Saúde como mercadoria: uma problematização da representação da saúde em jogos digitais de entretenimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Flávia Garcia de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo, Inesita Soares de, Vasconcellos, Marcelo Simão de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38154
Resumo: O termo “saúde” representa um problema conceitual até mesmo em suas áreas especializadas. Por outro lado, é tema importante para a população e se manifesta em diversas mídias, incluindo jogos digitais de entretenimento. Dessa forma, partindo da problematização sobre a definição de saúde a partir de autores da Saúde Coletiva, analisamos a produção de sentidos de saúde em jogos de sucesso comercial. Mapear a produção de sentidos em novos espaços de comunicação, estudando jogos digitais como lugar de produção de sentidos de saúde. Nesta pesquisa qualitativa, usamos princípios da Análise de Discursos para uma análise comparativa, que não se limitou à linguagem verbal e incluiu as regras e procedimentos do jogo como superfície textual. Foi montada uma matriz de análise, composta por uma matriz teórica de cinco perspectivas da conceituação de saúde (fenômeno, medida, metáfora, valor e práxis) e por uma matriz analítica composta por elementos dos jogos a serem levados em consideração. A coleta de dados foi feita com a analista jogando dois jogos digitais, usando uma apropriação dos princípios da participação observante e da autoetnografia. Destacamos marcas textuais principais a serem observadas e as formas do silêncio. Os jogos proporcionam ambientes virtuais onde o jogador precisa zelar pela saúde do avatar, que controla para atuar neste ambiente e completar objetivos. Encontramos sentidos de saúde sendo produzidos a partir das linguagens verbal e visual, pelas regras e por procedimentos esperados do jogador. A saúde emerge como uma mercadoria indissociável da tecnociência, alvo de conflitos entre empresas pelo monopólio. Na história dos jogos, não se observam medidas governamentais para a proteção da população em relação a produtos que interferem drasticamente no corpo. As regras do jogo impelem o jogador a adquirir produtos de saúde do mundo do jogo ao máximo, como forma de progredir e vencer. A análise revelou uma produção de sentidos da saúde em suas diversas perspectivas conceituais, contribuindo para a pesquisa de jogos digitais como novos espaços de comunicação. Um sentido prevalente encontrado foi o da saúde como mercadoria e objeto de desejo. Assim, pudemos perceber que é válido o pressuposto dos jogos como parte de uma produção de sentidos de saúde que irão disputar lugar no imaginário e na prática social de jovens e adultos.
id CRUZ_666f38dc3fdf07c9ffbcc27bfbb448b9
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/38154
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Carvalho, Flávia Garcia deAraújo, Inesita Soares deVasconcellos, Marcelo Simão de2019-12-17T11:59:41Z2019-12-17T11:59:41Z2018CARVALHO, Flávia Garcia de; ARAÚJO, Inesita Soares de; VASCONCELOS, Marcelo Simão de. Saúde como mercadoria: uma problematização da representação da saúde em jogos digitais de entretenimento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p.978-85-85740-10-8https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38154O termo “saúde” representa um problema conceitual até mesmo em suas áreas especializadas. Por outro lado, é tema importante para a população e se manifesta em diversas mídias, incluindo jogos digitais de entretenimento. Dessa forma, partindo da problematização sobre a definição de saúde a partir de autores da Saúde Coletiva, analisamos a produção de sentidos de saúde em jogos de sucesso comercial. Mapear a produção de sentidos em novos espaços de comunicação, estudando jogos digitais como lugar de produção de sentidos de saúde. Nesta pesquisa qualitativa, usamos princípios da Análise de Discursos para uma análise comparativa, que não se limitou à linguagem verbal e incluiu as regras e procedimentos do jogo como superfície textual. Foi montada uma matriz de análise, composta por uma matriz teórica de cinco perspectivas da conceituação de saúde (fenômeno, medida, metáfora, valor e práxis) e por uma matriz analítica composta por elementos dos jogos a serem levados em consideração. A coleta de dados foi feita com a analista jogando dois jogos digitais, usando uma apropriação dos princípios da participação observante e da autoetnografia. Destacamos marcas textuais principais a serem observadas e as formas do silêncio. Os jogos proporcionam ambientes virtuais onde o jogador precisa zelar pela saúde do avatar, que controla para atuar neste ambiente e completar objetivos. Encontramos sentidos de saúde sendo produzidos a partir das linguagens verbal e visual, pelas regras e por procedimentos esperados do jogador. A saúde emerge como uma mercadoria indissociável da tecnociência, alvo de conflitos entre empresas pelo monopólio. Na história dos jogos, não se observam medidas governamentais para a proteção da população em relação a produtos que interferem drasticamente no corpo. As regras do jogo impelem o jogador a adquirir produtos de saúde do mundo do jogo ao máximo, como forma de progredir e vencer. A análise revelou uma produção de sentidos da saúde em suas diversas perspectivas conceituais, contribuindo para a pesquisa de jogos digitais como novos espaços de comunicação. Um sentido prevalente encontrado foi o da saúde como mercadoria e objeto de desejo. Assim, pudemos perceber que é válido o pressuposto dos jogos como parte de uma produção de sentidos de saúde que irão disputar lugar no imaginário e na prática social de jovens e adultos.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porABRASCOJogos digitaisSaúde coletivaMapeamentoProdução de sentidosEspaços de comunicaçãoSaúde como mercadoria: uma problematização da representação da saúde em jogos digitais de entretenimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2018Rio de Janeiro/RJ12° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva: fortalecer o SUS, os direitos e a democraciaCongressoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38154/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINALFlavia_Garcia_de_Carvalho.pdfapplication/pdf1060369https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38154/2/Flavia_Garcia_de_Carvalho.pdf29de3c462550a6b45ed71acf3ccabbf8MD52TEXTFlavia_Garcia_de_Carvalho.pdf.txtFlavia_Garcia_de_Carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain2https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38154/3/Flavia_Garcia_de_Carvalho.pdf.txte1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9MD53icict/381542020-06-20 21:28:44.123oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352020-06-21T00:28:44Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saúde como mercadoria: uma problematização da representação da saúde em jogos digitais de entretenimento
