As ações do Agente de Combate às Endemias (ACE) na educação em saúde em escolas: entre o invisível e o possível
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52721 |
Resumo: | O trabalho apresenta um panorama a respeito da categoria profissional dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e sua atuação dentro das unidades de saúde do município do Rio de Janeiro em especial nas áreas programáticas que compõe a Coordenadoria Geral de Atenção Primária (CAP) 3.3. A pesquisa relaciona a invisibilidade deste profissional dentro da estrutura de saúde e aborda o tema dialogando com autores que já pesquisaram a categoria e constataram que há poucos estudos que se relacionam a essa categoria profissional. Enunciamos esse profissional com grande centralidade para os serviços de saúde, demonstrando sua essencialidade dentro do SUS como promotor de educação em saúde. A partir de um olhar para o Programa Saúde na Escola, apresentamos esse profissional como um possível protagonista, que leva toda sua formação e experiência em saúde ambiental para a construção de uma educação em saúde para as crianças e jovens da comunidade. Trabalhamos os conceitos ampliados de educação ambiental, entendida a partir de uma base territorial para a construção da Promoção da Saúde de forma intersetorializada. Destacamos a importância do trabalho e da experiência desse profissional ACE nas ações educacionais que envolvem saúde, território e meio ambiente. Discutimos a Educação em Saúde ao longo do tempo, assim como a história da categoria profissional do ACE e sua profissionalização. Dialogamos sobre a importância da qualificação do ACE dentro do município do Rio de Janeiro para ampliação do olhar desse profissional para uma Educação em Saúde como estratégia de diminuição de agravos à saúde, com um processo de profissionalização que lhe capacite para uma atuação ampliada. A a pesquisa trata da possibilidade desse profissional compor de forma institucional o Programa de Saúde na Escola (PSE) apontando dentro de suas atribuições legais, possíveis caminhos para construção de estratégias e ações de Educação em Saúde. Demonstramos que no exercício de sua função esse profissional já atua em acordo com o PSE desenvolvendo atividades que corroboram para esse programa dentro do município do Rio de Janeiro. |
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A pesquisa relaciona a invisibilidade deste profissional dentro da estrutura de saúde e aborda o tema dialogando com autores que já pesquisaram a categoria e constataram que há poucos estudos que se relacionam a essa categoria profissional. Enunciamos esse profissional com grande centralidade para os serviços de saúde, demonstrando sua essencialidade dentro do SUS como promotor de educação em saúde. A partir de um olhar para o Programa Saúde na Escola, apresentamos esse profissional como um possível protagonista, que leva toda sua formação e experiência em saúde ambiental para a construção de uma educação em saúde para as crianças e jovens da comunidade. Trabalhamos os conceitos ampliados de educação ambiental, entendida a partir de uma base territorial para a construção da Promoção da Saúde de forma intersetorializada. Destacamos a importância do trabalho e da experiência desse profissional ACE nas ações educacionais que envolvem saúde, território e meio ambiente. Discutimos a Educação em Saúde ao longo do tempo, assim como a história da categoria profissional do ACE e sua profissionalização. Dialogamos sobre a importância da qualificação do ACE dentro do município do Rio de Janeiro para ampliação do olhar desse profissional para uma Educação em Saúde como estratégia de diminuição de agravos à saúde, com um processo de profissionalização que lhe capacite para uma atuação ampliada. A a pesquisa trata da possibilidade desse profissional compor de forma institucional o Programa de Saúde na Escola (PSE) apontando dentro de suas atribuições legais, possíveis caminhos para construção de estratégias e ações de Educação em Saúde. Demonstramos que no exercício de sua função esse profissional já atua em acordo com o PSE desenvolvendo atividades que corroboram para esse programa dentro do município do Rio de Janeiro.The work presents an overview of the professional category of Agents for Combating Endemic Diseases and their performance within the health units of the city of Rio de Janeiro, especially in the program areas that make up the General Coordination of Primary Care (CAP) 3.3. The research relates the invisibility of this professional within the health structure and addresses the topic by dialoguing authors who have already researched the category and found that there are few studies that relate this professional category. We present this professional as a central figure in academic research, demonstrating his essentiality within the SUS as a promoter of health and education. From a look at the Health at School Program, we will