Avaliação de um curso para formação de tutores a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caroline Soares Souza Sikota
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.108.2021.tde-21062021-103707
Resumo: Apesar do crescimento da EaD, há carência de formação de profissionais para desenvolver atividades de ensino com o apoio das novas tecnologias. Pensando em promover uma experiência positiva de ensino e aprendizado a distância através das ferramentas disponíveis na plataforma Moodle e, considerando a importância do tutor neste processo, foi elaborado um curso para a formação de tutores a distância, utilizando a plataforma Moodle. Esta pesquisa consiste na análise da percepção discente sobre o curso, como uma das vertentes para avaliação do mesmo, quantitativa e qualitativamente, em suas duas ofertas, em 2019 e 2020. Na primeira edição do curso houve 14 (catorze) alunos concluintes e, na segunda edição, houve 08 (oito), totalizando vinte e dois (n=22). Para os dados quantitativos foi utilizado, nas duas edições do curso, um questionário de auto-avaliação e avaliação do curso, composto por cinco dimensões: 1) Autoavaliação; 2) Qualidade da interface; 3) Conteúdo do curso/ material didático/ mídias utilizadas; 4) Avaliação da tutoria; 5) Cumprimento dos objetivos do curso. O mesmo foi respondido pelos participantes no próprio ambiente virtual do curso, através de uma escala intervalar de 1 a 5 do tipo Likert. Para os dados qualitativos foram utilizadas as anotações dos alunos na ferramenta Diário, presente nas duas edições do curso; o campo em aberto do questionário online da 2a. edição e o texto transcrito de um grupo focal realizado com 6 cursistas, após a conclusão da primeira edição. Para análise dos dados qualitativos foi utilizado o software NVIVO®, com o qual foram construídas 9 categorias. A análise quantitativa indicou que a percepção sobre o Curso de Formação de Tutores pelos participantes foi positiva, em todas as dimensões. Os pontos fortes do curso pareceram estar relacionados ao desempenho da tutoria e ao material didático, sendo o tempo destinado à elaboração de tarefas considerado como uma das fragilidades. Pela análise qualitativa, os comentários também foram satisfatórios e mais referências foram feitas quanto ao cumprimento dos objetivos do curso e quanto às dificuldades, críticas e sugestões. Ter participado do curso agregou experiências que se somam à imagem e expectativa que se têm de um professor para a educação a distância. Considerando que o curso se propôs a nortear os participantes em relação ao papel de um tutor na educação a distância, a grande maioria dos participantes considerou-se apta, ao final do curso, para atuar como tutor em cursos a distância, em temas de seu domínio. É preciso mais estudos em relação à EaD e ao papel do tutor, para que tragam reflexões sobre essa temática, tão necessária para garantir a qualidade da EaD e para contribuir com o maior reconhecimento deste profissional.
