Análise da qualidade da informação autorreferida sobre duração do sono de escolares do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA)

Bibliographic Details
Main Author: Abreu, Gabriela de Azevedo
Publication Date: 2019
Other Authors: Silva, Thiago Luiz Nogueira da, Teixeira, Liliane Reis, Bloch, Katia Vergetti
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
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Summary: Objetivou-se avaliar o comportamento do sono de adolescentes de 12 a 17 anos, participantes do ERICA (Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes), estudo de representatividade nacional, segundo características sociodemográficas, turno e tipo de escola, e descrever a correção das horas inconsistentes. A coleta de dados ocorreu em 2013 e 2014. Foram feitas quatro perguntas sobre horas habituais de dormir e de acordar durante a semana e no final de semana, com 24 opções de respostas, uma para cada hora do dia. A análise das inconsistências considerou a distribuição de frequências das respostas quanto às horas habituais de dormir e de acordar, além da compatibilidade com o turno. A duração do sono durante a semana e final de semana foi obtida pela diferença entre horas habituais de dormir e de acordar e foi excluída se ≤ 4 ou ≥ 14 horas. A média de sono total da semana foi calculada pela fórmula: (duração do sono durante a semana x 5 + duração do sono no final de semana x 2)/7. Foram criados três grupos: dados originais (respostas que não necessitaram correções), dados corrigidos (inconsistentes, mas passíveis de correção) e dados excluídos (inconsistentes, para os quais não se tinha critério para correção). A correção recuperou informação inconsistente de 5.988 adolescentes (8%) dos 74.589 participantes. Foram excluídas 7.937 (10,6%) respostas. Os adolescentes cujas informações foram corrigidas ou excluídas são mais novos, do sexo masculino, de escolas públicas e da Região Norte. A correção minimizou perdas e conferiu maior consistência ao tratamento dos dados. O estudo contribui para o aprimoramento da construção de instrumentos de coleta de dados em estudos observacionais, tornando transparente a forma de lidar com as limitações inerentes ao método de coleta de dados.
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spelling Abreu, Gabriela de AzevedoSilva, Thiago Luiz Nogueira daTeixeira, Liliane ReisBloch, Katia Vergetti2021-05-24T12:05:40Z2021-05-24T12:05:40Z2019ABREU, Gabriela de Azevedo et al . Análise da qualidade da informação autorreferida sobre duração do sono de escolares do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA). Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro , v. 35, n. 10, p. 1-14, 2019.0102-311Xhttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4730710.1590/0102-311x001529181678-4464Objetivou-se avaliar o comportamento do sono de adolescentes de 12 a 17 anos, participantes do ERICA (Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes), estudo de representatividade nacional, segundo características sociodemográficas, turno e tipo de escola, e descrever a correção das horas inconsistentes. A coleta de dados ocorreu em 2013 e 2014. Foram feitas quatro perguntas sobre horas habituais de dormir e de acordar durante a semana e no final de semana, com 24 opções de respostas, uma para cada hora do dia. A análise das inconsistências considerou a distribuição de frequências das respostas quanto às horas habituais de dormir e de acordar, além da compatibilidade com o turno. A duração do sono durante a semana e final de semana foi obtida pela diferença entre horas habituais de dormir e de acordar e foi excluída se ≤ 4 ou ≥ 14 horas. A média de sono total da semana foi calculada pela fórmula: (duração do sono durante a semana x 5 + duração do sono no final de semana x 2)/7. Foram criados três grupos: dados originais (respostas que não necessitaram correções), dados corrigidos (inconsistentes, mas passíveis de correção) e dados excluídos (inconsistentes, para os quais não se tinha critério para correção). A correção recuperou informação inconsistente de 5.988 adolescentes (8%) dos 74.589 participantes. Foram excluídas 7.937 (10,6%) respostas. Os adolescentes cujas informações foram corrigidas ou excluídas são mais novos, do sexo masculino, de escolas públicas e da Região Norte. A correção minimizou perdas e conferiu maior consistência ao tratamento dos dados. O estudo contribui para o aprimoramento da construção de instrumentos de coleta de dados em estudos observacionais, tornando transparente a forma de lidar com as limitações inerentes ao método de coleta de dados.The study aimed to assess sleep behavior in adolescents 12 to 17 years of