Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Giselle Campozana
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Souza, Wayner Vieira de, Luna, Carlos Feitosa, Szwarcwald, Celia Landmann, Souza Junior, Paulo Roberto Borges de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4265
Resumo: Pesquisar a satisfação dos usuários é tarefa fundamental para a gestão. Com o Projeto de Fortalecimento da Capacidade Avaliativa do Estado, a Secretaria de Saúde de Pernambuco identificou como demanda avaliar o desempenho do sistema de saúde no estado. O objetivo deste artigo é conhecer fatores associados à satisfação dos usuários do sistema de saúde pernambucano. Realizou-se estudo avaliativo a partir dos resultados obtidos num inquérito populacional com dados coletados em 2005 no estado de Pernambuco. A análise foi executada com emprego de métodos multivariados tendo a satisfação como variável dependente. Os principais aspectos analisados foram: qualidade dos profissionais, qualidade dos serviços de saúde e a resolutividade do sistema. As análises revelaram que o tempo de espera até o atendimento e a disponibilidade de medicamentos foram os fatores que geraram menores percentuais de satisfação dos usuários, o que leva a refletir se o acesso está de fato relacionado à oferta de serviços adequados às necessidades da população ou não e à política de assistência farmacêutica no estado. Concluindo, obteve-se um panorama mais completo sobre a forma como o sistema de saúde pernambucano tem respondido às expectativas de sua população na ótica dos usuários.
id CRUZ_ea7dc3ccbd907e1d642064afbc3dcdd8
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/4265
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Gouveia, Giselle CampozanaSouza, Wayner Vieira deLuna, Carlos FeitosaSzwarcwald, Celia LandmannSouza Junior, Paulo Roberto Borges de2012-08-03T17:47:58Z2012-08-03T17:47:58Z2011GOUVEIA, G. C. et al. Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro. v. 16, n. 3, p. 1849-1861, 2011.1413-8123https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/426510.1590/S1413-81232011000300020.Pesquisar a satisfação dos usuários é tarefa fundamental para a gestão. Com o Projeto de Fortalecimento da Capacidade Avaliativa do Estado, a Secretaria de Saúde de Pernambuco identificou como demanda avaliar o desempenho do sistema de saúde no estado. O objetivo deste artigo é conhecer fatores associados à satisfação dos usuários do sistema de saúde pernambucano. Realizou-se estudo avaliativo a partir dos resultados obtidos num inquérito populacional com dados coletados em 2005 no estado de Pernambuco. A análise foi executada com emprego de métodos multivariados tendo a satisfação como variável dependente. Os principais aspectos analisados foram: qualidade dos profissionais, qualidade dos serviços de saúde e a resolutividade do sistema. As análises revelaram que o tempo de espera até o atendimento e a disponibilidade de medicamentos foram os fatores que geraram menores percentuais de satisfação dos usuários, o que leva a refletir se o acesso está de fato relacionado à oferta de serviços adequados às necessidades da população ou não e à política de assistência farmacêutica no estado. Concluindo, obteve-se um panorama mais completo sobre a forma como o sistema de saúde pernambucano tem respondido às expectativas de sua população na ótica dos usuários.Researching the users' satisfaction is a key task for management. With the Project for Strengthening the Evaluation Capacity of the State, the Pernambuco Health Secretariat has defined to evaluate the health system performance as priority. The current study aimed to know the factors associated with the users' satisfaction of the Pernambuco health system. It was an evaluative study based on the results obtained in a population survey carried out on 2005 in Pernambuco. The data analysis considered the use of multivariate methods and the satisfaction as dependent variable. The main analyzed aspects were the professionals quality, the health services quality and the health system resolubility. The analysis has revealed that the waiting time for health care and the availability of medicines were the factors with the lowest percentage of users' satisfaction, what generate reflections about if the access has been actually related to the offering of health services, adequate or not to the people demands and the pharmaceutical assistance policy in the state. In conclusion, it was possible to obtain a more complete overview about how the health system of Pernambuco has attended the people expectations by the users perspectives.Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil / Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil / Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil / Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porAssociação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde ColetivaSatisfaçãoSistema de saúdeAnálise fatorialAvaliaçãoSatisfactionHealth systemFactorial analysisEvaluationSistemas de SaúdeSatisfação dos Consumidores/estatística & dados numéricosAvaliação da Pesquisa em SaúdeAnálise FatorialBrasilSatisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINALHealth_care_user_satisfaction_Pernambuco.pdfHealth_care_user_satisfaction_Pernambuco.pdfapplication/pdf216804https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4265/1/Health_care_user_satisfaction_Pernambuco.pdf1739efb3b7bf284b9d28542b92532260MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81990https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4265/2/license.txtb6ead4607e393dee1190c21ba08397beMD52TEXTHealth_care_user_satisfaction_Pernambuco.pdf.txtHealth_care_user_satisfaction_Pernambuco.pdf.txtExtracted texttext/plain53530https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4265/5/Health_care_user_satisfaction_Pernambuco.pdf.txt41f1dd5b323f2e989be9a40b28d2345cMD55THUMBNAILHealth_care_user_satisfaction_Pernambuco.pdf.jpgHealth_care_user_satisfaction_Pernambuco.