Hercule Florence e a fotografia na perspectiva da divulgação científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42856 |
Resumo: | As expedições científicas são uma etapa natural do processo de transformar a natureza em ciência. Para que isto ocorra, uma equipe não é formada apenas por estudiosos, mas também por artistas que acompanham estas expedições documentando, das mais variadas formas de registro, o ambiente e as culturas que se apresentam. Dentre estas expedições realizadas no Brasil uma foi de particular importância, a chamada Expedição Langsdorff, fartamente documentada. Com a participação de três artistas viajantes durante o período que ocorreu, teve na figura de Hercule Florence, um jovem francês recém-chegado ao país, o responsável por várias formas de registro, incluindo o próprio diário de bordo quando o chefe da expedição Barão Langsdorff adoeceu. Ao fim da expedição, Hercule Florence se muda para Campinas, onde fixa residência e fica até sua morte. Ao chegar a Campinas, pela falta de recursos tecnológicos para registro e reprodução no país, Florence começa a desenvolver estudos para registrar o som dos animais, chamado de zoofonia, reproduzir imagens em preto e branco, chamada de autografia, reproduzir imagens coloridas, chamada de poligrafia e finalmente através de reações físico-químicas, produzir a fotografia, ainda em 1833, seis anos antes do registro na França feito por Daguerre. Todo o processo destas invenções é detalhado em seus diários e nos meios de comunição da imprensa local. Assim, através de registros do próprio Florence, diários e outras fontes de referência, este trabalho discute a evolução dos processos de registros realizados por Hercule Florence e sua importância como artista e inventor. |
id |
CRUZ_254fcbd0b57cc2260e46b8398ba7eee7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.arca.fiocruz.br:icict/42856 |
network_acronym_str |
CRUZ |
network_name_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
repository_id_str |
2135 |
spelling |
Pertile, Rosângela de AlmeidaAraripe, CristinaGonzalez, Marcos2020-08-20T19:26:56Z2020-08-20T19:26:56Z2019PERTILE, Rosangela de Almeida. Hercule Florence e a fotografia na perspectiva da divulgação cientifica. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência) – Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Casa da Ciência, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação CECIERJ; Museu de Astronomia e Ciências Afins; Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42856As expedições científicas são uma etapa natural do processo de transformar a natureza em ciência. Para que isto ocorra, uma equipe não é formada apenas por estudiosos, mas também por artistas que acompanham estas expedições documentando, das mais variadas formas de registro, o ambiente e as culturas que se apresentam. Dentre estas expedições realizadas no Brasil uma foi de particular importância, a chamada Expedição Langsdorff, fartamente documentada. Com a participação de três artistas viajantes durante o período que ocorreu, teve na figura de Hercule Florence, um jovem francês recém-chegado ao país, o responsável por várias formas de registro, incluindo o próprio diário de bordo quando o chefe da expedição Barão Langsdorff adoeceu. Ao fim da expedição, Hercule Florence se muda para Campinas, onde fixa residência e fica até sua morte. Ao chegar a Campinas, pela falta de recursos tecnológicos para registro e reprodução no país, Florence começa a desenvolver estudos para registrar o som dos animais, chamado de zoofonia, reproduzir imagens em preto e branco, chamada de autografia, reproduzir imagens coloridas, chamada de poligrafia e finalmente através de reações físico-químicas, produzir a fotografia, ainda em 1833, seis anos antes do registro na França feito por Daguerre. Todo o processo destas invenções é detalhado em seus diários e nos meios de comunição da imprensa local. Assim, através de registros do próprio Florence, diários e outras fontes de referência, este trabalho discute a evolução dos processos de registros realizados por Hercule Florence e sua importância como artista e inventor.Scientific expeditions are a natural step in the process of transforming nature into science. For this to happen, a team consists not only of scholars but also of artists accompanying these expeditions, documenting, from the most varied forms of record, the environment and the cultures that present themselves. Among these expeditions carried out in Brazil one was of particular importance, the so-called Langsdorff Expedition, well documented. With the participation of three traveling artists during the period that occurred, he had in the figure of Hercule Florence, a young Frances recently arrived in the country, responsible for various forms of registration, including the logbook itself when the head of the expedition Baron Langsdorff got sick. At the end of the expedition, Hercule Florence moves to Campinas, where it fixes residence and stays until its death. Arriving in Campinas, due to the lack of technological resources for recording and reproduction in the country, Florence began to develop studies to record the sound of animals, called zoophony, to reproduce black and white images, called autography, to reproduce colored images, called polygraphy and finally through physical-chemical reactions, produce the photograph, still in 1833, six years before the registration in France made by Daguerre. The whole process of these inventions is detailed in his diaries and in the media of the local press. Thus, through Florence's own records, journals and other sources of reference, this work discusses the evolution of the records processes performed by Hercule Florence and its importance as an artist and inventor.Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Casa da Ciência. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação CECIERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Museu de Astronomia e Ciências Afins. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porDivulgação CientíficaHercule FlorenceFotografiaScience CommunicationHercule FlorencePhotographyComunicação e Divulgação CientíficaFotografiaHercule Florence e a fotografia na perspectiva da divulgação científicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da VidaUniversidade Federal do Rio de Janeiro. Casa da CiênciaFundação CECIERJMuseu de Astronomia e Ciências AfinsInstituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de JaneiroRio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação Lato Sensu da Casa de Oswaldo Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83080https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42856/1/license.txt96f7661a316df0ca27af8d65bf56f0a0MD51ORIGINALPertile_Rosangela_COC_2019.pdfPertile_Rosangela_COC_2019.pdfapplication/pdf1101474https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42856/2/Pertile_Rosangela_COC_2019.pdfa373bab3182bc66a875e0158b5007df9MD52TEXTPertile_Rosangela_COC_2019.pdf.txtPertile_Rosangela_COC_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain57185https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42856/3/Pertile_Rosangela_COC_2019.pdf.txt36c4dbaa40376ff1c31ed427dfd835d9MD53icict/428562020-08-21 02:05:59.89oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352020-08-21T05:05:59Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Hercule Florence e a fotografia na perspectiva da divulgação científica |
title |
Hercule Florence e a fotografia na perspectiva da divulgação científica |
spellingShingle |
Hercule Florence e a fotografia na perspectiva da divulgação científica Pertile, Rosângela de Almeida Divulgação Científica Hercule Florence Fotografia Science Communication Hercule Florence Photography Comunicação e Divulgação Científica Fotografia |
title_short |
Hercule Florence e a fotografia na perspectiva da divulgação científica |
title_full |
Hercule Florence e a fotografia na perspectiva da divulgação científica |
title_fullStr |
Hercule Florence e a fotografia na perspectiva da divulgação científica |
title_full_unstemmed |
Hercule Florence e a fotografia na perspectiva da divulgação científica |
title_sort |
Hercule Florence e a fotografia na perspectiva da divulgação científica |
author |
Pertile, Rosângela de Almeida |
author_facet |
Pertile, Rosângela de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pertile, Rosângela de Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araripe, Cristina Gonzalez, Marcos |
contributor_str_mv |
Araripe, Cristina Gonzalez, Marcos |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Divulgação Científica Hercule Florence Fotografia |
topic |
Divulgação Científica Hercule Florence Fotografia Science Communication Hercule Florence Photography Comunicação e Divulgação Científica Fotografia |
dc.subject.en.pt_BR.fl_str_mv |
Science Communication Hercule Florence Photography |
dc.subject.decs.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação e Divulgação Científica Fotografia |
description |
As expedições científicas são uma etapa natural do processo de transformar a natureza em ciência. Para que isto ocorra, uma equipe não é formada apenas por estudiosos, mas também por artistas que acompanham estas expedições documentando, das mais variadas formas de registro, o ambiente e as culturas que se apresentam. Dentre estas expedições realizadas no Brasil uma foi de particular importância, a chamada Expedição Langsdorff, fartamente documentada. Com a participação de três artistas viajantes durante o período que ocorreu, teve na figura de Hercule Florence, um jovem francês recém-chegado ao país, o responsável por várias formas de registro, incluindo o próprio diário de bordo quando o chefe da expedição Barão Langsdorff adoeceu. Ao fim da expedição, Hercule Florence se muda para Campinas, onde fixa residência e fica até sua morte. Ao chegar a Campinas, pela falta de recursos tecnológicos para registro e reprodução no país, Florence começa a desenvolver estudos para registrar o som dos animais, chamado de zoofonia, reproduzir imagens em preto e branco, chamada de autografia, reproduzir imagens coloridas, chamada de poligrafia e finalmente através de reações físico-químicas, produzir a fotografia, ainda em 1833, seis anos antes do registro na França feito por Daguerre. Todo o processo destas invenções é detalhado em seus diários e nos meios de comunição da imprensa local. Assim, através de registros do próprio Florence, diários e outras fontes de referência, este trabalho discute a evolução dos processos de registros realizados por Hercule Florence e sua importância como artista e inventor. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-20T19:26:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-08-20T19:26:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PERTILE, Rosangela de Almeida. Hercule Florence e a fotografia na perspectiva da divulgação cientifica. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência) – Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Casa da Ciência, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação CECIERJ; Museu de Astronomia e Ciências Afins; Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42856 |
identifier_str_mv |
PERTILE, Rosangela de Almeida. Hercule Florence e a fotografia na perspectiva da divulgação cientifica. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência) – Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Casa da Ciência, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação CECIERJ; Museu de Astronomia e Ciências Afins; Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
url |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
collection |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42856/1/license.txt https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42856/2/Pertile_Rosangela_COC_2019.pdf https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42856/3/Pertile_Rosangela_COC_2019.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
96f7661a316df0ca27af8d65bf56f0a0 a373bab3182bc66a875e0158b5007df9 36c4dbaa40376ff1c31ed427dfd835d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.arca@fiocruz.br |
_version_ |
1798324671346638848 |