Lapis Lazuli. Politics and aqueous contingency in the animation Steven Universe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vital, André Vasques
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59066
Resumo: Steven Universe (2013-), desenho animado norte-americano produzido pelo Cartoon Network, vem recebendo atenção da mídia, do público e da academia por romper com as normas relativas aos programas voltados ao público infantil. É a primeira série animada criada por uma mulher (Rebecca Sugar) no Cartoon Network, e uma das primeiras a centralizar as narrativas de personagens queer, quebrando o binarismo normativo de gênero. O presente ensaio analisa como a série problematiza ainda mais as questões de gênero e sexualidade ao romper com as normas binárias relacionadas à separação entre natureza e cultura na ontologia ocidental por meio da personagem Lapis Lazuli e seus poderes hidrocinéticos. O mapeamento da operação de Lapis Lazuli sugere que a água emerge como elemento anticolonial, eco-queer e pós-humanista, destacando-se por seu poder ativo na constituição de materiais e identidades, quebrando as dicotomias a partir da pluralidade. A água é o elemento que une os corpos humanos e não humanos por afinidades materiais, participa das configurações da diferença e é a força constitutiva do espaço local e planetário, além da contingência fundamental na criação e destruição de ideias, projetos políticos e sentimentos , promovendo uma compreensão mais complexa de sua presença na vida cotidiana.
id CRUZ_658df30a635c4b3af699e813acc70653
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/59066
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Vital, André Vasques2023-06-18T16:36:28Z2023-06-18T16:36:28Z2018VITAL, André Vasques. Lapis Lazuli. Politics and Aqueous Contingency in the Animation Steven Universe. Series - International Journal Of Tv Serial Narratives, [S.l.], v. 4, p. 51-62, 13 jul. 2018.2421-454Xhttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59066Steven Universe (2013-), desenho animado norte-americano produzido pelo Cartoon Network, vem recebendo atenção da mídia, do público e da academia por romper com as normas relativas aos programas voltados ao público infantil. É a primeira série animada criada por uma mulher (Rebecca Sugar) no Cartoon Network, e uma das primeiras a centralizar as narrativas de personagens queer, quebrando o binarismo normativo de gênero. O presente ensaio analisa como a série problematiza ainda mais as questões de gênero e sexualidade ao romper com as normas binárias relacionadas à separação entre natureza e cultura na ontologia ocidental por meio da personagem Lapis Lazuli e seus poderes hidrocinéticos. O mapeamento da operação de Lapis Lazuli sugere que a água emerge como elemento anticolonial, eco-queer e pós-humanista, destacando-se por seu poder ativo na constituição de materiais e identidades, quebrando as dicotomias a partir da pluralidade. A água é o elemento que une os corpos humanos e não humanos por afinidades materiais, participa das configurações da diferença e é a força constitutiva do espaço local e planetário, além da contingência fundamental na criação e destruição de ideias, projetos políticos e sentimentos , promovendo uma compreensão mais complexa de sua presença na vida cotidiana.Steven Universe (2013-), the North American cartoon produced by Cartoon Network, has been receiving attention from the media, the public and academia for its break with the relative norms of programs directed towards child audiences. It is the first animated series created by a woman (Rebecca Sugar) on Cartoon Network, and one of the first to centralize queer character narratives, breaking gender normative binarism. The present essay analyzes how the series further problematizes the questions of gender and sexuality by breaking with the binary norms related to the separation of nature and culture in Western ontology by means of the character Lapis Lazuli and her hydrokinetic powers. Mapping Lapis Lazuli's operation suggests that water emerges as an anti-colonial, eco-queer and posthumanist element, highlighted by her active power in the constitution of material and identity, breaking the dichotomies from the plurality. Water is the element that unites human and non-human bodies through material affinities, participates in the configurations of difference, and is the constitutive force of local and planetary space, beyond the fundamental contingency in the creation and destruction of ideas, political projects and feelings, furthering a more complex comprehension of its presence in everyday life.Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.engÁguaAnimaçãoUniverso StevenTeoria Eco-QueerFeminismo MaterialWaterAnimationSteven UniverseEco-Queer TheoryMaterial FeminismLapis Lazuli. Politics and aqueous contingency in the animation Steven Universeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/59066/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51ORIGINALLAPIS LAZULI.pdfLAPIS LAZULI.pdfapplication/pdf709786https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/59066/2/LAPIS%20LAZULI.pdf04360abb237179825d693b7c25c80789MD52icict/590662023-09-06 14:51:15.338oai:www.arca.fiocruz.br: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ório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-09-06T17:51:15Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.en_US.fl_str_mv Lapis Lazuli. Politics and aqueous contingency in the animation Steven Universe
title Lapis Lazuli. Politics and aqueous contingency in the animation Steven Universe
spellingShingle Lapis Lazuli. Politics and aqueous contingency in the animation Steven Universe
Vital, André Vasques
Água
Animação
Universo Steven
Teoria Eco-Queer
Feminismo Material
Water
Animation
Steven Universe
Eco-Queer Theory
Material Feminism
title_short Lapis Lazuli. Politics and aqueous contingency in the animation Steven Universe
title_full Lapis Lazuli. Politics and aqueous contingency in the animation Steven Universe
title_fullStr Lapis Lazuli. Politics and aqueous contingency in the animation Steven Universe
title_full_unstemmed Lapis Lazuli. Politics and aqueous contingency in the animation Steven Universe
title_sort Lapis Lazuli. Politics and aqueous contingency in the animation Steven Universe
author Vital, André Vasques
author_facet Vital, André Vasques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vital, André Vasques
dc.subject.other.none.fl_str_mv Água
Animação
Universo Steven
Teoria Eco-Queer
Feminismo Material
topic Água
Animação
Universo Steven
Teoria Eco-Queer
Feminismo Material
Water
Animation
Steven Universe
Eco-Queer Theory
Material Feminism
dc.subject.en.en.fl_str_mv Water
dc.subject.en.none.fl_str_mv Animation
Steven Universe
Eco-Queer Theory
Material Feminism
description Steven Universe (2013-), desenho animado norte-americano produzido pelo Cartoon Network, vem recebendo atenção da mídia, do público e da academia por romper com as normas relativas aos programas voltados ao público infantil. É a primeira série animada criada por uma mulher (Rebecca Sugar) no Cartoon Network, e uma das primeiras a centralizar as narrativas de personagens queer, quebrando o binarismo normativo de gênero. O presente ensaio analisa como a série problematiza ainda mais as questões de gênero e sexualidade ao romper com as normas binárias relacionadas à separação entre natureza e cultura na ontologia ocidental por meio da personagem Lapis Lazuli e seus poderes hidrocinéticos. O mapeamento da operação de Lapis Lazuli sugere que a água emerge como elemento anticolonial, eco-queer e pós-humanista, destacando-se por seu poder ativo na constituição de materiais e identidades, quebrando as dicotomias a partir da pluralidade. A água é o elemento que une os corpos humanos e não humanos por afinidades materiais, participa das configurações da diferença e é a força constitutiva do espaço local e planetário, além da contingência fundamental na criação e destruição de ideias, projetos políticos e sentimentos , promovendo uma compreensão mais complexa de sua presença na vida cotidiana.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-18T16:36:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-18T16:36:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VITAL, André Vasques. Lapis Lazuli. Politics and Aqueous Contingency in the Animation Steven Universe. Series - International Journal Of Tv Serial Narratives, [S.l.], v. 4, p. 51-62, 13 jul. 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59066
dc.identifier.issn.en_US.fl_str_mv 2421-454X
identifier_str_mv VITAL, André Vasques. Lapis Lazuli. Politics and Aqueous Contingency in the Animation Steven Universe. Series - International Journal Of Tv Serial Narratives, [S.l.], v. 4, p. 51-62, 13 jul. 2018.
2421-454X
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59066
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/59066/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/59066/2/LAPIS%20LAZULI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a560609d32a3863062d77ff32785d58
04360abb237179825d693b7c25c80789
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798324998125912064