A construção de um projeto de intervenção a partir da perspectiva da promoção da saúde para adolescentes masculinos na estratégia de saúde da família
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Data de Publicação: | 2018 |
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Tipo de documento: | Artigo de conferência |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38563 |
Resumo: | Esse trabalho foi realizado entre setembro de 2016 e junho de 2017. Construção de um projeto de intervenção voltado a fomentar ações de cuidado em saúde para adolescentes masculinos numa Estratégia de Saúde da Família. Propor a partir da perspectiva da Promoção da Saúde, estratégias e ações capazes de fomentar o cuidado para adolescentes masculinos numa ESF. Desenvolver ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) para os profissionais da ESF. Avaliar as ações de forma participativa. O projeto de intervenção foi construído e organizado a partir do marco lógico, o que promoveu a identificação dos objetivos, indicadores, meios de verificação, fatores externos, ações, recursos e resultados esperados. Foram construídas ações que contemplaram: o desenvolvimento de EPS para profissionais da ESF; a realização de um diagnóstico participativo dos adolescentes; a construção de uma parceria interinstitucional entre uma escola e a ESF; e realização da avaliação participativa. No decorrer da construção do projeto de intervenção foram identificadas as potencialidades do território da ESF, assim como a necessidade da construção de parcerias institucionais. O projeto de intervenção possibilitou a construção de ações e medidas voltadas para a reorientação dos serviços a partir do desenvolvimento de habilidades dos atores envolvidos nas cenas de cuidado, privilegiando a participação e o engajamento dos adolescentes no planejamento das ações de cuidado em saúde. Esse projeto de intervenção pode ser visto como um ponto de partida para a adoção de novas diretrizes e linhas de cuidado para um grupo que procura de forma incipiente os serviços de saúde, à medida que é proposto um conjunto de ações que visam superar a dimensão do cuidado apenas como um produto verticalizado destinado a essa população e vislumbra a construção do cuidado entre os sujeitos na cena do cuidado e a partir das demandas do território. A partir das ações propostas no decorrer dessa experiência o processo de trabalho dos profissionais de saúde e gestão da ESF pode ser reorientado de modo que os sujeitos desenvolvam habilidades e possam atuar no atendimento das demandas dos adolescentes. Vislumbra-se que, no decorrer desse processo, ocorra a construção de vínculos entre os profissionais e os adolescentes, contribuindo assim, com a sustentabilidade das ações. |
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Desenvolver ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) para os profissionais da ESF. Avaliar as ações de forma participativa. O projeto de intervenção foi construído e organizado a partir do marco lógico, o que promoveu a identificação dos objetivos, indicadores, meios de verificação, fatores externos, ações, recursos e resultados esperados. Foram construídas ações que contemplaram: o desenvolvimento de EPS para profissionais da ESF; a realização de um diagnóstico participativo dos adolescentes; a construção de uma parceria interinstitucional entre uma escola e a ESF; e realização da avaliação participativa. No decorrer da construção do projeto de intervenção foram identificadas as potencialidades do território da ESF, assim como a necessidade da construção de parcerias institucionais. O projeto de intervenção possibilitou a construção de ações e medidas voltadas para a reorientação dos serviços a partir do desenvolvimento de habilidades dos atores envolvidos nas cenas de cuidado, privilegiando a participação e o engajamento dos adolescentes no planejamento das ações de cuidado em saúde. Esse projeto de intervenção pode ser visto como um ponto de partida para a adoção de novas diretrizes e linhas de cuidado para um grupo que procura de forma incipiente os serviços de saúde, à medida que é proposto um conjunto de ações que visam superar a dimensão do cuidado apenas como um produto verticalizado destinado a essa população e vislumbra a construção do cuidado entre os sujeitos na cena do cuidado e a partir das demandas do território. A partir das ações propostas no decorrer dessa experiência o processo de trabalho dos profissionais de saúde e gestão da ESF pode ser reorientado de modo que os sujeitos desenvolvam habilidades e possam atuar no atendimento das demandas dos adolescentes. Vislumbra-se que, no decorrer desse processo, ocorra a construção de vínculos entre os profissionais e os adolescentes, contribuindo assim, com a sustentabilidade das ações.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Centro Universitário Serra dos Órgãos. Teresópolis, RJ, Brasil.Faculdades Integradas Norte do Paraná - UNOPAR. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Centro Universitário Serra dos Órgãos. Teresópolis, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. 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