Uma plataforma tecnológica e polifônica de participação - o acesso à comunicação e à informação como direito de saúde e cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38345 |
Resumo: | O projeto Multicanal de Comunicação foi desenvolvido entre setembro de 2015 e maio de 2017. Plataforma de Comunicação para a Participação Social no SUS. Estabelecer um canal direto de comunicação entre o cidadão e o SUS; Ofertar informações confiáveis; Atender os preceitos da Lei de Acesso à Informação (LAI); Compartilhar organizadamente a riqueza de informações do Ministério da Saúde; Dar mais poder de fala ao usuário; Facilitar o acesso aos serviços de saúde. O trabalho no Ministério da Saúde, coordenado pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa desenvolveu-se assim: - levantamento da oferta de informação e comunicação do MS; - levantamento com as secretarias do MS as demandas emergentes na relação com o cidadão; - análise das ofertas existentes e proposição de uma forma de organização na plataforma; - busca de projetos similares em outros países; - apresentação e validação da proposta final da plataforma; - Implantação de prova de conceito. Os mais de 1300 portais do MS encontrados na internet foram organizados em 19 canais de serviços, informação e participação para permitir acesso rápido e amigável. Os canais foram escalonados para implantação a partir das urgências apontadas pelos gestores dentro do Ministério da Saúde e considerando a gestão local dos serviços. Por fim, foi proposto um modelo de plataforma tecnológica que garantisse ao cidadão participação mais centralizada na gestão do SUS. A riqueza informacional existente no MS não vinha sendo útil no fortalecimento da sua relação com o usuário, e a forma pulverizada e desorganizada como essa riqueza era ofertada dificultava a interlocução entre os agentes do SUS. Organizar os serviços, a comunicação e a informação numa ferramenta acessada por diversos meios poderia fortalecer o SUS e aproximá-lo do usuário. Mas, experiência como essa requer continuidade política para sua experimentação e efetivação. As mudanças na política brasileira causaram uma ruptura no projeto antes da conclusão da prova de conceito em São Paulo com a implantação de 04 canais (ouvidoria, marcação consultas, geo-referenciamento de unidades e educação permanente). A retomada deste ou de outro similar é vital para consolidação da comunicação e informação como direito de saúde. |
id |
CRUZ_00cb61ce7e98575d698ad4f6c7efd236 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.arca.fiocruz.br:icict/38345 |
network_acronym_str |
CRUZ |
network_name_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
repository_id_str |
2135 |
spelling |
Araujo, Nadja Maria Souza2019-12-17T12:00:23Z2019-12-17T12:00:23Z2018ARAUJO, Nadja Maria Souza. Uma plataforma tecnológica e polifônica de participação - o acesso à comunicação e à informação como direito de saúde e cidadania. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p.978-85-85740-10-8https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38345O projeto Multicanal de Comunicação foi desenvolvido entre setembro de 2015 e maio de 2017. Plataforma de Comunicação para a Participação Social no SUS. Estabelecer um canal direto de comunicação entre o cidadão e o SUS; Ofertar informações confiáveis; Atender os preceitos da Lei de Acesso à Informação (LAI); Compartilhar organizadamente a riqueza de informações do Ministério da Saúde; Dar mais poder de fala ao usuário; Facilitar o acesso aos serviços de saúde. O trabalho no Ministério da Saúde, coordenado pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa desenvolveu-se assim: - levantamento da oferta de informação e comunicação do MS; - levantamento com as secretarias do MS as demandas emergentes na relação com o cidadão; - análise das ofertas existentes e proposição de uma forma de organização na plataforma; - busca de projetos similares em outros países; - apresentação e validação da proposta final da plataforma; - Implantação de prova de conceito. Os mais de 1300 portais do MS encontrados na internet foram organizados em 19 canais de serviços, informação e participação para permitir acesso rápido e amigável. Os canais foram escalonados para implantação a partir das urgências apontadas pelos gestores dentro do Ministério da Saúde e considerando a gestão local dos serviços. Por fim, foi proposto um modelo de plataforma tecnológica que garantisse ao cidadão participação mais centralizada na gestão do SUS. A riqueza informacional existente no MS não vinha sendo útil no fortalecimento da sua relação com o usuário, e a forma pulverizada e desorganizada como essa riqueza era ofertada dificultava a interlocução entre os agentes do SUS. Organizar os serviços, a comunicação e a informação numa ferramenta acessada por diversos meios poderia fortalecer o SUS e aproximá-lo do usuário. Mas, experiência como essa requer continuidade política para sua experimentação e efetivação. As mudanças na política brasileira causaram uma ruptura no projeto antes da conclusão da prova de conceito em São Paulo com a implantação de 04 canais (ouvidoria, marcação consultas, geo-referenciamento de unidades e educação permanente). A retomada deste ou de outro similar é vital para consolidação da comunicação e informação como direito de saúde.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porABRASCOPlataforma de comunicaçãoParticipação socialSUSLei de Acesso à InformaçãoMinistério da SaúdeAcesso a serviços de saúdeUma plataforma tecnológica e polifônica de participação - o acesso à comunicação e à informação como direito de saúde e cidadaniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2018Rio de Janeiro/RJ12° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva: fortalecer o SUS, os direitos e a democraciaCongressoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38345/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINALNadja_Maria_Souza_Araujo.pdfapplication/pdf988730https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38345/2/Nadja_Maria_Souza_Araujo.pdfba25b391b723a95e6991c783d929f5b9MD52TEXTNadja_Maria_Souza_Araujo.pdf.txtNadja_Maria_Souza_Araujo.pdf.txtExtracted texttext/plain2https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38345/3/Nadja_Maria_Souza_Araujo.pdf.txte1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9MD53icict/383452020-08-11 13:51:06.547oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352020-08-11T16:51:06Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma plataforma tecnológica e polifônica de participação - o acesso à comunicação e à informação como direito de saúde e cidadania |
