Lapis Lazuli. Politics and aqueous contingency in the animation Steven Universe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59066 |
Resumo: | Steven Universe (2013-), desenho animado norte-americano produzido pelo Cartoon Network, vem recebendo atenção da mídia, do público e da academia por romper com as normas relativas aos programas voltados ao público infantil. É a primeira série animada criada por uma mulher (Rebecca Sugar) no Cartoon Network, e uma das primeiras a centralizar as narrativas de personagens queer, quebrando o binarismo normativo de gênero. O presente ensaio analisa como a série problematiza ainda mais as questões de gênero e sexualidade ao romper com as normas binárias relacionadas à separação entre natureza e cultura na ontologia ocidental por meio da personagem Lapis Lazuli e seus poderes hidrocinéticos. O mapeamento da operação de Lapis Lazuli sugere que a água emerge como elemento anticolonial, eco-queer e pós-humanista, destacando-se por seu poder ativo na constituição de materiais e identidades, quebrando as dicotomias a partir da pluralidade. A água é o elemento que une os corpos humanos e não humanos por afinidades materiais, participa das configurações da diferença e é a força constitutiva do espaço local e planetário, além da contingência fundamental na criação e destruição de ideias, projetos políticos e sentimentos , promovendo uma compreensão mais complexa de sua presença na vida cotidiana. |
id |
CRUZ_658df30a635c4b3af699e813acc70653 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.arca.fiocruz.br:icict/59066 |
network_acronym_str |
CRUZ |
network_name_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
repository_id_str |
2135 |
spelling |
Vital, André Vasques2023-06-18T16:36:28Z2023-06-18T16:36:28Z2018VITAL, André Vasques. Lapis Lazuli. Politics and Aqueous Contingency in the Animation Steven Universe. Series - International Journal Of Tv Serial Narratives, [S.l.], v. 4, p. 51-62, 13 jul. 2018.2421-454Xhttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59066Steven Universe (2013-), desenho animado norte-americano produzido pelo Cartoon Network, vem recebendo atenção da mídia, do público e da academia por romper com as normas relativas aos programas voltados ao público infantil. É a primeira série animada criada por uma mulher (Rebecca Sugar) no Cartoon Network, e uma das primeiras a centralizar as narrativas de personagens queer, quebrando o binarismo normativo de gênero. O presente ensaio analisa como a série problematiza ainda mais as questões de gênero e sexualidade ao romper com as normas binárias relacionadas à separação entre natureza e cultura na ontologia ocidental por meio da personagem Lapis Lazuli e seus poderes hidrocinéticos. O mapeamento da operação de Lapis Lazuli sugere que a água emerge como elemento anticolonial, eco-queer e pós-humanista, destacando-se por seu poder ativo na constituição de materiais e identidades, quebrando as dicotomias a partir da pluralidade. A água é o elemento que une os corpos humanos e não humanos por afinidades materiais, participa das configurações da diferença e é a força constitutiva do espaço local e planetário, além da contingência fundamental na criação e destruição de ideias, projetos políticos e sentimentos , promovendo uma compreensão mais complexa de sua presença na vida cotidiana.Steven Universe (2013-), the North American cartoon produced by Cartoon Network, has been receiving attention from the media, the public and academia for its break with the relative norms of programs directed towards child audiences. It is the first animated series created by a woman (Rebecca Sugar) on Cartoon Network, and one of the first to centralize queer character narratives, breaking gender normative binarism. The present essay analyzes how the series further problematizes the questions of gender and sexuality by breaking with the binary norms related to the separation of nature and culture in Western ontology by means of the character Lapis Lazuli and her hydrokinetic powers. Mapping Lapis Lazuli's operation suggests that water emerges as an anti-colonial, eco-queer and posthumanist element, highlighted by her active power in the constitution of material and identity, breaking the dichotomies from the plurality. Water is the element that unites human and non-human bodies through material affinities, participates in the configurations of difference, and is the constitutive force of local and planetary space, beyond the fundamental contingency in the creation and destruction of ideas, political projects and feelings, furthering a more complex comprehension of its presence in everyday life.Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.engÁguaAnimaçãoUniverso StevenTeoria Eco-QueerFeminismo MaterialWaterAnimationSteven UniverseEco-Queer TheoryMaterial FeminismLapis Lazuli. Politics and aqueous contingency in the animation Steven Universeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/59066/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51ORIGINALLAPIS LAZULI.pdfLAPIS LAZULI.pdfapplication/pdf709786https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/59066/2/LAPIS%20LAZULI.pdf04360abb237179825d693b7c25c80789MD52icict/590662023-09-06 14:51:15.338oai:www.arca.fiocruz.br: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ório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-09-06T17:51:15Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.en_US.fl_str_mv |
Lapis Lazuli. Politics and aqueous contingency in the animation Steven Universe |
title |
Lapis Lazuli. Politics and aqueous contingency in the animation Steven Universe |
spellingShingle |
Lapis Lazuli. Politics and aqueous contingency in the animation Steven Universe Vital, André Vasques Água Animação Universo Steven Teoria Eco-Queer Feminismo Material Water Animation Steven Universe Eco-Queer Theory Material Feminism |
title_short |
Lapis Lazuli. Politics and aqueous contingency in the animation Steven Universe |
title_full |
Lapis Lazuli. Politics and aqueous contingency in the animation Steven Universe |
title_fullStr |
Lapis Lazuli. Politics and aqueous contingency in the animation Steven Universe |
title_full_unstemmed |
Lapis Lazuli. Politics and aqueous contingency in the animation Steven Universe |
title_sort |
Lapis Lazuli. Politics and aqueous contingency in the animation Steven Universe |
author |
Vital, André Vasques |
author_facet |
Vital, André Vasques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vital, André Vasques |
dc.subject.other.none.fl_str_mv |
Água Animação Universo Steven Teoria Eco-Queer Feminismo Material |
topic |
Água Animação Universo Steven Teoria Eco-Queer Feminismo Material Water Animation Steven Universe Eco-Queer Theory Material Feminism |
dc.subject.en.en.fl_str_mv |
Water |
dc.subject.en.none.fl_str_mv |
Animation Steven Universe Eco-Queer Theory Material Feminism |
description |
Steven Universe (2013-), desenho animado norte-americano produzido pelo Cartoon Network, vem recebendo atenção da mídia, do público e da academia por romper com as normas relativas aos programas voltados ao público infantil. É a primeira série animada criada por uma mulher (Rebecca Sugar) no Cartoon Network, e uma das primeiras a centralizar as narrativas de personagens queer, quebrando o binarismo normativo de gênero. O presente ensaio analisa como a série problematiza ainda mais as questões de gênero e sexualidade ao romper com as normas binárias relacionadas à separação entre natureza e cultura na ontologia ocidental por meio da personagem Lapis Lazuli e seus poderes hidrocinéticos. O mapeamento da operação de Lapis Lazuli sugere que a água emerge como elemento anticolonial, eco-queer e pós-humanista, destacando-se por seu poder ativo na constituição de materiais e identidades, quebrando as dicotomias a partir da pluralidade. A água é o elemento que une os corpos humanos e não humanos por afinidades materiais, participa das configurações da diferença e é a força constitutiva do espaço local e planetário, além da contingência fundamental na criação e destruição de ideias, projetos políticos e sentimentos , promovendo uma compreensão mais complexa de sua presença na vida cotidiana. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-18T16:36:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-18T16:36:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VITAL, André Vasques. Lapis Lazuli. Politics and Aqueous Contingency in the Animation Steven Universe. Series - International Journal Of Tv Serial Narratives, [S.l.], v. 4, p. 51-62, 13 jul. 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59066 |
dc.identifier.issn.en_US.fl_str_mv |
2421-454X |
identifier_str_mv |
VITAL, André Vasques. Lapis Lazuli. Politics and Aqueous Contingency in the Animation Steven Universe. Series - International Journal Of Tv Serial Narratives, [S.l.], v. 4, p. 51-62, 13 jul. 2018. 2421-454X |
url |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
collection |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/59066/1/license.txt https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/59066/2/LAPIS%20LAZULI.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5a560609d32a3863062d77ff32785d58 04360abb237179825d693b7c25c80789 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.arca@fiocruz.br |
_version_ |
1798324998125912064 |