Steven Universo: as narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas para a construção de saberes na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14811 |
Resumo: | A mediação através de filmes e animações possibilita a aprendizagem, pois a fantasia provoca discussões e produções de saberes e implicações na subjetividade no contexto escolar. Esta pesquisa se norteou através da questão: em que estilo a narrativa audiovisual Steven Universo pode viabilizar implicações subjetivas com vistas à construção de saberes? Tem como objetivo analisar a construção de saberes no sujeito através de narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas. A metodologia é qualitativa; método de análise documental de uma animação (Steven Universo) e como dispositivo de pesquisa a análise fílmica psicanalítica. A categoria principal de análise foi a construção da subjetividade. A pesquisa foi organizada em blocos: (I) Educação e subjetividade(s), estabelecendo que a subjetividade é produção em relação social sendo possível uma educação com vistas à subjetividade na sala de aula; (II) A pós-modernidade, apontando que o sujeito na pós-modernidade se encontra em uma grande sensação de desamparo e ruptura, saídas ao mal estar; e (III) A função da fantasia e as Narrativas audiovisuais contemporâneas, dialogando que a fantasia de narrativas enquanto interface que medeia o sujeito com o real e o auxilia a simbolizar sua vida. Demonstrou-se possível aplicar Steven Universo em sala de aula pois alcança elementos relacionados ao conceito de subjetividade e temas que estão orientados em documentos da educação. |
id |
UNEB-5_cadc7d8bb460f8a78b615ce8ddc124b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/14811 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Steven Universo: as narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas para a construção de saberes na educaçãoNarrativas Audiovisuais ContemporâneasSteven UniversoPsicanálise e EducaçãoSubjetividade e SaberesA mediação através de filmes e animações possibilita a aprendizagem, pois a fantasia provoca discussões e produções de saberes e implicações na subjetividade no contexto escolar. Esta pesquisa se norteou através da questão: em que estilo a narrativa audiovisual Steven Universo pode viabilizar implicações subjetivas com vistas à construção de saberes? Tem como objetivo analisar a construção de saberes no sujeito através de narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas. A metodologia é qualitativa; método de análise documental de uma animação (Steven Universo) e como dispositivo de pesquisa a análise fílmica psicanalítica. A categoria principal de análise foi a construção da subjetividade. A pesquisa foi organizada em blocos: (I) Educação e subjetividade(s), estabelecendo que a subjetividade é produção em relação social sendo possível uma educação com vistas à subjetividade na sala de aula; (II) A pós-modernidade, apontando que o sujeito na pós-modernidade se encontra em uma grande sensação de desamparo e ruptura, saídas ao mal estar; e (III) A função da fantasia e as Narrativas audiovisuais contemporâneas, dialogando que a fantasia de narrativas enquanto interface que medeia o sujeito com o real e o auxilia a simbolizar sua vida. Demonstrou-se possível aplicar Steven Universo em sala de aula pois alcança elementos relacionados ao conceito de subjetividade e temas que estão orientados em documentos da educação.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2022-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/1481110.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14811Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 7 (2022): Plurais - Revista Multidisciplinar; 1-212177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v7.nreponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14811/10305Copyright (c) 2022 Samuel Possidonio de Souza, Rosemary Lapa de Oliveira (Autor)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Samuel Possidonio deOliveira, Rosemary Lapa de2022-12-29T15:13:54Zoai:ojs.192.168.5.50:article/14811Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2022-12-29T15:13:54Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Steven Universo: as narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas para a construção de saberes na educação |
title |
Steven Universo: as narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas para a construção de saberes na educação |
spellingShingle |
Steven Universo: as narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas para a construção de saberes na educação Souza, Samuel Possidonio de Narrativas Audiovisuais Contemporâneas Steven Universo Psicanálise e Educação Subjetividade e Saberes |
title_short |
Steven Universo: as narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas para a construção de saberes na educação |
title_full |
Steven Universo: as narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas para a construção de saberes na educação |
title_fullStr |
Steven Universo: as narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas para a construção de saberes na educação |
title_full_unstemmed |
Steven Universo: as narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas para a construção de saberes na educação |
title_sort |
Steven Universo: as narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas para a construção de saberes na educação |
author |
Souza, Samuel Possidonio de |
author_facet |
Souza, Samuel Possidonio de Oliveira, Rosemary Lapa de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Rosemary Lapa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Samuel Possidonio de Oliveira, Rosemary Lapa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas Audiovisuais Contemporâneas Steven Universo Psicanálise e Educação Subjetividade e Saberes |
topic |
Narrativas Audiovisuais Contemporâneas Steven Universo Psicanálise e Educação Subjetividade e Saberes |
description |
A mediação através de filmes e animações possibilita a aprendizagem, pois a fantasia provoca discussões e produções de saberes e implicações na subjetividade no contexto escolar. Esta pesquisa se norteou através da questão: em que estilo a narrativa audiovisual Steven Universo pode viabilizar implicações subjetivas com vistas à construção de saberes? Tem como objetivo analisar a construção de saberes no sujeito através de narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas. A metodologia é qualitativa; método de análise documental de uma animação (Steven Universo) e como dispositivo de pesquisa a análise fílmica psicanalítica. A categoria principal de análise foi a construção da subjetividade. A pesquisa foi organizada em blocos: (I) Educação e subjetividade(s), estabelecendo que a subjetividade é produção em relação social sendo possível uma educação com vistas à subjetividade na sala de aula; (II) A pós-modernidade, apontando que o sujeito na pós-modernidade se encontra em uma grande sensação de desamparo e ruptura, saídas ao mal estar; e (III) A função da fantasia e as Narrativas audiovisuais contemporâneas, dialogando que a fantasia de narrativas enquanto interface que medeia o sujeito com o real e o auxilia a simbolizar sua vida. Demonstrou-se possível aplicar Steven Universo em sala de aula pois alcança elementos relacionados ao conceito de subjetividade e temas que estão orientados em documentos da educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14811 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14811 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14811 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14811 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14811/10305 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Samuel Possidonio de Souza, Rosemary Lapa de Oliveira (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Samuel Possidonio de Souza, Rosemary Lapa de Oliveira (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 7 (2022): Plurais - Revista Multidisciplinar; 1-21 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v7.n reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321118311874560 |