title |
Uma plataforma tecnológica e polifônica de participação - o acesso à comunicação e à informação como direito de saúde e cidadania |
spellingShingle |
Uma plataforma tecnológica e polifônica de participação - o acesso à comunicação e à informação como direito de saúde e cidadania Araujo, Nadja Maria Souza Plataforma de comunicação Participação social SUS Lei de Acesso à Informação Ministério da Saúde Acesso a serviços de saúde |
title_short |
Uma plataforma tecnológica e polifônica de participação - o acesso à comunicação e à informação como direito de saúde e cidadania |
title_full |
Uma plataforma tecnológica e polifônica de participação - o acesso à comunicação e à informação como direito de saúde e cidadania |
title_fullStr |
Uma plataforma tecnológica e polifônica de participação - o acesso à comunicação e à informação como direito de saúde e cidadania |
title_full_unstemmed |
Uma plataforma tecnológica e polifônica de participação - o acesso à comunicação e à informação como direito de saúde e cidadania |
title_sort |
Uma plataforma tecnológica e polifônica de participação - o acesso à comunicação e à informação como direito de saúde e cidadania |
author |
Araujo, Nadja Maria Souza |
author_facet |
Araujo, Nadja Maria Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Nadja Maria Souza |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Plataforma de comunicação Participação social SUS Lei de Acesso à Informação Ministério da Saúde Acesso a serviços de saúde |
topic |
Plataforma de comunicação Participação social SUS Lei de Acesso à Informação Ministério da Saúde Acesso a serviços de saúde |
description |
O projeto Multicanal de Comunicação foi desenvolvido entre setembro de 2015 e maio de 2017. Plataforma de Comunicação para a Participação Social no SUS. Estabelecer um canal direto de comunicação entre o cidadão e o SUS; Ofertar informações confiáveis; Atender os preceitos da Lei de Acesso à Informação (LAI); Compartilhar organizadamente a riqueza de informações do Ministério da Saúde; Dar mais poder de fala ao usuário; Facilitar o acesso aos serviços de saúde. O trabalho no Ministério da Saúde, coordenado pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa desenvolveu-se assim: - levantamento da oferta de informação e comunicação do MS; - levantamento com as secretarias do MS as demandas emergentes na relação com o cidadão; - análise das ofertas existentes e proposição de uma forma de organização na plataforma; - busca de projetos similares em outros países; - apresentação e validação da proposta final da plataforma; - Implantação de prova de conceito. Os mais de 1300 portais do MS encontrados na internet foram organizados em 19 canais de serviços, informação e participação para permitir acesso rápido e amigável. Os canais foram escalonados para implantação a partir das urgências apontadas pelos gestores dentro do Ministério da Saúde e considerando a gestão local dos serviços. Por fim, foi proposto um modelo de plataforma tecnológica que garantisse ao cidadão participação mais centralizada na gestão do SUS. A riqueza informacional existente no MS não vinha sendo útil no fortalecimento da sua relação com o usuário, e a forma pulverizada e desorganizada como essa riqueza era ofertada dificultava a interlocução entre os agentes do SUS. Organizar os serviços, a comunicação e a informação numa ferramenta acessada por diversos meios poderia fortalecer o SUS e aproximá-lo do usuário. Mas, experiência como essa requer continuidade política para sua experimentação e efetivação. As mudanças na política brasileira causaram uma ruptura no projeto antes da conclusão da prova de conceito em São Paulo com a implantação de 04 canais (ouvidoria, marcação consultas, geo-referenciamento de unidades e educação permanente). A retomada deste ou de outro similar é vital para consolidação da comunicação e informação como direito de saúde. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-17T12:00:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-17T12:00:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAUJO, Nadja Maria Souza. Uma plataforma tecnológica e polifônica de participação - o acesso à comunicação e à informação como direito de saúde e cidadania. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38345 |
dc.identifier.isbn.pt_BR.fl_str_mv |
978-85-85740-10-8 |
identifier_str_mv |
ARAUJO, Nadja Maria Souza. Uma plataforma tecnológica e polifônica de participação - o acesso à comunicação e à informação como direito de saúde e cidadania. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p. 978-85-85740-10-8 |
url |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
collection |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38345/1/license.txt https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38345/2/Nadja_Maria_Souza_Araujo.pdf https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38345/3/Nadja_Maria_Souza_Araujo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 ba25b391b723a95e6991c783d929f5b9 e1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.arca@fiocruz.br |
_version_ |
1798324937406021632 |