Estereótipos e suas implicações: uma análise do desenho Patrulha Canina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Mayura Waihrich Leal Giaretton
Data de Publicação: 2021
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000018qkw
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21079
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2021.
id UFSM_1577139ae6b197ef87fda413a75b4048
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/21079
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Estereótipos e suas implicações: uma análise do desenho Patrulha CaninaStereotypes and their implications: an analysis of paw Patrol CartoonInfânciaGêneroDesenho animadoEstereótiposChildhoodGenderCartoonStereotypesCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2021.Children are born immersed in an economic, social and cultural context where there is interaction with a series of media and technological artifacts, including animated cartoons. Cartoons, as media products, can be considered a cultural pedagogy, as they make it possible to educate a child through networks of power, with the transmission of ways of being, thinking and acting. According to Beloni (2009), the child audience starts to build, from these insertions, the understanding of the social role of "boy" or "girl". In this context, the objective of this research is to analyze the Canadian children's drawing series, popular with Brazilian children aged 4 to 6 years, PAW Patrol - in Brazil called Patrulha Canina - and its implications in the composition of children's gender identity. Based on the concept of stereotype proposed by Stuart Hall (1997), at first a general analysis of the design was made, followed by the descriptive evaluation of three episodes of the series. We found that the presence of naturalized stereotypes is still present in children's entertainment, in contrast to an emerging cultural transformation with respect to traditionally rooted concepts.As crianças nascem imersas em um contexto econômico, social e cultural onde existe interação com uma série de artefatos midiáticos e tecnológicos, dentre estes, o desenho animado. Os desenhos animados, enquanto produtos de mídia, podem ser considerados uma pedagogia cultural, pois possibilitam educar uma criança pela representação de redes de poder, com a veiculação de modos de ser, pensar e agir. De acordo com Beloni (2009), o público infantil passa a construir, a partir destas inserções, a compreensão do papel social de “menino” ou de “menina”. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar a série de desenho infantil canadense, popular entre crianças brasileiras de 4 a 6 anos, PAW Patrol - no Brasil chamada de Patrulha Canina. Com base no conceito de estereótipo proposto por Stuart Hall (1997) foi feita uma análise geral do desenho, seguida da avaliação descritiva de três episódios da série. Constatamos que a presença de estereótipos naturalizados ainda estão presentes no entretenimento infantil, em contraponto com uma transformação cultural emergente no que tange a conceitos tradicionalmente enraizados.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasPetermann, JulianaSchneider, Mayura Waihrich Leal Giaretton2021-06-08T11:50:49Z2021-06-08T11:50:49Z2021-02-112021Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21079ark:/26339/0013000018qkwporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2021-06-09T06:04:19Zoai:repositorio.ufsm.br:1/21079Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2021-06-09T06:04:19Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estereótipos e suas implicações: uma análise do desenho Patrulha Canina
Stereotypes and their implications: an analysis of paw Patrol Cartoon
title Estereótipos e suas implicações: uma análise do desenho Patrulha Canina
spellingShingle Estereótipos e suas implicações: uma análise do desenho Patrulha Canina
Schneider, Mayura Waihrich Leal Giaretton
Infância
Gênero
Desenho animado
Estereótipos
Childhood
Gender
Cartoon
Stereotypes
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
title_short Estereótipos e suas implicações: uma análise do desenho Patrulha Canina
title_full Estereótipos e suas implicações: uma análise do desenho Patrulha Canina
title_fullStr Estereótipos e suas implicações: uma análise do desenho Patrulha Canina
title_full_unstemmed Estereótipos e suas implicações: uma análise do desenho Patrulha Canina
title_sort Estereótipos e suas implicações: uma análise do desenho Patrulha Canina
author Schneider, Mayura Waihrich Leal Giaretton
author_facet Schneider, Mayura Waihrich Leal Giaretton
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Petermann, Juliana
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Mayura Waihrich Leal Giaretton
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Gênero
Desenho animado
Estereótipos
Childhood
Gender
Cartoon
Stereotypes
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
topic Infância
Gênero
Desenho animado
Estereótipos
Childhood
Gender
Cartoon
Stereotypes
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-08T11:50:49Z
2021-06-08T11:50:49Z
2021-02-11
2021
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21079
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000018qkw
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21079
identifier_str_mv ark:/26339/0013000018qkw
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172473117736960