O tutor: atribuições na mediação em EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ariane Fontes dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26954
Resumo: Dentre tantos desenvolvimentos ao longo do século passado é notório o papel das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em praticamente todos os processos de comunicação da humanidade. Com isso, a Educação a Distância (EaD) recebeu um novo impulso fazendo surgir, por meio da Internet, formas alternativas de elaboração e de disseminação do conhecimento. A EaD, com o implemento das TIC, vai incrementando possibilidades quase inesgotáveis para a aprendizagem. Neste novo cenário, os processos de trabalho tradicionais do professor, aluno e escola precisam ser mais bem compreendidos e investigados para fazer frente às mudanças que se impõem. Essa modalidade de ensino, por meio da Internet redefine substancialmente o papel do professor, que agora assume posição diferenciada daquela conhecida comumente, passando a denominar docente/tutor. Como elemento central no processo ensino/aprendizagem, o docente/tutor precisa ter sua função, sua prática, seu papel questionado, compreendido e estudado. O presente estudo tem como objetivo geral analisar a atual política de EaD e suas implicações na atuação do docente/tutor, refletir sobre o trabalho de tutor, investigar as propostas desenvolvidas na educação à distância; analisando os processos de inclusão de docentes/tutores nos programa de capacitação; e promovendo reflexão crítica sobre a educação à distância como modalidade para formação profissional. A análise deste estudo permitiu inferir sobre a discussão da formação e capacitação do docente/tutor para atuar em EaD, considerando que a existência das TIC não promoverá novas formas de ensino, mas seu uso adequado e estratégico pode vir a ser um facilitador deste processo. Inferindo então, que a pauta de fundo desta discussão passa pela valorização docente na luta pela melhoria das condições de trabalho e de sua remuneração. A própria situação salarial destes trabalhadores coloca a profissão e os seus profissionais em verdadeira crise, o que abrange sua identidade e sua sobrevivência.
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Neste novo cenário, os processos de trabalho tradicionais do professor, aluno e escola precisam ser mais bem compreendidos e investigados para fazer frente às mudanças que se impõem. Essa modalidade de ensino, por meio da Internet redefine substancialmente o papel do professor, que agora assume posição diferenciada daquela conhecida comumente, passando a denominar docente/tutor. Como elemento central no processo ensino/aprendizagem, o docente/tutor precisa ter sua função, sua prática, seu papel questionado, compreendido e estudado. O presente estudo tem como objetivo geral analisar a atual política de EaD e suas implicações na atuação do docente/tutor, refletir sobre o trabalho de tutor, investigar as propostas desenvolvidas na educação à distância; analisando os processos de inclusão de docentes/tutores nos programa de capacitação; e promovendo reflexão crítica sobre a educação à distância como modalidade para formação profissional. A análise deste estudo permitiu inferir sobre a discussão da formação e capacitação do docente/tutor para atuar em EaD, considerando que a existência das TIC não promoverá novas formas de ensino, mas seu uso adequado e estratégico pode vir a ser um facilitador deste processo. Inferindo então, que a pauta de fundo desta discussão passa pela valorização docente na luta pela melhoria das condições de trabalho e de sua remuneração. A própria situação salarial destes trabalhadores coloca a profissão e os seus profissionais em verdadeira crise, o que abrange sua identidade e sua sobrevivência.Among the many developments over the last century, the role of the new Information and Communication Technologies (ICTs) in virtually all communication processes of humanity is well known. With this, Distance Education (EAD) has been given a new impetus by making use of the Internet to create alternative forms of knowledge elaboration and dissemination. EAD, with the implementation of ICT, is increasing almost inexhaustible possibilities for learning. In this new scenario, the traditional work processes of teacher, student and school need to be better understood and investigated to cope with the changes that are required. This modality of teaching, through the Internet, substantially redefines the role of the teacher, who now takes a different position from that commonly known, becoming a teacher / tutor. As a central element in the teaching / learning process, the teacher / tutor must have its role, its practice, its role questioned, understood and studied. The present study has as general objective to analyze the current policy of EaD and its implications in the work of the teacher / tutor, to reflect on the work of tutor, to investigate the proposals developed in distance education; analyzing the processes of inclusion of teachers / tutors in the training program; and promoting critical reflection on distance education as a modality for professional training. The analysis of this study made it possible to infer about the discussion of the training and qualification of the teacher / tutor to act in EaD, considering that the existence of ICT will not promote new forms of teaching, but its adequate and strategic use can be a facilitator of this process. Inferring then, that the background of this discussion passes for the valorization of teachers in the struggle for the improvement of working conditions and their remuneration. The very salary situation of these workers puts the profession and its professionals in a real crisis, which includes their identity and their survivalFundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, BrasilporEPSJVEducação a DistânciaInternetDocente / TutorDistance EducationInternetTutorEducação a DistânciaMentoresDocentesTecnologia EducacionalTecnologia da InformaçãoWebcastsO tutor: atribuições na mediação em EaDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2017-04-27Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em SaúdeFundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim VenâncioMestrado ProfissionalRio de Janeiro, RJPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINALAriane_Santos_EPSJV_Mestrado_2017.pdfAriane_Santos_EPSJV_Mestrado_2017.pdfapplication/pdf1212054https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/26954/2/Ariane_Santos_EPSJV_Mestrado_2017.pdfdbf32458f8919196def148f0c97634bcMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/26954/3/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD53TEXTAriane_Santos_EPSJV_Mestrado_2017.pdf.txtAriane_Santos_EPSJV_Mestrado_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain201863https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/26954/4/Ariane_Santos_EPSJV_Mestrado_2017.pdf.txt8ce34465ed4a21d73e038c9bf6b47f8fMD54icict/269542018-08-15 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