id USP_01cc9a7965c68cbfffb527b217daed11
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21062021-103707
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Avaliação de um curso para formação de tutores a distância Evaluation of a course for training distance tutors 2021-04-22Simone Rennó JunqueiraLuciana CorrêaRita Maria Lino TarciaCaroline Soares Souza SikotaUniversidade de São PauloMestrado Profissional Formação Inderdisciplinar em SaúdeUSPBR Distance Education Educação a distância Educational Technology Tecnologia Educacional Tutor Tutor Apesar do crescimento da EaD, há carência de formação de profissionais para desenvolver atividades de ensino com o apoio das novas tecnologias. Pensando em promover uma experiência positiva de ensino e aprendizado a distância através das ferramentas disponíveis na plataforma Moodle e, considerando a importância do tutor neste processo, foi elaborado um curso para a formação de tutores a distância, utilizando a plataforma Moodle. Esta pesquisa consiste na análise da percepção discente sobre o curso, como uma das vertentes para avaliação do mesmo, quantitativa e qualitativamente, em suas duas ofertas, em 2019 e 2020. Na primeira edição do curso houve 14 (catorze) alunos concluintes e, na segunda edição, houve 08 (oito), totalizando vinte e dois (n=22). Para os dados quantitativos foi utilizado, nas duas edições do curso, um questionário de auto-avaliação e avaliação do curso, composto por cinco dimensões: 1) Autoavaliação; 2) Qualidade da interface; 3) Conteúdo do curso/ material didático/ mídias utilizadas; 4) Avaliação da tutoria; 5) Cumprimento dos objetivos do curso. O mesmo foi respondido pelos participantes no próprio ambiente virtual do curso, através de uma escala intervalar de 1 a 5 do tipo Likert. Para os dados qualitativos foram utilizadas as anotações dos alunos na ferramenta Diário, presente nas duas edições do curso; o campo em aberto do questionário online da 2a. edição e o texto transcrito de um grupo focal realizado com 6 cursistas, após a conclusão da primeira edição. Para análise dos dados qualitativos foi utilizado o software NVIVO®, com o qual foram construídas 9 categorias. A análise quantitativa indicou que a percepção sobre o Curso de Formação de Tutores pelos participantes foi positiva, em todas as dimensões. Os pontos fortes do curso pareceram estar relacionados ao desempenho da tutoria e ao material didático, sendo o tempo destinado à elaboração de tarefas considerado como uma das fragilidades. Pela análise qualitativa, os comentários também foram satisfatórios e mais referências foram feitas quanto ao cumprimento dos objetivos do curso e quanto às dificuldades, críticas e sugestões. Ter participado do curso agregou experiências que se somam à imagem e expectativa que se têm de um professor para a educação a distância. Considerando que o curso se propôs a nortear os participantes em relação ao papel de um tutor na educação a distância, a grande maioria dos participantes considerou-se apta, ao final do curso, para atuar como tutor em cursos a distância, em temas de seu domínio. É preciso mais estudos em relação à EaD e ao papel do tutor, para que tragam reflexões sobre essa temática, tão necessária para garantir a qualidade da EaD e para contribuir com o maior reconhecimento deste profissional. Despite the growth of distance education, there is a lack of training for professionals to develop teaching activities with the support of new technologies. Thinking about promoting a positive experience of teaching and learning at a distance through the tools available on the Moodle platform and, considering the importance of the tutor in this process, a course was prepared for the training of distance tutors, using the Moodle platform. This research consists of the analysis of the students\' perception about the course, as one of the aspects for evaluating it, quantitatively and qualitatively, in its two offers, in 2019 and 2020. In the first edition of the course there were 14 (fourteen) graduating students and, in the second edition, there were 08 (eight), totaling twenty-two two (n = 22). For quantitative data, a self-assessment and course assessment questionnaire was used in the two editions of the course, consisting of five dimensions: 1) Self-assessment; 2) Quality of the interface; 3) Course content / didactic material / media used; 4) Mentoring evaluation; 5) Compliance with the course objectives. The same was answered by the participants in the virtual environment of the course, using an interval scale from 1 to 5 of the Likert type. For qualitative data, students\' notes were used in the Diary tool, present in the two editions of the course; the open field of the 2nd online questionnaire. edition and the transcribed text of a focus group carried out with 6 course participants, after the completion of the first edition. For analysis of qualitative data, the NVIVO® software was used, with which 9 categories were built. The quantitative analysis indicated that the perception of the Training Course for Tutors by the participants was positive, in all dimensions. The strengths of the course seemed to be related to the performance of tutoring and didactic material, the time devoted to the elaboration of tasks being considered as one of the weaknesses. Through the qualitative analysis, the