Rede de atenção à saúde para doenças reumatológicas no Estado de Pernambuco
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/28250 |
Resumo: | Redes de atenção à saúde (RAS) são organizações poliárquicas de serviços coordenados pela atenção básica, que têm como objetivo prestar assistência integral e contínua aos usuários, a partir de suas necessidades pautadas em redes temáticas. Considerando que é crescente a prevalência de doenças reumatológicas (DR) na rotina clínica, a presente tese teve como objetivo analisar a estrutura e operacionalização da RAS para DR no estado de Pernambuco. Trata-se de estudo transversal quali-quantitativo, desenvolvido em 2017 por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com gestores regionais (n = 4) e coordenadores da atenção básica (n = 4) e central de regulação (n = 4) dos municípios-sede das macrorregiões de saúde (Recife, Caruaru, Petrolina e Serra Talhada) e informantes-chave da secretaria estadual de saúde (n = 3): coordenadores das secretarias executivas de vigilância, atenção à saúde e regulação, totalizando quinze sujeitos. Também se analisou Plano Diretor de Regionalização (2011), Plano Estadual de Saúde (2016-2019) e Portarias nº 4279/2010, nº 483/2014 e nº 1.631/2015 e foram consultados os Sistemas de Informações Ambulatoriais e Hospitalares do Ministério da Saúde. Identificou-se que a atenção é médico-centrada com cluster de especialistas na região metropolitana do Recife. Falhas de comunicação entre os níveis de atenção, dificuldades na atuação do setor primário como coordenador da assistência e sistema de regulação voltado exclusivamente para demanda de agendamentos foram as principais fragilidades relatadas. Observou-se ausência de indicadores para conhecimento da população acometida e de políticas públicas que visem o controle das DR, enquadrando-as como significativas no grupo de doenças crônicas não transmissíveis. Conclui-se que Pernambuco ainda não apresenta RAS operacionalmente voltada para DR, mas já dispõe de componentes estruturais para seu funcionamento; há necessidade de construção de linha de cuidado na área, que priorize a atenção à saúde integral e interdisciplinar nos três níveis de assistência. Análise aprofundada de cada componente pode esclarecer potencialidades e fragilidades e nortear implantação de políticas públicas. |
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Trata-se de estudo transversal quali-quantitativo, desenvolvido em 2017 por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com gestores regionais (n = 4) e coordenadores da atenção básica (n = 4) e central de regulação (n = 4) dos municípios-sede das macrorregiões de saúde (Recife, Caruaru, Petrolina e Serra Talhada) e informantes-chave da secretaria estadual de saúde (n = 3): coordenadores das secretarias executivas de vigilância, atenção à saúde e regulação, totalizando quinze sujeitos. Também se analisou Plano Diretor de Regionalização (2011), Plano Estadual de Saúde (2016-2019) e Portarias nº 4279/2010, nº 483/2014 e nº 1.631/2015 e foram consultados os Sistemas de Informações Ambulatoriais e Hospitalares do Ministério da Saúde. Identificou-se que a atenção é médico-centrada com cluster de especialistas na região metropolitana do Recife. Falhas de comunicação entre os níveis de atenção, dificuldades na atuação do setor primário como coordenador da assistência e sistema de regulação voltado exclusivamente para demanda de agendamentos foram as principais fragilidades relatadas. Observou-se ausência de indicadores para conhecimento da população acometida e de políticas públicas que visem o controle das DR, enquadrando-as como significativas no grupo de doenças crônicas não transmissíveis. Conclui-se que Pernambuco ainda não apresenta RAS operacionalmente voltada para DR, mas já dispõe de componentes estruturais para seu funcionamento; há necessidade de construção de linha de cuidado na área, que priorize a atenção à saúde integral e interdisciplinar nos três níveis de assistência. Análise aprofundada de cada componente pode esclarecer potencialidades e fragilidades e nortear implantação de políticas públicas.Health care networks (HCN) are polyartic organizations of services coordinated by basic care, which aim to provide integral and continuous assistance to users, constructed on their needs based on thematic networks. Considering that the prevalence of rheumatic diseases (RD) is increasing in the clinical routine, the present thesis aimed to analyze the structure and operationalization of HCN for RD in the state of Pernambuco. It is a cross-sectional qualitative study, developed in 2017 through semi-structured interviews with regional managers (n = 4) and coordinators of basic (n = 4) and central health care (n = 4) for the municipalities that are the headquarters of health macro-regions (Recife, Caruaru, Petrolina and Serra Talhada) and key informants of the state health department (n = 3): coordinators of the executive departments of surveillance, health care and regulation, totaling fifteen subjects. Also analyzed was the Regional Plan for Regionalization (2011), the State Health Plan (2016-2019) and the Ordinances nº 4279/2010, nº 483/2014 and nº 1.631/2015, and the Outpatient and Hospital Information Systems of the Ministry of Health. It was identified that the attention is medical-centered with a cluster of specialists in the metropolitan region of Recife. Communication flaws between levels of attention, difficulties in the primary sector's performance as care coordinator and regulation system focused exclusively on scheduling demand were the main reported weaknesses. There were no indicators for the knowledge of the affected population and for public policies aimed at the control of RD, and classified them as significant in the group of chronic noncommunicable diseases. It is concluded that Pernambuco does not present RAS operationally oriented to RD, but it has structural components for its operation; there is a need to build a care line in the area that prioritizes comprehensive and interdisciplinary health care at the three levels of care. In-depth analysis of each component can clarify potentialities and weaknesses and guide the implementation of public policies.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.porAssistência à saúdeAtenção à saúdeAcesso aos serviços de saúdeDoenças reumáticasDelivery of Health CareHealth Care (Public Health)Health Services AccessibilityRheumatic DiseasesAssistência à saúdeAtenção à saúdeAcesso aos serviços de saúdeDoenças reumáticasEstudos TransversaisConhecimentos, Atitudes e Prática em SaúdeFidelidade a DiretrizesPerfil de SaúdeBrasil/epidemiologiaHumanosRede de atenção à saúde para doenças reumatológicas no Estado de PernambucoHealth care network for rheumatic diseases in the state of Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2018-04-25Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães.Recife/PEPrograma de Pós-Graduação em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83092https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/28250/1/license.txt447f2497af1ef5cf99b5c07f6fa18dceMD51ORIGINAL2018lorena-sb.pdf2018lorena-sb.pdfapplication/pdf2321456https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/28250/2/2018lorena-sb.pdf43d155d7296cad8460c9867137209ae9MD52TEXT2018lorena-sb.pdf.txt2018lorena-sb.pdf.txtExtracted texttext/plain289887https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/28250/3/2018lorena-sb.pdf.txt3d3b2bdaecf221cfb766df260553317eMD53icict/282502018-08-22 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