Steven Universo: as narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas para a construção de saberes na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Samuel Possidonio de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Rosemary Lapa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14811
Resumo: A mediação através de filmes e animações possibilita a aprendizagem, pois a fantasia provoca discussões e produções de saberes e implicações na subjetividade no contexto escolar. Esta pesquisa se norteou através da questão: em que estilo a narrativa audiovisual Steven Universo pode viabilizar implicações subjetivas com vistas à construção de saberes? Tem como objetivo analisar a construção de saberes no sujeito através de narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas. A metodologia é qualitativa; método de análise documental de uma animação (Steven Universo) e como dispositivo de pesquisa a análise fílmica psicanalítica. A categoria principal de análise foi a construção da subjetividade. A pesquisa foi organizada em blocos: (I) Educação e subjetividade(s), estabelecendo que a subjetividade é produção em relação social sendo possível uma educação com vistas à subjetividade na sala de aula; (II) A pós-modernidade, apontando que o sujeito na pós-modernidade se encontra em uma grande sensação de desamparo e ruptura, saídas ao mal estar; e (III) A função da fantasia e as Narrativas audiovisuais contemporâneas, dialogando que a fantasia de narrativas enquanto interface que medeia o sujeito com o real e o auxilia a simbolizar sua vida. Demonstrou-se possível aplicar Steven Universo em sala de aula pois alcança elementos relacionados ao conceito de subjetividade e temas que estão orientados em documentos da educação.
id UNEB-5_cadc7d8bb460f8a78b615ce8ddc124b6
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/14811
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling Steven Universo: as narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas para a construção de saberes na educaçãoNarrativas Audiovisuais ContemporâneasSteven UniversoPsicanálise e EducaçãoSubjetividade e SaberesA mediação através de filmes e animações possibilita a aprendizagem, pois a fantasia provoca discussões e produções de saberes e implicações na subjetividade no contexto escolar. Esta pesquisa se norteou através da questão: em que estilo a narrativa audiovisual Steven Universo pode viabilizar implicações subjetivas com vistas à construção de saberes? Tem como objetivo analisar a construção de saberes no sujeito através de narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas. A metodologia é qualitativa; método de análise documental de uma animação (Steven Universo) e como dispositivo de pesquisa a análise fílmica psicanalítica. A categoria principal de análise foi a construção da subjetividade. A pesquisa foi organizada em blocos: (I) Educação e subjetividade(s), estabelecendo que a subjetividade é produção em relação social sendo possível uma educação com vistas à subjetividade na sala de aula; (II) A pós-modernidade, apontando que o sujeito na pós-modernidade se encontra em uma grande sensação de desamparo e ruptura, saídas ao mal estar; e (III) A função da fantasia e as Narrativas audiovisuais contemporâneas, dialogando que a fantasia de narrativas enquanto interface que medeia o sujeito com o real e o auxilia a simbolizar sua vida. Demonstrou-se possível aplicar Steven Universo em sala de aula pois alcança elementos relacionados ao conceito de subjetividade e temas que estão orientados em documentos da educação.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2022-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/1481110.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14811Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 7 (2022): Plurais - Revista Multidisciplinar; 1-212177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v7.nreponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14811/10305Copyright (c) 2022 Samuel Possidonio de Souza, Rosemary Lapa de Oliveira (Autor)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Samuel Possidonio deOliveira, Rosemary Lapa de2022-12-29T15:13:54Zoai:ojs.192.168.5.50:article/14811Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2022-12-29T15:13:54Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Steven Universo: as narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas para a construção de saberes na educação
title Steven Universo: as narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas para a construção de saberes na educação
spellingShingle Steven Universo: as narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas para a construção de saberes na educação
Souza, Samuel Possidonio de
Narrativas Audiovisuais Contemporâneas
Steven Universo
Psicanálise e Educação
Subjetividade e Saberes
title_short Steven Universo: as narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas para a construção de saberes na educação
title_full Steven Universo: as narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas para a construção de saberes na educação
title_fullStr Steven Universo: as narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas para a construção de saberes na educação
title_full_unstemmed Steven Universo: as narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas para a construção de saberes na educação
title_sort Steven Universo: as narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas para a construção de saberes na educação
author Souza, Samuel Possidonio de
author_facet Souza, Samuel Possidonio de
Oliveira, Rosemary Lapa de
author_role author
author2 Oliveira, Rosemary Lapa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Samuel Possidonio de
Oliveira, Rosemary Lapa de
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas Audiovisuais Contemporâneas
Steven Universo
Psicanálise e Educação
Subjetividade e Saberes
topic Narrativas Audiovisuais Contemporâneas
Steven Universo
Psicanálise e Educação
Subjetividade e Saberes
description A mediação através de filmes e animações possibilita a aprendizagem, pois a fantasia provoca discussões e produções de saberes e implicações na subjetividade no contexto escolar. Esta pesquisa se norteou através da questão: em que estilo a narrativa audiovisual Steven Universo pode viabilizar implicações subjetivas com vistas à construção de saberes? Tem como objetivo analisar a construção de saberes no sujeito através de narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas. A metodologia é qualitativa; método de análise documental de uma animação (Steven Universo) e como dispositivo de pesquisa a análise fílmica psicanalítica. A categoria principal de análise foi a construção da subjetividade. A pesquisa foi organizada em blocos: (I) Educação e subjetividade(s), estabelecendo que a subjetividade é produção em relação social sendo possível uma educação com vistas à subjetividade na sala de aula; (II) A pós-modernidade, apontando que o sujeito na pós-modernidade se encontra em uma grande sensação de desamparo e ruptura, saídas ao mal estar; e (III) A função da fantasia e as Narrativas audiovisuais contemporâneas, dialogando que a fantasia de narrativas enquanto interface que medeia o sujeito com o real e o auxilia a simbolizar sua vida. Demonstrou-se possível aplicar Steven Universo em sala de aula pois alcança elementos relacionados ao conceito de subjetividade e temas que estão orientados em documentos da educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14811
10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14811
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14811
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14811/10305
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Samuel Possidonio de Souza, Rosemary Lapa de Oliveira (Autor)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Samuel Possidonio de Souza, Rosemary Lapa de Oliveira (Autor)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 7 (2022): Plurais - Revista Multidisciplinar; 1-21
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v7.n
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321118311874560