PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Claudia Callegaro de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Barboza Vianna, Ana Luiza, Raggio Luiz, Ronir, Thomé Leão, Anna Thereza, Medeiros de Barros, Maria Cynésia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica do CRO-RJ (Online)
Texto Completo: https://cro-rj.org.br/revcientifica/index.php/revista/article/view/323
Resumo: Objetivo: conhecer a percepção de egressos de graduação em Odontologia do Rio de Janeiro sobre a qualidade da formação profissional com ênfase na educação interprofissional. Materiais e Métodos: foi aplicado questionário on-line para egressos de três cursos de Odontologia, sendo duas instituições públicas e uma privada, para alunos formados  entre 2016.2 e 2019.1. O questionário estruturado utilizado continha 41 perguntas para analisar a qualidade das atividades acadêmicas oferecidas durante a formação  desses profissionais. As questões envolveram quatro dimensões: (1) perfil do egresso, (2) orientação  do cuidado em saúde, (3) integração ensino-serviço, e (4) abordagem  pedagógica. Os resultados  apresentados  neste artigo envolveram 9 perguntas das quatro dimensões. Resultados: os 121 egressos participantes responderam que a qualidade e oferta das atividades relacionadas à formação do perfil generalista, humanista e capacidade de compreender a realidade social foi muito boa, assim como as atividades de promoção de saúde e o uso de cenários de prática. Já as atividades relacionadas à educação multiprofissional/interprofissional e à vivência no Sistema Único de Saúde  (SUS) foram consideradas  moderadas.  Conclusão: os resultados mostram que egressos dos cursos de Odontologia avaliados estão satisfeitos com a qualidade da formação profissional alcançada através das atividades acadêmicas oferecidas por seus cursos. Principalmente àquelas relacionadas à formação do perfil profissional e à promoção de saúde. Entretanto, a percepção dos egressos indica que experiências multiprofissionais/ínterprofissionais e vivência no SUS ainda precisam ser melhoradas, estimulando os alunos a participarem de estágios e projetos de extensão, formando, assim, profissionais capacitados a atuarem no SUS e no contexto social existente.
id CRO-1_854c964bc46ade72273bf8a44b8b6f7a
oai_identifier_str oai:ojs3.cro-rj.org.br:article/323
network_acronym_str CRO-1
network_name_str Revista Científica do CRO-RJ (Online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONALPERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONALEducation in DentistryCurriculum guidelinesHealth promotionInterprofessionalityOnline questionnairesProfessional profileEducação em OdontologiaDiretrizes curricularesPromoção de saúdeEducação interprofissionalQuestionários on-linePerfil do egressoObjetivo: conhecer a percepção de egressos de graduação em Odontologia do Rio de Janeiro sobre a qualidade da formação profissional com ênfase na educação interprofissional. Materiais e Métodos: foi aplicado questionário on-line para egressos de três cursos de Odontologia, sendo duas instituições públicas e uma privada, para alunos formados  entre 2016.2 e 2019.1. O questionário estruturado utilizado continha 41 perguntas para analisar a qualidade das atividades acadêmicas oferecidas durante a formação  desses profissionais. As questões envolveram quatro dimensões: (1) perfil do egresso, (2) orientação  do cuidado em saúde, (3) integração ensino-serviço, e (4) abordagem  pedagógica. Os resultados  apresentados  neste artigo envolveram 9 perguntas das quatro dimensões. Resultados: os 121 egressos participantes responderam que a qualidade e oferta das atividades relacionadas à formação do perfil generalista, humanista e capacidade de compreender a realidade social foi muito boa, assim como as atividades de promoção de saúde e o uso de cenários de prática. Já as atividades relacionadas à educação multiprofissional/interprofissional e à vivência no Sistema Único de Saúde  (SUS) foram consideradas  moderadas.  Conclusão: os resultados mostram que egressos dos cursos de Odontologia avaliados estão satisfeitos com a qualidade da formação profissional alcançada através das atividades acadêmicas oferecidas por seus cursos. Principalmente àquelas relacionadas à formação do perfil profissional e à promoção de saúde. Entretanto, a percepção dos egressos indica que experiências multiprofissionais/ínterprofissionais e vivência no SUS ainda precisam ser melhoradas, estimulando os alunos a participarem de estágios e projetos de extensão, formando, assim, profissionais capacitados a atuarem no SUS e no contexto social existente.Objective: to know the perception of graduates in Dentistry in Rio de Janeiro about the quality of professional training with emphasis on interprofessional education. Materials and Methods: application of an on-line questionnaire for graduates of three Dentistry courses, two public institutions and one private, for students graduated between 2016.2 and 2019.1. The questions involved four dimensions: (1) graduate profile, (2) health care orientation, (3) teaching-service integration, and (4) pedagogical approach. The structured questionnaire used contained 41 questions to analyze the quality of the academic activities offered during the training of these professionals. The results presented in this article involved 9 questions from the four dimensions. Results: a total of 121 graduates participated in the survey. Most graduates perceived that the quality and offer of activities related to the formation of a generalist, humanist profile and the ability to understand social reality were ‘very good’, as well as health promotion activities. Activities related to multiprofessional/interprofessional education and living in the Unified  Health  System (SUS) were considered ‘moderate’, and the use of practice scenarios was also considered ‘very good’. Conclusion: the results show that graduates of the evaluated Dentistry courses were satisfied with the quality of professional training achieved through the academic activities offered by their courses. Mainly those related to the formation of the professional profile and health promotion. However, multiprofessional/interprofessional  experiences and experience in the SUS still need to be improved, encouraging