Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: um observatório dos acidentes de transportes terrestre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Amanda Priscila de Santana
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/61055
Resumo: O conhecimento dos diferentes tipos de acidentes de transportes terrestres e suas vítimas é fundamental para a definição de políticas de prevenção e controle desses agravos e das mortes por eles causados. Sabendo da importância do detalhamento em nível local, objetivou-se por meio dos dados o Samu-192 Olinda, analisar o perfil das vítimas do trânsito e caracterizar a distribuição do evento a partir de diferentes técnicas de análise espacial. Trata-se de um estudo misto: transversal e ecológico, utilizando as ocorrências por acidentes de transportes terrestres em Olinda, Pernambuco, entre julho de 2006 a junho de 2007. A análise da distribuição espacial dos atendimentos, rotineiramente georreferenciados, foi realizada com aplicação das análises de Kernel único, Estatística de Scan e Índice de Moran. Pedestres, ocupantes de motocicleta e ciclistas concentraram mais de 80% dos atendimentos; predomínio do sexo masculino (78,9%) e da faixa etária entre 20 e 39 anos (65,0%). A maior concentração de atendimento foi em finais de semana (56,1%; χ² = 123,7; p<0,001); enquanto de segunda a quinta-feiras, 52,0% dos atendimentos se concentraram das 6h00 às 17h59, nos finais de semana, no período das 18h00 às 5h59 ocorreram aproximadamente 57,0% das ocorrências. Motocicletas estão envolvidas em 68% dos acidentes e em 54% dos atropelamentos. Cerca de 15% dos atendimentos foram resolvidos no próprio local de ocorrência, sem necessidade de encaminhamento para unidades fixas. A análise espacial por dados de áreas, através do Índice de Moran, foi a mais adequada, apontando diferentes regiões de risco para as diferentes condições de vítima, ratificando a importância do Sistema de Informação Geográfica e da análise espacial na vigilância dos acidentes de transportes terrestres. Por fim, os dados mostram o potencial deste serviço em contribuir no monitoramento permanente destes eventos, ao apontar áreas geográficas e fatores associados ao maior risco de atendimentos no município. São pertinentes a melhoria da qualidade do banco de dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, quanto ao preenchimento de seus campos, além da divulgação de seus dados aos gestores, profissionais de saúde e público em geral.
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Trata-se de um estudo misto: transversal e ecológico, utilizando as ocorrências por acidentes de transportes terrestres em Olinda, Pernambuco, entre julho de 2006 a junho de 2007. A análise da distribuição espacial dos atendimentos, rotineiramente georreferenciados, foi realizada com aplicação das análises de Kernel único, Estatística de Scan e Índice de Moran. Pedestres, ocupantes de motocicleta e ciclistas concentraram mais de 80% dos atendimentos; predomínio do sexo masculino (78,9%) e da faixa etária entre 20 e 39 anos (65,0%). A maior concentração de atendimento foi em finais de semana (56,1%; χ² = 123,7; p<0,001); enquanto de segunda a quinta-feiras, 52,0% dos atendimentos se concentraram das 6h00 às 17h59, nos finais de semana, no período das 18h00 às 5h59 ocorreram aproximadamente 57,0% das ocorrências. Motocicletas estão envolvidas em 68% dos acidentes e em 54% dos atropelamentos. Cerca de 15% dos atendimentos foram resolvidos no próprio local de ocorrência, sem necessidade de encaminhamento para unidades fixas. A análise espacial por dados de áreas, através do Índice de Moran, foi a mais adequada, apontando diferentes regiões de risco para as diferentes condições de vítima, ratificando a importância do Sistema de Informação Geográfica e da análise espacial na vigilância dos acidentes de transportes terrestres. Por fim, os dados mostram o potencial deste serviço em contribuir no monitoramento permanente destes eventos, ao apontar áreas geográficas e fatores associados ao maior risco de atendimentos no município. São pertinentes a melhoria da qualidade do banco de dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, quanto ao preenchimento de seus campos, além da divulgação de seus dados aos gestores, profissionais de saúde e público em geral.The knowledge of different kinds of land transportation accident and his victim is fundamental for the definition of prevention politics and control of these events and the deaths happened. Knowing of the importance of detail in local level, there was like objective through datas the Samu-192 Olinda, analysis the profile of traffic victims and to characterize the distribution of events by differents special analyzes technique. It’s about a mix study: transverse and ecological, using the occurs by land transportation accident in Olinda, from july of 2006 to june of 2007. The analysis of spatial distribution always georreferecing treatment was talked place with application of Kernel intensity estimator analysis, Scan Statistic and Moran Index. Pedestrian, motorcyclist and his passengers and cyclists concentrate more than 80% of threatment more between mans (78,9%) at the age from 20 to 39 years old (65,0%) the big concentration of treatment was at weekends (56,1%; χ²=123; p<0,001); while from Mondays to Thursdays, 52% of treatmens concentrated to 6:00 at 17:59, at weekends between 18:00 to 5:59 happenned approximativy 57,0% of occurs. Motocycles are involved in 68% of accidents and in 54% of pedestrian events. About of 15% of treatments were solved at the same local of occur. The spatial analysis from datas of areas, through of Moran Index, was the best right, pointing different regions with risk for the different victims conditions ratifying the importance of Geografic Information System and spatial analysis at surveillance of accidents at lant transportations. Finally, the datas show this service powerful in help at monitoring permanent of events, at point areas geographical and associated factors to most risk of treatment to municipality the improvement of SAMU-192 database qualities are relevant, as for filling spaces, over there spread of datas to manegers, health professional and all public.Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Engenharia Cartográfica. Recife, PE, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.porAcidentes de TrânsitoServiços Médicos de EmergênciaPerfil de SaúdeDistribuição Espacial da PopulaçãoCausas ExternasTraffic-accidentsEmergency Medical ServicesHealth ProfileSpatial Distribution of PopulationExternal CausesAccidentes de tráficoServicios médicos de emergenciaPerfil de saludDistribución espacial de la poblaciónCausas externasAccidents de la circulationServices médicaux d'urgenceProfil de santéRépartition spatiale de la populationCauses externesServiço de Atendimento Móvel de Urgência: um observatório dos acidentes de transportes terrestreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2009-02-20Centro de Pesquisas Aggeu MagalhãesMestrado AcadêmicoPrograma de Pós-Graduação em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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