A representação de cientista e da ciência em desenhos animados: uma análise de Lego Friends, Detetives da Natureza e The Deep

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Raquel Nunes Mazziotti
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59375
Resumo: Esta pesquisa aborda a temática da representação social de cientista e da ciência refletida nos desenhos animados “Lego Friends”, “Detetives da Natureza” e “The Deep”. O objetivo do estudo foi identificar tais características e possíveis transformações em relação aos estereótipos tradicionais. A cultura da convergência possibilitou a fusão entre celular, televisão e internet e o encontro entre mídia tradicional e contemporânea, com uma nova relação entre produtor e consumidor de conteúdo que pode assistir à televisão independente delocal e horário. Nesse contexto midiático, inserem-se as plataformas que disponibilizam um cardápio de conteúdo variado, inclusive desenhos animados. Para este estudo, nos baseamos na teoria das Representações Sociais, fortes influenciadoras da sociedade, e, também, refletidas na vida das pessoas, e por elas absorvidas e propagadas. Revisitamos, ainda, reflexões sobre como os estereótipos de cientista e ciência foram sendo construídos socialmente no decorrer dos tempos. A representação do cientista e da ciência no imaginário social, sobretudo de crianças e adolescentes, tem sido objeto de estudos desde a década de 1950, a partir da sistematização de indicadores, que estruturou os estudos com o método Draw-A-Scientist-Test (DAST) e estabeleceu uma imagem padrão da caracterização do cientista, o que propiciou estudos em diversos países a partir de sua aplicação. Independente do país de origem, os desenhos costumam trazer características muito próximas à imagem padrão, porém, pondera-se se tais características estariam perdendo força, uma vez que a cientista de gênero feminino começa a ser retratada em diferentes produtos midiáticos. A partir disso, a hipótese que se coloca é que os cientistas abordados em desenhos animados atuais têm características que diferem da imagem padrão do cientista estereotipado pelo DAST, a fim de dar lugar à ascendência de atributos outros que se inserem e se confundem com o próprio progresso da ciência. A metodologia utilizada fez uso da pesquisa exploratória e, para a observação sistemática, foram selecionados quatro episódios de cada desenho animado escolhido, que possuem temáticas e públicos-alvo distintos. Para análise dos episódios selecionados, foi utilizado um protocolo de análise de conteúdo com abordagem qualitativa. Por fim, foi feita a comparação com estudos de desenhos mais antigos, procedimento que possibilitou a análise dos estereótipos de cientistas, bem como quais são as mudanças apresentadas. O estudo permitiu a constatação de acessórios, atributos físicos e características que expressam sentimentos e emoções que caracterizaram protagonistas e/ou cientistas de gênero feminino e de outras raças/cores (não apenas a branca), imagens que não eram comuns nos desenhos animados de antigamente. Por outro lado, não foram observadas mudanças com a mesma intensidade no que se refere à imagem da ciência. O estudo traz dados importantes por apontar para o início de mudanças que se dão por meio de inversão, convivência e recombinação de representações sociais. Pois, os desenhos analisados ora reforçam os estereótipos, ora os desafiam. Pondera-se, ainda, que as mudanças nos desenhos podem ser reflexo de mudanças sociais, culturais e no perfil do público, que passou a ser ativo, participativo e com poder de compra, o que estimula mudanças no mercado midiático.
