Educação profissional: reflexões sobre o processo de avaliação educacional na ETSUS Blumenau – Dr. Luiz Eduardo Caminha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Teresinha Clarete Testoni
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34267
Resumo: Essa pesquisa tem por objetivo analisar os processos de avaliação do ensino/aprendizagem realizados pela ETSUS Blumenau considerando as diferentes concepções e cultura(s) de avaliação e o seu projeto político pedagógico. Nela são discutidas as concepções de ensino e sua relação com a avaliação, os aspectos históricos da avaliação, o saber profissional, a formação docente, o currículo como parte integrante da prática avaliativa e os instrumentos de avaliação. Faz-se um resgate histórico e atual do processo pedagógico e de avaliação realizado pela ETSUS Blumenau e análise dos dados provenientes da pesquisa de campo. É um estudo com abordagem qualitativa, com docentes que atuaram em sala de aula e no serviço e a equipe pedagógica da escola. O referencial teórico foi construído a partir da pesquisa bibliográfica com autores que discutem sobre as concepções de ensino e a avaliação de aprendizagem, de forma geral e na educação profissional em saúde e de pesquisa documental nos acervos da ETSUS Blumenau. Na pesquisa de campo foi utilizado como técnica o grupo focal para coleta de dados e a análise de conteúdos sob a modalidade de Análise Temática como método para elaborar as categorias e análise e tratamento dos dados. A pesquisa evidencia potencialidades e dificuldades na prática avaliativa, que a avaliação é processual dentro de uma concepção de ensino que se aproxima de uma proposta crítico-emancipatória e de uma noção de competência humana do cuidado em saúde. Também apontou que a avaliação permeia o currículo e faz conexão com o Projeto Político Pedagógico da Escola, sendo que a formação docente é um dispositivo importante para realização dos processos avaliativos e o Registro de Fatos e Situações se constituiu como instrumento para acompanhar o processo de aprendizagem do discente. Embora todas essas evidências positivas, cabe ressaltar a necessidade de refletir com mais profundidade o ensino por competências, de reestruturar o PPP da escola, de implementar processos de qualificação das práticas pedagógicas aos docentes, realizadas de forma sistemática. Foi verificada, também, a necessidade de qualificar a linguagem e o tipo de informações a serem inseridas nos instrumentos de registros e sua função para a avaliação, bem como, uma maior aproximação entre os docentes dos momentos de concentração e do serviço, intensificando a comunicação entre ambos.
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spelling Nogueira, Teresinha Clarete TestoniSantos, Marco Antonio CarvalhoStauffer, Anakeila de BarrosAmado, Luiz Antônio SaléhSantos, Marco Antonio Carvalho2019-07-18T19:01:49Z2019-07-18T19:01:49Z2019NOGUEIRA, Teresinha Clarete Testoni. Educação profissional: reflexões sobre o processo de avaliação educacional na ETSUS Blumenau – Dr. Luiz Eduardo Caminha. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34267Essa pesquisa tem por objetivo analisar os processos de avaliação do ensino/aprendizagem realizados pela ETSUS Blumenau considerando as diferentes concepções e cultura(s) de avaliação e o seu projeto político pedagógico. Nela são discutidas as concepções de ensino e sua relação com a avaliação, os aspectos históricos da avaliação, o saber profissional, a formação docente, o currículo como parte integrante da prática avaliativa e os instrumentos de avaliação. Faz-se um resgate histórico e atual do processo pedagógico e de avaliação realizado pela ETSUS Blumenau e análise dos dados provenientes da pesquisa de campo. É um estudo com abordagem qualitativa, com docentes que atuaram em sala de aula e no serviço e a equipe pedagógica da escola. O referencial teórico foi construído a partir da pesquisa bibliográfica com autores que discutem sobre as concepções de ensino e a avaliação de aprendizagem, de forma geral e na educação profissional em saúde e de pesquisa documental nos acervos da ETSUS Blumenau. Na pesquisa de campo foi utilizado como técnica o grupo focal para coleta de dados e a análise de conteúdos sob a modalidade de Análise Temática como método para elaborar as categorias e análise e tratamento dos dados. A pesquisa evidencia potencialidades e dificuldades na prática avaliativa, que a avaliação é processual dentro de uma concepção de ensino que se aproxima de uma proposta crítico-emancipatória e de uma noção de competência humana do cuidado em saúde. Também apontou que a avaliação permeia o currículo e faz conexão com o Projeto Político Pedagógico