Relações entre arte e ciência em museus e centros de ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Maria do Rosário de Assumpçäo
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19765
Resumo: Esta dissertação procura ser um estudo exploratório das características das Relações entre Arte e Ciência nos Centros e Museus de Ciência entre os anos de 1969 e 2000. Com o estudo percebeu-se a recorrência de três tipos de relação, independente da manifestação artística concretizada nestes espaços: uma relação de apoio estético, ilustração ou informação, que foi denominada neste trabalho “Relação com a Arte Exposta ou Apresentada”, uma relação de utilização ou suporte, aqui denominada “Arte como Suporte de Conteúdos Científicos” e uma relação de troca, complementaridade, aqui denominada “Arte e Ciência como propositoras/provocadoras de experiências”. O referencial teórico foi o trabalho de Pierre Bourdieu (1930-2003), desde o momento em que foi necessário delimitar o objeto a ser pesquisado, quando nos vimos frente à opção de estudar mais extensivamente o “conjunto dos elementos pertinentes do objeto construído”. Neste trabalho, nos guiamos pelo que Bourdieu denomina de “espaço dos possíveis”, a definição de um sistema de coordenadas que situe e relacione os agentes/atores envolvidos nas práticas e reflexões que relacionam Arte e Ciência no espaço do Museu ou Centro de Ciência no período mencionado. O modo de pensar relacional de Bourdieu, se dá a partir da formação de campos. Neste trabalho estaremos enfocando o campo artístico e o campo científico. São propostas algumas razões para a existência destas categorias, resultado da análise bibliográfica sobre os temas Arte, Ciência e a construção de suas relações. Enfocamos ainda o tema Museu enquanto instituição frente às mudanças histórico-sociais e ao surgimento dos Centros de Ciência, procurando identificar as interações existentes que potencializam a prática e reflexão da Arte nos espaços de memória e divulgação da Ciência. Para complementar a análise bibliográfica, foi efetuada uma dinâmica de escuta de atores/agentes dos campos relacionados ao tema, focada nas instituições ligadas à quatro associações de museus: a ABCMC, a Red POP, a ASTC e o ICOM.
id CRUZ_45ebef23c91a714ba4c476ac533d1c86
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/19765
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Braga, Maria do Rosário de AssumpçäoKöptcke, Luciana Sepúlveda2017-07-07T14:23:46Z2017-07-07T14:23:46Z2004BRAGA, Maria do Rosário de Assumpçäo. Relações entre arte e ciência em museus e centros de ciência. 2004. 230 f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2004.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19765Esta dissertação procura ser um estudo exploratório das características das Relações entre Arte e Ciência nos Centros e Museus de Ciência entre os anos de 1969 e 2000. Com o estudo percebeu-se a recorrência de três tipos de relação, independente da manifestação artística concretizada nestes espaços: uma relação de apoio estético, ilustração ou informação, que foi denominada neste trabalho “Relação com a Arte Exposta ou Apresentada”, uma relação de utilização ou suporte, aqui denominada “Arte como Suporte de Conteúdos Científicos” e uma relação de troca, complementaridade, aqui denominada “Arte e Ciência como propositoras/provocadoras de experiências”. O referencial teórico foi o trabalho de Pierre Bourdieu (1930-2003), desde o momento em que foi necessário delimitar o objeto a ser pesquisado, quando nos vimos frente à opção de estudar mais extensivamente o “conjunto dos elementos pertinentes do objeto construído”. Neste trabalho, nos guiamos pelo que Bourdieu denomina de “espaço dos possíveis”, a definição de um sistema de coordenadas que situe e relacione os agentes/atores envolvidos nas práticas e reflexões que relacionam Arte e Ciência no espaço do Museu ou Centro de Ciência no período mencionado. O modo de pensar relacional de Bourdieu, se dá a partir da formação de campos. Neste trabalho estaremos enfocando o campo artístico e o campo científico. São propostas algumas razões para a existência destas categorias, resultado da análise bibliográfica sobre os temas Arte, Ciência e a construção de suas relações. Enfocamos ainda o tema Museu enquanto instituição frente às mudanças histórico-sociais e ao surgimento dos Centros de Ciência, procurando identificar as interações existentes que