Relato de experiência: o problema da fila numa unidade de saúde - Recife - PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Sarisce Maria Pachêco
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/28560
Resumo: Neste artigo procura-se discutir o desafio da categoria de acesso aos serviços de saúde através das filas enormes, inúmeras e cotidianas nas portas dos serviços de saúde mostrando a distância da proposta humanizadora do SUS e a realidade de saúde no país. O problema principal é mostrar que com a implementação do Programa de Nacional de Humanização numa unidade básica do Recife consolidou a redução de filas e tempo de espera; conhecimento por parte do usuário dos profissionais que cuidam de sua saúde; garantia de informação ao usuário por parte da unidade de saúde e garantia de gestão participativa das unidades de saúde aos seus trabalhadores e usuários, assim como educação permanente aos trabalhadores. Mostrando que o acesso universal aos serviços de saúde, é uma garantia constitucional, elemento fundamental dos direitos e cidadania.
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spelling Vilela, Sarisce Maria PachêcoDuarte, Petra OliveiraAlbuquerque, Paulette Cavalcanti deDuarte, Petra Oliveira2018-09-04T14:05:52Z2018-09-04T14:05:52Z2010Vilela, Sarisce Maria Pachêco. Relato de experiência: o problema da fila numa unidade de saúde - Recife - PE. 2010. 34 f. TCC (Especialização em gestão de sistemas e serviços de saúde) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Recife, 2010.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/28560Neste artigo procura-se discutir o desafio da categoria de acesso aos serviços de saúde através das filas enormes, inúmeras e cotidianas nas portas dos serviços de saúde mostrando a distância da proposta humanizadora do SUS e a realidade de saúde no país. O problema principal é mostrar que com a implementação do Programa de Nacional de Humanização numa unidade básica do Recife consolidou a redução de filas e tempo de espera; conhecimento por parte do usuário dos profissionais que cuidam de sua saúde; garantia de informação ao usuário por parte da unidade de saúde e garantia de gestão participativa das unidades de saúde aos seus trabalhadores e usuários, assim como educação permanente aos trabalhadores. Mostrando que o acesso universal aos serviços de saúde, é uma garantia constitucional, elemento fundamental dos direitos e cidadania.In this monograph we will discuss the challenge of the category of access to health services through the long lines, and numerous daily at the doors of health services showing the distance from the proposal of SUS and humanizing health reality in the country. The main problem is to show that with the implementation of the National Program of Humanization in a basic unit of Recife consolidated to reduce queues and waiting time; knowledge by the user of the professionals who care for their health information assurance to the user by the health unit and ensuring participatory management of health facilities to its employees and users, as well as continuing education for workers. Showing that universal access to health service is a constitutional guarantee, fundamental rights and citizenship.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.porFilas – serviços de saúdeFilas – acessoFilas no SUSQueues - health servicesQueues - accessQueues in SUSServiços de SaúdeAcesso aos Serviços de SaúdeCentros de SaúdeAcolhimentoSistema Único de SaúdeBrasilAssistência à SaúdeRelato de experiência: o problema da fila numa unidade de saúde - Recife - PEExperience report: the problem of the queue at a health facility - Recife - PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2010-12-07Departamento de Saúde ColetivaInstituto Aggeu MagalhãesRecife/PEEspecialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINAL203.pdfapplication/pdf170191https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/28560/1/203.pdf591b91f64718a2b21b70a42312abe930MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/28560/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT203.pdf.txt203.pdf.txtExtracted texttext/plain70205https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/28560/3/203.pdf.txtbac75fbe09a0f4002934fc6b6b402691MD53icict/285602018-09-05 02:00:25.905oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352018-09-05T05:00:25Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
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