Proposta de vigilância comunitária em saúde de base territorial no estado de Minas Gerais visando o fortalecimento da mobilização social para o enfrentamento da dengue, zika e chikungunya e controle do Aedes Aegypti: Análise do Processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Nádia Ladendorff de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34144
Resumo: Emergências em Saúde Pública de Importância Nacional e Internacional decretadas em 2015 e 2016 respectivamente em decorrência do crescente número de casos de zika associados a microcefalia e outras anormalidade do Sistema Nervoso Central de bebês de gestantes expostas ao vírus, somado ao histórico de epidemias de dengue de mais de 30 anos no país, identificação de lacunas inerentes ao modelo de controle utilizado e base em experiências participativas, sustentáveis e exitosas foram subsídio para o desenvolvimento de uma proposta de vigilância em saúde de base territorial no estado de Minas Gerais visando o fortalecimento da mobilização social para enfrentamento da dengue, zika e chikungunya e controle do Aedes aegypti pelo Instituto René Rachou e parceiros a saber: Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Saúde e Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. A proposta está sendo desenvolvida em três eixos principais: 1) implantação de comitês populares em territórios no estado de Minas Gerais; 2) formação de redes de solidariedade envolvendo mães de crianças com microcefalia e outras anormalidades do SNC em função do vírus Zika e, posteriormente, 3) desenvolvimento de políticas públicas. Para isso foi criado um Grupo Gestor (GG) composto por membros representantes das instituições participantes e cabendo a este GG planejar e acompanhar todas as ações durante a implantação da proposta. Foi proposto que os comitês se localizassem em escolas da rede Estadual de Minas Gerais, para isso foram convidadas a participar as Superintendências Regionais de Ensino (SREs), estas, ao aceitarem convidaram escolas sob sua área de abrangência por meio de seus diretores (as) que ao aceitarem indicaram um (a) coordenador (a) para o comitê e disponibilizam espaço físico e internet. Para o desenvolvimento do trabalho foi construída uma plataforma virtual, interativa e dinâmica, acessada por meio de usuário e senha. Nela foi possível cadastrar e capacitar o comitê e postar as atividades desenvolvidas no território. Os comitês populares, em conjunto com a população, tem como objetivo definir e implantar estratégias participativas para o reconhecimento, análise e discussão sobre o território, visando o planejamento de propostas de mobilização social para o enfrentamento da dengue, zika e chikungunya e o controle do Aedes aegypti e para a criação de ambientes favoráveis à saúde. Para a interlocução com os comitês foram definidos tutores que acompanharam o trabalho por meio da plataforma. O presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de desenvolvimento da proposta e identificar fatores que facilitaram e dificultaram tal processo. O trabalho é descritivo de caráter exploratório, coletou e analisou dados primários e secundários e acompanhou nove indicadores. Em relação aos resultados, tivemos 100% (16/16) de aceite nas SREs e 20% (319/1.640) nas escolas. As escolas que receberam usuário e senha para acesso da plataforma e permaneceram na proposta totalizaram 211 e foram distribuídas nas 16 SREs, destas, 141 (67%) realizaram pelo menos um acesso à plataforma virtual durante o ano de 2017. Durante o período analisado foram registrados 1.062 acessos e 89 postagens na plataforma. Em 49 escolas houve cadastramento de comitês, estes foram distribuídos em 39 municípios de 12 SREs, desenvolveram 27 atividades propostas em seus territórios e contaram com 390 integrantes, dentre eles: alunos (as), professores (as), diretores e vice-diretores (as), outros funcionários da escola, familiares de alunos (as) e de profissionais das escolas, lideranças comunitárias e voluntários parceiros da escola. Greves escolares, processo de designação de professores e comunicação foram alguns fatores que tornaram o processo mais complexo. Por outro lado, plataforma virtual, tutoras, parceiros e escolas estaduais foram facilitadores do processo. Análise inicial demonstrou que a proposta é promissora. Serão necessários aprofundamentos relacionados à comunicação e organização de fluxos para otimização dos processos.