students to participate in internships and extension projects, thus forming professionals capable of working in SUS and in the existing social context.Rio de Janeiro Dental Journal2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cro-rj.org.br/revcientifica/index.php/revista/article/view/32310.29327/244963.7.3-8Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal); Vol. 7 No. 3: September-December 2022; 67-77Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal); v. 7 n. 3: September-December 2022; 67-772595-47331518-524910.29327/244963.7.3reponame:Revista Científica do CRO-RJ (Online)instname:Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ)instacron:CROporhttps://cro-rj.org.br/revcientifica/index.php/revista/article/view/323/186Copyright (c) 2023 Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Claudia Callegaro deBarboza Vianna, Ana LuizaRaggio Luiz, RonirThomé Leão, Anna TherezaMedeiros de Barros, Maria Cynésia2023-05-17T00:45:45Zoai:ojs3.cro-rj.org.br:article/323Revistahttps://cro-rj.org.br/revcientifica/index.php/revistahttps://cro-rj.org.br/revcientifica/index.php/revista/oairevista.cientifica@cro-rj.org.br || rorefa@terra.com.br2595-47331518-5249opendoar:2023-05-17T00:45:45Revista Científica do CRO-RJ (Online) - Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL
PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL
title PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL
spellingShingle PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL
Menezes, Claudia Callegaro de
Education in Dentistry
Curriculum guidelines
Health promotion
Interprofessionality
Online questionnaires
Professional profile
Educação em Odontologia
Diretrizes curriculares
Promoção de saúde
Educação interprofissional
Questionários on-line
Perfil do egresso
title_short PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL
title_full PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL
title_fullStr PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL
title_sort PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL
author Menezes, Claudia Callegaro de
author_facet Menezes, Claudia Callegaro de
Barboza Vianna, Ana Luiza
Raggio Luiz, Ronir
Thomé Leão, Anna Thereza
Medeiros de Barros, Maria Cynésia
author_role author
author2 Barboza Vianna, Ana Luiza
Raggio Luiz, Ronir
Thomé Leão, Anna Thereza
Medeiros de Barros, Maria Cynésia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Claudia Callegaro de
Barboza Vianna, Ana Luiza
Raggio Luiz, Ronir
Thomé Leão, Anna Thereza
Medeiros de Barros, Maria Cynésia
dc.subject.por.fl_str_mv Education in Dentistry
Curriculum guidelines
Health promotion
Interprofessionality
Online questionnaires
Professional profile
Educação em Odontologia
Diretrizes curriculares
Promoção de saúde
Educação interprofissional
Questionários on-line
Perfil do egresso
topic Education in Dentistry
Curriculum guidelines
Health promotion
Interprofessionality
Online questionnaires
Professional profile
Educação em Odontologia
Diretrizes curriculares
Promoção de saúde
Educação interprofissional
Questionários on-line
Perfil do egresso
description Objetivo: conhecer a percepção de egressos de graduação em Odontologia do Rio de Janeiro sobre a qualidade da formação profissional com ênfase na educação interprofissional. Materiais e Métodos: foi aplicado questionário on-line para egressos de três cursos de Odontologia, sendo duas instituições públicas e uma privada, para alunos formados  entre 2016.2 e 2019.1. O questionário estruturado utilizado continha 41 perguntas para analisar a qualidade das atividades acadêmicas oferecidas durante a formação  desses profissionais. As questões envolveram quatro dimensões: (1) perfil do egresso, (2) orientação  do cuidado em saúde, (3) integração ensino-serviço, e (4) abordagem  pedagógica. Os resultados  apresentados  neste artigo envolveram 9 perguntas das quatro dimensões. Resultados: os 121 egressos participantes responderam que a qualidade e oferta das atividades relacionadas à formação do perfil generalista, humanista e capacidade de compreender a realidade social foi muito boa, assim como as atividades de promoção de saúde e o uso de cenários de prática. Já as atividades relacionadas à educação multiprofissional/interprofissional e à vivência no Sistema Único de Saúde  (SUS) foram consideradas  moderadas.  Conclusão: os resultados mostram que egressos dos cursos de Odontologia avaliados estão satisfeitos com a qualidade da formação profissional alcançada através das atividades acadêmicas oferecidas por seus cursos. Principalmente àquelas relacionadas à formação do perfil profissional e à promoção de saúde. Entretanto, a percepção dos egressos indica que experiências multiprofissionais/ínterprofissionais e vivência no SUS ainda precisam ser melhoradas, estimulando os alunos a participarem de estágios e projetos de extensão, formando, assim, profissionais capacitados a atuarem no SUS e no contexto social existente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cro-rj.org.br/revcientifica/index.php/revista/article/view/323
10.29327/244963.7.3-8
url https://cro-rj.org.br/revcientifica/index.php/revista/article/view/323
identifier_str_mv 10.29327/244963.7.3-8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cro-rj.org.br/revcientifica/index.php/revista/article/view/323/186
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Rio de Janeiro Dental Journal
publisher.none.fl_str_mv Rio de Janeiro Dental Journal
dc.source.none.fl_str_mv Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal); Vol. 7 No. 3: September-December 2022; 67-77
Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal); v. 7 n. 3: September-December 2022; 67-77
2595-4733
1518-5249
10.29327/244963.7.3
reponame:Revista Científica do CRO-RJ (Online)
instname:Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ)
instacron:CRO
instname_str Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ)
instacron_str CRO
institution CRO
reponame_str Revista Científica do CRO-RJ (Online)
collection Revista Científica do CRO-RJ (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Científica do CRO-RJ (Online) - Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ)
repository.mail.fl_str_mv revista.cientifica@cro-rj.org.br || rorefa@terra.com.br
_version_ 1797042305585119232