age participating in ERICA (Study of Cardiovascular Risk Factors in Adolescents), based on sociodemographic characteristics, school shift, and type of school, and to describe the correction of inconsistent sleep times in a nationally representative study in Brazil. Data were collected in 2013 and 2014. Four questions were asked on habitual time for sleeping and waking on weekdays and weekends, with 24 possible answers, one for each hour of the day. Analysis of inconsistencies considered the distribution of frequencies of answers as to sleeping and waking times, in addition to compatibility with the school shift. Sleep duration during the week and on weekends was obtained by the difference between sleeping and waking times, and differences of ≤ 4 or ≥ 14 hours were excluded. Mean total sleep duration in seven days was calculated by the formula (weekday sleep duration x 5 + weekend sleep duration x 2)/7. The following groups were created: original data (answers that did not require correction), corrected data (inconsistent, but amenable to correction), and excluded data (inconsistent, and for which there was no criterion for correction). Correction recovered inconsistent information for 5,988 adolescents, 8% of the 74,589 participants. A total of 7,937 (10.6%) answers were excluded. Adolescents whose information was corrected or excluded were younger, predominantly males, from public schools, and from the North of Brazil. Correction minimized losses and lent greater consistency to the data treatment. The study contributes to the improvement of data collection tools in observational studies, lending transparency to the way of dealing with inherent limitations in the data collection method.El objetivo fue evaluar el comportamiento del sueño en adolescentes de 12 a 17 años, participantes en el ERICA (Estudio de Riesgos Cardiovasculares en Adolescentes), según características sociodemográficas, turnos y tipos de escuela, donde además se describe la corrección de las horas incompatibles en un estudio de nivel nacional en Brasil. La recogida de datos se realizó en 2013 y 2014. Se hicieron cuatro preguntas sobre las horas habituales de sueño y de despertarse durante la semana y el fin de semana, con 24 opciones de respuesta, una para cada hora del día. El análisis de las incompatibilidades consideró la distribución de frecuencias en las respuestas, respecto a las horas habituales de sueño y de despertarse, además de la compatibilidad con el turno. La duración del sueño durante la semana y fin de semana se obtuvo mediante la diferencia entre horas habituales de sueño y de despertarse y fue excluida si ≤ 4 ó ≥ 14 horas. La media de sueño total de la semana se calculó mediante la fórmula: (duración del sueño durante la semana x 5 + duración del sueño durante el fin de semana x 2)/7. Se crearon tres grupos: datos originales (respuestas que no necesitaron correcciones), datos corregidos (inconsistentes, pero plausibles de corrección) y datos excluidos (inconsistentes en los que no había criterio para la corrección). La corrección recuperó información inconsistente de 5.988 adolescentes (8%) de los 74.589 participantes. Se excluyeron 7.937 (10,6%) respuestas. Los adolescentes cuya información fue corregida o excluida son más jóvenes, sexo masculino, procedentes de escuelas públicas y de la región Norte. La corrección minimizó pérdidas y otorgó una mayor consistencia al tratamiento de los datos. El estudio contribuye al perfeccionamiento de la creación de instrumentos de recogida de datos en estudios observacionales, haciendo transparente la forma de enfrentarse a las limitaciones inherentes del método de recogida de datos.Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Medicina Social. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Estudos em Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Estudos em Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porEscola Nacional de Saúde Pública Sergio AroucaAcurácia dos DadosInquéritos EpidemiológicosSonoData AccuracyHealth SurveysSleepExactitud de los DatosEncuestas EpidemiológicasSueñoConfiabilidade dos DadosInquéritos EpidemiológicosSonoAnálise da qualidade da informação autorreferida sobre duração do sono de escolares do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA)Quality analysis of self-reported information on sleep duration in schoolchildren in the Study of Cardiovascular Risk Factors in Adolescents (ERICA)Análisis sobre calidad de los datos autoinformados sobre la duración del sueño en escolares del Estudio de Riesgos Cardiovasculares en Adolescentes (ERICA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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