Construção de tecnologias participativas no Programa Saúde na Escola 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espírito Santo, Kátia Soraia do
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Maciel, Michele Raquel Ferreira, Silva, Solange da
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52328
Resumo: Este trabalho apresenta informações relacionadas à implementação do Programa Saúde na Escola (PSE) na Unidade Básica de Saúde 3 (UBS 3 - Equipe Rosa) e no Centro de Ensino Fundamental 4 (CEF 4) da região administrativa da Ceilândia. Apesar de instituído desde 2007, o PSE ainda não obteve um grande avanço, principalmente quando o tema em questão é a intersetorialidade. A intersetorialidade ainda se encontra em construção, representando um grande obstáculo para a efetivação do PSE. A falta de conexão e diálogo entre os setores estabelece uma grande dificuldade para a implementação do PSE, além disso a comunidade escolar e a realidade cultural e social do território são, na maioria das vezes, excluídas de seus papéis decisórios e participativos. A construção de um grupo de trabalho intersetorial local para o estabelecimento de dialógo, percepção das necessidades, das dificuldades e das realidades, bem como a realização de pactuações são essenciais para a implementação do PSE. Em 2017, a Portaria Interministerial nº 1055 surgiu com a proposta de simplificar e fortalecer o PSE por meio de reestruturação do programa. Porém na prática foi observado que, apesar da adesão e pactuação de ações entre a UBS 3 e o CEF 4, poucos conheciam o Programa Saúde na Escola na forma como foi instituído em 2007, bem como as alterações advindas com a nova portaria. Parte desta lacuna talvez se deva a ausência por um longo período de um Grupo de trabalho Intersetorial Regional, pois na região da Ceilândia este grupo foi instituído há pouco tempo. Diante da realidade de nosso recorte de trabalho e de revisões de literatura que sustentaram nossos questionamentos, construiu-se como proposta um projeto de intervenção, elaborando uma tecnologia social construída e pactuada objetivando o fortalecimento e a implementação do PSE à nível local. Desse modo, legitima-se a relevância da formação de Grupos de Trabalho Intersetoriais Locais para a efetiva implementação do PSE de forma contextualizada e participativa.
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Apesar de instituído desde 2007, o PSE ainda não obteve um grande avanço, principalmente quando o tema em questão é a intersetorialidade. A intersetorialidade ainda se encontra em construção, representando um grande obstáculo para a efetivação do PSE. A falta de conexão e diálogo entre os setores estabelece uma grande dificuldade para a implementação do PSE, além disso a comunidade escolar e a realidade cultural e social do território são, na maioria das vezes, excluídas de seus papéis decisórios e participativos. A construção de um grupo de trabalho intersetorial local para o estabelecimento de dialógo, percepção das necessidades, das dificuldades e das realidades, bem como a realização de pactuações são essenciais para a implementação do PSE. Em 2017, a Portaria Interministerial nº 1055 surgiu com a proposta de simplificar e fortalecer o PSE por meio de reestruturação do programa. Porém na prática foi observado que, apesar da adesão e pactuação de ações entre a UBS 3 e o CEF 4, poucos conheciam o Programa Saúde na Escola na forma como foi instituído em 2007, bem como as alterações advindas com a nova portaria. Parte desta lacuna talvez se deva a ausência por um longo período de um Grupo de trabalho Intersetorial Regional, pois na região da Ceilândia este grupo foi instituído há pouco tempo. Diante da realidade de nosso recorte de trabalho e de revisões de literatura que sustentaram nossos questionamentos, construiu-se como proposta um projeto de intervenção, elaborando uma tecnologia social construída e pactuada objetivando o fortalecimento e a implementação do PSE à nível local. Desse modo, legitima-se a relevância da formação de Grupos de Trabalho Intersetoriais Locais para a efetiva implementação do PSE de forma contextualizada e participativa.The purpose of this final paper is to present information related to the implementation of the Health at School Program (PSE) in the Unidade Básica de Saúde 3 (UBS 3 – Pink Team) and in the Centro de Ensino Fundamental 4 (CEF 4) of the administrative region of Ceilândia. Even though, the PSE has been created since 2007, it has not achived much improvement, specially when it comes to intersectoriality. The intersectoriality is still under development, creating an obstacle to the implementation of the PSE. The lack of connection and dialogue between the sectors, creates a great difficulty for the implementation of the PSE, besides that the school community and the cultural and social environment are, in most cases, excluded from decision making and participative roles. The establishment of a local intersectorial working group for the construction of a dialogue, perception of the needs and dificulties and realities, along with agreements are essencial for the implementation of the PSE. In 2017, decree nº 1055 was created as a proposal to simplify and strengthen the PSE by restructuring the program. However, in reality it was observed that, despite the adhesion and agreements of actions between UBS 3 and CEF 4, few knew the Health at School Program as established in 2007, nor the alterations brought by the new decree. Perhaps, part of this gap is due to the long absence of a regional intersectorial working group, since in the region of Ceilândia this group has only been created recently. Inside the scope of this final paper and the literature reviews that suports our questionings, an intervention project proposal was developed, stablished to build a social technology aimed to strengthen and implement the PSE locally. In this way, the relevance of the establishment of a Local intersectoral working group is noted as essencial for the effective implementation of the PSE.Fundação Oswaldo CruzFundação Oswaldo Cruz. Escola Fiocruz de Governo. Brasília, DF, Brasil.porPrograma Saúde na EscolaIntersetorialidadeHealth at school programIntersectorialityEducação em SaúdeColaboração IntersetorialServiços de Saúde EscolarConstrução de tecnologias participativas no Programa Saúde na Escola 2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-03-29Escola Fiocruz de GovernoFundação Oswaldo CruzBrasília/DFPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83074https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/52328/1/license.txtd3e717dbb24bfc607ede047f44d29a0eMD51ORIGINALkatia_santo_fiodf_espec_2018.pdfkatia_santo_fiodf_espec_2018.pdfTCCapplication/pdf1546468https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/52328/2/katia_santo_fiodf_espec_2018.pdfe7c17f8033e426d1d3d53fb33b217797MD52Termos_katia Santo_Michele Maciel_Solange 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