Acesso aos serviços de saúde em um município do interior de Pernambuco: o que pensam os usuários?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60892 |
Resumo: | Estudo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado no município de Caruaru, interior de Pernambuco, visando conhecer as opiniões dos usuários cobertos e não cobertos pela Estratégia Saúde da Família (ESF) sobre o acesso aos serviços de saúde, na atenção primária e especializada. Os entrevistados cobertos citaram mais a disponibilidade de médico nos serviços de saúde para caracterizar um bom acesso. Já na opinião dos não cobertos, um bom acesso é oferecido quando há transporte gratuito para o deslocamento entre os serviços especializados. O mau acesso foi caracterizado pelos usuários a partir de elementos opostos aos do bom acesso. Dentre as barreiras ao acesso citadas, o principal obstáculo identificado na atenção primária, pelos entrevistados cobertos, foi a ausência de médicos. Ainda neste nível de atenção, os usuário que não são cobertos apontaram a impossibilidade de atendimento. Na atenção especializada, a principal barreira estrutural ao acesso também foi à ausência do médico nos serviço de saúde. No que se refere às barreiras organizativas, destacaram-se os elevados tempos de espera para realização de consultas, exames e cirurgias e a dificuldade para marcar consultas pela central telefônica. Barreiras relacionadas com a população também emergiram no discurso dos entrevistados e trataram da baixa condição socioeconômica e do medo de ir ao médico. Com relação aos facilitadores do acesso, poucos elementos foram citados pelos entrevistados destacando-se as falas dos usuários não cobertos sobre o conhecimento de funcionários dos serviços e os relatos dos cobertos a propósito da proximidade dos serviços aos seus domicílios. As sugestões de melhoria do acesso que emergiram com mais força em ambos os grupos de entrevistados foi a necessidade de mais médicos atuando nos serviços de saúde. Os resultados revelaram que a falta de médicos configura o principal obstáculo ao acesso aos serviços de saúde no município. |
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Albuquerque, Luciana Camêlo deSantana, Paulo Roberto deFerreira, Maria Rejane2023-10-24T16:14:46Z2023-10-24T16:14:46Z2012ALBUQUERQUE, L.C. Acesso aos serviços de saúde em um município do interior de Pernambuco: o que pensam os usuários? 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2012.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60892Estudo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado no município de Caruaru, interior de Pernambuco, visando conhecer as opiniões dos usuários cobertos e não cobertos pela Estratégia Saúde da Família (ESF) sobre o acesso aos serviços de saúde, na atenção primária e especializada. Os entrevistados cobertos citaram mais a disponibilidade de médico nos serviços de saúde para caracterizar um bom acesso. Já na opinião dos não cobertos, um bom acesso é oferecido quando há transporte gratuito para o deslocamento entre os serviços especializados. O mau acesso foi caracterizado pelos usuários a partir de elementos opostos aos do bom acesso. Dentre as barreiras ao acesso citadas, o principal obstáculo identificado na atenção primária, pelos entrevistados cobertos, foi a ausência de médicos. Ainda neste nível de atenção, os usuário que não são cobertos apontaram a impossibilidade de atendimento. Na atenção especializada, a principal barreira estrutural ao acesso também foi à ausência do médico nos serviço de saúde. No que se refere às barreiras organizativas, destacaram-se os elevados tempos de espera para realização de consultas, exames e cirurgias e a dificuldade para marcar consultas pela central telefônica. Barreiras relacionadas com a população também emergiram no discurso dos entrevistados e trataram da baixa condição socioeconômica e do medo de ir ao médico. Com relação aos facilitadores do acesso, poucos elementos foram citados pelos entrevistados destacando-se as falas dos usuários não cobertos sobre o conhecimento de funcionários dos serviços e os relatos dos cobertos a propósito da proximidade dos serviços aos seus domicílios. As sugestões de melhoria do acesso que emergiram com mais força em ambos os grupos de entrevistados foi a necessidade de mais médicos atuando nos serviços de saúde. Os resultados revelaram que a falta de médicos configura o principal obstáculo ao acesso aos serviços de saúde no município.Exploratory study, with a qualitative approach, in the city of Caruaru, objecting to determine the views of users, covered and not covered by the Family Health Strategy, about health service’s access, in the primary and specialized care. The covered users mentioned more frequently the availability of doctors in the health services as a feature of good access. In the opinion of users not covered, a good access is offered when there is free transport for displacement between specialized services. The bad access was characterized from opposite elements of good access. Among the barriers in accessing health services, the head obstacle identified in primary care, according users covered, was the absence of doctors. Furthermore, in this level of attention, users who are not covered pointed the impossibility of treatment. In specialized care, a structural barrier to access most frequently mentioned was also the absence of doctor in the health service. Regarding to organizational barriers, stood out the high waiting times for consultations, tests and surgeries and the difficulty of making appointments by telephone exchange. Barriers related with the population also were reported by users as low socioeconomic status and fear of going to the doctor. With regard to facilitating access, few elements were cited by interviewees. The users not covered highlighted the knowledge of employees of health services, while the users covered mentioned the proximity of services to their homes. Suggestions for improving access that emerged more frequently in both groups of users were the necessity of more doctors working in health services. The results revealed that the absence of doctors sets the head obstacle to access health services in this city.Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.porAcesso aos serviços de saúdePesquisa qualitativaAssistência à saúdeAccess to health servicesQualitative researchHealth careAcceso a servicios de saludInvestigación cualitativaCuidado de la saludAccès aux services de santéRecherche qualitativeSoins de santéAcesso aos serviços de saúde em um município do interior de Pernambuco: o que pensam os usuários?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2012-03-05Instituto Aggeu MagalhãesRecifePrograma de Pós-Graduação em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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