Dádiva como conceito de socialização do Olubaje do Candomblé na RIDE – Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60085 |
Resumo: | Neste artigo o objetivo é tratar da celebração de Olubajé a partir de uma experiência vivida em um terreiro de Candomblé da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito federal e Entorno – Ride-DF. A metodologia segue o caminho da abordagem etnográfica e se propõe a articular o conceito de dádiva do antropólogo Marcel Mauss à festa do Olubaje no Candomblé do Distrito Federal, como resultado de nossa pesquisa de campo de terreiros. No terreiro vivido na festa do Olubaje, verifica-se uma fartura de comida que é oferecida gratuitamente à todos os presentes, subvertendo à noção consumista e utilitarista do capitalismo atual. Percebe-se também que dentro do terreiro em tempos de Olubaje, o Orixá que rege a casa não necessariamente vai interferir nas escolhas alimentares. O que de fato irá determinar essas escolhas são: o período, as festas e os orixás de cada pessoa. Isso concorre ainda mais para a explicação conceitual da dádiva comunal sem intenções egoístas. |
id |
CRUZ_025d3873e42a42b490389578e5845b1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.arca.fiocruz.br:icict/60085 |
network_acronym_str |
CRUZ |
network_name_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
repository_id_str |
2135 |
spelling |
Rocha, Fábio Libório2023-08-14T22:42:14Z2023-08-14T22:42:14Z2022ROCHA, Fábio Libório. Dádiva como conceito de socialização do Olubaje do Candomblé na RIDE – Distrito Federal. Revista de Alimentação e Cultura das Américas, [Brasília], v. 3, n. 2, p. 23-35, ago./dez, 2022.2596-3082https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6008510.35953/raca.v3i2.136Neste artigo o objetivo é tratar da celebração de Olubajé a partir de uma experiência vivida em um terreiro de Candomblé da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito federal e Entorno – Ride-DF. A metodologia segue o caminho da abordagem etnográfica e se propõe a articular o conceito de dádiva do antropólogo Marcel Mauss à festa do Olubaje no Candomblé do Distrito Federal, como resultado de nossa pesquisa de campo de terreiros. No terreiro vivido na festa do Olubaje, verifica-se uma fartura de comida que é oferecida gratuitamente à todos os presentes, subvertendo à noção consumista e utilitarista do capitalismo atual. Percebe-se também que dentro do terreiro em tempos de Olubaje, o Orixá que rege a casa não necessariamente vai interferir nas escolhas alimentares. O que de fato irá determinar essas escolhas são: o período, as festas e os orixás de cada pessoa. Isso concorre ainda mais para a explicação conceitual da dádiva comunal sem intenções egoístas.The objective of this article is to address the celebration of Olubajé from an experience lived in a Candomblé terreiro in the Integrated Development Region of the Federal District and Surroundings – Ride-DF. The methodology follows the steps of the ethnographic approach and proposes to articulate the concept of gift by the anthropologist Marcel Mauss to the Olubaje party in the Candomblé of the Federal District, as part of our field research in terreiros. In the terreiro lived in the Olubaje festival, there is an abundance of food that is offered free of charge to all those present, subverting the consumerist and utilitarian notion of current capitalism. Of note, inside the terreiro in times of Olubaje, the Orisha that governs the house will not necessarily interfere with food choices. Food choices will therefore be determined by the period, the parties and the orixás of each person. This contributes even more to the conceptual explanation of communal giving without selfish intentions.En este artículo, el objetivo es tratar la celebración del Olubajé a partir de una experiencia vivida en un terreiro de Candomblé de la Región de Desarrollo Integrado del Distrito Federal y Alrededores – Ride-DF. La metodología sigue el camino del abordaje etnográfico y propone articular el concepto de donación del antropólogo Marcel Mauss a la fiesta de Olubaje en el Candomblé del Distrito Federal, como resultado de nuestra investigación de campo de terreiros. En el terreiro vivido en la fiesta del Olubaje, abunda la comida que se ofrece gratuitamente a todos los presentes, subvirtiendo la noción consumista y utilitaria del capitalismo actual. También se advierte que dentro del terreiro en tiempos de Olubaje, el Orisha que gobierna la casa no necesariamente interfiere en la elección de alimentos. Lo que realmente determinará estas elecciones son: el período, las fiestas y los orixás de En este artículo, el objetivo es tratar la celebración del Olubajé a partir de una experiencia vivida en un terreiro de Candomblé de la Región de Desarrollo Integrado del Distrito Federal y Alrededores – Ride-DF. La metodología sigue el camino del abordaje etnográfico y propone articular el concepto de donación del antropólogo Marcel Mauss a la fiesta de Olubaje en el Candomblé del Distrito Federal, como resultado de nuestra investigación de campo de terreiros. En el terreiro vivido en la fiesta del Olubaje, abunda la comida que se ofrece gratuitamente a todos los presentes, subvirtiendo la noción consumista y utilitaria del capitalismo actual. También se advierte que dentro del terreiro en tiempos de Olubaje, el Orisha que gobierna la casa no necesariamente interfiere en la elección de alimentos. Lo que realmente determinará estas elecciones son: el período, las fiestas y los orixás de cada persona. Esto se presta aún más a la explicación conceptual de la entrega comunitaria sin intenciones egoístas.Fundação Oswaldo Cruz. Gerência Regional de Brasilia. Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura. Brasília, DF, Brasil.porFiocruz BrasíliaCandombléOlubajéComida de santoPráticas comunaisCandombléOlubajéComida sagradaPracticas comunalesCandombléOlubajéHoly foodCommunal practicesReligiãoAlimentos e BebidasDádiva como conceito de socialização do Olubaje do Candomblé na RIDE – Distrito FederalEl regalo como concepto de socialización del Olubaje do Candomblé en el RIDE – Distrito FederalThe gift as a concept of socialization of Olubaje do Candomblé in RIDE – Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINAL2_136_Rocha_Dádiva_artigo.pdf2_136_Rocha_Dádiva_artigo.pdfapplication/pdf256262https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/60085/2/2_136_Rocha_D%c3%a1diva_artigo.pdf0a1905d269899ac1e37f476cb2953d12MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/60085/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51icict/600852023-08-14 19:42:15.19oai:www.arca.fiocruz.br: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ório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-08-14T22:42:15Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.en_US.fl_str_mv |
Dádiva como conceito de socialização do Olubaje do Candomblé na RIDE – Distrito Federal |
dc.title.alternative.en_US.fl_str_mv |
El regalo como concepto de socialización del Olubaje do Candomblé en el RIDE – Distrito Federal The gift as a concept of socialization of Olubaje do Candomblé in RIDE – Distrito Federal |
title |
Dádiva como conceito de socialização do Olubaje do Candomblé na RIDE – Distrito Federal |
spellingShingle |
Dádiva como conceito de socialização do Olubaje do Candomblé na RIDE – Distrito Federal Rocha, Fábio Libório Candomblé Olubajé Comida de santo Práticas comunais Candomblé Olubajé Comida sagrada Practicas comunales Candomblé Olubajé Holy food Communal practices Religião Alimentos e Bebidas |
title_short |
Dádiva como conceito de socialização do Olubaje do Candomblé na RIDE – Distrito Federal |
title_full |
Dádiva como conceito de socialização do Olubaje do Candomblé na RIDE – Distrito Federal |
title_fullStr |
Dádiva como conceito de socialização do Olubaje do Candomblé na RIDE – Distrito Federal |
title_full_unstemmed |
Dádiva como conceito de socialização do Olubaje do Candomblé na RIDE – Distrito Federal |
title_sort |
Dádiva como conceito de socialização do Olubaje do Candomblé na RIDE – Distrito Federal |
author |
Rocha, Fábio Libório |
author_facet |
Rocha, Fábio Libório |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Fábio Libório |
dc.subject.other.en_US.fl_str_mv |
Candomblé Olubajé Comida de santo Práticas comunais |
topic |
Candomblé Olubajé Comida de santo Práticas comunais Candomblé Olubajé Comida sagrada Practicas comunales Candomblé Olubajé Holy food Communal practices Religião Alimentos e Bebidas |
dc.subject.en.en_US.fl_str_mv |
Candomblé Olubajé Comida sagrada Practicas comunales |
dc.subject.es.en_US.fl_str_mv |
Candomblé Olubajé Holy food Communal practices |
dc.subject.decs.en_US.fl_str_mv |
Religião Alimentos e Bebidas |
description |
Neste artigo o objetivo é tratar da celebração de Olubajé a partir de uma experiência vivida em um terreiro de Candomblé da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito federal e Entorno – Ride-DF. A metodologia segue o caminho da abordagem etnográfica e se propõe a articular o conceito de dádiva do antropólogo Marcel Mauss à festa do Olubaje no Candomblé do Distrito Federal, como resultado de nossa pesquisa de campo de terreiros. No terreiro vivido na festa do Olubaje, verifica-se uma fartura de comida que é oferecida gratuitamente à todos os presentes, subvertendo à noção consumista e utilitarista do capitalismo atual. Percebe-se também que dentro do terreiro em tempos de Olubaje, o Orixá que rege a casa não necessariamente vai interferir nas escolhas alimentares. O que de fato irá determinar essas escolhas são: o período, as festas e os orixás de cada pessoa. Isso concorre ainda mais para a explicação conceitual da dádiva comunal sem intenções egoístas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-14T22:42:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-14T22:42:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROCHA, Fábio Libório. Dádiva como conceito de socialização do Olubaje do Candomblé na RIDE – Distrito Federal. Revista de Alimentação e Cultura das Américas, [Brasília], v. 3, n. 2, p. 23-35, ago./dez, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60085 |
dc.identifier.issn.en_US.fl_str_mv |
2596-3082 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.35953/raca.v3i2.136 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Fábio Libório. Dádiva como conceito de socialização do Olubaje do Candomblé na RIDE – Distrito Federal. Revista de Alimentação e Cultura das Américas, [Brasília], v. 3, n. 2, p. 23-35, ago./dez, 2022. 2596-3082 10.35953/raca.v3i2.136 |
url |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fiocruz Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Fiocruz Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
collection |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/60085/2/2_136_Rocha_D%c3%a1diva_artigo.pdf https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/60085/1/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0a1905d269899ac1e37f476cb2953d12 5a560609d32a3863062d77ff32785d58 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.arca@fiocruz.br |
_version_ |
1798324609920008192 |