AVALIAÇÃO DE UM MATERIAL EDUCATIVO SOBRE HIGIENE BUCAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA SOB A ÓTICA DOS CRITÉRIOS DO BR-CDC-CCI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa Faria Costa, Brune
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Reis-Oliveira, Jennifer, Cupertino Lopes Marinho, Angélica Maria, Borges-Oliveira, Ana Cristina, Nogueira Guimarães de Abreu, Mauro Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica do CRO-RJ (Online)
Texto Completo: https://cro-rj.org.br/revcientifica/index.php/revista/article/view/345
Resumo: Objetivo: avaliar a clareza e a qualidade das informações de um material educativo sobre higiene bucal voltado para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sob a ótica de critérios preconizados da versão brasileira do Índice de Comunicação Clara em Saúde (BR-CDC-CCI). Materiais e Métodos: foi realizada uma busca no sítio de busca Google (www.google.com) no dia 4 de março de 2023, utilizando os unitermos “cartilha”, “higiene bucal” e “pessoa com deficiência”. O critério de inclusão envolveu material educativo direcionado a cuidadores de pessoas com TEA desenvolvido por instituição brasileira. Foram excluídos materiais educativos direcionados para profissionais de saúde ou educação, bem como materiais não disponibilizados online. A primeira página de busca revelou um material educativo em saúde bucal para cuidadores de pessoas com TEA, disponibilizado online. O BR-CDC-CCI foi utilizado de forma independente, por duas cirurgiãs-dentistas, para se avaliar o material a partir dos critérios de “Mensagem principal e chamada para ação”, “Linguagem”, “Design da informação”, “Estado da ciência (conhecimento científico), “Recomendações de comportamento”, “Números” e “Riscos”. Os escores  obtidos pelo consenso das avaliadoras para o material, em uma escala de zero a vinte, foram alcançados em uma reunião. Resultados: o material apresentou 100% de conformidade com os critérios exigidos pelo instrumento como mensagem principal destacada, linguagem simples, design atraente, recomendações comportamentais,  evidência científica atual, riscos e abordagem adequada da numeracia, demonstrando clareza e qualidade das informações. Conclusão: o material educativo intitulado “Higiene Bucal Para Pessoas Com TEA”, apresentou excelente qualidade de acordo com os critérios utilizados. O mesmo cumpre seu objetivo de ajudar pais e profissionais nos cuidados à higiene bucal das pessoas com TEA.
id CRO-1_c309f58114cda51663df7b03c20d616b
oai_identifier_str oai:ojs3.cro-rj.org.br:article/345
network_acronym_str CRO-1
network_name_str Revista Científica do CRO-RJ (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DE UM MATERIAL EDUCATIVO SOBRE HIGIENE BUCAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA SOB A ÓTICA DOS CRITÉRIOS DO BR-CDC-CCIAVALIAÇÃO DE UM MATERIAL EDUCATIVO SOBRE HIGIENE BUCAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA SOB A ÓTICA DOS CRITÉRIOS DO BR-CDC-CCITranstorno do Espectro AutistaEducação em SaúdeSaúde BucalAutism Spectrum DisorderHealth EducationOral HealthObjetivo: avaliar a clareza e a qualidade das informações de um material educativo sobre higiene bucal voltado para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sob a ótica de critérios preconizados da versão brasileira do Índice de Comunicação Clara em Saúde (BR-CDC-CCI). Materiais e Métodos: foi realizada uma busca no sítio de busca Google (www.google.com) no dia 4 de março de 2023, utilizando os unitermos “cartilha”, “higiene bucal” e “pessoa com deficiência”. O critério de inclusão envolveu material educativo direcionado a cuidadores de pessoas com TEA desenvolvido por instituição brasileira. Foram excluídos materiais educativos direcionados para profissionais de saúde ou educação, bem como materiais não disponibilizados online. A primeira página de busca revelou um material educativo em saúde bucal para cuidadores de pessoas com TEA, disponibilizado online. O BR-CDC-CCI foi utilizado de forma independente, por duas cirurgiãs-dentistas, para se avaliar o material a partir dos critérios de “Mensagem principal e chamada para ação”, “Linguagem”, “Design da informação”, “Estado da ciência (conhecimento científico), “Recomendações de comportamento”, “Números” e “Riscos”. Os escores  obtidos pelo consenso das avaliadoras para o material, em uma escala de zero a vinte, foram alcançados em uma reunião. Resultados: o material apresentou 100% de conformidade com os critérios exigidos pelo instrumento como mensagem principal