Sinergias entre a saúde e educação: subsídios e potencialidades para o cuidado integral de adolescentes masculinos
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38594 |
Resumo: | O cuidado em saúde na adolescência é marcado por diferenças de gênero, pois as adolescentes procuram os serviços de saúde com mais frequência que os adolescentes masculinos. Esse trabalho visa responder a seguinte questão: Como a construção de parcerias entre a saúde e a educação pode contribuir para o fomento das ações de cuidados em saúde voltados aos adolescentes masculinos? Discutir as potencialidades de parcerias intersetoriais entre a saúde e a educação voltadas para o cuidado de adolescentes masculinos. Foi realizado uma revisão de literatura em publicações do Ministério da Saúde , teses de doutoramento,capítulos de livros e artigos publicados em periódicos. Foram utilizados os seguintes descritores: saúde do adolescente; colaboração intersetorial; serviços de saúde do adolescente; e masculinidade. Os resultados foram organizados promovendo a discussão dos resultados. Para Brasil (2007) a captação de adolescentes masculinos requer o estabelecimento de parcerias com entidades que desenvolvem atividades com essa população. Sant’Anna (2007) apontam que a saúde e educação compartilham campos de conhecimentos que podem contribuir na melhoria das relações de saúde e de doença.A escola pode ser vista com uma “porta de entrada para o desenvolvimento da saúde coletiva, como um espaço da atenção básica” (SOUZA,2012,p.77).A efetividade das ações intersetoriais se dá a partir da aproximação com a realidade social dos adolescentes, de forma a incluir seus saberes e promover ações educativas que privilegiem a participação ativa dos adolescentes (QUEIROZ, et al., 2016). A construção de parcerias intersetoriais pode contribuir no cuidado de adolescentes masculinos à medida que os conhecimentos e expertises de cada setor estejam em consonância com as demandas dos jovens, promovendo assim, a construção de espaços de cuidado integral em saúde. |
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Silva, Juan da CunhaMartins, Ezilane RamalhoCastro, Márcia da Conceição LimaCunha, Mary Ester da SilvaSantos, Neusa Iara Andrade dosSantos, Cristiane Medeiros dosMenezes, Débora Holanda Leite2019-12-17T12:01:20Z2019-12-17T12:01:20Z2018SILVA, Juan da Cunha et al. Sinergias entre a saúde e educação: subsídios e potencialidades para o cuidado integral de adolescentes masculinos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p.978-85-85740-10-8https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38594O cuidado em saúde na adolescência é marcado por diferenças de gênero, pois as adolescentes procuram os serviços de saúde com mais frequência que os adolescentes masculinos. Esse trabalho visa responder a seguinte questão: Como a construção de parcerias entre a saúde e a educação pode contribuir para o fomento das ações de cuidados em saúde voltados aos adolescentes masculinos? Discutir as potencialidades de parcerias intersetoriais entre a saúde e a educação voltadas para o cuidado de adolescentes masculinos. Foi realizado uma revisão de literatura em publicações do Ministério da Saúde , teses de doutoramento,capítulos de livros e artigos publicados em periódicos. Foram utilizados os seguintes descritores: saúde do adolescente; colaboração intersetorial; serviços de saúde do adolescente; e masculinidade. Os resultados foram organizados promovendo a discussão dos resultados. Para Brasil (2007) a captação de adolescentes masculinos requer o estabelecimento de parcerias com entidades que desenvolvem atividades com essa população. Sant’Anna (2007) apontam que a saúde e educação compartilham campos de conhecimentos que podem contribuir na melhoria das relações de saúde e de doença.A escola pode ser vista com uma “porta de entrada para o desenvolvimento da saúde coletiva, como um espaço da atenção básica” (SOUZA,2012,p.77).A efetividade das ações intersetoriais se dá a partir da aproximação com a realidade social dos adolescentes, de forma a incluir seus saberes e promover ações educativas que privilegiem a participação ativa dos adolescentes (QUEIROZ, et al., 2016). A construção de parcerias intersetoriais pode contribuir no cuidado de adolescentes masculinos à medida que os conhecimentos e expertises de cada setor estejam em consonância com as demandas dos jovens, promovendo assim, a construção de espaços de cuidado integral em saúde.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Centro Universitário Serra dos Órgãos. Teresópolis, RJ, Brasil.Universidade Norte do Paraná. Londrina, PR, Brasil.Centro Universitário Serra dos Órgãos. Teresópolis, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal Fluminense. 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