Cultura, Saúde Mental e Educação Popular: Uma Relação Dialógica na Produção de Cuidado Coletivo entre Mulheres
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52617 |
Resumo: | O Brasil do ano 2020 está submerso num processo de perdas imensuráveis decorrentes da pandemia da COVID-19 e que têm impactado diretamente nas populações em situação de maior vulnerabilidade social. Engendrado como nunca numa conjuntura política com práticas genocidas, excludentes e violentas, o cenário brasileiro está propício para a retomada da cultura manicomial, nos impelindo a pensar em novas formas de cuidado no campo da saúde mental. O trabalho aqui apresentado com o tema “Cultura, saúde mental e Educação Popular: uma relação dialógica na produção de cuidado coletivo entre mulheres” trata-se de uma narrativa autobiográfica, simbolizada poeticamente através da palavra (oral e escrita), reproduzida nos diálogos realizados em terapias grupais e individuais entre mulheres atendidas no Espaço Terapics, espaço de cuidado em práticas integrativas e populares em saúde, localizado no município de Currais Novos/RN. Trago como objetivo geral, identificar os impactos da interlocução entre saúde mental, cultura e educação popular no processo de construção do cuidado coletivo de um grupo de mulheres, e como objetivos específicos identificar como as experiências de cuidado dialogam com a cultura e a educação popular, analisar como as práticas de cuidado desenvolvidas contribuem para o protagonismo das mulheres atendidas e analisar como o uso da palavra, em suas mais variadas expressões, contribuiu na promoção do cuidado em saúde dessas mulheres. Através da sistematização realizada, as práticas de cuidado, realizadas por meio de círculos de cultura, foram se desenrolando num bordado delicado, individual e coletivo, onde cada subir e descer da linha seguia o mesmo ritmo, transformando-nos, e provocando um processo libertador de mudança e de protagonismo. |
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Oliveira, Paula Érica Batista deDemoly, Karla Rosane do AmaralDantas, Vera Lúcia de AzevedoTeixeira, Ana Claúdia de AraujoSilva, Mercês de Fátima dos Santos2022-05-11T18:36:56Z2022-05-11T18:36:56Z2020https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52617O Brasil do ano 2020 está submerso num processo de perdas imensuráveis decorrentes da pandemia da COVID-19 e que têm impactado diretamente nas populações em situação de maior vulnerabilidade social. Engendrado como nunca numa conjuntura política com práticas genocidas, excludentes e violentas, o cenário brasileiro está propício para a retomada da cultura manicomial, nos impelindo a pensar em novas formas de cuidado no campo da saúde mental. O trabalho aqui apresentado com o tema “Cultura, saúde mental e Educação Popular: uma relação dialógica na produção de cuidado coletivo entre mulheres” trata-se de uma narrativa autobiográfica, simbolizada poeticamente através da palavra (oral e escrita), reproduzida nos diálogos realizados em terapias grupais e individuais entre mulheres atendidas no Espaço Terapics, espaço de cuidado em práticas integrativas e populares em saúde, localizado no município de Currais Novos/RN. Trago como objetivo geral, identificar os impactos da interlocução entre saúde mental, cultura e educação popular no processo de construção do cuidado coletivo de um grupo de mulheres, e como objetivos específicos identificar como as experiências de cuidado dialogam com a cultura e a educação popular, analisar como as práticas de cuidado desenvolvidas contribuem para o protagonismo das mulheres atendidas e analisar como o uso da palavra, em suas mais variadas expressões, contribuiu na promoção do cuidado em saúde dessas mulheres. Através da sistematização realizada, as práticas de cuidado, realizadas por meio de círculos de cultura, foram se desenrolando num bordado delicado, individual e coletivo, onde cada subir e descer da linha seguia o mesmo ritmo, transformando-nos, e provocando um processo libertador de mudança e de protagonismo.Brazil is immersed in a process of immeasurable losses resulting from the COVID-19 pandemic and which has directly impacted populations in situations of greater social vulnerability. Engaged as never before in a political context with genocidal, exclusionary and violent practices, the Brazilian scenario is conducive to the resumption of asylum culture, impelling us to think about new forms of care in the field of mental health. The work presented here with the theme “Culture, mental health and Popular Education: a dialogical relationship in the production of collective care among women” is an autobiographical narrative, symbolized poetically through the word (oral and written) reproduced in the dialogues, carried out in group and individual therapies among women treated at Espaço Terapics, a space of care in integrative and popular health practices, located in the city of Currais Novos / RN. I bring as a general objective, to identify the impacts of the dialogue between mental health, culture and popular education in the process of building collective care for a group of women, and as specific objectives to identify how the experiences of care dialogue with culture and popular education, to analyze how the care practices developed contribute to the role of the women attended and to analyze how the use of the word, in its most varied expressions, contributed to the promotion of health care for these women. Through the systematization carried out, the care practices, carried out by means of culture circles, were unfolded in a delicate embroidery, individual and collective, where each up and down the line followed the same rhythm, transforming us, causing a liberating process of change and protagonism.Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil.porOliveira, Paula Érica Batista de. Cultura, Saúde Mental e Educação Popular: Uma Relação Dialógica na Produção de Cuidado Coletivo entre Mulheres. Fundação Oswaldo Cruz, Eusébio, CE, 2020.CulturaSaúde MentalEducação PopularCuidadoMulheresPalavraCultureMental healthPopular EducationCareWomenWord.Cultura, Saúde Mental e Educação Popular: Uma Relação Dialógica na Produção de Cuidado Coletivo entre Mulheresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-07Fundação Oswaldo CruzEusébio,CE.Especialização em Educação Popular e Promoção de Territórios Saudáveis na Convivência com o Semiáridoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83062https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/52617/1/license.txt0bd5a657cc2100c254ea82d7b23bbe73MD51ORIGINALTCC Paula Érica Batista de Oliveira Versão ARCA.pdfTCC Paula Érica Batista de Oliveira Versão 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