Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossit,Rosana Aparecida Salvador
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Freitas,Maria Aparecida de Oliveira, Batista,Sylvia Helena Souza da Silva, Batista,Nildo Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501399
Resumo: Trata-se de estudo de abordagem longitudinal qualitativa, descritivo-analítico e natureza exploratória. Apresenta a percepção de egressos acerca da construção da identidade profissional na perspectiva da Educação Interprofissional, com dados coletados mediante entrevista de aprofundamento com egressos de seis profissões da saúde. Os resultados foram organizados em núcleos direcionadores e tratados com análise de conteúdo. Apresentam-se os resultados referentes ao núcleo Educação Interprofissional e à construção da identidade profissional. Os participantes relataram a trajetória formativa em currículo inovador, interprofissional e interdisciplinar, destacando a oportunidade da prática colaborativa e interprofissional como importantes para o desenvolvimento, construção e reforço da identidade profissional em cada área de formação mediante o reconhecimento das especificidades das outras áreas. A delimitação do próprio campo profissional e de papéis na equipe, bem como a ampliação do olhar profissional, também foram evidenciadas pelos egressos.
id UNESP-8_4b04dad1d3012905a3c1e6551c2b66bf
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832018000501399
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressosIdentidade profissionalEgressosEducação interprofissionalPrática colaborativaTrata-se de estudo de abordagem longitudinal qualitativa, descritivo-analítico e natureza exploratória. Apresenta a percepção de egressos acerca da construção da identidade profissional na perspectiva da Educação Interprofissional, com dados coletados mediante entrevista de aprofundamento com egressos de seis profissões da saúde. Os resultados foram organizados em núcleos direcionadores e tratados com análise de conteúdo. Apresentam-se os resultados referentes ao núcleo Educação Interprofissional e à construção da identidade profissional. Os participantes relataram a trajetória formativa em currículo inovador, interprofissional e interdisciplinar, destacando a oportunidade da prática colaborativa e interprofissional como importantes para o desenvolvimento, construção e reforço da identidade profissional em cada área de formação mediante o reconhecimento das especificidades das outras áreas. A delimitação do próprio campo profissional e de papéis na equipe, bem como a ampliação do olhar profissional, também foram evidenciadas pelos egressos.UNESP2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501399Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.1 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0184info:eu-repo/semantics/openAccessRossit,Rosana Aparecida SalvadorFreitas,Maria Aparecida de OliveiraBatista,Sylvia Helena Souza da SilvaBatista,Nildo Alvespor2019-02-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000501399Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2019-02-05T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos
title Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos
spellingShingle Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos
Rossit,Rosana Aparecida Salvador
Identidade profissional
Egressos
Educação interprofissional
Prática colaborativa
title_short Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos
title_full Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos
title_fullStr Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos
title_full_unstemmed Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos
title_sort Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos
author Rossit,Rosana Aparecida Salvador
author_facet Rossit,Rosana Aparecida Salvador
Freitas,Maria Aparecida de Oliveira
Batista,Sylvia Helena Souza da Silva
Batista,Nildo Alves
author_role author
author2 Freitas,Maria Aparecida de Oliveira
Batista,Sylvia Helena Souza da Silva
Batista,Nildo Alves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossit,Rosana Aparecida Salvador
Freitas,Maria Aparecida de Oliveira
Batista,Sylvia Helena Souza da Silva
Batista,Nildo Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade profissional
Egressos
Educação interprofissional
Prática colaborativa
topic Identidade profissional
Egressos
Educação interprofissional
Prática colaborativa
description Trata-se de estudo de abordagem longitudinal qualitativa, descritivo-analítico e natureza exploratória. Apresenta a percepção de egressos acerca da construção da identidade profissional na perspectiva da Educação Interprofissional, com dados coletados mediante entrevista de aprofundamento com egressos de seis profissões da saúde. Os resultados foram organizados em núcleos direcionadores e tratados com análise de conteúdo. Apresentam-se os resultados referentes ao núcleo Educação Interprofissional e à construção da identidade profissional. Os participantes relataram a trajetória formativa em currículo inovador, interprofissional e interdisciplinar, destacando a oportunidade da prática colaborativa e interprofissional como importantes para o desenvolvimento, construção e reforço da identidade profissional em cada área de formação mediante o reconhecimento das especificidades das outras áreas. A delimitação do próprio campo profissional e de papéis na equipe, bem como a ampliação do olhar profissional, também foram evidenciadas pelos egressos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501399
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622017.0184
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.1 2018
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958523401699328