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Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva)-Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Instituto René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz, Belo Horizonte, 2018.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34144Emergências em Saúde Pública de Importância Nacional e Internacional decretadas em 2015 e 2016 respectivamente em decorrência do crescente número de casos de zika associados a microcefalia e outras anormalidade do Sistema Nervoso Central de bebês de gestantes expostas ao vírus, somado ao histórico de epidemias de dengue de mais de 30 anos no país, identificação de lacunas inerentes ao modelo de controle utilizado e base em experiências participativas, sustentáveis e exitosas foram subsídio para o desenvolvimento de uma proposta de vigilância em saúde de base territorial no estado de Minas Gerais visando o fortalecimento da mobilização social para enfrentamento da dengue, zika e chikungunya e controle do Aedes aegypti pelo Instituto René Rachou e parceiros a saber: Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Saúde e Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. A proposta está sendo desenvolvida em três eixos principais: 1) implantação de comitês populares em territórios no estado de Minas Gerais; 2) formação de redes de solidariedade envolvendo mães de crianças com microcefalia e outras anormalidades do SNC em função do vírus Zika e, posteriormente, 3) desenvolvimento de políticas públicas. Para isso foi criado um Grupo Gestor (GG) composto por membros representantes das instituições participantes e cabendo a este GG planejar e acompanhar todas as ações durante a implantação da proposta. Foi proposto que os comitês se localizassem em escolas da rede Estadual de Minas Gerais, para isso foram convidadas a participar as Superintendências Regionais de Ensino (SREs), estas, ao aceitarem convidaram escolas sob sua área de abrangência por meio de seus diretores (as) que ao aceitarem indicaram um (a) coordenador (a) para o comitê e disponibilizam espaço físico e internet. Para o desenvolvimento do trabalho foi construída uma plataforma virtual, interativa e dinâmica, acessada por meio de usuário e senha. Nela foi possível cadastrar e capacitar o comitê e postar as atividades desenvolvidas no território. Os comitês populares, em conjunto com a população, tem como objetivo definir e implantar estratégias participativas para o reconhecimento, análise e discussão sobre o território, visando o planejamento de propostas de mobilização social para o enfrentamento da dengue, zika e chikungunya e o controle do Aedes aegypti e para a criação de ambientes favoráveis à saúde. Para a interlocução com os comitês foram definidos tutores que acompanharam o trabalho por meio da plataforma. O presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de desenvolvimento da proposta e identificar fatores que facilitaram e dificultaram tal processo. O trabalho é descritivo de caráter exploratório, coletou e analisou dados primários e secundários e acompanhou nove indicadores. Em relação aos resultados, tivemos 100% (16/16) de aceite nas SREs e 20% (319/1.640) nas escolas. As escolas que receberam usuário e senha para acesso da plataforma e permaneceram na proposta totalizaram 211 e foram distribuídas nas 16 SREs, destas, 141 (67%) realizaram pelo menos um acesso à plataforma virtual durante o ano de 2017. Durante o período analisado foram registrados 1.062 acessos e 89 postagens na plataforma. Em 49 escolas houve cadastramento de comitês, estes foram distribuídos em 39 municípios de 12 SREs, desenvolveram 27 atividades propostas em seus territórios e contaram com 390 integrantes, dentre eles: alunos (as), professores (as), diretores e vice-diretores (as), outros funcionários da escola, familiares de alunos (as) e de profissionais das escolas, lideranças comunitárias e voluntários parceiros da escola. Greves escolares, processo de designação de professores e comunicação foram alguns fatores que tornaram o processo mais complexo. Por outro lado, plataforma virtual, tutoras, parceiros e escolas estaduais foram facilitadores do processo. Análise inicial demonstrou que a proposta é promissora. Serão necessários aprofundamentos relacionados à comunicação e organização de fluxos para otimização dos processos.Public Health Emergencies of National and International Importance decreed in 2015 and 2016 respectively due to the increasing number of cases of zika associated with microcephaly and other central nervous system abnormalities of babies of pregnant women exposed