Discursos sobre humanização: profissionais e usuários em uma instituição complexa de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Laura Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Artmann, Elizabeth
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38514
Resumo: A Política de Humanização reafirma a necessidade de se investir na qualidade do cuidado. As ações de caráter participativo e humanizado preconizadas pela PNH já se encontravam em diversos serviços antes de sua criação. Foram analisados os discursos de profissionais e usuários buscando captar sua compreensão sobre humanização e suas práticas, independentemente de seu conhecimento formal da PNH. Discutir a humanização a partir dos discursos de profissionais de saúde e usuários de dois laboratórios de uma instituição complexa que envolve pesquisa, ensino e assistência, e que é referência na formação de RH qualificado para o SUS. Foram entrevistados 16 profissionais e 44 usuários, no período de setembro à outubro/2013. As entrevistas foram analisadas pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo e discutidas com base na Teoria da Ação Comunicativa de Habermas e autores reconhecidos da saúde coletiva. Realizou-se ainda a observação participante em Oficinas de trabalho da Démarche Stratégique que ocorreram nestes laboratórios, cujos dados das discussões foram utilizados na análise, de forma complementar. Para este estudo selecionamos duas questões do roteiro de entrevistas: 1-‘O que o senhor(a) entende por humanização?’, respondida por profissionais e 2- ‘Para o senhor(a) o que é ser bem atendido?’, dirigida à usuários. Os achados apontam para a importância do conjunto de tecnologias duras, leve-duras e leves para a prática humanizada. Foi ressaltada, além de boa relação profissionais-usuários, a resolutividade que depende de equipamentos e boa infraestrutura.O papel de articulação da ação comunicativa foi destacado, tanto para a formação de redes entre os profissionais, como na relação entre profissionais e pacientes. O fato de a instituição realizar pesquisa foi considerado pelos profissionais e usuários como fator que eleva a qualidade da assistência e contribui para a humanização. Usuários enfatizaram a importância da resolutividade para um atendimento humanizado e consideraram-se bem atendidos. Os usuários consideraram o atendimento prestado humanizado, e o diferenciaram de outros serviços da rede SUS e de serviços particulares e por plano de saúde, destacando sua superioridade.Os profissionais apontaram a importância do trabalho em equipe e os limites do trabalho em saúdena instituição, observando a necessidade de uma abordagem intersetorial e de maior inserção na rede de atenção, considerados desafios do SUS como um todo.
id CRUZ_1da776223de58da7f4ad4eda80321815
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/38514
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Ferreira, Laura RibeiroArtmann, Elizabeth2019-12-17T12:01:03Z2019-12-17T12:01:03Z2018FERREIRA, Laura Ribeiro; ARTMANN, Elizabeth. Discursos sobre humanização: profissionais e usuários em uma instituição complexa de saúde. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p.978-85-85740-10-8https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38514A Política de Humanização reafirma a necessidade de se investir na qualidade do cuidado. As ações de caráter participativo e humanizado preconizadas pela PNH já se encontravam em diversos serviços antes de sua criação. Foram analisados os discursos de profissionais e usuários buscando captar sua compreensão sobre humanização e suas práticas, independentemente de seu conhecimento formal da PNH. Discutir a humanização a partir dos discursos de profissionais de saúde e usuários de dois laboratórios de uma instituição complexa que envolve pesquisa, ensino e assistência, e que é referência na formação de RH qualificado para o SUS. Foram entrevistados 16 profissionais e 44 usuários, no período de setembro à outubro/2013. As entrevistas foram analisadas pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo e discutidas com base na Teoria da Ação Comunicativa de Habermas e autores reconhecidos da saúde coletiva. Realizou-se ainda a observação participante em Oficinas de trabalho da Démarche Stratégique que ocorreram nestes laboratórios, cujos dados das discussões foram utilizados na análise, de forma complementar. Para este estudo selecionamos duas questões do roteiro de entrevistas: 1-‘O que o senhor(a) entende por humanização?’, respondida por profissionais e 2- ‘Para o senhor(a) o que é ser bem atendido?’, dirigida à usuários. Os achados apontam para a importância do conjunto de tecnologias duras, leve-duras e leves para a prática humanizada. Foi ressaltada, além de boa relação profissionais-usuários, a resolutividade que depende de equipamentos e boa infraestrutura.O papel de articulação da ação comunicativa foi destacado, tanto para a formação de redes entre os profissionais, como na relação entre profissionais e pacientes. O fato de a instituição realizar pesquisa foi considerado pelos profissionais e usuários como fator que eleva a qualidade da assistência e contribui para a humanização. Usuários enfatizaram a importância da resolutividade para um atendimento humanizado e consideraram-se bem atendidos. Os usuários consideraram o atendimento prestado humanizado, e o diferenciaram de outros serviços da rede SUS e de serviços particulares e por plano de saúde, destacando sua superioridade.Os profissionais apontaram a importância do trabalho em equipe e os limites do trabalho em saúdena instituição, observando a necessidade de uma abordagem intersetorial e de maior inserção na rede de atenção, considerados desafios do SUS como um todo.