Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Giselle Campozana
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Souza, Wayner Vieira de, Luna, Carlos Feitosa, Szwarcwald, Celia Landmann, Souza Júnior, Paulo Roberto Borges de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/31246
Resumo: Pesquisar a satisfação dos usuários é tarefa fundamental para a gestão. Com o Projeto de Fortalecimento da Capacidade Avaliativa do Estado, a Secretaria de Saúde de Pernambuco identificou como demanda avaliar o desempenho do sistema de saúde no estado. O objetivo deste artigo é conhecer fatores associados à satisfação dos usuários do sistema de saúde pernambucano. Realizou-se estudo avaliativo a partir dos resultados obtidos num inquérito populacional com dados coletados em 2005 no estado de Pernambuco. A análise foi executada com emprego de métodos multivariados tendo a satisfação como variável dependente. Os principais aspectos analisados foram: qualidade dos profissionais, qualidade dos serviços de saúde e a resolutividade do sistema. As análises revelaram que o tempo de espera até o atendimento e a disponibilidade de medicamentos foram os fatores que geraram menores percentuais de satisfação dos usuários, o que leva a refletir se o acesso está de fato relacionado à oferta de serviços adequados às necessidades da população ou não e à política de assistência farmacêutica no estado. Concluindo, obteve-se um panorama mais completo sobre a forma como o sistema de saúde pernambucano tem respondido às expectativas de sua população na ótica dos usuários.
id CRUZ_20dde36e0780f2b9b21d9cd70a475874
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/31246
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Gouveia, Giselle CampozanaSouza, Wayner Vieira deLuna, Carlos FeitosaSzwarcwald, Celia LandmannSouza Júnior, Paulo Roberto Borges de2019-01-23T13:28:01Z2019-01-23T13:28:01Z2011GOUVEIA, Giselle Campozana et al. Health care user satisfaction in Pernambuco State, Brazil, 2005. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 3, p. 1849–1861, mar. 2011.1678-4561https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3124610.1590/S1413-81232011000300020Pesquisar a satisfação dos usuários é tarefa fundamental para a gestão. Com o Projeto de Fortalecimento da Capacidade Avaliativa do Estado, a Secretaria de Saúde de Pernambuco identificou como demanda avaliar o desempenho do sistema de saúde no estado. O objetivo deste artigo é conhecer fatores associados à satisfação dos usuários do sistema de saúde pernambucano. Realizou-se estudo avaliativo a partir dos resultados obtidos num inquérito populacional com dados coletados em 2005 no estado de Pernambuco. A análise foi executada com emprego de métodos multivariados tendo a satisfação como variável dependente. Os principais aspectos analisados foram: qualidade dos profissionais, qualidade dos serviços de saúde e a resolutividade do sistema. As análises revelaram que o tempo de espera até o atendimento e a disponibilidade de medicamentos foram os fatores que geraram menores percentuais de satisfação dos usuários, o que leva a refletir se o acesso está de fato relacionado à oferta de serviços adequados às necessidades da população ou não e à política de assistência farmacêutica no estado. Concluindo, obteve-se um panorama mais completo sobre a forma como o sistema de saúde pernambucano tem respondido às expectativas de sua população na ótica dos usuários.Researching the users' satisfaction is a key task for management. With the Project for Strengthening the Evaluation Capacity of the State, the Pernambuco Health Secretariat has defined to evaluate the health system performance as priority. The current study aimed to know the factors associated with the users' satisfaction of the Pernambuco health system. It was an evaluative study based on the results obtained in a population survey carried out on 2005 in Pernambuco. The data analysis considered the use of multivariate methods and the satisfaction as dependent variable. The main analyzed aspects were the professionals quality, the health services quality and the health system resolubility. The analysis has revealed that the waiting time for health care and the availability of medicines were the factors with the lowest percentage of users' satisfaction, what generate reflections about if the access has been actually related to the offering of health services, adequate or not to the people demands and the pharmaceutical assistance policy in the state. In conclusion, it was possible to obtain a more complete overview about how the health system of Pernambuco has attended the people expectations by the users perspectives.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porSatisfaçãoSistema de saúdeAnálise fatorialAvaliaçãoSatisfactionHealth systemFactorial analysisEvaluationAdolescenteAdultoBrasilEstudos TransversaisPrestação de Cuidados de Saúde / normasFêmeaHumanosMasculinoSatisfação do PacienteAdulto jovemSatisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005Health care user satisfaction in Pernambuco State, Brazil, 2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83094https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/31246/1/license.txtee3692f7b0b97d5638099ab94397d05fMD51ORIGINALSatisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005.pdfSatisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005.pdfapplication/pdf216804https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/31246/2/Satisfa%c3%a7%c3%a3o%20dos%20usu%c3%a1rios%20com%20a%20assist%c3%aancia%20de%20sa%c3%bade%20no%20estado%20de%20Pernambuco%2c%20Brasil%2c%202005.pdf1739efb3b7bf284b9d28542b92532260MD52TEXTSatisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005.pdf.txtSatisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005.pdf.txtExtracted texttext/plain53665https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/31246/3/Satisfa%c3%a7%c3%a3o%20dos%20usu%c3%a1rios%20com%20a%20assist%c3%aancia%20de%20sa%c3%bade%20no%20estado%20de%20Pernambuco%2c%20Brasil%2c%202005.pdf.txtb8edc5c9bad0eb7d67a7d598af409746MD53icict/312462022-03-21 10:19:22.266oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352022-03-21T13:19:22Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Health care user satisfaction in Pernambuco State, Brazil, 2005
title Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005
spellingShingle Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005
Gouveia, Giselle Campozana
Satisfação
Sistema de saúde
Análise fatorial
Avaliação
Satisfaction
Health system
Factorial analysis
Evaluation
Adolescente
Adulto
Brasil
Estudos Transversais
Prestação de Cuidados de Saúde / normas
Fêmea
Humanos
Masculino
Satisfação do Paciente
Adulto jovem
title_short Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005
title_full Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005
title_fullStr Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005
title_full_unstemmed Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005
title_sort Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005
author Gouveia, Giselle Campozana
author_facet Gouveia, Giselle Campozana
Souza, Wayner Vieira de
Luna, Carlos Feitosa
Szwarcwald, Celia Landmann
Souza Júnior, Paulo Roberto Borges de
author_role author
author2 Souza, Wayner Vieira de
Luna, Carlos Feitosa
Szwarcwald, Celia Landmann
Souza Júnior, Paulo Roberto Borges de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Giselle Campozana
Souza, Wayner Vieira de
Luna, Carlos Feitosa
Szwarcwald, Celia Landmann
Souza Júnior, Paulo Roberto Borges de
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Satisfação
Sistema de saúde
Análise fatorial
Avaliação
topic Satisfação
Sistema de saúde
Análise fatorial
Avaliação
Satisfaction
Health system
Factorial analysis
Evaluation
Adolescente
Adulto
Brasil
Estudos Transversais
Prestação de Cuidados de Saúde / normas
Fêmea
Humanos
Masculino
Satisfação do Paciente
Adulto jovem
dc.subject.en.pt_BR.fl_str_mv Satisfaction
Health system
Factorial analysis
Evaluation
dc.subject.decs.pt_BR.fl_str_mv Adolescente
Adulto
Brasil
Estudos Transversais
Prestação de Cuidados de Saúde / normas
Fêmea
Humanos
Masculino
Satisfação do Paciente
Adulto jovem
description Pesquisar a satisfação dos usuários é tarefa fundamental para a gestão. Com o Projeto de Fortalecimento da Capacidade Avaliativa do Estado, a Secretaria de Saúde de Pernambuco identificou como demanda avaliar o desempenho do sistema de saúde no estado. O objetivo deste artigo é conhecer fatores associados à satisfação dos usuários do sistema de saúde pernambucano. Realizou-se estudo avaliativo a partir dos resultados obtidos num inquérito populacional com dados coletados em 2005 no estado de Pernambuco. A análise foi executada com emprego de métodos multivariados tendo a satisfação como variável dependente. Os principais aspectos analisados foram: qualidade dos profissionais, qualidade dos serviços de saúde e a resolutividade do sistema. As análises revelaram que o tempo de espera até o atendimento e a disponibilidade de medicamentos foram os fatores que geraram menores percentuais de satisfação dos usuários, o que leva a refletir se o acesso está de fato relacionado à oferta de serviços adequados às necessidades da população ou não e à política de assistência farmacêutica no estado. Concluindo, obteve-se um panorama mais completo sobre a forma como o sistema de saúde pernambucano tem respondido às expectativas de sua população na ótica dos usuários.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-23T13:28:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-23T13:28:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOUVEIA, Giselle Campozana et al. Health care user satisfaction in Pernambuco State, Brazil, 2005. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 3, p. 1849–1861, mar. 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/31246
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1678-4561
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-81232011000300020
identifier_str_mv GOUVEIA, Giselle Campozana et al. Health care user satisfaction in Pernambuco State, Brazil, 2005. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 3, p. 1849–1861, mar. 2011.
1678-4561
10.1590/S1413-81232011000300020
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/31246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/31246/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/31246/2/Satisfa%c3%a7%c3%a3o%20dos%20usu%c3%a1rios%20com%20a%20assist%c3%aancia%20de%20sa%c3%bade%20no%20estado%20de%20Pernambuco%2c%20Brasil%2c%202005.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/31246/3/Satisfa%c3%a7%c3%a3o%20dos%20usu%c3%a1rios%20com%20a%20assist%c3%aancia%20de%20sa%c3%bade%20no%20estado%20de%20Pernambuco%2c%20Brasil%2c%202005.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ee3692f7b0b97d5638099ab94397d05f
1739efb3b7bf284b9d28542b92532260
b8edc5c9bad0eb7d67a7d598af409746
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798324687557623808