potencializam a prática e reflexão da Arte nos espaços de memória e divulgação da Ciência. Para complementar a análise bibliográfica, foi efetuada uma dinâmica de escuta de atores/agentes dos campos relacionados ao tema, focada nas instituições ligadas à quatro associações de museus: a ABCMC, a Red POP, a ASTC e o ICOM.The present work intends to be an exploratory research about the relationships among Art and Science in the space of Museum and Science Centers, in the period between 1969 and 2000. It is focused in the institutions of four associations of museums and science centers: the Brazilian ABCMC, the Latino-American Red POP, the predominant American ASTC and the world wide ICOM. The research was performed with actors of this field, and in the process of understanding the answers, it was possible to notice that a big number of institutions have these relationships with Art as usual practice. It could be noticed also the occurrence of three main relations, in spite of the kind of work of art was chosen by the institution for being exposed, presented or processed, (mainly of Visual Arts and Scenic Arts). The three main categories reflects the existence of Art as a shown work for decorative aesthetics or pleasure, establishing a relation of environmental information, illustration or being; the use of art as a media for contents of Science, and indicates also the presence of a synergetic relation, when both Art and Science are proposing or provoking experiences with the public of the Museums and Science Centers. The work develops a thought based on Bourdieu(1930-2003), theories of fields to understand which may be the reasons for happening these three main categories. It was based on bibliographic analyses and helps us to investigate the individual and socio cultural perceptions, possibilities, interests, determinations and necessities to indicate one of the three categories in the practice of the museum or science center. It objects also to think about the meaning of these relationships to Art, to Science and to our socie ties as well as perceive the dynamic of the artistic and scientific fields about the question. The first results of the research were partially presented at the 8th Meeting of Red POP in Leon Mexico, in 2003, with the intention of developing a deep listening of the different actors of this field. The debates about the theme provided many tools for looking critically at the question, which added the acquired knowledge in the History of Health Science pos graduation.Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, BrasilporMuseus de ciênciaCentros de ciênciaArte e ciênciaCiênciaArteMuseusExposições CientíficasRelações entre arte e ciência em museus e centros de ciênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2004Fundaçäo Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo CruzMestrado AcadêmicoRio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/19765/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINALRelações entre arte e ciência em museus e centros de ciência.pdfRelações entre arte e ciência em museus e centros de ciência.pdfapplication/pdf1068115https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/19765/2/Rela%c3%a7%c3%b5es%20entre%20arte%20e%20ci%c3%aancia%20em%20museus%20e%20centros%20de%20ci%c3%aancia.pdf1b0674c605acda89e2514cde0bdd1dd1MD5215229.mp315229.mp3Comentários da Autoraaudio/basic7770240https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/19765/4/15229.mp3a8a3802fbb2911f4ef21cac666583cb0MD5415230.mp315230.mp3Entrevista com a Autoraaudio/basic20679168https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/19765/5/15230.mp34b9f4260337298367b60ab793ffbf9dcMD55TEXTRelações entre arte e ciência em museus e centros de ciência.pdf.txtRelações entre arte e ciência em museus e centros de ciência.pdf.txtExtracted texttext/plain566686https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/19765/3/Rela%c3%a7%c3%b5es%20entre%20arte%20e%20ci%c3%aancia%20em%20museus%20e%20centros%20de%20ci%c3%aancia.pdf.txtbb85a7825750bba94a421b4275ec8f23MD53icict/197652020-01-16 10:14:06.222oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352020-01-16T13:14:06Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações entre arte e ciência em museus e centros de ciência
title Relações entre arte e ciência em museus e centros de ciência
spellingShingle Relações entre arte e ciência em museus e centros de ciência
