Educação nutricional para hipertensão: estudo de caso do município de Cajuri
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/51399 |
Resumo: | Este projeto aborda a hipertensão arterial e educação em saúde como tema central. A hipertensão arterial é compreendida como umas das patologias mais prevalentes no município de Cajuri-MG. Além de apresentar grande morbidade, com altos custos envolvidos no seu tratamento. No município de Cajuri as ações de prevenção ficam restritas à formação de grupos operativos, onde observa-se que as práticas educativas estão centradas numa imposição de conhecimentos, numa relação de educador (profissional de saúde) e aprendiz (paciente). Nesse sentido, propõe um programa de educação nutricional dentro de uma metodologia qualitativa, buscando conhecer o público, os saberes, os conceitos e as crenças, que são elementos fundamentais para a elaboração de um programa de educação em saúde. Além de conhecer as dificuldades das pessoas que convivem com a hipertensão arterial permitindo uma melhor compreensão da não-adesão ao tratamento no serviço de saúde. O programa de educação nutricional será construído a partir de uma metodologia qualitativa, por meio de grupos focais e entrevistas, tendo como público: pacientes portadores de hipertensão arterial cadastrados no sistema de saúde do município de Cajuri-MG. Da confluência de todo material obtido, será gerado o relatório final, composto das falas, sentidos e percepções sobre a hipertensão arterial no município de Cajuri, sob a ótica dos pacientes acompanhado. O relatório final será utilizado para subsidiar a elaboração do programa de educação nutricional. Tal projeto visa contribuir para melhorar as políticas de saúde dirigidas a esse grupo e auxiliar os profissionais de saúde a lidar com essas dificuldades. |
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Campos, Daniela SouzalimaPires, Lana Magaly2022-02-22T17:23:22Z2022-02-22T17:23:22Z2008CAMPOS, Daniela Souzalima. Educação nutricional para hipertensão: estudo de caso do município de Cajuri. 2008. [64] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Políticas de Alimentação e Nutrição)—Diretoria Regional de Brasília, Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, 2008.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/51399Este projeto aborda a hipertensão arterial e educação em saúde como tema central. A hipertensão arterial é compreendida como umas das patologias mais prevalentes no município de Cajuri-MG. Além de apresentar grande morbidade, com altos custos envolvidos no seu tratamento. No município de Cajuri as ações de prevenção ficam restritas à formação de grupos operativos, onde observa-se que as práticas educativas estão centradas numa imposição de conhecimentos, numa relação de educador (profissional de saúde) e aprendiz (paciente). Nesse sentido, propõe um programa de educação nutricional dentro de uma metodologia qualitativa, buscando conhecer o público, os saberes, os conceitos e as crenças, que são elementos fundamentais para a elaboração de um programa de educação em saúde. Além de conhecer as dificuldades das pessoas que convivem com a hipertensão arterial permitindo uma melhor compreensão da não-adesão ao tratamento no serviço de saúde. O programa de educação nutricional será construído a partir de uma metodologia qualitativa, por meio de grupos focais e entrevistas, tendo como público: pacientes portadores de hipertensão arterial cadastrados no sistema de saúde do município de Cajuri-MG. Da confluência de todo material obtido, será gerado o relatório final, composto das falas, sentidos e percepções sobre a hipertensão arterial no município de Cajuri, sob a ótica dos pacientes acompanhado. O relatório final será utilizado para subsidiar a elaboração do programa de educação nutricional. Tal projeto visa contribuir para melhorar as políticas de saúde dirigidas a esse grupo e auxiliar os profissionais de saúde a lidar com essas dificuldades.This study is about artery hypertension and health education themes. Artery hypertension is one of the most prevalent diseases in the municipality of Cajuri, MG; besides, it shows great morbidity and high costs treatment. In Cajuri prevention activities are restricted to form groups ready to action using as an educational practice impositions of knowledge in a relation educator (health professional) and pupil (pacient). In this way the program of nutritional education is proposed in a qualitative methodology that allows knowing people wisdom, concepts and beliefs, which are fundamental elements to elaborate a program of health education. Moreover, it makes possible to understand some difficulties of people living with hypertension, a fact that permits an awareness of the non-adhesion to treatment by health public service. The program of nutritional education will be constructed on a qualitative methodology using groups in focus and interviews, having people with hypertension registered in the health service of Cajuri, MG. Through the confluence of the collected material, a final paper will be showed comprehending the talking, senses and perceptions about arthery hypertension in Cajuri, MG, in all respects of the assisted pacients. The final paper will be used to subsidy the elaboration of the program of nutritional education. This project aims to contribute in the improvement of health policies applied to that group and help professionals to deal with difficulties.Fundação Oswaldo Cruz. Diretoria Regional de Brasília. Brasília, DF, Brasil.porEducação alimentar e nutricionalEducação em saúdeHipertensão arterialProgramas e Políticas de Nutrição e AlimentaçãoNutritional educationHealth educationArtery hypertensionFood and nutrition policy and health promotionEducação Alimentar e NutricionalEducação em SaúdeHipertensãoProgramas e Políticas de Nutrição e AlimentaçãoEducação nutricional para hipertensão: estudo de caso do município de CajuriNutritional education for hypertension artery: study of cases in the municípality of Cajuri, MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2008Fundação Oswaldo Cruz. Diretoria Regional de BrasíliaBrasília/DFPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83074https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/51399/1/license.txtd3e717dbb24bfc607ede047f44d29a0eMD51ORIGINALdenise_lopes_fiodf_espec_2008.pdfdenise_lopes_fiodf_espec_2008.pdfTCCapplication/pdf488416https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/51399/2/denise_lopes_fiodf_espec_2008.pdf4b571c5bf333cdda425857c2762988b7MD52Termo_Daniela Souzalima Campos.pdfTermo_Daniela Souzalima Campos.pdfTermo de autorizaçãoapplication/pdf98878https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/51399/3/Termo_Daniela%20Souzalima%20Campos.pdf070e630c52e02d9e836bb3ebebcef2c5MD53icict/513992022-04-12 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