Estereótipos e suas implicações: uma análise do desenho Patrulha Canina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000018qkw |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21079 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2021. |
id |
UFSM_1577139ae6b197ef87fda413a75b4048 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/21079 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Estereótipos e suas implicações: uma análise do desenho Patrulha CaninaStereotypes and their implications: an analysis of paw Patrol CartoonInfânciaGêneroDesenho animadoEstereótiposChildhoodGenderCartoonStereotypesCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2021.Children are born immersed in an economic, social and cultural context where there is interaction with a series of media and technological artifacts, including animated cartoons. Cartoons, as media products, can be considered a cultural pedagogy, as they make it possible to educate a child through networks of power, with the transmission of ways of being, thinking and acting. According to Beloni (2009), the child audience starts to build, from these insertions, the understanding of the social role of "boy" or "girl". In this context, the objective of this research is to analyze the Canadian children's drawing series, popular with Brazilian children aged 4 to 6 years, PAW Patrol - in Brazil called Patrulha Canina - and its implications in the composition of children's gender identity. Based on the concept of stereotype proposed by Stuart Hall (1997), at first a general analysis of the design was made, followed by the descriptive evaluation of three episodes of the series. We found that the presence of naturalized stereotypes is still present in children's entertainment, in contrast to an emerging cultural transformation with respect to traditionally rooted concepts.As crianças nascem imersas em um contexto econômico, social e cultural onde existe interação com uma série de artefatos midiáticos e tecnológicos, dentre estes, o desenho animado. Os desenhos animados, enquanto produtos de mídia, podem ser considerados uma pedagogia cultural, pois possibilitam educar uma criança pela representação de redes de poder, com a veiculação de modos de ser, pensar e agir. De acordo com Beloni (2009), o público infantil passa a construir, a partir destas inserções, a compreensão do papel social de “menino” ou de “menina”. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar a série de desenho infantil canadense, popular entre crianças brasileiras de 4 a 6 anos, PAW Patrol - no Brasil chamada de Patrulha Canina. Com base no conceito de estereótipo proposto por Stuart Hall (1997) foi feita uma análise geral do desenho, seguida da avaliação descritiva de três episódios da série. Constatamos que a presença de estereótipos naturalizados ainda estão presentes no entretenimento infantil, em contraponto com uma transformação cultural emergente no que tange a conceitos tradicionalmente enraizados.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasPetermann, JulianaSchneider, Mayura Waihrich Leal Giaretton2021-06-08T11:50:49Z2021-06-08T11:50:49Z2021-02-112021Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21079ark:/26339/0013000018qkwporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2021-06-09T06:04:19Zoai:repositorio.ufsm.br:1/21079Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2021-06-09T06:04:19Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estereótipos e suas implicações: uma análise do desenho Patrulha Canina Stereotypes and their implications: an analysis of paw Patrol Cartoon |
title |
Estereótipos e suas implicações: uma análise do desenho Patrulha Canina |
spellingShingle |
Estereótipos e suas implicações: uma análise do desenho Patrulha Canina Schneider, Mayura Waihrich Leal Giaretton Infância Gênero Desenho animado Estereótipos Childhood Gender Cartoon Stereotypes CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
title_short |
Estereótipos e suas implicações: uma análise do desenho Patrulha Canina |
title_full |
Estereótipos e suas implicações: uma análise do desenho Patrulha Canina |
title_fullStr |
Estereótipos e suas implicações: uma análise do desenho Patrulha Canina |
title_full_unstemmed |
Estereótipos e suas implicações: uma análise do desenho Patrulha Canina |
title_sort |
Estereótipos e suas implicações: uma análise do desenho Patrulha Canina |
author |
Schneider, Mayura Waihrich Leal Giaretton |
author_facet |
Schneider, Mayura Waihrich Leal Giaretton |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Petermann, Juliana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Mayura Waihrich Leal Giaretton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Gênero Desenho animado Estereótipos Childhood Gender Cartoon Stereotypes CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
topic |
Infância Gênero Desenho animado Estereótipos Childhood Gender Cartoon Stereotypes CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-08T11:50:49Z 2021-06-08T11:50:49Z 2021-02-11 2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21079 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000018qkw |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21079 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000018qkw |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências Sociais e Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Ciências Sociais e Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172473117736960 |