Braga, Maria do Rosário de Assumpçäo
Museus de ciência
Centros de ciência
Arte e ciência
Ciência
Arte
Museus
Exposições Científicas
title_short Relações entre arte e ciência em museus e centros de ciência
title_full Relações entre arte e ciência em museus e centros de ciência
title_fullStr Relações entre arte e ciência em museus e centros de ciência
title_full_unstemmed Relações entre arte e ciência em museus e centros de ciência
title_sort Relações entre arte e ciência em museus e centros de ciência
author Braga, Maria do Rosário de Assumpçäo
author_facet Braga, Maria do Rosário de Assumpçäo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Maria do Rosário de Assumpçäo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Köptcke, Luciana Sepúlveda
contributor_str_mv Köptcke, Luciana Sepúlveda
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Museus de ciência
Centros de ciência
Arte e ciência
topic Museus de ciência
Centros de ciência
Arte e ciência
Ciência
Arte
Museus
Exposições Científicas
dc.subject.decs.pt_BR.fl_str_mv Ciência
Arte
Museus
Exposições Científicas
description Esta dissertação procura ser um estudo exploratório das características das Relações entre Arte e Ciência nos Centros e Museus de Ciência entre os anos de 1969 e 2000. Com o estudo percebeu-se a recorrência de três tipos de relação, independente da manifestação artística concretizada nestes espaços: uma relação de apoio estético, ilustração ou informação, que foi denominada neste trabalho “Relação com a Arte Exposta ou Apresentada”, uma relação de utilização ou suporte, aqui denominada “Arte como Suporte de Conteúdos Científicos” e uma relação de troca, complementaridade, aqui denominada “Arte e Ciência como propositoras/provocadoras de experiências”. O referencial teórico foi o trabalho de Pierre Bourdieu (1930-2003), desde o momento em que foi necessário delimitar o objeto a ser pesquisado, quando nos vimos frente à opção de estudar mais extensivamente o “conjunto dos elementos pertinentes do objeto construído”. Neste trabalho, nos guiamos pelo que Bourdieu denomina de “espaço dos possíveis”, a definição de um sistema de coordenadas que situe e relacione os agentes/atores envolvidos nas práticas e reflexões que relacionam Arte e Ciência no espaço do Museu ou Centro de Ciência no período mencionado. O modo de pensar relacional de Bourdieu, se dá a partir da formação de campos. Neste trabalho estaremos enfocando o campo artístico e o campo científico. São propostas algumas razões para a existência destas categorias, resultado da análise bibliográfica sobre os temas Arte, Ciência e a construção de suas relações. Enfocamos ainda o tema Museu enquanto instituição frente às mudanças histórico-sociais e ao surgimento dos Centros de Ciência, procurando identificar as interações existentes que potencializam a prática e reflexão da Arte nos espaços de memória e divulgação da Ciência. Para complementar a análise bibliográfica, foi efetuada uma dinâmica de escuta de atores/agentes dos campos relacionados ao tema, focada nas instituições ligadas à quatro associações de museus: a ABCMC, a Red POP, a ASTC e o ICOM.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-07T14:23:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-07T14:23:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRAGA, Maria do Rosário de Assumpçäo. Relações entre arte e ciência em museus e centros de ciência. 2004. 230 f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19765
identifier_str_mv BRAGA, Maria do Rosário de Assumpçäo. Relações entre arte e ciência em museus e centros de ciência. 2004. 230 f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2004.
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/19765/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/19765/2/Rela%c3%a7%c3%b5es%20entre%20arte%20e%20ci%c3%aancia%20em%20museus%20e%20centros%20de%20ci%c3%aancia.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/19765/4/15229.mp3
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/19765/5/15230.mp3
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/19765/3/Rela%c3%a7%c3%b5es%20entre%20arte%20e%20ci%c3%aancia%20em%20museus%20e%20centros%20de%20ci%c3%aancia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
1b0674c605acda89e2514cde0bdd1dd1
a8a3802fbb2911f4ef21cac666583cb0
4b9f4260337298367b60ab793ffbf9dc
bb85a7825750bba94a421b4275ec8f23
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798324792277860352