title Saúde como mercadoria: uma problematização da representação da saúde em jogos digitais de entretenimento
spellingShingle Saúde como mercadoria: uma problematização da representação da saúde em jogos digitais de entretenimento
Carvalho, Flávia Garcia de
Jogos digitais
Saúde coletiva
Mapeamento
Produção de sentidos
Espaços de comunicação
title_short Saúde como mercadoria: uma problematização da representação da saúde em jogos digitais de entretenimento
title_full Saúde como mercadoria: uma problematização da representação da saúde em jogos digitais de entretenimento
title_fullStr Saúde como mercadoria: uma problematização da representação da saúde em jogos digitais de entretenimento
title_full_unstemmed Saúde como mercadoria: uma problematização da representação da saúde em jogos digitais de entretenimento
title_sort Saúde como mercadoria: uma problematização da representação da saúde em jogos digitais de entretenimento
author Carvalho, Flávia Garcia de
author_facet Carvalho, Flávia Garcia de
Araújo, Inesita Soares de
Vasconcellos, Marcelo Simão de
author_role author
author2 Araújo, Inesita Soares de
Vasconcellos, Marcelo Simão de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Flávia Garcia de
Araújo, Inesita Soares de
Vasconcellos, Marcelo Simão de
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Jogos digitais
Saúde coletiva
Mapeamento
Produção de sentidos
Espaços de comunicação
topic Jogos digitais
Saúde coletiva
Mapeamento
Produção de sentidos
Espaços de comunicação
description O termo “saúde” representa um problema conceitual até mesmo em suas áreas especializadas. Por outro lado, é tema importante para a população e se manifesta em diversas mídias, incluindo jogos digitais de entretenimento. Dessa forma, partindo da problematização sobre a definição de saúde a partir de autores da Saúde Coletiva, analisamos a produção de sentidos de saúde em jogos de sucesso comercial. Mapear a produção de sentidos em novos espaços de comunicação, estudando jogos digitais como lugar de produção de sentidos de saúde. Nesta pesquisa qualitativa, usamos princípios da Análise de Discursos para uma análise comparativa, que não se limitou à linguagem verbal e incluiu as regras e procedimentos do jogo como superfície textual. Foi montada uma matriz de análise, composta por uma matriz teórica de cinco perspectivas da conceituação de saúde (fenômeno, medida, metáfora, valor e práxis) e por uma matriz analítica composta por elementos dos jogos a serem levados em consideração. A coleta de dados foi feita com a analista jogando dois jogos digitais, usando uma apropriação dos princípios da participação observante e da autoetnografia. Destacamos marcas textuais principais a serem observadas e as formas do silêncio. Os jogos proporcionam ambientes virtuais onde o jogador precisa zelar pela saúde do avatar, que controla para atuar neste ambiente e completar objetivos. Encontramos sentidos de saúde sendo produzidos a partir das linguagens verbal e visual, pelas regras e por procedimentos esperados do jogador. A saúde emerge como uma mercadoria indissociável da tecnociência, alvo de conflitos entre empresas pelo monopólio. Na história dos jogos, não se observam medidas governamentais para a proteção da população em relação a produtos que interferem drasticamente no corpo. As regras do jogo impelem o jogador a adquirir produtos de saúde do mundo do jogo ao máximo, como forma de progredir e vencer. A análise revelou uma produção de sentidos da saúde em suas diversas perspectivas conceituais, contribuindo para a pesquisa de jogos digitais como novos espaços de comunicação. Um sentido prevalente encontrado foi o da saúde como mercadoria e objeto de desejo. Assim, pudemos perceber que é válido o pressuposto dos jogos como parte de uma produção de sentidos de saúde que irão disputar lugar no imaginário e na prática social de jovens e adultos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-17T11:59:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-17T11:59:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Flávia Garcia de; ARAÚJO, Inesita Soares de; VASCONCELOS, Marcelo Simão de. Saúde como mercadoria: uma problematização da representação da saúde em jogos digitais de entretenimento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38154
dc.identifier.isbn.pt_BR.fl_str_mv 978-85-85740-10-8
identifier_str_mv CARVALHO, Flávia Garcia de; ARAÚJO, Inesita Soares de; VASCONCELOS, Marcelo Simão de. Saúde como mercadoria: uma problematização da representação da saúde em jogos digitais de entretenimento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p.
978-85-85740-10-8
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRASCO
publisher.none.fl_str_mv ABRASCO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38154/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38154/2/Flavia_Garcia_de_Carvalho.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/38154/3/Flavia_Garcia_de_Carvalho.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
29de3c462550a6b45ed71acf3ccabbf8
e1c06d85ae7b8b032bef47e42e4c08f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798324655897968640