Projeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Claudio Manuel
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gazeta, Gilberto Salles, Fortes, Felipe Machado
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38165
Resumo: A elaboração do Game Design Document (GDD) Pula-Carrapato v.1 ocorreu entre maio e novembro de 2017. Desenvolvimento de jogo digital com mote em Comunicação e Saúde, de código fonte aberto, para distribuição gratuita à cargo da Fundação Oswaldo Cruz. Propor abordagem fora do tradicional arcabouço comunicacional, enfrentando desafio de produzir um jogo atrativo para ampla faixa etária, com distintos níveis de entendimento e, principalmente, sem a adequada noção de prevenção para a Febre Maculosa em distintos cenários epidemiológicos. Para dialogar com um público infantojuvenil procuramos oferecer como enredo uma insólita viagem de simpático personagem, um carrapato em busca de completar seu ciclo de vida, que interage com seus possíveis hospedeiros animais em distintos cenários ecoepidemiológicos e, eventualmente, provoca a Febre Maculosa em desavisados seres humanos, melhor expressa através de um minigame que relaciona precocidade de diagnóstico à oportunidade de tratamento para um melhor desfecho para a doença. Seguindo uma lógica peculiar aos newsgames, procuramos representar no GDD Pula-Carrapato aspectos reais da ecologia dos carrapatos de uma forma lúdica e oferecer informações a respeito de comportamento de risco e possíveis formas de prevenção através de regras e da mecânica de jogo para que o jovem público alvo possa debater entre si e, talvez, se observar como verdadeiro tomador de decisão, tendo por objetivo a mudança de comportamento frente à prevenção de doenças transmitidas por carrapatos. Inovar na forma de abordar aspectos epidemiológicos relacionados à Febre Maculosa, agregando o aspecto lúdico dos games aos objetivos comunicacionais relacionados ao processo de construção do entendimento de prevenção em saúde, foi desafiador. Ao dispor de regras de jogo baseadas na Ecologia de Comunidades, em que o ciclo de vida de um carrapato pôde ser emulado, acreditamos possibilitar ao jogador uma vivência mais holística da Saúde que o da acepção tradicional da Saúde-Doença. Respondendo à chamada para Recursos Comunicacionais realizada pela Fundação Oswaldo Cruz em 2017, fomos contemplados com o financiamento para desenvolver o jogo completo. Acreditamos estar em consonância com as tecnologias inovadoras em saúde, seja pelo uso de ferramentas comunicacionais digitais seja pela desafiadora abordagem lúdica para prevenção às doenças transmitidas por carrapatos, objetivando melhor diálogo com o público jovem.
id CRUZ_0fe9d8900bd95e388ec56b34ebb814f8
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/38165
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Rodrigues, Claudio ManuelGazeta, Gilberto SallesFortes, Felipe Machado2019-12-17T11:59:43Z2019-12-17T11:59:43Z2018RODRIGUES, Claudio Manuel; GAZETA, Gilberto Salles; FORTES, Felipe Machado. Projeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p.978-85-85740-10-8https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38165A elaboração do Game Design Document (GDD) Pula-Carrapato v.1 ocorreu entre maio e novembro de 2017. Desenvolvimento de jogo digital com mote em Comunicação e Saúde, de código fonte aberto, para distribuição gratuita à cargo da Fundação Oswaldo Cruz. Propor abordagem fora do tradicional arcabouço comunicacional, enfrentando desafio de produzir um jogo atrativo para ampla faixa etária, com distintos níveis de entendimento e, principalmente, sem a adequada noção de prevenção para a Febre Maculosa em distintos cenários epidemiológicos. Para dialogar com um público infantojuvenil procuramos oferecer como enredo uma insólita viagem de simpático personagem, um carrapato em busca de completar seu ciclo de vida, que interage com seus possíveis hospedeiros animais em distintos cenários ecoepidemiológicos e, eventualmente, provoca a Febre Maculosa em desavisados seres humanos, melhor expressa através de um minigame que relaciona precocidade de diagnóstico à oportunidade de tratamento para um melhor desfecho para a doença. Seguindo uma lógica peculiar aos newsgames, procuramos representar no GDD Pula-Carrapato aspectos reais da ecologia dos carrapatos de uma forma lúdica e oferecer informações a respeito de comportamento de risco e possíveis formas de prevenção através de regras e da mecânica de jogo para que o jovem público alvo possa debater entre si e, talvez, se observar como verdadeiro tomador de decisão, tendo por objetivo a mudança de comportamento frente à prevenção de doenças transmitidas por carrapatos. Inovar na forma de abordar aspectos epidemiológicos relacionados à Febre Maculosa, agregando o aspecto lúdico dos games aos objetivos comunicacionais relacionados ao processo de construção do entendimento de prevenção em saúde, foi desafiador. Ao dispor de regras de jogo baseadas na Ecologia de Comunidades, em que o ciclo de vida de um carrapato pôde ser emulado, acreditamos possibilitar ao jogador uma vivência mais holística da Saúde que o da acepção tradicional da Saúde-Doença. Respondendo à chamada para Recursos Comunicacionais realizada pela Fundação Oswaldo Cruz em 2017, fomos contemplados com o financiamento para desenvolver o jogo completo. Acreditamos estar em consonância com as tecnologias inovadoras em saúde, seja pelo uso de ferramentas comunicacionais digitais seja pela desafiadora abordagem lúdica para prevenção às doenças transmitidas por carrapatos, objetivando melhor diálogo com o público jovem.Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses. Serviço Nacional de Referência para Rickettsioses. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro Biomédico. Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porABRASCOGame Design DocumentGDDPula-CarrapatoJogos digitaisComunicação e saúdeFebre MaculosaProjeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2018Rio de Janeiro/RJ12° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva: fortalecer o SUS, os direitos e a democraciaCongressoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38165/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINALClaudio_Manuel_Rodrigues.pdfapplication/pdf1077800https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38165/2/Claudio_Manuel_Rodrigues.pdf802ae35d3e9b03eae22e02bd3f2cdbb0MD52TEXTClaudio_Manuel_Rodrigues.pdf.txtClaudio_Manuel_Rodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain2https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38165/3/Claudio_Manuel_Rodrigues.pdf.txte1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9MD53icict/381652023-09-14 15:29:31.303oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-09-14T18:29:31Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenil
title Projeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenil
spellingShingle Projeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenil
Rodrigues, Claudio Manuel
Game Design Document
GDD
Pula-Carrapato
Jogos digitais
Comunicação e saúde
Febre Maculosa
title_short Projeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenil
title_full Projeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenil
title_fullStr Projeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenil
title_full_unstemmed Projeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenil
title_sort Projeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenil
author Rodrigues, Claudio Manuel
author_facet Rodrigues, Claudio Manuel
Gazeta, Gilberto Salles
Fortes, Felipe Machado
author_role author
author2 Gazeta, Gilberto Salles
Fortes, Felipe Machado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Claudio Manuel
Gazeta, Gilberto Salles
Fortes, Felipe Machado
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Game Design Document
GDD
Pula-Carrapato
Jogos digitais
Comunicação e saúde
Febre Maculosa
topic Game Design Document
GDD
Pula-Carrapato
Jogos digitais
Comunicação e saúde
Febre Maculosa
description A elaboração do Game Design Document (GDD) Pula-Carrapato v.1 ocorreu entre maio e novembro de 2017. Desenvolvimento de jogo digital com mote em Comunicação e Saúde, de código fonte aberto, para distribuição gratuita à cargo da Fundação Oswaldo Cruz. Propor abordagem fora do tradicional arcabouço comunicacional, enfrentando desafio de produzir um jogo atrativo para ampla faixa etária, com distintos níveis de entendimento e, principalmente, sem a adequada noção de prevenção para a Febre Maculosa em distintos cenários epidemiológicos. Para dialogar com um público infantojuvenil procuramos oferecer como enredo uma insólita viagem de simpático personagem, um carrapato em busca de completar seu ciclo de vida, que interage com seus possíveis hospedeiros animais em distintos cenários ecoepidemiológicos e, eventualmente, provoca a Febre Maculosa em desavisados seres humanos, melhor expressa através de um minigame que relaciona precocidade de diagnóstico à oportunidade de tratamento para um melhor desfecho para a doença. Seguindo uma lógica peculiar aos newsgames, procuramos representar no GDD Pula-Carrapato aspectos reais da ecologia dos carrapatos de uma forma lúdica e oferecer informações a respeito de comportamento de risco e possíveis formas de prevenção através de regras e da mecânica de jogo para que o jovem público alvo possa debater entre si e, talvez, se observar como verdadeiro tomador de decisão, tendo por objetivo a mudança de comportamento frente à prevenção de doenças transmitidas por carrapatos. Inovar na forma de abordar aspectos epidemiológicos relacionados à Febre Maculosa, agregando o aspecto lúdico dos games aos objetivos comunicacionais relacionados ao processo de construção do entendimento de prevenção em saúde, foi desafiador. Ao dispor de regras de jogo baseadas na Ecologia de Comunidades, em que o ciclo de vida de um carrapato pôde ser emulado, acreditamos possibilitar ao jogador uma vivência mais holística da Saúde que o da acepção tradicional da Saúde-Doença. Respondendo à chamada para Recursos Comunicacionais realizada pela Fundação Oswaldo Cruz em 2017, fomos contemplados com o financiamento para desenvolver o jogo completo. Acreditamos estar em consonância com as tecnologias inovadoras em saúde, seja pelo uso de ferramentas comunicacionais digitais seja pela desafiadora abordagem lúdica para prevenção às doenças transmitidas por carrapatos, objetivando melhor diálogo com o público jovem.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-17T11:59:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-17T11:59:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Claudio Manuel; GAZETA, Gilberto Salles; FORTES, Felipe Machado. Projeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38165
dc.identifier.isbn.pt_BR.fl_str_mv 978-85-85740-10-8
identifier_str_mv RODRIGUES, Claudio Manuel; GAZETA, Gilberto Salles; FORTES, Felipe Machado. Projeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p.
978-85-85740-10-8
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38165/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38165/2/Claudio_Manuel_Rodrigues.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38165/3/Claudio_Manuel_Rodrigues.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
802ae35d3e9b03eae22e02bd3f2cdbb0
e1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1813009040038428672