Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4265 |
Resumo: | Pesquisar a satisfação dos usuários é tarefa fundamental para a gestão. Com o Projeto de Fortalecimento da Capacidade Avaliativa do Estado, a Secretaria de Saúde de Pernambuco identificou como demanda avaliar o desempenho do sistema de saúde no estado. O objetivo deste artigo é conhecer fatores associados à satisfação dos usuários do sistema de saúde pernambucano. Realizou-se estudo avaliativo a partir dos resultados obtidos num inquérito populacional com dados coletados em 2005 no estado de Pernambuco. A análise foi executada com emprego de métodos multivariados tendo a satisfação como variável dependente. Os principais aspectos analisados foram: qualidade dos profissionais, qualidade dos serviços de saúde e a resolutividade do sistema. As análises revelaram que o tempo de espera até o atendimento e a disponibilidade de medicamentos foram os fatores que geraram menores percentuais de satisfação dos usuários, o que leva a refletir se o acesso está de fato relacionado à oferta de serviços adequados às necessidades da população ou não e à política de assistência farmacêutica no estado. Concluindo, obteve-se um panorama mais completo sobre a forma como o sistema de saúde pernambucano tem respondido às expectativas de sua população na ótica dos usuários. |
id |
CRUZ_ea7dc3ccbd907e1d642064afbc3dcdd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.arca.fiocruz.br:icict/4265 |
network_acronym_str |
CRUZ |
network_name_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
repository_id_str |
2135 |
spelling |
Gouveia, Giselle CampozanaSouza, Wayner Vieira deLuna, Carlos FeitosaSzwarcwald, Celia LandmannSouza Junior, Paulo Roberto Borges de2012-08-03T17:47:58Z2012-08-03T17:47:58Z2011GOUVEIA, G. C. et al. Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro. v. 16, n. 3, p. 1849-1861, 2011.1413-8123https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/426510.1590/S1413-81232011000300020.Pesquisar a satisfação dos usuários é tarefa fundamental para a gestão. Com o Projeto de Fortalecimento da Capacidade Avaliativa do Estado, a Secretaria de Saúde de Pernambuco identificou como demanda avaliar o desempenho do sistema de saúde no estado. O objetivo deste artigo é conhecer fatores associados à satisfação dos usuários do sistema de saúde pernambucano. Realizou-se estudo avaliativo a partir dos resultados obtidos num inquérito populacional com dados coletados em 2005 no estado de Pernambuco. A análise foi executada com emprego de métodos multivariados tendo a satisfação como variável dependente. Os principais aspectos analisados foram: qualidade dos profissionais, qualidade dos serviços de saúde e a resolutividade do sistema. As análises revelaram que o tempo de espera até o atendimento e a disponibilidade de medicamentos foram os fatores que geraram menores percentuais de satisfação dos usuários, o que leva a refletir se o acesso está de fato relacionado à oferta de serviços adequados às necessidades da população ou não e à política de assistência farmacêutica no estado. Concluindo, obteve-se um panorama mais completo sobre a forma como o sistema de saúde pernambucano tem respondido às expectativas de sua população na ótica dos usuários.Researching the users' satisfaction is a key task for management. With the Project for Strengthening the Evaluation Capacity of the State, the Pernambuco Health Secretariat has defined to evaluate the health system performance as priority. The current study aimed to know the factors associated with the users' satisfaction of the Pernambuco health system. It was an evaluative study based on the results obtained in a population survey carried out on 2005 in Pernambuco. The data analysis considered the use of multivariate methods and the satisfaction as dependent variable. The main analyzed aspects were the professionals quality, the health services quality and the health system resolubility. The analysis has revealed that the waiting time for health care and the availability of medicines were the factors with the lowest percentage of users' satisfaction, what generate reflections about if the access has been actually related to the offering of health services, adequate or not to the people demands and the pharmaceutical assistance policy in the state. In conclusion, it was possible to obtain a more complete overview about how the health system of Pernambuco has attended the people expectations by the users perspectives.Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil / Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil / Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil / Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porAssociação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde ColetivaSatisfaçãoSistema de saúdeAnálise fatorialAvaliaçãoSatisfactionHealth systemFactorial analysisEvaluationSistemas de SaúdeSatisfação dos Consumidores/estatística & dados numéricosAvaliação da Pesquisa em SaúdeAnálise FatorialBrasilSatisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINALHealth_care_user_satisfaction_Pernambuco.pdfHealth_care_user_satisfaction_Pernambuco.pdfapplication/pdf216804https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4265/1/Health_care_user_satisfaction_Pernambuco.pdf1739efb3b7bf284b9d28542b92532260MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81990https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4265/2/license.txtb6ead4607e393dee1190c21ba08397beMD52TEXTHealth_care_user_satisfaction_Pernambuco.pdf.txtHealth_care_user_satisfaction_Pernambuco.pdf.txtExtracted texttext/plain53530https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4265/5/Health_care_user_satisfaction_Pernambuco.pdf.txt41f1dd5b323f2e989be9a40b28d2345cMD55THUMBNAILHealth_care_user_satisfaction_Pernambuco.pdf.jpgHealth_care_user_satisfaction_Pernambuco.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1690https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4265/4/Health_care_user_satisfaction_Pernambuco.pdf.jpg2c2a48ea9f66b10882f99415a3f1a5a5MD54icict/42652019-04-02 15:29:36.93oai:www.arca.fiocruz.br:icict/4265TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBvL2EgU3IuL1NyYS4gKGF1dG9yIG91IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBhdXRvcik6CgpBbyBjb25jb3JkYXIgZSBhY2VpdGFyIGVzdGEgbGljZW7Dp2Egdm9jw6ogKGF1dG9yIG91IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyk6CgphKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8uCgpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGUgYWNlaXRhIGFzIERpcmV0cml6ZXMgcGFyYSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIEZ1bmRhw6fDo28gT3N3YWxkbyBDcnV6IChGSU9DUlVaKS4KCmMpIENvbmNlZGUgw6AgRklPQ1JVWiBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUgYXJxdWl2YXIsIHJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhIHNlZ3VpciksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIGRhIEZJT0NSVVosIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8vYWJzdHJhY3QpIGVtIGZvcm1hdG8gZGlnaXRhbCBvdSBwb3IgcXVhbHF1ZXIgb3V0cm8gbWVpby4KCmQpIERlY2xhcmEgcXVlIGF1dG9yaXphIGEgRklPQ1JVWiBhIGFycXVpdmFyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXN0ZSBkb2N1bWVudG8gZSBjb252ZXJ0w6otbG8sIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gc2V1IGNvbnRlw7pkbywgcGFyYSBxdWFscXVlciBmb3JtYXRvIGRlIGFycXVpdm8sIG1laW8gb3Ugc3Vwb3J0ZSwgcGFyYSBlZmVpdG9zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIHByZXNlcnZhw6fDo28gKGJhY2t1cCkgZSBhY2Vzc28uCgplKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBzdWJtZXRpZG8gw6kgbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwsIGUgcXVlIGRldMOpbSBvIGRpcmVpdG8gZGUgY29uY2VkZXIgYSB0ZXJjZWlyb3Mgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIERlY2xhcmEgdGFtYsOpbSBxdWUgYSBlbnRyZWdhIGRvIGRvY3VtZW50byBuw6NvIGluZnJpbmdlIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KCmYpIERlY2xhcmEgcXVlLCBubyBjYXNvIGRvIGRvY3VtZW50byBzdWJtZXRpZG8gY29udGVyIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIG9idGV2ZSBhIGF1dG9yaXphw6fDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyByZXNwZWN0aXZvIGRldGVudG9yIGRlc3NlcyBkaXJlaXRvcywgcGFyYSBjZWRlciBhIEZJT0NSVVogb3MgZGlyZWl0b3MgcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0YSBMaWNlbsOnYSBlIGF1dG9yaXphciBhIHV0aWxpesOhLWxvcyBsZWdhbG1lbnRlLiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKZykgU0UgTyBET0NVTUVOVE8gRU5UUkVHVUUgw4kgQkFTRUFETyBFTSBUUkFCQUxITyBGSU5BTkNJQURPIE9VIEFQT0lBRE8gUE9SIE9VVFJBIElOU1RJVFVJw4fDg08gUVVFIE7Dg08gQSBGSU9DUlVaLCBERUNMQVJBIFFVRSBDVU1QUklVIFFVQUlTUVVFUiBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUEVMTyBSRVNQRUNUSVZPIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4gQSBGSU9DUlVaIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIG5vbWUocykgZG8ocykgYXV0b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRvIHByZXZpc3RvIG5hIGFsw61uZWEgYykuCg==Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352019-04-02T18:29:36Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005 |
title |
Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005 |
spellingShingle |
Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005 Gouveia, Giselle Campozana Satisfação Sistema de saúde Análise fatorial Avaliação Satisfaction Health system Factorial analysis Evaluation Sistemas de Saúde Satisfação dos Consumidores/estatística & dados numéricos Avaliação da Pesquisa em Saúde Análise Fatorial Brasil |
title_short |
Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005 |
title_full |
Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005 |
title_fullStr |
Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005 |
title_full_unstemmed |
Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005 |
title_sort |
Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005 |
author |
Gouveia, Giselle Campozana |
author_facet |
Gouveia, Giselle Campozana Souza, Wayner Vieira de Luna, Carlos Feitosa Szwarcwald, Celia Landmann Souza Junior, Paulo Roberto Borges de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Wayner Vieira de Luna, Carlos Feitosa Szwarcwald, Celia Landmann Souza Junior, Paulo Roberto Borges de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouveia, Giselle Campozana Souza, Wayner Vieira de Luna, Carlos Feitosa Szwarcwald, Celia Landmann Souza Junior, Paulo Roberto Borges de |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Satisfação Sistema de saúde Análise fatorial Avaliação |
topic |
Satisfação Sistema de saúde Análise fatorial Avaliação Satisfaction Health system Factorial analysis Evaluation Sistemas de Saúde Satisfação dos Consumidores/estatística & dados numéricos Avaliação da Pesquisa em Saúde Análise Fatorial Brasil |
dc.subject.en.en.fl_str_mv |
Satisfaction Health system Factorial analysis Evaluation |
dc.subject.decs.pt_BR.fl_str_mv |
Sistemas de Saúde Satisfação dos Consumidores/estatística & dados numéricos Avaliação da Pesquisa em Saúde Análise Fatorial Brasil |
description |
Pesquisar a satisfação dos usuários é tarefa fundamental para a gestão. Com o Projeto de Fortalecimento da Capacidade Avaliativa do Estado, a Secretaria de Saúde de Pernambuco identificou como demanda avaliar o desempenho do sistema de saúde no estado. O objetivo deste artigo é conhecer fatores associados à satisfação dos usuários do sistema de saúde pernambucano. Realizou-se estudo avaliativo a partir dos resultados obtidos num inquérito populacional com dados coletados em 2005 no estado de Pernambuco. A análise foi executada com emprego de métodos multivariados tendo a satisfação como variável dependente. Os principais aspectos analisados foram: qualidade dos profissionais, qualidade dos serviços de saúde e a resolutividade do sistema. As análises revelaram que o tempo de espera até o atendimento e a disponibilidade de medicamentos foram os fatores que geraram menores percentuais de satisfação dos usuários, o que leva a refletir se o acesso está de fato relacionado à oferta de serviços adequados às necessidades da população ou não e à política de assistência farmacêutica no estado. Concluindo, obteve-se um panorama mais completo sobre a forma como o sistema de saúde pernambucano tem respondido às expectativas de sua população na ótica dos usuários. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-08-03T17:47:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-08-03T17:47:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GOUVEIA, G. C. et al. Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro. v. 16, n. 3, p. 1849-1861, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4265 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1413-8123 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-81232011000300020. |
identifier_str_mv |
GOUVEIA, G. C. et al. Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro. v. 16, n. 3, p. 1849-1861, 2011. 1413-8123 10.1590/S1413-81232011000300020. |
url |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
collection |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4265/1/Health_care_user_satisfaction_Pernambuco.pdf https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4265/2/license.txt https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4265/5/Health_care_user_satisfaction_Pernambuco.pdf.txt https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4265/4/Health_care_user_satisfaction_Pernambuco.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1739efb3b7bf284b9d28542b92532260 b6ead4607e393dee1190c21ba08397be 41f1dd5b323f2e989be9a40b28d2345c 2c2a48ea9f66b10882f99415a3f1a5a5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.arca@fiocruz.br |
_version_ |
1798325012881473536 |