comments were also satisfactory and more references were made regarding the fulfillment of the course objectives and the difficulties, criticisms and suggestions. Have participated in the course added experiences that add to the image and expectation that a teacher has for distance education. Considering that the course was intended to guide participants in relation to the role of a tutor in distance education, the vast majority of participants considered themselves able, at the end of the course, to act as a tutor in distance courses, in topics of their own domain. More studies are needed in relation to distance education and the role of the tutor, so that they bring reflections on this theme, so necessary to guarantee the quality of distance education and to contribute to the greater recognition of this professional. https://doi.org/10.11606/D.108.2021.tde-21062021-103707info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:47:03Zoai:teses.usp.br:tde-21062021-103707Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:05:18.353785Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Avaliação de um curso para formação de tutores a distância
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Evaluation of a course for training distance tutors
title Avaliação de um curso para formação de tutores a distância
spellingShingle Avaliação de um curso para formação de tutores a distância
Caroline Soares Souza Sikota
title_short Avaliação de um curso para formação de tutores a distância
title_full Avaliação de um curso para formação de tutores a distância
title_fullStr Avaliação de um curso para formação de tutores a distância
title_full_unstemmed Avaliação de um curso para formação de tutores a distância
title_sort Avaliação de um curso para formação de tutores a distância
author Caroline Soares Souza Sikota
author_facet Caroline Soares Souza Sikota
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Simone Rennó Junqueira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luciana Corrêa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rita Maria Lino Tarcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Caroline Soares Souza Sikota
contributor_str_mv Simone Rennó Junqueira
Luciana Corrêa
Rita Maria Lino Tarcia
description Apesar do crescimento da EaD, há carência de formação de profissionais para desenvolver atividades de ensino com o apoio das novas tecnologias. Pensando em promover uma experiência positiva de ensino e aprendizado a distância através das ferramentas disponíveis na plataforma Moodle e, considerando a importância do tutor neste processo, foi elaborado um curso para a formação de tutores a distância, utilizando a plataforma Moodle. Esta pesquisa consiste na análise da percepção discente sobre o curso, como uma das vertentes para avaliação do mesmo, quantitativa e qualitativamente, em suas duas ofertas, em 2019 e 2020. Na primeira edição do curso houve 14 (catorze) alunos concluintes e, na segunda edição, houve 08 (oito), totalizando vinte e dois (n=22). Para os dados quantitativos foi utilizado, nas duas edições do curso, um questionário de auto-avaliação e avaliação do curso, composto por cinco dimensões: 1) Autoavaliação; 2) Qualidade da interface; 3) Conteúdo do curso/ material didático/ mídias utilizadas; 4) Avaliação da tutoria; 5) Cumprimento dos objetivos do curso. O mesmo foi respondido pelos participantes no próprio ambiente virtual do curso, através de uma escala intervalar de 1 a 5 do tipo Likert. Para os dados qualitativos foram utilizadas as anotações dos alunos na ferramenta Diário, presente nas duas edições do curso; o campo em aberto do questionário online da 2a. edição e o texto transcrito de um grupo focal realizado com 6 cursistas, após a conclusão da primeira edição. Para análise dos dados qualitativos foi utilizado o software NVIVO®, com o qual foram construídas 9 categorias. A análise quantitativa indicou que a percepção sobre o Curso de Formação de Tutores pelos participantes foi positiva, em todas as dimensões. Os pontos fortes do curso pareceram estar relacionados ao desempenho da tutoria e ao material didático, sendo o tempo destinado à elaboração de tarefas considerado como uma das fragilidades. Pela análise qualitativa, os comentários também foram satisfatórios e mais referências foram feitas quanto ao cumprimento dos objetivos do curso e quanto às dificuldades, críticas e sugestões. Ter participado do curso agregou experiências que se somam à imagem e expectativa que se têm de um professor para a educação a distância. Considerando que o curso se propôs a nortear os participantes em relação ao papel de um tutor na educação a distância, a grande maioria dos participantes considerou-se apta, ao final do curso, para atuar como tutor em cursos a distância, em temas de seu domínio. É preciso mais estudos em relação à EaD e ao papel do tutor, para que tragam reflexões sobre essa temática, tão necessária para garantir a qualidade da EaD e para contribuir com o maior reconhecimento deste profissional.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.108.2021.tde-21062021-103707
url https://doi.org/10.11606/D.108.2021.tde-21062021-103707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissional Formação Inderdisciplinar em Saúde
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502945386004480