da Escola, sendo que a formação docente é um dispositivo importante para realização dos processos avaliativos e o Registro de Fatos e Situações se constituiu como instrumento para acompanhar o processo de aprendizagem do discente. Embora todas essas evidências positivas, cabe ressaltar a necessidade de refletir com mais profundidade o ensino por competências, de reestruturar o PPP da escola, de implementar processos de qualificação das práticas pedagógicas aos docentes, realizadas de forma sistemática. Foi verificada, também, a necessidade de qualificar a linguagem e o tipo de informações a serem inseridas nos instrumentos de registros e sua função para a avaliação, bem como, uma maior aproximação entre os docentes dos momentos de concentração e do serviço, intensificando a comunicação entre ambos.This research aims at analyzing the evaluation process of teaching/learning carried out by ETSUS Blumenau considering the different concepts and evaluation of culture(s) and its pedagogical political project. It discusses the conceptions of teaching and its relationship with the evaluation, the historical aspects of the evaluation, the professional knowledge, the teacher training, the curriculum as an integral part of the evaluative practice and the evaluation instrument. It has been a historical and current rescue of the pedagogical and evaluation process carried out by ETSUS Blumenau and analysis of data from field research. It is a study with a qualitative approach, with teachers who worked in the classroom and in the service and the school pedagogical team. The theoretical framework was constructed from the bibliographic research with authors discussing the conceptions of teaching and the evaluation of learning in general, as well as in health professional education and documentary research through the collection of ETSUS Blumenau. In the field research, the focus group was used as a technique for data collection and content analysis under the modality of Thematic Analysis as a method to elaborate the categories and analysis and treatment of data. The research evidences the potentialities and difficulties in the evaluative practice, that the evaluation is procedural within a conception of teaching that is closer to a critical - emancipatory proposal and a notion of human competence regarding health care. It also pointed out that the evaluation permeates the curriculum and connects with the School's Pedagogical Political Project (PPP), and teacher education is an important device for conducting the evaluative processes and the Registration of Facts and Situations as an instrument to accompany the student learning process. Despite all these positive evidences, it is important to emphasize the need to reflect more deeply regarding teaching skills, to restructure the school's PPP, to implement processes of qualification of pedagogical practices to the teachers as being performed systematically. Furthermore, it was verified the need to qualify the language and the type of information to be inserted in the instruments of records and its function in regard to the evaluation, as well as a closer approximation between the teachers during the moments of concentration and service, therefore, intensifying the communication between them.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porEPSJVEducação Profissional em SaúdeAvaliação de AprendizagemAvaliaçãoHealth Professional EducationLearning AssessmentEvaluationEducação ProfissionalizanteAvaliação EducacionalCapacitação de Recursos Humanos em SaúdeEducação profissional: reflexões sobre o processo de avaliação educacional na ETSUS Blumenau – Dr. Luiz Eduardo Caminhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2019-04-29Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em SaúdeFundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim VenâncioMestrado ProfissionalRio de Janeiro, RJPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83118https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/34267/1/license.txtfbc7c5334882957560bb159abf8c3449MD51ORIGINALTeresinha_Nogueira_EPSJV_Mestrado_2019.pdfTeresinha_Nogueira_EPSJV_Mestrado_2019.pdfapplication/pdf1454564https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/34267/2/Teresinha_Nogueira_EPSJV_Mestrado_2019.pdfbef060b94707377bc6409ec3333edeb1MD52TEXTTeresinha_Nogueira_EPSJV_Mestrado_2019.pdf.txtTeresinha_Nogueira_EPSJV_Mestrado_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain328720https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/34267/3/Teresinha_Nogueira_EPSJV_Mestrado_2019.pdf.txt0b143222035ad108f56e4dc809293f14MD53icict/342672019-07-20 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