destacada, linguagem simples, design atraente, recomendações comportamentais,  evidência científica atual, riscos e abordagem adequada da numeracia, demonstrando clareza e qualidade das informações. Conclusão: o material educativo intitulado “Higiene Bucal Para Pessoas Com TEA”, apresentou excelente qualidade de acordo com os critérios utilizados. O mesmo cumpre seu objetivo de ajudar pais e profissionais nos cuidados à higiene bucal das pessoas com TEA.Objective: to evaluate the clarity and quality of information in one educational material on oral hygiene aimed at patients with Autism Spectrum Disorder (ASD) according to the criteria recommended by the Brazilian version of the Clear Communication in Health Index (BR-CDC-CCI). Materials and Methods: a electronic search was carried out on the Google search site (www.google.com) on March 4th, 2023, using the keywords “cartilha”, “higiene bucal” and “pessoa com deficiência”. The inclusion criterion involved educational material directed to caregivers of people with ASD developed by a Brazilian institution. Educational materials directed to health or education professionals were excluded, as well as materials not available online. The first search page revealed one oral health educational material for caregivers of people with ASD, available online. The BR-CDC-CCI was used independently  by two dentists to assess the material using the criteria of “Main message and call to action”, “Language”, “Information design”, “State of the science (scientific knowledge)”, “Behavior recommendations”, “Numbers”, and “Risks”. The scores obtained by the consensus of the evaluators for the material, on a scale of zero to twenty, were reached in a meeting. Results: the material showed 100% compliance with the criteria required by the instrument as highlighted main message, simple language, attractive design, behavioral recommendations, current scientific evidence, risks and appropriate approach to numeracy, demonstrating clarity and quality of information. Conclusion: the educational material entitled “Oral Hygiene for People with Autism” proved to be excellent material and could fulfill its goal of helping parents and professionals in the oral hygiene of people with ASD.Rio de Janeiro Dental Journal2023-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://cro-rj.org.br/revcientifica/index.php/revista/article/view/34510.29327/244963.8.1-4Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal); Vol. 8 No. 1: January-Abril 2023; 21-27Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal); v. 8 n. 1: January-Abril 2023; 21-272595-47331518-524910.29327/244963.8.1reponame:Revista Científica do CRO-RJ (Online)instname:Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ)instacron:CROporhttps://cro-rj.org.br/revcientifica/index.php/revista/article/view/345/191Copyright (c) 2023 Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa Faria Costa, BruneReis-Oliveira, JenniferCupertino Lopes Marinho, Angélica MariaBorges-Oliveira, Ana CristinaNogueira Guimarães de Abreu, Mauro Henrique2023-09-18T12:24:00Zoai:ojs3.cro-rj.org.br:article/345Revistahttps://cro-rj.org.br/revcientifica/index.php/revistahttps://cro-rj.org.br/revcientifica/index.php/revista/oairevista.cientifica@cro-rj.org.br || rorefa@terra.com.br2595-47331518-5249opendoar:2023-09-18T12:24Revista Científica do CRO-RJ (Online) - Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DE UM MATERIAL EDUCATIVO SOBRE HIGIENE BUCAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA SOB A ÓTICA DOS CRITÉRIOS DO BR-CDC-CCI
AVALIAÇÃO DE UM MATERIAL EDUCATIVO SOBRE HIGIENE BUCAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA SOB A ÓTICA DOS CRITÉRIOS DO BR-CDC-CCI
title AVALIAÇÃO DE UM MATERIAL EDUCATIVO SOBRE HIGIENE BUCAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA SOB A ÓTICA DOS CRITÉRIOS DO BR-CDC-CCI
spellingShingle AVALIAÇÃO DE UM MATERIAL EDUCATIVO SOBRE HIGIENE BUCAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA SOB A ÓTICA DOS CRITÉRIOS DO BR-CDC-CCI
de Sousa Faria Costa, Brune
Transtorno do Espectro Autista
Educação em Saúde
Saúde Bucal
Autism Spectrum Disorder
Health Education
Oral Health
title_short AVALIAÇÃO DE UM MATERIAL EDUCATIVO SOBRE HIGIENE BUCAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA SOB A ÓTICA DOS CRITÉRIOS DO BR-CDC-CCI
title_full AVALIAÇÃO DE UM MATERIAL EDUCATIVO SOBRE HIGIENE BUCAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA SOB A ÓTICA DOS CRITÉRIOS DO BR-CDC-CCI