seek to present this professional as a possible protagonist, who bring all their training and experience in environmental health to the construction of education for children and young people in the community. We work on the expanded concepts of environmental education and territory for the construction of health promotion in an intersectorial way, composing an integrated management that reaches the perspective of environmental health in the territory, which is one of the principles of Brazilian management in health that converged in the environmental health policy. Throughout the text, we will highlight how it is possible to use the labor and experience of this ACE professional in educational actions that involve health, territory and the environment, as we point out the potential of the work developed by these agents. Throughout this work, we seek to understand the discussion on health and education throughout history, as well as the history of the emergence of the ACE function and later its professionalization. Health as a democratic act, its various transformations over the decades and the vision of some authors on the adjectives that education has acquired over the years. For this, the work brings within the historical context the themes of health and education and its path within the various policies of both health and education where they relate and diverge. We present some health policies, the process of training the ACE professional in the city of Rio and raise questions for the reader to reflect on about their performance.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, BrasilporEPSJVPSE e o ACETerritório e Educação Ambiental em SaúdeAgente de Combate às Endemias e as Ações EducativasPSE and ACETerritory and Environmental Education in HealthAgent for Combating Endemic Diseases and Educational ActionsAgentes de Combate às EndemiasEducação em Saúde AmbientalServiços de Saúde EscolarAs ações do Agente de Combate às Endemias (ACE) na educação em saúde em escolas: entre o invisível e o possívelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2021-11-10Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em SaúdeFundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim VenâncioMestrado ProfissionalRio de Janeiro, RJPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83098https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/52721/1/license.txt7091c5074599b7bf15a549fef5812113MD51ORIGINALFlora_Silva_EPSJV_Mestrado_2021.pdfFlora_Silva_EPSJV_Mestrado_2021.pdfapplication/pdf1695368https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/52721/2/Flora_Silva_EPSJV_Mestrado_2021.pdf3cabea9074e148fe3fd9669c664863f7MD52icict/527212022-05-17 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O trabalho apresenta um panorama a respeito da categoria profissional dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e sua atuação dentro das unidades de saúde do município do Rio de Janeiro em especial nas áreas programáticas que compõe a Coordenadoria Geral de Atenção Primária (CAP) 3.3. A pesquisa relaciona a invisibilidade deste profissional dentro da estrutura de saúde e aborda o tema dialogando com autores que já pesquisaram a categoria e constataram que há poucos estudos que se relacionam a essa categoria profissional. Enunciamos esse profissional com grande centralidade para os serviços de saúde, demonstrando sua essencialidade dentro do SUS como promotor de educação em saúde. A partir de um olhar para o Programa Saúde na Escola, apresentamos esse profissional como um possível protagonista, que leva toda sua formação e experiência em saúde ambiental para a construção de uma educação em saúde para as crianças e jovens da comunidade. Trabalhamos os conceitos ampliados de educação ambiental, entendida a partir de uma base territorial para a construção da Promoção da Saúde de forma intersetorializada. Destacamos a importância do trabalho e da experiência desse profissional ACE nas ações educacionais que envolvem saúde, território e meio ambiente. Discutimos a Educação em Saúde ao longo do tempo, assim como a história da categoria profissional do ACE e sua profissionalização. Dialogamos sobre a importância da qualificação do ACE dentro do município do Rio de Janeiro para ampliação do olhar desse profissional para uma Educação em Saúde como estratégia de diminuição de agravos à saúde, com um processo de profissionalização que lhe capacite para uma atuação ampliada. A a pesquisa trata da possibilidade desse profissional compor de forma institucional o Programa de Saúde na Escola (PSE) apontando dentro de suas atribuições legais, possíveis caminhos para construção de estratégias e ações de Educação em Saúde. Demonstramos que no exercício de sua função esse profissional já atua em acordo com o PSE desenvolvendo atividades que corroboram para esse programa dentro do município do Rio de Janeiro. |
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