Corte epidemiológico de hospitalizações e óbitos envolvendo acidentes de motocicletas no Estado do Pará entre 2010 e 2020
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
DOI: | 10.33448/rsd-v12i10.43116 |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43116 |
Resumo: | Introdução: O aumento da popularidade das motos como meio de transporte tem sido acompanhado por um preocupante aumento no número de acidentes e mortes no trânsito. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar o perfil epidemiológico dos condutores de moto vítimas de acidentes de trânsito, atendidos no Estado do Pará, durante o período de 2010 a 2020. Método: Este estudo utilizou um desenho epidemiológico ecológico descritivo e quantitativo para avaliar a morbidade hospitalar no Estado do Pará, durante o período de 2010 a 2020. Foram obtidas informações sobre a morbidade hospitalar através do DATASUS, utilizando o TABNET, e dados populacionais do IBGE. Resultado: Foram contabilizadas mais de 100 mil internações hospitalares no Estado do Pará, a grande maioria na Região metropolitana I, onde se encontra o Município de Ananindeua que, além de liderar em número de hospitalizações também lidera o ranking de municípios com maior número de óbitos. A prevalência do gênero masculino, pardos e com idades entre 20-24 anos. A taxa de mortalidade é maior no município de Belém com média de permanência de 11,3 dias. Conclusão: Os Municípios de Ananindeua e Belém emergem como epicentros desse cenário e, por isso, apresentam a necessidade de ações preventivas e políticas voltadas para a segurança no trânsito nessas duas localidades. |
id |
UNIFEI_cde4af90ba75cf61543409bac30c83ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43116 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
spelling |
Corte epidemiológico de hospitalizações e óbitos envolvendo acidentes de motocicletas no Estado do Pará entre 2010 e 2020 Epidemiological analysis of hospitalizations and deaths involving motorcycle accidents in the State of Pará between 2010 and 2020Análisis epidemiológico de hospitalizaciones y fallecimientos relacionados con accidentes de motocicleta en el Estado de Pará entre 2010 y 2020MotocicletasAccidentes de tránsitoCausas externas.MotorcyclesTraffic accidentsExternal causes.MotocicletasAcidentes de trânsitoCausas externas.Introdução: O aumento da popularidade das motos como meio de transporte tem sido acompanhado por um preocupante aumento no número de acidentes e mortes no trânsito. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar o perfil epidemiológico dos condutores de moto vítimas de acidentes de trânsito, atendidos no Estado do Pará, durante o período de 2010 a 2020. Método: Este estudo utilizou um desenho epidemiológico ecológico descritivo e quantitativo para avaliar a morbidade hospitalar no Estado do Pará, durante o período de 2010 a 2020. Foram obtidas informações sobre a morbidade hospitalar através do DATASUS, utilizando o TABNET, e dados populacionais do IBGE. Resultado: Foram contabilizadas mais de 100 mil internações hospitalares no Estado do Pará, a grande maioria na Região metropolitana I, onde se encontra o Município de Ananindeua que, além de liderar em número de hospitalizações também lidera o ranking de municípios com maior número de óbitos. A prevalência do gênero masculino, pardos e com idades entre 20-24 anos. A taxa de mortalidade é maior no município de Belém com média de permanência de 11,3 dias. Conclusão: Os Municípios de Ananindeua e Belém emergem como epicentros desse cenário e, por isso, apresentam a necessidade de ações preventivas e políticas voltadas para a segurança no trânsito nessas duas localidades.Introduction: The increasing popularity of motorcycles as a means of transportation has been accompanied by a concerning rise in the number of accidents and traffic-related deaths. Objective: This study aimed to assess the epidemiological profile of motorcycle riders involved in traffic accidents and treated in the State of Pará, during the period from 2010 to 2020. Method: This study utilized a descriptive and quantitative ecological epidemiological design to evaluate hospital morbidity in the State of Pará from 2010 to 2020. Hospital morbidity information was obtained from DATASUS using TABNET, and population data from IBGE. Result: Over 100,000 hospitalizations were recorded in the State of Pará, with the majority occurring in Metropolitan Region I, where the Municipality of