to the virus, added to the history of dengue epidemics of more than 30 years in the country, identification of gaps inherent to the control model used and based on participative, sustainable and successful experiences were subsidized for the development of a territorial health surveillance proposal in the state of Minas Gerais aiming at strengthening mobilization social to face dengue, zika and chikungunya epidemic and control of Aedes aegypti by the Oswaldo Cruz Foundation, Minas and partners: State Secretariat of Education, State Health Secretariat and Public Health School of Minas Gerais. The proposal is being developed in three main axes: 1) implementation of popular committees in territories in the state of Minas Gerais; 2) formation of solidarity networks involving mothers of children with microcephaly and other CNS abnormalities due to the zika virus and, subsequently, 3) development of public policies. For this purpose a Management Group (MG) was created, composed of members representing the participating institutions to plan and monitor all actions during the implementation of the proposal. It was proposed that the committees be located in schools of the State of Minas Gerais, for which the Regional Superintendences of Education (RSEs) were invited to participate, these, by accepting invited schools within their area of coverage through their directors, who when accept indicate a coordinator to the committee and provide physical space and internet. For the development of the work in several places was built a virtual platform, interactive and dynamic, accessed by username and password. It is possible to register and train the committee, post the activities carried out in the territory. The idea is that the popular committees, together with the population, define and implement participatory strategies for the recognition, analysis and discussion of the territory, aiming at the planning of social mobilization proposals for face dengue, zika and chikungunya epidemic and control of Aedes aegypti and created a favorable environments for health. For the dialogue with the committees there are tutors who follow the work through the platform. The present work had as objective to analyze the process of development of the proposal and to identify factors that facilitated and made difficult such process. The work is exploratory descriptive, collected and analyzed primary and secondary data and followed nine indicators. Regarding the results, we had 100% (16/16) participation in the SREs and 20% (319/1,640) in schools. The schools that received the username and password to access the platform and remained in the project totaled 211 and were distributed in the 16 SREs, of which 141 (67%) made at least one access to the virtual platform during the year 2017. During the analyzed period, the platform registered 1,062 accesses and 89 posts. In 49 schools, committees were registered, they were distributed in 39 municipalities of 12 SREs, developed 27 activities proposed in their territories and had 390 members, among them: students, teachers, directors and vice-directors (as well as other school officials, family members of students and school professionals, community leaders, and volunteer partners of the school). School strikes, the process of teacher designation and communication were some of the factors that made the process more complex. On the other hand, virtual platform, tutors, partners and state schools were facilitators of the process. Initial analysis showed that the proposal is promising. Deepening related to the communication and organization of flows for optimization of processes will be necessary.CAPESFundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.porAnálise de processoMobilização socialDengueZikaChikungunyaTerritórioAedes aegyptiProcess analysisSocial mobilizationDengueZikaChikungunyaAedes aegyptiVigilância SanitáriaAedes aegyptiPolitica PúblicaMonitoramentoProposta de vigilância comunitária em saúde de base territorial no estado de Minas Gerais visando o fortalecimento da mobilização social para o enfrentamento da dengue, zika e chikungunya e controle do Aedes Aegypti: Análise do Processoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2018Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, BrasilMestrado AcadêmicoBelo Horizonte/MGPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83082https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/34144/1/license.txt9193a7c197bc67acd023525e72a03240MD51ORIGINALNádia Ladendorff de Oliveira_Dissertação Versão Final 11032018.pdfNádia Ladendorff de Oliveira_Dissertação Versão Final 11032018.pdfapplication/pdf7521110https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/34144/2/N%c3%a1dia%20Ladendorff%20de%20Oliveira_Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Vers%c3%a3o%20Final%2011032018.pdf498286bb469ac256399e998916accb66MD52TEXTNádia Ladendorff de Oliveira_Dissertação Versão Final 11032018.pdf.txtNádia Ladendorff de Oliveira_Dissertação Versão Final 11032018.pdf.txtExtracted 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Politica Pública
