O ofício da parturição e o cuidado do corpo feminino: estudo a partir de um manual de parto do Rio de Janeiro Imperial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zan, Sara Fernanda
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/53509
Resumo: O presente trabalho busca analisar o ofício da parturição e o cuidado com o corpo feminino, no Rio de Janeiro Imperial, tendo como fonte principal a obra “Compendio das doenças e outras indisposições das mulheres, para servir de Guia ás parteiras na Arte dos Partos, procedido d’huma dissertação sobre o Tacto”, de autoria da francesa Stephanie Marie Françoise Warnault (1806- ), conhecida como Mme. Estephania Berthou, e publicada em 1830 pela Typografia Imperial de Émile Seignot-Plancher. O “Compendio” foi publicado durante o período que a parteira francesa residiu no Brasil, e tinha como objetivo instruir aquelas que tivessem interesse na arte dos partos. Para subsidiar a dissertação foram utilizadas diversas fontes primárias, como ofícios da Câmara Municipal, e manuais médicos, e, periódicos, como Almanak Laemmert, Diario do Rio de Janeiro, Correio Mercantil e Jornal do Commercio, para identificação das praticantes da arte dos partos e de suas trajetórias. Foi possível observar a diversidade de atuação das parteiras, das leigas, das examinadas e das diplomadas, que coexistiam no recorte temporal escolhido, bem como, o impacto que a regulamentação e a criação de um curso de partos tiveram na trajetória dessas praticantes. Considerando a trajetória de Mme. Berthou, sua formação na Faculté de Médecine de Paris, e sua atuação no Rio de Janeiro – incluindo na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro – analisamos o papel social das parteiras e suas incumbências e limites no cuidado do corpo feminino. Em sua prática, as parteiras ditas leigas, baseadas principalmente em conhecimentos disseminados pelas parteiras diplomadas, indicavam para as mulheres as noções de saúde, as informações sobre as moléstias que as acometiam e sobre o bom funcionamento do corpo regulado
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O “Compendio” foi publicado durante o período que a parteira francesa residiu no Brasil, e tinha como objetivo instruir aquelas que tivessem interesse na arte dos partos. Para subsidiar a dissertação foram utilizadas diversas fontes primárias, como ofícios da Câmara Municipal, e manuais médicos, e, periódicos, como Almanak Laemmert, Diario do Rio de Janeiro, Correio Mercantil e Jornal do Commercio, para identificação das praticantes da arte dos partos e de suas trajetórias. Foi possível observar a diversidade de atuação das parteiras, das leigas, das examinadas e das diplomadas, que coexistiam no recorte temporal escolhido, bem como, o impacto que a regulamentação e a criação de um curso de partos tiveram na trajetória dessas praticantes. Considerando a trajetória de Mme. Berthou, sua formação na Faculté de Médecine de Paris, e sua atuação no Rio de Janeiro – incluindo na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro – analisamos o papel social das parteiras e suas incumbências e limites no cuidado do corpo feminino. Em sua prática, as parteiras ditas leigas, baseadas principalmente em conhecimentos disseminados pelas parteiras diplomadas, indicavam para as mulheres as noções de saúde, as informações sobre as moléstias que as acometiam e sobre o bom funcionamento do corpo reguladoThe present work seeks to analyze the of parturition craft and the care of the women bodies, in the Imperial Rio de Janeiro, from the work Compendio e outras indisposições das mulheres, para servir de Guia as Parteiras na Arte dos Partos, authored by the french midwife Estephania Berthou. The document was published by Typografia Imperial de Émile Seignot-Plancher in the year of 1830, during the period that the midwife lived in Brazil, and was intended to instruct those who were interested in entering the art of childbirth. Nevertheless, periodicals like Almanak Laemmert, Diário do Rio de Janeiro, Correio Mercantil and Jornal do Comércio, were used to recognize and identify the profile os practitioners of this craft, who used advertisements to publicize their services and qualifications, with the purpose of finding costumers. Considering the trajectory of Mme. Berthou, her training at the Medical Faculty of Paris, and her years working in national territory – including her presence at Santa Casa de Misericórdia – we will analyze the social role of midwives and their duties and limits in the care of the female body. Indicating notions of health for women, the diseases that affected them and the proper functioning of the regulated body, based on knowledge disseminated among the qualified midwives. Through the sources, we were able to observe the diversity of professionals who coexisted in the chosen time frame, as well as the impacts that the regulation and construction of a specific training course had for practitioners of the art of childbirthFundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porParteirasSéculo XIXRio de JaneiroMidwives19th centuryRio de JaneiroTocologiaPartoMulheresHistória do Século XIXBrasilO ofício da parturição e o cuidado do corpo feminino: estudo a partir de um manual de parto do Rio de Janeiro Imperialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2022Casa de Oswaldo CruzFundação Oswaldo CruzMestrado AcadêmicoRio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/53509/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINALva_Sara_Zan_COC_2022.pdfapplication/pdf871488https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/53509/2/va_Sara_Zan_COC_2022.pdfe2114783f8321bcf743a83d4a174a421MD52icict/535092022-06-27 12:49:46.03oai:www.arca.fiocruz.br:icict/53509Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352022-06-27T15:49:46Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
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