Projeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38165 |
Resumo: | A elaboração do Game Design Document (GDD) Pula-Carrapato v.1 ocorreu entre maio e novembro de 2017. Desenvolvimento de jogo digital com mote em Comunicação e Saúde, de código fonte aberto, para distribuição gratuita à cargo da Fundação Oswaldo Cruz. Propor abordagem fora do tradicional arcabouço comunicacional, enfrentando desafio de produzir um jogo atrativo para ampla faixa etária, com distintos níveis de entendimento e, principalmente, sem a adequada noção de prevenção para a Febre Maculosa em distintos cenários epidemiológicos. Para dialogar com um público infantojuvenil procuramos oferecer como enredo uma insólita viagem de simpático personagem, um carrapato em busca de completar seu ciclo de vida, que interage com seus possíveis hospedeiros animais em distintos cenários ecoepidemiológicos e, eventualmente, provoca a Febre Maculosa em desavisados seres humanos, melhor expressa através de um minigame que relaciona precocidade de diagnóstico à oportunidade de tratamento para um melhor desfecho para a doença. Seguindo uma lógica peculiar aos newsgames, procuramos representar no GDD Pula-Carrapato aspectos reais da ecologia dos carrapatos de uma forma lúdica e oferecer informações a respeito de comportamento de risco e possíveis formas de prevenção através de regras e da mecânica de jogo para que o jovem público alvo possa debater entre si e, talvez, se observar como verdadeiro tomador de decisão, tendo por objetivo a mudança de comportamento frente à prevenção de doenças transmitidas por carrapatos. Inovar na forma de abordar aspectos epidemiológicos relacionados à Febre Maculosa, agregando o aspecto lúdico dos games aos objetivos comunicacionais relacionados ao processo de construção do entendimento de prevenção em saúde, foi desafiador. Ao dispor de regras de jogo baseadas na Ecologia de Comunidades, em que o ciclo de vida de um carrapato pôde ser emulado, acreditamos possibilitar ao jogador uma vivência mais holística da Saúde que o da acepção tradicional da Saúde-Doença. Respondendo à chamada para Recursos Comunicacionais realizada pela Fundação Oswaldo Cruz em 2017, fomos contemplados com o financiamento para desenvolver o jogo completo. Acreditamos estar em consonância com as tecnologias inovadoras em saúde, seja pelo uso de ferramentas comunicacionais digitais seja pela desafiadora abordagem lúdica para prevenção às doenças transmitidas por carrapatos, objetivando melhor diálogo com o público jovem. |
id |
CRUZ_0fe9d8900bd95e388ec56b34ebb814f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.arca.fiocruz.br:icict/38165 |
network_acronym_str |
CRUZ |
network_name_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
repository_id_str |
2135 |
spelling |
Rodrigues, Claudio ManuelGazeta, Gilberto SallesFortes, Felipe Machado2019-12-17T11:59:43Z2019-12-17T11:59:43Z2018RODRIGUES, Claudio Manuel; GAZETA, Gilberto Salles; FORTES, Felipe Machado. Projeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p.978-85-85740-10-8https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38165A elaboração do Game Design Document (GDD) Pula-Carrapato v.1 ocorreu entre maio e novembro de 2017. Desenvolvimento de jogo digital com mote em Comunicação e Saúde, de código fonte aberto, para distribuição gratuita à cargo da Fundação Oswaldo Cruz. Propor abordagem fora do tradicional arcabouço comunicacional, enfrentando desafio de produzir um jogo atrativo para ampla faixa etária, com distintos níveis de entendimento e, principalmente, sem a adequada noção de prevenção para a Febre Maculosa em distintos cenários epidemiológicos. Para dialogar com um público infantojuvenil procuramos oferecer como enredo uma insólita viagem de simpático personagem, um carrapato em busca de completar seu ciclo de vida, que interage com seus possíveis hospedeiros animais em distintos cenários ecoepidemiológicos e, eventualmente, provoca a Febre Maculosa em desavisados seres humanos, melhor expressa através de um minigame que relaciona precocidade de diagnóstico à oportunidade de tratamento para um melhor desfecho para a doença. Seguindo uma lógica peculiar aos newsgames, procuramos representar no GDD Pula-Carrapato aspectos reais da ecologia dos carrapatos de uma forma lúdica e oferecer informações a respeito de comportamento de risco e possíveis formas de prevenção através de regras e da mecânica de jogo para que o jovem público alvo possa debater entre si e, talvez, se observar como verdadeiro tomador de decisão, tendo por objetivo a mudança de comportamento frente à prevenção de doenças transmitidas por carrapatos. Inovar na forma de abordar aspectos epidemiológicos relacionados à Febre Maculosa, agregando o aspecto lúdico dos games aos objetivos comunicacionais relacionados ao processo de construção do entendimento de prevenção em saúde, foi desafiador. Ao dispor de regras de jogo baseadas na Ecologia de Comunidades, em que o ciclo de vida de um carrapato pôde ser emulado, acreditamos possibilitar ao jogador uma vivência mais holística da Saúde que o da acepção tradicional da Saúde-Doença. Respondendo à chamada para Recursos Comunicacionais realizada pela Fundação Oswaldo Cruz em 2017, fomos contemplados com o financiamento para desenvolver o jogo completo. Acreditamos estar em consonância com as tecnologias inovadoras em saúde, seja pelo uso de ferramentas comunicacionais digitais seja pela desafiadora abordagem lúdica para prevenção às doenças transmitidas por carrapatos, objetivando melhor diálogo com o público jovem.Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses. Serviço Nacional de Referência para Rickettsioses. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro Biomédico. Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porABRASCOGame Design DocumentGDDPula-CarrapatoJogos digitaisComunicação e saúdeFebre MaculosaProjeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2018Rio de Janeiro/RJ12° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva: fortalecer o SUS, os direitos e a democraciaCongressoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38165/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINALClaudio_Manuel_Rodrigues.pdfapplication/pdf1077800https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38165/2/Claudio_Manuel_Rodrigues.pdf802ae35d3e9b03eae22e02bd3f2cdbb0MD52TEXTClaudio_Manuel_Rodrigues.pdf.txtClaudio_Manuel_Rodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain2https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38165/3/Claudio_Manuel_Rodrigues.pdf.txte1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9MD53icict/381652023-09-14 15:29:31.303oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-09-14T18:29:31Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenil |
title |
Projeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenil |
spellingShingle |
Projeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenil Rodrigues, Claudio Manuel Game Design Document GDD Pula-Carrapato Jogos digitais Comunicação e saúde Febre Maculosa |
title_short |
Projeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenil |
title_full |
Projeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenil |
title_fullStr |
Projeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenil |
title_full_unstemmed |
Projeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenil |
title_sort |
Projeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenil |
author |
Rodrigues, Claudio Manuel |
author_facet |
Rodrigues, Claudio Manuel Gazeta, Gilberto Salles Fortes, Felipe Machado |
author_role |
author |
author2 |
Gazeta, Gilberto Salles Fortes, Felipe Machado |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Claudio Manuel Gazeta, Gilberto Salles Fortes, Felipe Machado |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Game Design Document GDD Pula-Carrapato Jogos digitais Comunicação e saúde Febre Maculosa |
topic |
Game Design Document GDD Pula-Carrapato Jogos digitais Comunicação e saúde Febre Maculosa |
description |
A elaboração do Game Design Document (GDD) Pula-Carrapato v.1 ocorreu entre maio e novembro de 2017. Desenvolvimento de jogo digital com mote em Comunicação e Saúde, de código fonte aberto, para distribuição gratuita à cargo da Fundação Oswaldo Cruz. Propor abordagem fora do tradicional arcabouço comunicacional, enfrentando desafio de produzir um jogo atrativo para ampla faixa etária, com distintos níveis de entendimento e, principalmente, sem a adequada noção de prevenção para a Febre Maculosa em distintos cenários epidemiológicos. Para dialogar com um público infantojuvenil procuramos oferecer como enredo uma insólita viagem de simpático personagem, um carrapato em busca de completar seu ciclo de vida, que interage com seus possíveis hospedeiros animais em distintos cenários ecoepidemiológicos e, eventualmente, provoca a Febre Maculosa em desavisados seres humanos, melhor expressa através de um minigame que relaciona precocidade de diagnóstico à oportunidade de tratamento para um melhor desfecho para a doença. Seguindo uma lógica peculiar aos newsgames, procuramos representar no GDD Pula-Carrapato aspectos reais da ecologia dos carrapatos de uma forma lúdica e oferecer informações a respeito de comportamento de risco e possíveis formas de prevenção através de regras e da mecânica de jogo para que o jovem público alvo possa debater entre si e, talvez, se observar como verdadeiro tomador de decisão, tendo por objetivo a mudança de comportamento frente à prevenção de doenças transmitidas por carrapatos. Inovar na forma de abordar aspectos epidemiológicos relacionados à Febre Maculosa, agregando o aspecto lúdico dos games aos objetivos comunicacionais relacionados ao processo de construção do entendimento de prevenção em saúde, foi desafiador. Ao dispor de regras de jogo baseadas na Ecologia de Comunidades, em que o ciclo de vida de um carrapato pôde ser emulado, acreditamos possibilitar ao jogador uma vivência mais holística da Saúde que o da acepção tradicional da Saúde-Doença. Respondendo à chamada para Recursos Comunicacionais realizada pela Fundação Oswaldo Cruz em 2017, fomos contemplados com o financiamento para desenvolver o jogo completo. Acreditamos estar em consonância com as tecnologias inovadoras em saúde, seja pelo uso de ferramentas comunicacionais digitais seja pela desafiadora abordagem lúdica para prevenção às doenças transmitidas por carrapatos, objetivando melhor diálogo com o público jovem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-17T11:59:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-17T11:59:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODRIGUES, Claudio Manuel; GAZETA, Gilberto Salles; FORTES, Felipe Machado. Projeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38165 |
dc.identifier.isbn.pt_BR.fl_str_mv |
978-85-85740-10-8 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Claudio Manuel; GAZETA, Gilberto Salles; FORTES, Felipe Machado. Projeto Pula-Carrapato: o jogo digital como forma de diálogo para a prevenção em saúde de um público infantojuvenil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p. 978-85-85740-10-8 |
url |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRASCO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
collection |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38165/1/license.txt https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38165/2/Claudio_Manuel_Rodrigues.pdf https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38165/3/Claudio_Manuel_Rodrigues.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 802ae35d3e9b03eae22e02bd3f2cdbb0 e1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.arca@fiocruz.br |
_version_ |
1813009040038428672 |