As Várias Faces dos Jogos Digitais na Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/77269 |
Resumo: | Jogos digitais estão cada vez mais presentes no mundo, atingindo diferentes faixas etárias e camadas socioeconômicas, impactando a indústria de entretenimento e criando novas formas de diversão, aprendizado e até trabalho. Em face disto, muitos pesquisadores vêm refletindo sobre como empregá-los na educação. Contudo, para isto não basta que funcionem apenas como canais de transmissão de conteúdo, mas que as potencialidades únicas da mídia sejam aplicadas em favor do aprendizado. Neste trabalho, discutimos algumas perspectivas dos jogos no aprendizado, a saber os jogos educativos, jogos sérios, jogos epistêmicos e os jogos persuasivos e sua retórica procedimental. Apresentamos em seguida as características dos jogos que os tornam objetos de aprendizado relevantes, explorados em um contexto de educação. Concluímos que a capacitação para compreender e criar jogos pode ser uma habilidade empoderadora para crescimento do indivíduo e seu desenvolvimento como cidadão, abrindo novos espaços férteis para reflexão sobre a realidade. |
id |
UFRGS-7_45f9a6b330bcec224549180c51c72cd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/77269 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
As Várias Faces dos Jogos Digitais na EducaçãoJogos DigitaisJogos SériosEducaçãoComunicaçãoJogos digitaisJogos digitais estão cada vez mais presentes no mundo, atingindo diferentes faixas etárias e camadas socioeconômicas, impactando a indústria de entretenimento e criando novas formas de diversão, aprendizado e até trabalho. Em face disto, muitos pesquisadores vêm refletindo sobre como empregá-los na educação. Contudo, para isto não basta que funcionem apenas como canais de transmissão de conteúdo, mas que as potencialidades únicas da mídia sejam aplicadas em favor do aprendizado. Neste trabalho, discutimos algumas perspectivas dos jogos no aprendizado, a saber os jogos educativos, jogos sérios, jogos epistêmicos e os jogos persuasivos e sua retórica procedimental. Apresentamos em seguida as características dos jogos que os tornam objetos de aprendizado relevantes, explorados em um contexto de educação. Concluímos que a capacitação para compreender e criar jogos pode ser uma habilidade empoderadora para crescimento do indivíduo e seu desenvolvimento como cidadão, abrindo novos espaços férteis para reflexão sobre a realidade.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7726910.22456/1982-1654.77269Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAISInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/77269/45381Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcellos, Marcelo Simão deCarvalho, Flávia Garcia deBarreto, Jéssica OliveiraAtella, Georgia Correa2017-12-31T09:16:22Zoai:seer.ufrgs.br:article/77269Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-31T09:16:22Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Várias Faces dos Jogos Digitais na Educação |
title |
As Várias Faces dos Jogos Digitais na Educação |
spellingShingle |
As Várias Faces dos Jogos Digitais na Educação Vasconcellos, Marcelo Simão de Jogos Digitais Jogos Sérios Educação Comunicação Jogos digitais |
title_short |
As Várias Faces dos Jogos Digitais na Educação |
title_full |
As Várias Faces dos Jogos Digitais na Educação |
title_fullStr |
As Várias Faces dos Jogos Digitais na Educação |
title_full_unstemmed |
As Várias Faces dos Jogos Digitais na Educação |
title_sort |
As Várias Faces dos Jogos Digitais na Educação |
author |
Vasconcellos, Marcelo Simão de |
author_facet |
Vasconcellos, Marcelo Simão de Carvalho, Flávia Garcia de Barreto, Jéssica Oliveira Atella, Georgia Correa |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Flávia Garcia de Barreto, Jéssica Oliveira Atella, Georgia Correa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcellos, Marcelo Simão de Carvalho, Flávia Garcia de Barreto, Jéssica Oliveira Atella, Georgia Correa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Digitais Jogos Sérios Educação Comunicação Jogos digitais |
topic |
Jogos Digitais Jogos Sérios Educação Comunicação Jogos digitais |
description |
Jogos digitais estão cada vez mais presentes no mundo, atingindo diferentes faixas etárias e camadas socioeconômicas, impactando a indústria de entretenimento e criando novas formas de diversão, aprendizado e até trabalho. Em face disto, muitos pesquisadores vêm refletindo sobre como empregá-los na educação. Contudo, para isto não basta que funcionem apenas como canais de transmissão de conteúdo, mas que as potencialidades únicas da mídia sejam aplicadas em favor do aprendizado. Neste trabalho, discutimos algumas perspectivas dos jogos no aprendizado, a saber os jogos educativos, jogos sérios, jogos epistêmicos e os jogos persuasivos e sua retórica procedimental. Apresentamos em seguida as características dos jogos que os tornam objetos de aprendizado relevantes, explorados em um contexto de educação. Concluímos que a capacitação para compreender e criar jogos pode ser uma habilidade empoderadora para crescimento do indivíduo e seu desenvolvimento como cidadão, abrindo novos espaços férteis para reflexão sobre a realidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/77269 10.22456/1982-1654.77269 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/77269 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.77269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/77269/45381 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1789438654814355456 |