Mulheres dos Cabelos Brancos: cartografias do cuidado de si no mundo do samba
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/55503 |
Resumo: | O enredo que se apresenta nas próximas páginas nasce da força desestabilizadora do encontro entre uma profissional de saúde e uma “Tia” na roda de samba do Renascença Clube, o qual fez entrever a possibilidade do mundo do samba ser um universo de referência potente na produção de outras formas de pensar/viver a relação com a saúde e a velhice. Em diálogo com as reflexões foucaultianas quanto às relações de saber/poder/subjetivação são analisadas as modulações neoliberais do capitalismo na produção de um sujeito empresário de si. Interessa problematizar as repercussões da racionalidade governamental contemporânea na produção da saúde e da velhice, questionando a lógica preventivista e prescritiva do aparato biomedicina, epidemiologia e promoção da saúde e sua promessa de envelhecimento ativo. Nesse sentido, investiu-se em cartografar o cuidado de si no mundo do samba tal como experimentado pelas mulheres dos Cabelos Brancos, velha guarda da GRES Império Serrano. O que tornou possível acessar modos de produção de si e de realidade que se fazem em movimentos de transgressão, nos quais são acionados elementos da racionalidade hegemônica e da cosmogonia afro-diaspórica para a afirmação da vida como obra de arte. |
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Castro, Adriana Miranda deGaudenzi, Paula.Bonan, Claudia2022-11-07T17:00:22Z2022-11-07T17:00:22Z2020CASTRO, Adriana Miranda de. Mulheres dos Cabelos Brancos: cartografias do cuidado de si no mundo do samba. 2020. 258f. Tese, (doutorado)-Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2020.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/55503O enredo que se apresenta nas próximas páginas nasce da força desestabilizadora do encontro entre uma profissional de saúde e uma “Tia” na roda de samba do Renascença Clube, o qual fez entrever a possibilidade do mundo do samba ser um universo de referência potente na produção de outras formas de pensar/viver a relação com a saúde e a velhice. Em diálogo com as reflexões foucaultianas quanto às relações de saber/poder/subjetivação são analisadas as modulações neoliberais do capitalismo na produção de um sujeito empresário de si. Interessa problematizar as repercussões da racionalidade governamental contemporânea na produção da saúde e da velhice, questionando a lógica preventivista e prescritiva do aparato biomedicina, epidemiologia e promoção da saúde e sua promessa de envelhecimento ativo. Nesse sentido, investiu-se em cartografar o cuidado de si no mundo do samba tal como experimentado pelas mulheres dos Cabelos Brancos, velha guarda da GRES Império Serrano. O que tornou possível acessar modos de produção de si e de realidade que se fazem em movimentos de transgressão, nos quais são acionados elementos da racionalidade hegemônica e da cosmogonia afro-diaspórica para a afirmação da vida como obra de arte.The thread that appears on the following pages is born from the destabilizing force of the encounter between a health professional and a “Tia” at the “roda de samba” of Renascença Club, which made it possible to envision the world of samba as a powerful reference universe to produce other ways of thinking/living the relationship with health and old age. In dialogue with Foucault's reflections on the relations of knowledge/power/subjectivity, the neoliberal modulations of capitalism in the production of a subject who is an entrepreneur are analysed. It is interesting to discuss the repercussions of contemporary governmental rationality in the production of health and old age, questioning the preventive and prescriptive logic of the biomedicine, epidemiology and health promotion apparatus and its promise of active aging. In this sense, we invested in mapping self-care in the samba world as experienced by the women of “Cabelos Brancos”, the old guard of GRES Império Serrano. What made it possible to access modes of production of self and reality that are made in transgression movements, in which elements of hegemonic rationality and Afro-diasporic cosmogony are activated to affirm life as a work of art.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porCapitalismoBiopoderMedicalizaçãoEnvelhecimentoSambaCaracterísticas CulturaisCapitalismoEnvelhecimentoMedicalizaçãoMulheresMulheres dos Cabelos Brancos: cartografias do cuidado de si no mundo do sambainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2020Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes FigueiraFundação Oswaldo CruzRio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulherinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/55503/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINALadriana_castro_iff_dout_2020.pdfapplication/pdf1568552https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/55503/2/adriana_castro_iff_dout_2020.pdf384251af7c8b500115283a8a309f1b5fMD52icict/555032022-11-07 14:00:23.385oai:www.arca.fiocruz.br:icict/55503Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352022-11-07T17:00:23Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
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