Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Sílvia Helena Mendonça de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2385
Resumo: Este estudo analisa os processos (modelos e práticas) de avaliação da aprendizagem na Escola Técnica do SUS- ETSUS Profª. Ena de Araújo Galvão, uma instituição vinculada à Secretaria de Saúde do estado de Mato Grosso do Sul e que tem como missão a formação e qualificação de trabalhadores de nível médio do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram utilizadas as seguintes fontes de informação: a) projetos dos cursos técnicos (Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Radiologia, Técnico em Hemoterapia); b) planos de ensino ou programas das disciplinas; c) instrumentos de avaliação utilizados pelos professores; d) questionário; e) entrevistas semi-estruturadas. O objetivo desse estudo é refletir sobre os processos de avaliação praticados na ETSUS Profª. Ena de Araújo Galvão, considerando os relatos dos professores acerca dessas práticas avaliativas, a coerência desses relatos com os planos de ensino ou programas das disciplinas e os projetos dos cursos técnicos, tendo em vista alguns modelos (formativo e tradicional) de avaliação trabalhados por teóricos da educação. Pelos resultados obtidos, pode-se considerar que a ETSUS Profª Ena de Araújo Galvão está passando por um processo de transição quanto ao modelo de avaliação da aprendizagem praticado.
id CRUZ_a2f5ed75eaff9057f2aa0733ecb9a0c8
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/2385
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Moraes, Sílvia Helena Mendonça deSantos, Gideon Borges dosMoreira, Carlos Otávio FiúzaRibeiro, Eliana Claúdia OteroOliveira, SimoneOliveira, Rosely Magalhães deVale, Lilian doMoreira, Carlos Otávio Fiúza2011-05-04T12:36:22Z2011-05-04T12:36:22Z2009MORAES, Sílvia Helena Mendonça de. Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.BR526.1; R614.07, M827ahttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2385Este estudo analisa os processos (modelos e práticas) de avaliação da aprendizagem na Escola Técnica do SUS- ETSUS Profª. Ena de Araújo Galvão, uma instituição vinculada à Secretaria de Saúde do estado de Mato Grosso do Sul e que tem como missão a formação e qualificação de trabalhadores de nível médio do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram utilizadas as seguintes fontes de informação: a) projetos dos cursos técnicos (Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Radiologia, Técnico em Hemoterapia); b) planos de ensino ou programas das disciplinas; c) instrumentos de avaliação utilizados pelos professores; d) questionário; e) entrevistas semi-estruturadas. O objetivo desse estudo é refletir sobre os processos de avaliação praticados na ETSUS Profª. Ena de Araújo Galvão, considerando os relatos dos professores acerca dessas práticas avaliativas, a coerência desses relatos com os planos de ensino ou programas das disciplinas e os projetos dos cursos técnicos, tendo em vista alguns modelos (formativo e tradicional) de avaliação trabalhados por teóricos da educação. Pelos resultados obtidos, pode-se considerar que a ETSUS Profª Ena de Araújo Galvão está passando por um processo de transição quanto ao modelo de avaliação da aprendizagem praticado.This study analyses the records (samples and practices) of learning assessment at Escola Tecnica do SUS – ETSUS “Prof . Ena de Araujo Galvao”, an institution linked to the Health Department of Mato Grosso do Sul that has as its mission the training and qualification of workers from the intermediate level of the Sistema Único de Saude (SUS). The following sources of information were used for this study: a) records from these technical courses (Nursing technician, Dental Hygienist technician, Radiology technician, Hemotherapy technician ); b) teaching plans or the program of the subjects studied; c) instruments used by the teachers to assess the students; d) questionnaires; e) semi-structured interviews. This study intended to reflect upon the assessment methods applied at ETSUS “Prof Ena de Araujo Galvao”, taking into consideration the reports from the teachers about these methods, the consistency of these reports in relation to the teaching plans or program of the subjects and the records from the technical courses, having in mind some records samples (formative and traditional) of assessment used by theoreticians of education. Based on the results obtained, it was possible to realize that ETSUS “Prof. Ena de Araujo Galvao” is going through a process of transition regarding the method of learning assessment applied.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porAvaliação da AprendizagemEducação ProfissionalAvaliação FormativaEscola Técnica do SUSLearning AssessmentProfessional EducationFormative AssessmentEscola Tecnica do SUSAvaliaçãoEducação ProfissionalizanteEscolas de Saúde PúblicaSistema Único de SaúdeAvaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo GalvãoAssessment of learning in professional education: a study of the technical school SUS Prof. Ena de Araujo Galvãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.MestreRio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINALENSP_Dissertação_Moraes_Sílvia_Helena_Mendonça_de.pdfENSP_Dissertação_Moraes_Sílvia_Helena_Mendonça_de.pdfapplication/pdf933233https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2385/1/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Moraes_S%c3%adlvia_Helena_Mendon%c3%a7a_de.pdf38de5569c83f957a3ca1b14a192ae077MD51TEXTENSP_Dissertação_Moraes_Sílvia_Helena_Mendonça_de.pdf.txtENSP_Dissertação_Moraes_Sílvia_Helena_Mendonça_de.pdf.txtExtracted texttext/plain287115https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2385/4/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Moraes_S%c3%adlvia_Helena_Mendon%c3%a7a_de.pdf.txtd5f2114ebec4a8425a91d03e4ee2465aMD54THUMBNAILENSP_Dissertação_Moraes_Sílvia_Helena_Mendonça_de.pdf.jpgENSP_Dissertação_Moraes_Sílvia_Helena_Mendonça_de.