O INHAME DOS PALMARES É O INHAME DO CANDOMBLÉ: um alimento conector com a Yorubalandia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/20275 |
Resumo: | O presente artigo pretende defender o conceito de Yorubalandia, portanto etnolinguístico, encontrando no tubérculo inhame, um alimento que produz uma conexão histórica da cultura africana do Candomblé, desde a Nigéria até os terreiros brasileiros. O auxílio da linguística, como ciência de coadjuvação filológica, não poderia prescindir desta análise e temos procurado agrupar todas as línguas da família Yoruba, faladas em cânticos nos Candomblés para justificar nossa cultura africana do Brasil. Contudo, o inhame em causa é justamente o alimento conector com a nossa africanidade Yoruba e este conecta quilombos, terreiros de Candomblé e elementos Yorubas da Cultura da Costa da África de variados países como Togo, Nigéria e Benim. A etnolinguística inclui também aspectos geográficos, literários, genealógicos, e, por último, morfológicos, investigando os Itans, as tradições orais e escritas do que é cantado e falado nos terreiros. De outro modo, nos socorremos da pedagogia das encruzilhadas também é um aporte metodológico que evita partir da branquitude para compreender o Candomblé. Comparativamente, tanto a comida de santo com inhame no Candomblé, quanto o idioma Yoruba falado nos cânticos, constituem um elemento de instituição cultural, que ajudaram a construir um país negro como vemos o Brasil atual. Assim, podemos afirmar que a festa do inhame novo na Nigéria e o culto de Oxaguiã no Brasil, simbolizam este tubérculo como alimento conector sagrado, possibilitando a hermenêutica do Candomblé. Como resultado desta pesquisa, pudemos observar uma procissão de devotos de Candomblé segurando inhames em um ritual de hierarquização para um Babá de Oxaguiã. |
id |
FC-1_733fda9af80a69e4e732f3858c7217ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20275 |
network_acronym_str |
FC-1 |
network_name_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository_id_str |
|
spelling |
O INHAME DOS PALMARES É O INHAME DO CANDOMBLÉ: um alimento conector com a YorubalandiaEbóInhameComida de santoCandombléCultura afro-brasileiraEbó. Inhame. Comida de santo. Candomblé. Cultura afro-brasileira.EbóYamSaint foodCandombléAfro-brazilian cultureO presente artigo pretende defender o conceito de Yorubalandia, portanto etnolinguístico, encontrando no tubérculo inhame, um alimento que produz uma conexão histórica da cultura africana do Candomblé, desde a Nigéria até os terreiros brasileiros. O auxílio da linguística, como ciência de coadjuvação filológica, não poderia prescindir desta análise e temos procurado agrupar todas as línguas da família Yoruba, faladas em cânticos nos Candomblés para justificar nossa cultura africana do Brasil. Contudo, o inhame em causa é justamente o alimento conector com a nossa africanidade Yoruba e este conecta quilombos, terreiros de Candomblé e elementos Yorubas da Cultura da Costa da África de variados países como Togo, Nigéria e Benim. A etnolinguística inclui também aspectos geográficos, literários, genealógicos, e, por último, morfológicos, investigando os Itans, as tradições orais e escritas do que é cantado e falado nos terreiros. De outro modo, nos socorremos da pedagogia das encruzilhadas também é um aporte metodológico que evita partir da branquitude para compreender o Candomblé. Comparativamente, tanto a comida de santo com inhame no Candomblé, quanto o idioma Yoruba falado nos cânticos, constituem um elemento de instituição cultural, que ajudaram a construir um país negro como vemos o Brasil atual. Assim, podemos afirmar que a festa do inhame novo na Nigéria e o culto de Oxaguiã no Brasil, simbolizam este tubérculo como alimento conector sagrado, possibilitando a hermenêutica do Candomblé. Como resultado desta pesquisa, pudemos observar uma procissão de devotos de Candomblé segurando inhames em um ritual de hierarquização para um Babá de Oxaguiã.Universidade Federal do Maranhão2022-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/2027510.18764/2236-4099v12n30.2022.32Cadernos Zygmunt Bauman; v. 12 n. 30 (2022): PORNOPOLÍTICA: o gozo comprado na esquina2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/20275/11409Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Baumanhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Fábio Liborio Silva, Denise Oliveira e2022-11-10T23:15:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20275Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2022-11-10T23:15:08Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O INHAME DOS PALMARES É O INHAME DO CANDOMBLÉ: um alimento conector com a Yorubalandia |