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1690https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4265/4/Health_care_user_satisfaction_Pernambuco.pdf.jpg2c2a48ea9f66b10882f99415a3f1a5a5MD54icict/42652019-04-02 15:29:36.93oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352019-04-02T18:29:36Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005
title Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005
spellingShingle Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005
Gouveia, Giselle Campozana
Satisfação
Sistema de saúde
Análise fatorial
Avaliação
Satisfaction
Health system
Factorial analysis
Evaluation
Sistemas de Saúde
Satisfação dos Consumidores/estatística & dados numéricos
Avaliação da Pesquisa em Saúde
Análise Fatorial
Brasil
title_short Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005
title_full Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005
title_fullStr Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005
title_full_unstemmed Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005
title_sort Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005
author Gouveia, Giselle Campozana
author_facet Gouveia, Giselle Campozana
Souza, Wayner Vieira de
Luna, Carlos Feitosa
Szwarcwald, Celia Landmann
Souza Junior, Paulo Roberto Borges de
author_role author
author2 Souza, Wayner Vieira de
Luna, Carlos Feitosa
Szwarcwald, Celia Landmann
Souza Junior, Paulo Roberto Borges de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Giselle Campozana
Souza, Wayner Vieira de
Luna, Carlos Feitosa
Szwarcwald, Celia Landmann
Souza Junior, Paulo Roberto Borges de
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Satisfação
Sistema de saúde
Análise fatorial
Avaliação
topic Satisfação
Sistema de saúde
Análise fatorial
Avaliação
Satisfaction
Health system
Factorial analysis
Evaluation
Sistemas de Saúde
Satisfação dos Consumidores/estatística & dados numéricos
Avaliação da Pesquisa em Saúde
Análise Fatorial
Brasil
dc.subject.en.en.fl_str_mv Satisfaction
Health system
Factorial analysis
Evaluation
dc.subject.decs.pt_BR.fl_str_mv Sistemas de Saúde
Satisfação dos Consumidores/estatística & dados numéricos
Avaliação da Pesquisa em Saúde
Análise Fatorial
Brasil
description Pesquisar a satisfação dos usuários é tarefa fundamental para a gestão. Com o Projeto de Fortalecimento da Capacidade Avaliativa do Estado, a Secretaria de Saúde de Pernambuco identificou como demanda avaliar o desempenho do sistema de saúde no estado. O objetivo deste artigo é conhecer fatores associados à satisfação dos usuários do sistema de saúde pernambucano. Realizou-se estudo avaliativo a partir dos resultados obtidos num inquérito populacional com dados coletados em 2005 no estado de Pernambuco. A análise foi executada com emprego de métodos multivariados tendo a satisfação como variável dependente. Os principais aspectos analisados foram: qualidade dos profissionais, qualidade dos serviços de saúde e a resolutividade do sistema. As análises revelaram que o tempo de espera até o atendimento e a disponibilidade de medicamentos foram os fatores que geraram menores percentuais de satisfação dos usuários, o que leva a refletir se o acesso está de fato relacionado à oferta de serviços adequados às necessidades da população ou não e à política de assistência farmacêutica no estado. Concluindo, obteve-se um panorama mais completo sobre a forma como o sistema de saúde pernambucano tem respondido às expectativas de sua população na ótica dos usuários.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-08-03T17:47:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-08-03T17:47:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOUVEIA, G. C. et al. Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro. v. 16, n. 3, p. 1849-1861, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4265
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1413-8123
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-81232011000300020.
identifier_str_mv GOUVEIA, G. C. et al. Satisfação dos usuários com a assistência de saúde no estado de Pernambuco, Brasil, 2005. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro. v. 16, n. 3, p. 1849-1861, 2011.
1413-8123
10.1590/S1413-81232011000300020.
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4265/1/Health_care_user_satisfaction_Pernambuco.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4265/2/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4265/5/Health_care_user_satisfaction_Pernambuco.pdf.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4265/4/Health_care_user_satisfaction_Pernambuco.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1739efb3b7bf284b9d28542b92532260
b6ead4607e393dee1190c21ba08397be
41f1dd5b323f2e989be9a40b28d2345c
2c2a48ea9f66b10882f99415a3f1a5a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798325012881473536