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1074https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2385/3/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Moraes_S%c3%adlvia_Helena_Mendon%c3%a7a_de.pdf.jpg8419c84c94669a219abaeefd7141eea6MD53icict/23852023-01-19 14:40:42.352oai:www.arca.fiocruz.br:icict/2385Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-01-19T17:40:42Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Assessment of learning in professional education: a study of the technical school SUS Prof. Ena de Araujo Galvão
title Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão
spellingShingle Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão
Moraes, Sílvia Helena Mendonça de
Avaliação da Aprendizagem
Educação Profissional
Avaliação Formativa
Escola Técnica do SUS
Learning Assessment
Professional Education
Formative Assessment
Escola Tecnica do SUS
Avaliação
Educação Profissionalizante
Escolas de Saúde Pública
Sistema Único de Saúde
title_short Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão
title_full Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão
title_fullStr Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão
title_sort Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão
author Moraes, Sílvia Helena Mendonça de
author_facet Moraes, Sílvia Helena Mendonça de
author_role author
dc.contributor.advisorco.pt_BR.fl_str_mv Santos, Gideon Borges dos
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Moreira, Carlos Otávio Fiúza
Ribeiro, Eliana Claúdia Otero
Oliveira, Simone
Oliveira, Rosely Magalhães de
Vale, Lilian do
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Sílvia Helena Mendonça de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moreira, Carlos Otávio Fiúza
contributor_str_mv Moreira, Carlos Otávio Fiúza
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da Aprendizagem
Educação Profissional
Avaliação Formativa
Escola Técnica do SUS
topic Avaliação da Aprendizagem
Educação Profissional
Avaliação Formativa
Escola Técnica do SUS
Learning Assessment
Professional Education
Formative Assessment
Escola Tecnica do SUS
Avaliação
Educação Profissionalizante
Escolas de Saúde Pública
Sistema Único de Saúde
dc.subject.en.none.fl_str_mv Learning Assessment
Professional Education
Formative Assessment
Escola Tecnica do SUS
dc.subject.decs.none.fl_str_mv Avaliação
Educação Profissionalizante
Escolas de Saúde Pública
Sistema Único de Saúde
description Este estudo analisa os processos (modelos e práticas) de avaliação da aprendizagem na Escola Técnica do SUS- ETSUS Profª. Ena de Araújo Galvão, uma instituição vinculada à Secretaria de Saúde do estado de Mato Grosso do Sul e que tem como missão a formação e qualificação de trabalhadores de nível médio do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram utilizadas as seguintes fontes de informação: a) projetos dos cursos técnicos (Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Radiologia, Técnico em Hemoterapia); b) planos de ensino ou programas das disciplinas; c) instrumentos de avaliação utilizados pelos professores; d) questionário; e) entrevistas semi-estruturadas. O objetivo desse estudo é refletir sobre os processos de avaliação praticados na ETSUS Profª. Ena de Araújo Galvão, considerando os relatos dos professores acerca dessas práticas avaliativas, a coerência desses relatos com os planos de ensino ou programas das disciplinas e os projetos dos cursos técnicos, tendo em vista alguns modelos (formativo e tradicional) de avaliação trabalhados por teóricos da educação. Pelos resultados obtidos, pode-se considerar que a ETSUS Profª Ena de Araújo Galvão está passando por um processo de transição quanto ao modelo de avaliação da aprendizagem praticado.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-04T12:36:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-04T12:36:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MORAES, Sílvia Helena Mendonça de. Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2385
dc.identifier.other.none.fl_str_mv BR526.1; R614.07, M827a
identifier_str_mv MORAES, Sílvia Helena Mendonça de. Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.
BR526.1; R614.07, M827a
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2385/1/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Moraes_S%c3%adlvia_Helena_Mendon%c3%a7a_de.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2385/4/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Moraes_S%c3%adlvia_Helena_Mendon%c3%a7a_de.pdf.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2385/3/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Moraes_S%c3%adlvia_Helena_Mendon%c3%a7a_de.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 38de5569c83f957a3ca1b14a192ae077
d5f2114ebec4a8425a91d03e4ee2465a
8419c84c94669a219abaeefd7141eea6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798324725475180544