title |
O INHAME DOS PALMARES É O INHAME DO CANDOMBLÉ: um alimento conector com a Yorubalandia |
spellingShingle |
O INHAME DOS PALMARES É O INHAME DO CANDOMBLÉ: um alimento conector com a Yorubalandia Rocha, Fábio Liborio Ebó Inhame Comida de santo Candomblé Cultura afro-brasileira Ebó. Inhame. Comida de santo. Candomblé. Cultura afro-brasileira. Ebó Yam Saint food Candomblé Afro-brazilian culture |
title_short |
O INHAME DOS PALMARES É O INHAME DO CANDOMBLÉ: um alimento conector com a Yorubalandia |
title_full |
O INHAME DOS PALMARES É O INHAME DO CANDOMBLÉ: um alimento conector com a Yorubalandia |
title_fullStr |
O INHAME DOS PALMARES É O INHAME DO CANDOMBLÉ: um alimento conector com a Yorubalandia |
title_full_unstemmed |
O INHAME DOS PALMARES É O INHAME DO CANDOMBLÉ: um alimento conector com a Yorubalandia |
title_sort |
O INHAME DOS PALMARES É O INHAME DO CANDOMBLÉ: um alimento conector com a Yorubalandia |
author |
Rocha, Fábio Liborio |
author_facet |
Rocha, Fábio Liborio Silva, Denise Oliveira e |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Denise Oliveira e |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Fábio Liborio Silva, Denise Oliveira e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ebó Inhame Comida de santo Candomblé Cultura afro-brasileira Ebó. Inhame. Comida de santo. Candomblé. Cultura afro-brasileira. Ebó Yam Saint food Candomblé Afro-brazilian culture |
topic |
Ebó Inhame Comida de santo Candomblé Cultura afro-brasileira Ebó. Inhame. Comida de santo. Candomblé. Cultura afro-brasileira. Ebó Yam Saint food Candomblé Afro-brazilian culture |
description |
O presente artigo pretende defender o conceito de Yorubalandia, portanto etnolinguístico, encontrando no tubérculo inhame, um alimento que produz uma conexão histórica da cultura africana do Candomblé, desde a Nigéria até os terreiros brasileiros. O auxílio da linguística, como ciência de coadjuvação filológica, não poderia prescindir desta análise e temos procurado agrupar todas as línguas da família Yoruba, faladas em cânticos nos Candomblés para justificar nossa cultura africana do Brasil. Contudo, o inhame em causa é justamente o alimento conector com a nossa africanidade Yoruba e este conecta quilombos, terreiros de Candomblé e elementos Yorubas da Cultura da Costa da África de variados países como Togo, Nigéria e Benim. A etnolinguística inclui também aspectos geográficos, literários, genealógicos, e, por último, morfológicos, investigando os Itans, as tradições orais e escritas do que é cantado e falado nos terreiros. De outro modo, nos socorremos da pedagogia das encruzilhadas também é um aporte metodológico que evita partir da branquitude para compreender o Candomblé. Comparativamente, tanto a comida de santo com inhame no Candomblé, quanto o idioma Yoruba falado nos cânticos, constituem um elemento de instituição cultural, que ajudaram a construir um país negro como vemos o Brasil atual. Assim, podemos afirmar que a festa do inhame novo na Nigéria e o culto de Oxaguiã no Brasil, simbolizam este tubérculo como alimento conector sagrado, possibilitando a hermenêutica do Candomblé. Como resultado desta pesquisa, pudemos observar uma procissão de devotos de Candomblé segurando inhames em um ritual de hierarquização para um Babá de Oxaguiã. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/20275 10.18764/2236-4099v12n30.2022.32 |
url |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/20275 |
identifier_str_mv |
10.18764/2236-4099v12n30.2022.32 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/20275/11409 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman; v. 12 n. 30 (2022): PORNOPOLÍTICA: o gozo comprado na esquina 2236-4099 reponame:Cadernos Zygmunt Bauman instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC) instacron:FC |
instname_str |
FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
instacron_str |
FC |
institution |
FC |
reponame_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
collection |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
repository.mail.fl_str_mv |
wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br |
_version_ |
1798943293745135616 |