the quality of the academic activities offered during the training of these professionals. The results presented in this article involved 9 questions from the four dimensions. Results: a total of 121 graduates participated in the survey. Most graduates perceived that the quality and offer of activities related to the formation of a generalist, humanist profile and the ability to understand social reality were ‘very good’, as well as health promotion activities. Activities related to multiprofessional/interprofessional education and living in the Unified Health System (SUS) were considered ‘moderate’, and the use of practice scenarios was also considered ‘very good’. Conclusion: the results show that graduates of the evaluated Dentistry courses were satisfied with the quality of professional training achieved through the academic activities offered by their courses. Mainly those related to the formation of the professional profile and health promotion. However, multiprofessional/interprofessional experiences and experience in the SUS still need to be improved, encouraging students to participate in internships and extension projects, thus forming professionals capable of working in SUS and in the existing social context.Rio de Janeiro Dental Journal2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cro-rj.org.br/revcientifica/index.php/revista/article/view/32310.29327/244963.7.3-8Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal); Vol. 7 No. 3: September-December 2022; 67-77Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal); v. 7 n. 3: September-December 2022; 67-772595-47331518-524910.29327/244963.7.3reponame:Revista Científica do CRO-RJ (Online)instname:Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ)instacron:CROporhttps://cro-rj.org.br/revcientifica/index.php/revista/article/view/323/186Copyright (c) 2023 Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Claudia Callegaro deBarboza Vianna, Ana LuizaRaggio Luiz, RonirThomé Leão, Anna TherezaMedeiros de Barros, Maria Cynésia2023-05-17T00:45:45Zoai:ojs3.cro-rj.org.br:article/323Revistahttps://cro-rj.org.br/revcientifica/index.php/revistahttps://cro-rj.org.br/revcientifica/index.php/revista/oairevista.cientifica@cro-rj.org.br || rorefa@terra.com.br2595-47331518-5249opendoar:2023-05-17T00:45:45Revista Científica do CRO-RJ (Online) - Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL |
title |
PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL Menezes, Claudia Callegaro de Education in Dentistry Curriculum guidelines Health promotion Interprofessionality Online questionnaires Professional profile Educação em Odontologia Diretrizes curriculares Promoção de saúde Educação interprofissional Questionários on-line Perfil do egresso |
title_short |
PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL |
title_full |
PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL |
title_sort |
PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL |
author |
Menezes, Claudia Callegaro de |
author_facet |
Menezes, Claudia Callegaro de Barboza Vianna, Ana Luiza Raggio Luiz, Ronir Thomé Leão, Anna Thereza Medeiros de Barros, Maria Cynésia |
author_role |
author |
author2 |
Barboza Vianna, Ana Luiza Raggio Luiz, Ronir Thomé Leão, Anna Thereza Medeiros de Barros, Maria Cynésia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Claudia Callegaro de Barboza Vianna, Ana Luiza Raggio Luiz, Ronir Thomé Leão, Anna Thereza Medeiros de Barros, Maria Cynésia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education in Dentistry Curriculum guidelines Health promotion Interprofessionality Online questionnaires Professional profile Educação em Odontologia Diretrizes curriculares Promoção de saúde Educação interprofissional Questionários on-line Perfil do egresso |
topic |
Education in Dentistry Curriculum guidelines Health promotion Interprofessionality Online questionnaires Professional profile Educação em Odontologia Diretrizes curriculares Promoção de saúde Educação interprofissional Questionários on-line Perfil do egresso |
description |
Objetivo: conhecer a percepção de egressos de graduação em Odontologia do Rio de Janeiro sobre a qualidade da formação profissional com ênfase na educação interprofissional. Materiais e Métodos: foi aplicado questionário on-line para egressos de três cursos de Odontologia, sendo duas instituições públicas e uma privada, para alunos formados entre 2016.2 e 2019.1. O questionário estruturado utilizado continha 41 perguntas para analisar a qualidade das atividades acadêmicas oferecidas durante a formação desses profissionais. As questões envolveram quatro dimensões: (1) perfil do egresso, (2) orientação do cuidado em saúde, (3) integração ensino-serviço, e (4) abordagem pedagógica. Os resultados apresentados neste artigo envolveram 9 perguntas das quatro dimensões. Resultados: os 121 egressos participantes responderam que a qualidade e oferta das atividades relacionadas à formação do perfil generalista, humanista e capacidade de compreender a realidade social foi muito boa, assim como as atividades de promoção de saúde e o uso de cenários de prática. Já as atividades relacionadas à educação multiprofissional/interprofissional e à vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) foram consideradas moderadas. Conclusão: os resultados mostram que egressos dos cursos de Odontologia avaliados estão satisfeitos com a qualidade da formação profissional alcançada através das atividades acadêmicas oferecidas por seus cursos. Principalmente àquelas relacionadas à formação do perfil profissional e à promoção de saúde. Entretanto, a percepção dos egressos indica que experiências multiprofissionais/ínterprofissionais e vivência no SUS ainda precisam ser melhoradas, estimulando os alunos a participarem de estágios e projetos de extensão, formando, assim, profissionais capacitados a atuarem no SUS e no contexto social existente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://cro-rj.org.br/revcientifica/index.php/revista/article/view/323 10.29327/244963.7.3-8 |
url |
https://cro-rj.org.br/revcientifica/index.php/revista/article/view/323 |
identifier_str_mv |
10.29327/244963.7.3-8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://cro-rj.org.br/revcientifica/index.php/revista/article/view/323/186 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Rio de Janeiro Dental Journal |
publisher.none.fl_str_mv |
Rio de Janeiro Dental Journal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal); Vol. 7 No. 3: September-December 2022; 67-77 Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal); v. 7 n. 3: September-December 2022; 67-77 2595-4733 1518-5249 10.29327/244963.7.3 reponame:Revista Científica do CRO-RJ (Online) instname:Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ) instacron:CRO |
instname_str |
Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ) |
instacron_str |
CRO |
institution |
CRO |
reponame_str |
Revista Científica do CRO-RJ (Online) |
collection |
Revista Científica do CRO-RJ (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Científica do CRO-RJ (Online) - Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.cientifica@cro-rj.org.br || rorefa@terra.com.br |
_version_ |
1797042305585119232 |