Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501399 |
Resumo: | Trata-se de estudo de abordagem longitudinal qualitativa, descritivo-analítico e natureza exploratória. Apresenta a percepção de egressos acerca da construção da identidade profissional na perspectiva da Educação Interprofissional, com dados coletados mediante entrevista de aprofundamento com egressos de seis profissões da saúde. Os resultados foram organizados em núcleos direcionadores e tratados com análise de conteúdo. Apresentam-se os resultados referentes ao núcleo Educação Interprofissional e à construção da identidade profissional. Os participantes relataram a trajetória formativa em currículo inovador, interprofissional e interdisciplinar, destacando a oportunidade da prática colaborativa e interprofissional como importantes para o desenvolvimento, construção e reforço da identidade profissional em cada área de formação mediante o reconhecimento das especificidades das outras áreas. A delimitação do próprio campo profissional e de papéis na equipe, bem como a ampliação do olhar profissional, também foram evidenciadas pelos egressos. |
id |
UNESP-8_4b04dad1d3012905a3c1e6551c2b66bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832018000501399 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressosIdentidade profissionalEgressosEducação interprofissionalPrática colaborativaTrata-se de estudo de abordagem longitudinal qualitativa, descritivo-analítico e natureza exploratória. Apresenta a percepção de egressos acerca da construção da identidade profissional na perspectiva da Educação Interprofissional, com dados coletados mediante entrevista de aprofundamento com egressos de seis profissões da saúde. Os resultados foram organizados em núcleos direcionadores e tratados com análise de conteúdo. Apresentam-se os resultados referentes ao núcleo Educação Interprofissional e à construção da identidade profissional. Os participantes relataram a trajetória formativa em currículo inovador, interprofissional e interdisciplinar, destacando a oportunidade da prática colaborativa e interprofissional como importantes para o desenvolvimento, construção e reforço da identidade profissional em cada área de formação mediante o reconhecimento das especificidades das outras áreas. A delimitação do próprio campo profissional e de papéis na equipe, bem como a ampliação do olhar profissional, também foram evidenciadas pelos egressos.UNESP2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501399Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.1 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0184info:eu-repo/semantics/openAccessRossit,Rosana Aparecida SalvadorFreitas,Maria Aparecida de OliveiraBatista,Sylvia Helena Souza da SilvaBatista,Nildo Alvespor2019-02-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000501399Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2019-02-05T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos |
title |
Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos |
spellingShingle |
Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos Rossit,Rosana Aparecida Salvador Identidade profissional Egressos Educação interprofissional Prática colaborativa |
title_short |
Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos |
title_full |
Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos |
title_fullStr |
Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos |
title_full_unstemmed |
Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos |
title_sort |
Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos |
author |
Rossit,Rosana Aparecida Salvador |
author_facet |
Rossit,Rosana Aparecida Salvador Freitas,Maria Aparecida de Oliveira Batista,Sylvia Helena Souza da Silva Batista,Nildo Alves |
author_role |
author |
author2 |
Freitas,Maria Aparecida de Oliveira Batista,Sylvia Helena Souza da Silva Batista,Nildo Alves |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossit,Rosana Aparecida Salvador Freitas,Maria Aparecida de Oliveira Batista,Sylvia Helena Souza da Silva Batista,Nildo Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade profissional Egressos Educação interprofissional Prática colaborativa |
topic |
Identidade profissional Egressos Educação interprofissional Prática colaborativa |
description |
Trata-se de estudo de abordagem longitudinal qualitativa, descritivo-analítico e natureza exploratória. Apresenta a percepção de egressos acerca da construção da identidade profissional na perspectiva da Educação Interprofissional, com dados coletados mediante entrevista de aprofundamento com egressos de seis profissões da saúde. Os resultados foram organizados em núcleos direcionadores e tratados com análise de conteúdo. Apresentam-se os resultados referentes ao núcleo Educação Interprofissional e à construção da identidade profissional. Os participantes relataram a trajetória formativa em currículo inovador, interprofissional e interdisciplinar, destacando a oportunidade da prática colaborativa e interprofissional como importantes para o desenvolvimento, construção e reforço da identidade profissional em cada área de formação mediante o reconhecimento das especificidades das outras áreas. A delimitação do próprio campo profissional e de papéis na equipe, bem como a ampliação do olhar profissional, também foram evidenciadas pelos egressos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501399 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622017.0184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.1 2018 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958523401699328 |