Monitoramento
description Emergências em Saúde Pública de Importância Nacional e Internacional decretadas em 2015 e 2016 respectivamente em decorrência do crescente número de casos de zika associados a microcefalia e outras anormalidade do Sistema Nervoso Central de bebês de gestantes expostas ao vírus, somado ao histórico de epidemias de dengue de mais de 30 anos no país, identificação de lacunas inerentes ao modelo de controle utilizado e base em experiências participativas, sustentáveis e exitosas foram subsídio para o desenvolvimento de uma proposta de vigilância em saúde de base territorial no estado de Minas Gerais visando o fortalecimento da mobilização social para enfrentamento da dengue, zika e chikungunya e controle do Aedes aegypti pelo Instituto René Rachou e parceiros a saber: Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Saúde e Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. A proposta está sendo desenvolvida em três eixos principais: 1) implantação de comitês populares em territórios no estado de Minas Gerais; 2) formação de redes de solidariedade envolvendo mães de crianças com microcefalia e outras anormalidades do SNC em função do vírus Zika e, posteriormente, 3) desenvolvimento de políticas públicas. Para isso foi criado um Grupo Gestor (GG) composto por membros representantes das instituições participantes e cabendo a este GG planejar e acompanhar todas as ações durante a implantação da proposta. Foi proposto que os comitês se localizassem em escolas da rede Estadual de Minas Gerais, para isso foram convidadas a participar as Superintendências Regionais de Ensino (SREs), estas, ao aceitarem convidaram escolas sob sua área de abrangência por meio de seus diretores (as) que ao aceitarem indicaram um (a) coordenador (a) para o comitê e disponibilizam espaço físico e internet. Para o desenvolvimento do trabalho foi construída uma plataforma virtual, interativa e dinâmica, acessada por meio de usuário e senha. Nela foi possível cadastrar e capacitar o comitê e postar as atividades desenvolvidas no território. Os comitês populares, em conjunto com a população, tem como objetivo definir e implantar estratégias participativas para o reconhecimento, análise e discussão sobre o território, visando o planejamento de propostas de mobilização social para o enfrentamento da dengue, zika e chikungunya e o controle do Aedes aegypti e para a criação de ambientes favoráveis à saúde. Para a interlocução com os comitês foram definidos tutores que acompanharam o trabalho por meio da plataforma. O presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de desenvolvimento da proposta e identificar fatores que facilitaram e dificultaram tal processo. O trabalho é descritivo de caráter exploratório, coletou e analisou dados primários e secundários e acompanhou nove indicadores. Em relação aos resultados, tivemos 100% (16/16) de aceite nas SREs e 20% (319/1.640) nas escolas. As escolas que receberam usuário e senha para acesso da plataforma e permaneceram na proposta totalizaram 211 e foram distribuídas nas 16 SREs, destas, 141 (67%) realizaram pelo menos um acesso à plataforma virtual durante o ano de 2017. Durante o período analisado foram registrados 1.062 acessos e 89 postagens na plataforma. Em 49 escolas houve cadastramento de comitês, estes foram distribuídos em 39 municípios de 12 SREs, desenvolveram 27 atividades propostas em seus territórios e contaram com 390 integrantes, dentre eles: alunos (as), professores (as), diretores e vice-diretores (as), outros funcionários da escola, familiares de alunos (as) e de profissionais das escolas, lideranças comunitárias e voluntários parceiros da escola. Greves escolares, processo de designação de professores e comunicação foram alguns fatores que tornaram o processo mais complexo. Por outro lado, plataforma virtual, tutoras, parceiros e escolas estaduais foram facilitadores do processo. Análise inicial demonstrou que a proposta é promissora. Serão necessários aprofundamentos relacionados à comunicação e organização de fluxos para otimização dos processos.
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