title_fullStr AVALIAÇÃO DE UM MATERIAL EDUCATIVO SOBRE HIGIENE BUCAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA SOB A ÓTICA DOS CRITÉRIOS DO BR-CDC-CCI
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DE UM MATERIAL EDUCATIVO SOBRE HIGIENE BUCAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA SOB A ÓTICA DOS CRITÉRIOS DO BR-CDC-CCI
title_sort AVALIAÇÃO DE UM MATERIAL EDUCATIVO SOBRE HIGIENE BUCAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA SOB A ÓTICA DOS CRITÉRIOS DO BR-CDC-CCI
author de Sousa Faria Costa, Brune
author_facet de Sousa Faria Costa, Brune
Reis-Oliveira, Jennifer
Cupertino Lopes Marinho, Angélica Maria
Borges-Oliveira, Ana Cristina
Nogueira Guimarães de Abreu, Mauro Henrique
author_role author
author2 Reis-Oliveira, Jennifer
Cupertino Lopes Marinho, Angélica Maria
Borges-Oliveira, Ana Cristina
Nogueira Guimarães de Abreu, Mauro Henrique
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa Faria Costa, Brune
Reis-Oliveira, Jennifer
Cupertino Lopes Marinho, Angélica Maria
Borges-Oliveira, Ana Cristina
Nogueira Guimarães de Abreu, Mauro Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Espectro Autista
Educação em Saúde
Saúde Bucal
Autism Spectrum Disorder
Health Education
Oral Health
topic Transtorno do Espectro Autista
Educação em Saúde
Saúde Bucal
Autism Spectrum Disorder
Health Education
Oral Health
description Objetivo: avaliar a clareza e a qualidade das informações de um material educativo sobre higiene bucal voltado para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sob a ótica de critérios preconizados da versão brasileira do Índice de Comunicação Clara em Saúde (BR-CDC-CCI). Materiais e Métodos: foi realizada uma busca no sítio de busca Google (www.google.com) no dia 4 de março de 2023, utilizando os unitermos “cartilha”, “higiene bucal” e “pessoa com deficiência”. O critério de inclusão envolveu material educativo direcionado a cuidadores de pessoas com TEA desenvolvido por instituição brasileira. Foram excluídos materiais educativos direcionados para profissionais de saúde ou educação, bem como materiais não disponibilizados online. A primeira página de busca revelou um material educativo em saúde bucal para cuidadores de pessoas com TEA, disponibilizado online. O BR-CDC-CCI foi utilizado de forma independente, por duas cirurgiãs-dentistas, para se avaliar o material a partir dos critérios de “Mensagem principal e chamada para ação”, “Linguagem”, “Design da informação”, “Estado da ciência (conhecimento científico), “Recomendações de comportamento”, “Números” e “Riscos”. Os escores  obtidos pelo consenso das avaliadoras para o material, em uma escala de zero a vinte, foram alcançados em uma reunião. Resultados: o material apresentou 100% de conformidade com os critérios exigidos pelo instrumento como mensagem principal destacada, linguagem simples, design atraente, recomendações comportamentais,  evidência científica atual, riscos e abordagem adequada da numeracia, demonstrando clareza e qualidade das informações. Conclusão: o material educativo intitulado “Higiene Bucal Para Pessoas Com TEA”, apresentou excelente qualidade de acordo com os critérios utilizados. O mesmo cumpre seu objetivo de ajudar pais e profissionais nos cuidados à higiene bucal das pessoas com TEA.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://cro-rj.org.br/revcientifica/index.php/revista/article/view/345
10.29327/244963.8.1-4
url https://cro-rj.org.br/revcientifica/index.php/revista/article/view/345
identifier_str_mv 10.29327/244963.8.1-4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://cro-rj.org.br/revcientifica/index.php/revista/article/view/345/191
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Rio de Janeiro Dental Journal
publisher.none.fl_str_mv Rio de Janeiro Dental Journal
dc.source.none.fl_str_mv Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal); Vol. 8 No. 1: January-Abril 2023; 21-27
Revista Científica do CRO-RJ (Rio de Janeiro Dental Journal); v. 8 n. 1: January-Abril 2023; 21-27
2595-4733
1518-5249
10.29327/244963.8.1
reponame:Revista Científica do CRO-RJ (Online)
instname:Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ)
instacron:CRO
instname_str Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ)
instacron_str CRO
institution CRO
reponame_str Revista Científica do CRO-RJ (Online)
collection Revista Científica do CRO-RJ (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Científica do CRO-RJ (Online) - Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ)
repository.mail.fl_str_mv revista.cientifica@cro-rj.org.br || rorefa@terra.com.br
_version_ 1797042305602945024