Ananindeua is located. This municipality not only led in the number of hospitalizations but also topped the list of municipalities with the highest number of deaths. The prevalence was higher among males, individuals of mixed race, and those aged between 20-24 years. The mortality rate was highest in the Municipality of Belém, with an average stay of 11.3 days. Conclusion: The Municipalities of Ananindeua and Belém emerge as epicenters of this scenario, thus emphasizing the need for preventive actions and traffic safety policies in these two locations.Introducción: El aumento en la popularidad de las motocicletas como medio de transporte ha venido acompañado de un preocupante incremento en el número de accidentes y muertes en el tránsito. Objetivo: Este estudio tuvo como objetivo evaluar el perfil epidemiológico de los conductores de motocicletas involucrados en accidentes de tránsito y atendidos en el Estado de Pará, durante el período de 2010 a 2020. Método: Este estudio utilizó un diseño epidemiológico ecológico descriptivo y cuantitativo para evaluar la morbilidad hospitalaria en el Estado de Pará desde 2010 hasta 2020. Se obtuvo información sobre la morbilidad hospitalaria a través de DATASUS utilizando TABNET y datos poblacionales del IBGE. Resultado: Se contabilizaron más de 100,000 hospitalizaciones en el Estado de Pará, con la mayoría ocurriendo en la Región Metropolitana I, donde se encuentra el Municipio de Ananindeua. Este municipio no solo lideró en el número de hospitalizaciones, sino que también encabezó la lista de municipios con el mayor número de muertes. La prevalencia fue mayor en hombres, personas de raza mixta y aquellos con edades entre 20 y 24 años. La tasa de mortalidad fue más alta en el Municipio de Belém, con una estancia promedio de 11.3 días. Conclusión: Los Municipios de Ananindeua y Belém emergen como epicentros de este escenario, resaltando así la necesidad de acciones preventivas y políticas de seguridad vial en estos dos lugares.Research, Society and Development2023-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4311610.33448/rsd-v12i10.43116Research, Society and Development; Vol. 12 No. 10; e133121043116Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 10; e133121043116Research, Society and Development; v. 12 n. 10; e1331210431162525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43116/35052Copyright (c) 2023 Vilmar Carneiro da Silva ; Gustavo Pantoja Frazão; Wellington Gabriel Santa Rosa Pereira ; Rayssa Renata Correa Pojo; Vinicius Antonio Pimentel Guimaraes; Jamilly Monteiro Bastos; Thalisson Pinheiro Lopes ; Daniela Ferreira Tramontin ; Mariana Cayres Vallinoto; Jorge Lopes Rodrigues Netohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva , Vilmar Carneiro da Frazão, Gustavo Pantoja Pereira , Wellington Gabriel Santa Rosa Pojo, Rayssa Renata Correa Guimaraes, Vinicius Antonio Pimentel Bastos, Jamilly Monteiro Lopes , Thalisson Pinheiro Tramontin , Daniela Ferreira Vallinoto, Mariana Cayres Rodrigues Neto, Jorge Lopes 2023-10-20T10:57:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/43116Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-10-20T10:57:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corte epidemiológico de hospitalizações e óbitos envolvendo acidentes de motocicletas no Estado do Pará entre 2010 e 2020 Epidemiological analysis of hospitalizations and deaths involving motorcycle accidents in the State of Pará between 2010 and 2020 Análisis epidemiológico de hospitalizaciones y fallecimientos relacionados con accidentes de motocicleta en el Estado de Pará entre 2010 y 2020 |
title |
Corte epidemiológico de hospitalizações e óbitos envolvendo acidentes de motocicletas no Estado do Pará entre 2010 e 2020 |
spellingShingle |
Corte epidemiológico de hospitalizações e óbitos envolvendo acidentes de motocicletas no Estado do Pará entre 2010 e 2020 Corte epidemiológico de hospitalizações e óbitos envolvendo acidentes de motocicletas no Estado do Pará entre 2010 e 2020 Silva , Vilmar Carneiro da Motocicletas Accidentes de tránsito Causas externas. Motorcycles Traffic accidents External causes. Motocicletas Acidentes de trânsito Causas externas. Silva , Vilmar Carneiro da Motocicletas Accidentes de tránsito Causas externas. Motorcycles Traffic accidents External causes. Motocicletas Acidentes de trânsito Causas externas. |
title_short |
Corte epidemiológico de hospitalizações e óbitos envolvendo acidentes de motocicletas no Estado do Pará entre 2010 e 2020 |