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porABRASCOPolítica de HumanizaçãoDiscursosProfissionais de saúdeSistema Único de SaúdeDiscursos sobre humanização: profissionais e usuários em uma instituição complexa de saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2018Rio de Janeiro/RJ12° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva: fortalecer o SUS, os direitos e a democraciaCongressoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38514/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINALLaura_Ribeiro_Ferreira.pdfapplication/pdf1059121https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38514/2/Laura_Ribeiro_Ferreira.pdf458d4ac58e8077d1d5d1b821cac39925MD52TEXTLaura_Ribeiro_Ferreira.pdf.txtLaura_Ribeiro_Ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain2https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38514/3/Laura_Ribeiro_Ferreira.pdf.txte1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9MD53icict/385142023-01-17 10:25:32.746oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-01-17T13:25:32Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Discursos sobre humanização: profissionais e usuários em uma instituição complexa de saúde
title Discursos sobre humanização: profissionais e usuários em uma instituição complexa de saúde
spellingShingle Discursos sobre humanização: profissionais e usuários em uma instituição complexa de saúde
Ferreira, Laura Ribeiro
Política de Humanização
Discursos
Profissionais de saúde
Sistema Único de Saúde
title_short Discursos sobre humanização: profissionais e usuários em uma instituição complexa de saúde
title_full Discursos sobre humanização: profissionais e usuários em uma instituição complexa de saúde
title_fullStr Discursos sobre humanização: profissionais e usuários em uma instituição complexa de saúde
title_full_unstemmed Discursos sobre humanização: profissionais e usuários em uma instituição complexa de saúde
title_sort Discursos sobre humanização: profissionais e usuários em uma instituição complexa de saúde
author Ferreira, Laura Ribeiro
author_facet Ferreira, Laura Ribeiro
Artmann, Elizabeth
author_role author
author2 Artmann, Elizabeth
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Laura Ribeiro
Artmann, Elizabeth
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Política de Humanização
Discursos
Profissionais de saúde
Sistema Único de Saúde
topic Política de Humanização
Discursos
Profissionais de saúde
Sistema Único de Saúde
description A Política de Humanização reafirma a necessidade de se investir na qualidade do cuidado. As ações de caráter participativo e humanizado preconizadas pela PNH já se encontravam em diversos serviços antes de sua criação. Foram analisados os discursos de profissionais e usuários buscando captar sua compreensão sobre humanização e suas práticas, independentemente de seu conhecimento formal da PNH. Discutir a humanização a partir dos discursos de profissionais de saúde e usuários de dois laboratórios de uma instituição complexa que envolve pesquisa, ensino e assistência, e que é referência na formação de RH qualificado para o SUS. Foram entrevistados 16 profissionais e 44 usuários, no período de setembro à outubro/2013. As entrevistas foram analisadas pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo e discutidas com base na Teoria da Ação Comunicativa de Habermas e autores reconhecidos da saúde coletiva. Realizou-se ainda a observação participante em Oficinas de trabalho da Démarche Stratégique que ocorreram nestes laboratórios, cujos dados das discussões foram utilizados na análise, de forma complementar. Para este estudo selecionamos duas questões do roteiro de entrevistas: 1-‘O que o senhor(a) entende por humanização?’, respondida por profissionais e 2- ‘Para o senhor(a) o que é ser bem atendido?’, dirigida à usuários. Os achados apontam para a importância do conjunto de tecnologias duras, leve-duras e leves para a prática humanizada. Foi ressaltada, além de boa relação profissionais-usuários, a resolutividade que depende de equipamentos e boa infraestrutura.O papel de articulação da ação comunicativa foi destacado, tanto para a formação de redes entre os profissionais, como na relação entre profissionais e pacientes. O fato de a instituição realizar pesquisa foi considerado pelos profissionais e usuários como fator que eleva a qualidade da assistência e contribui para a humanização. Usuários enfatizaram a importância da resolutividade para um atendimento humanizado e consideraram-se bem atendidos. Os usuários consideraram o atendimento prestado humanizado, e o diferenciaram de outros serviços da rede SUS e de serviços particulares e por plano de saúde, destacando sua superioridade.Os profissionais apontaram a importância do trabalho em equipe e os limites do trabalho em saúdena instituição, observando a necessidade de uma abordagem intersetorial e de maior inserção na rede de atenção, considerados desafios do SUS como um todo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-17T12:01:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-17T12:01:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Laura Ribeiro; ARTMANN, Elizabeth. Discursos sobre humanização: profissionais e usuários em uma instituição complexa de saúde. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38514
dc.identifier.isbn.pt_BR.fl_str_mv 978-85-85740-10-8
identifier_str_mv FERREIRA, Laura Ribeiro; ARTMANN, Elizabeth. Discursos sobre humanização: profissionais e usuários em uma instituição complexa de saúde. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p.
978-85-85740-10-8
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38514/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38514/2/Laura_Ribeiro_Ferreira.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38514/3/Laura_Ribeiro_Ferreira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
458d4ac58e8077d1d5d1b821cac39925
e1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798324784645275648