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A cultura da convergência possibilitou a fusão entre celular, televisão e internet e o encontro entre mídia tradicional e contemporânea, com uma nova relação entre produtor e consumidor de conteúdo que pode assistir à televisão independente delocal e horário. Nesse contexto midiático, inserem-se as plataformas que disponibilizam um cardápio de conteúdo variado, inclusive desenhos animados. Para este estudo, nos baseamos na teoria das Representações Sociais, fortes influenciadoras da sociedade, e, também, refletidas na vida das pessoas, e por elas absorvidas e propagadas. Revisitamos, ainda, reflexões sobre como os estereótipos de cientista e ciência foram sendo construídos socialmente no decorrer dos tempos. A representação do cientista e da ciência no imaginário social, sobretudo de crianças e adolescentes, tem sido objeto de estudos desde a década de 1950, a partir da sistematização de indicadores, que estruturou os estudos com o método Draw-A-Scientist-Test (DAST) e estabeleceu uma imagem padrão da caracterização do cientista, o que propiciou estudos em diversos países a partir de sua aplicação. Independente do país de origem, os desenhos costumam trazer características muito próximas à imagem padrão, porém, pondera-se se tais características estariam perdendo força, uma vez que a cientista de gênero feminino começa a ser retratada em diferentes produtos midiáticos. A partir disso, a hipótese que se coloca é que os cientistas abordados em desenhos animados atuais têm características que diferem da imagem padrão do cientista estereotipado pelo DAST, a fim de dar lugar à ascendência de atributos outros que se inserem e se confundem com o próprio progresso da ciência. A metodologia utilizada fez uso da pesquisa exploratória e, para a observação sistemática, foram selecionados quatro episódios de cada desenho animado escolhido, que possuem temáticas e públicos-alvo distintos. Para análise dos episódios selecionados, foi utilizado um protocolo de análise de conteúdo com abordagem qualitativa. Por fim, foi feita a comparação com estudos de desenhos mais antigos, procedimento que possibilitou a análise dos estereótipos de cientistas, bem como quais são as mudanças apresentadas. O estudo permitiu a constatação de acessórios, atributos físicos e características que expressam sentimentos e emoções que caracterizaram protagonistas e/ou cientistas de gênero feminino e de outras raças/cores (não apenas a branca), imagens que não eram comuns nos desenhos animados de antigamente. Por outro lado, não foram observadas mudanças com a mesma intensidade no que se refere à imagem da ciência. O estudo traz dados importantes por apontar para o início de mudanças que se dão por meio de inversão, convivência e recombinação de representações sociais. Pois, os desenhos analisados ora reforçam os estereótipos, ora os desafiam. Pondera-se, ainda, que as mudanças nos desenhos podem ser reflexo de mudanças sociais, culturais e no perfil do público, que passou a ser ativo, participativo e com poder de compra, o que estimula mudanças no mercado midiático.This research addresses the theme of the social representation of scientist and science reflected in the cartoons “Lego Friends”, “Detectives of Nature” and “The Deep”. The objective of the study was to identify such characteristics and possible transformations in relation to traditional stereotypes. The culture of convergence made possible the fusion between mobile, television and internet and the meeting between traditional and contemporary media, with a new relationship between producer and consumer of content that can watch television regardless of location and time. In this media context, there are platforms that provide a menu of varied content, including cartoons. For this study, we are based on the theory of Social Representations, strong influencers of society, and also reflected in people's lives, and absorbed and propagated by them. We also revisitreflections on how the stereotypes of scientist and science have been socially constructed over time. Therepresentation of the scientist and science in the social imagination, especially of children and adolescents, has been the object of studies since the 1950s, based on the systematization of indicators, which structured studies with the Draw-A-Scientist Test method ( DAST) and established a standard image of the characterization of the scientist, which led to studies in several countries from its application. Regardless of the country of origin, the drawings usually bring characteristics very close to the standard image, however, it is considered whether such characteristics are losing strength, since the female scientist begins to be portrayed in different media products. From this, the hypothesis that arises is that the scientists addressed in current cartoons have characteristics that differ from the standard image of the scientist stereotyped by the DAST, in order to give rise to the ancestry of other attributes that are inserted and confused with their own science progress. The methodology used made use of exploratory research and, for systematic observation, four episodes of each chosen cartoon were selected, which have different themes and target audiences. To analyze the selected episodes, a content analysis protocol with a qualitative approach was used. Finally, a comparison was made with studies of older drawings, a procedure that made it possible to analyze the stereotypes of scientists, as well as the changes presented. The study allowed the observation of accessories, physical attributes and characteristics that express feelings and emotions that characterized protagonists and/or scientist of female gender and of other races/colors (not just white), images that were not common in cartoons of the past. . On the other hand, no changes were observed with the same intensity, with regard to the image of science. The study brings important data for pointing to the beginning of changes that take place through inversion, coexistence and recombination of social representations. Well, the analyzed drawings sometimes reinforce stereotypes, sometimes challenge them. It is also considered that the changes in the drawings may be a reflection of social, cultural and public profile changes, which became active, participatory and with purchasing power, which stimulates changes in the media market.CAPESFundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porDivulgação científicaDesenho animadoEstereótipo de cientistaScience communicationCartoonScientist stereotypeComunicação e Divulgação CientíficaDesenhos Animados como AssuntoPesquisadoresEstereotipagemA representação de cientista e da ciência em desenhos animados: uma análise de Lego Friends, Detetives da Natureza e The Deepinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2022Casa de Oswaldo CruzFundação Oswaldo CruzMestrado AcadêmicoRio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência Tecnologia e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/59375/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINALdissertacao_Raquel-Nunes-Mazziotti.pdfapplication/pdf4711138https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/59375/2/dissertacao_Raquel-Nunes-Mazziotti.pdfcca1fa8420680678717add4a37e2c3c2MD52icict/593752023-07-03 16:18:20.455oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-07-03T19:18:20Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
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