title_full |
Corte epidemiológico de hospitalizações e óbitos envolvendo acidentes de motocicletas no Estado do Pará entre 2010 e 2020 |
title_fullStr |
Corte epidemiológico de hospitalizações e óbitos envolvendo acidentes de motocicletas no Estado do Pará entre 2010 e 2020 Corte epidemiológico de hospitalizações e óbitos envolvendo acidentes de motocicletas no Estado do Pará entre 2010 e 2020 |
title_full_unstemmed |
Corte epidemiológico de hospitalizações e óbitos envolvendo acidentes de motocicletas no Estado do Pará entre 2010 e 2020 Corte epidemiológico de hospitalizações e óbitos envolvendo acidentes de motocicletas no Estado do Pará entre 2010 e 2020 |
title_sort |
Corte epidemiológico de hospitalizações e óbitos envolvendo acidentes de motocicletas no Estado do Pará entre 2010 e 2020 |
author |
Silva , Vilmar Carneiro da |
author_facet |
Silva , Vilmar Carneiro da Silva , Vilmar Carneiro da Frazão, Gustavo Pantoja Pereira , Wellington Gabriel Santa Rosa Pojo, Rayssa Renata Correa Guimaraes, Vinicius Antonio Pimentel Bastos, Jamilly Monteiro Lopes , Thalisson Pinheiro Tramontin , Daniela Ferreira Vallinoto, Mariana Cayres Rodrigues Neto, Jorge Lopes Frazão, Gustavo Pantoja Pereira , Wellington Gabriel Santa Rosa Pojo, Rayssa Renata Correa Guimaraes, Vinicius Antonio Pimentel Bastos, Jamilly Monteiro Lopes , Thalisson Pinheiro Tramontin , Daniela Ferreira Vallinoto, Mariana Cayres Rodrigues Neto, Jorge Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Frazão, Gustavo Pantoja Pereira , Wellington Gabriel Santa Rosa Pojo, Rayssa Renata Correa Guimaraes, Vinicius Antonio Pimentel Bastos, Jamilly Monteiro Lopes , Thalisson Pinheiro Tramontin , Daniela Ferreira Vallinoto, Mariana Cayres Rodrigues Neto, Jorge Lopes |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva , Vilmar Carneiro da Frazão, Gustavo Pantoja Pereira , Wellington Gabriel Santa Rosa Pojo, Rayssa Renata Correa Guimaraes, Vinicius Antonio Pimentel Bastos, Jamilly Monteiro Lopes , Thalisson Pinheiro Tramontin , Daniela Ferreira Vallinoto, Mariana Cayres Rodrigues Neto, Jorge Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motocicletas Accidentes de tránsito Causas externas. Motorcycles Traffic accidents External causes. Motocicletas Acidentes de trânsito Causas externas. |
topic |
Motocicletas Accidentes de tránsito Causas externas. Motorcycles Traffic accidents External causes. Motocicletas Acidentes de trânsito Causas externas. |
description |
Introdução: O aumento da popularidade das motos como meio de transporte tem sido acompanhado por um preocupante aumento no número de acidentes e mortes no trânsito. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar o perfil epidemiológico dos condutores de moto vítimas de acidentes de trânsito, atendidos no Estado do Pará, durante o período de 2010 a 2020. Método: Este estudo utilizou um desenho epidemiológico ecológico descritivo e quantitativo para avaliar a morbidade hospitalar no Estado do Pará, durante o período de 2010 a 2020. Foram obtidas informações sobre a morbidade hospitalar através do DATASUS, utilizando o TABNET, e dados populacionais do IBGE. Resultado: Foram contabilizadas mais de 100 mil internações hospitalares no Estado do Pará, a grande maioria na Região metropolitana I, onde se encontra o Município de Ananindeua que, além de liderar em número de hospitalizações também lidera o ranking de municípios com maior número de óbitos. A prevalência do gênero masculino, pardos e com idades entre 20-24 anos. A taxa de mortalidade é maior no município de Belém com média de permanência de 11,3 dias. Conclusão: Os Municípios de Ananindeua e Belém emergem como epicentros desse cenário e, por isso, apresentam a necessidade de ações preventivas e políticas voltadas para a segurança no trânsito nessas duas localidades. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43116 10.33448/rsd-v12i10.43116 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43116 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i10.43116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/43116/35052 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 10; e133121043116 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 10; e133121043116 Research, Society and Development; v. 12 n. 10; e133121043116 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1822178658957131776 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.33448/rsd-v12i10.43116 |