Estresse psíquico em professores do ensino superior privado: um estudo em Salvador-BA
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42982 |
Resumo: | As mudanças no mundo do trabalho têm repercutido em diversos segmentos, inclusive no setor de serviços, com o crescimento da oferta de emprego A expansão do setor de serviços teve como conseqüências o crescimento da subcontratação, o aumento dos serviços de consultoria e a transformação da estrutura de algumas ocupações. Na atualidade, o conhecimento científico e técnico também tem merecido destaque, uma vez que pode possibilitar a inserção no mercado competitivo e a conseqüente expansão e comercialização do conhecimento produzido. Para fixar-se no mercado e entrar no nicho competitivo, as organizações de ensino superior privado passaram a oferecer serviços baseados nas estratégias de gerenciamento voltadas para a excelência e centralizados basicamente na transmissão de técnicas, viabilizando uma inserção mais rápida dos alunos no mercado de trabalho e um maior controle sobre o trabalho do professor. Este estudo objetivou investigar as implicações da atividade docente do ensino superior privado, na produção de estresse psíquico dos professores, incorporando as variáveis: organização e condições de trabalho e estratégias de gerenciamento do trabalho. O delineamento do estudo foi o levantamento (survey), tipo descritivo e adotou análise de natureza predominantemente quantitativa. O instrumento utilizado teve a seguinte estrutura: dados gerais; características do trabalho: foram utilizados os itens do JDS – Job Diagnostic Survey e do Job Content Questionnaire – JCQ e elaboradas questões sobre o gerenciamento do trabalho; Saúde: foi adotado o Questionário de Saúde Geral - QSG. Participaram do estudo 102 professores que atuam em organizações de ensino superior privado, sendo 66,7% de mulheres e 33,3% de homens. A idade média dos participantes é 37,2 anos. Entre as principais características do trabalho, os professores indicaram algum controle sobre suas atividades e a presença de altas cargas físicas e psíquicas. Mencionam ainda que a principal característica das estratégias de gerenciamento do trabalho é a centralização do poder. Quanto aos níveis de estresse psíquico, os homens, apresentaram índices acima da média dos participantes (47,06%). Já a porcentagem de mulheres que se encontram nesta situação corresponde a 45,5%. Finalmente, percebe-se a necessidade de promover discussões sobre a dinâmica do ensino superior privado atual, na tentativa de propor mudanças nesta realidade, visando à promoção da saúde dos professores envolvidos. |
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Damásio, FabianaFernandes, Sônia Regina PereiraBastos, Antônio Virgílio BittencourtFranco, Tânia Maria de AlmeidaFernandes, Sônia Regina Pereira2020-08-25T19:08:41Z2020-08-25T19:08:41Z2004ESTEVES, Maria Fabiana Damásio Passos. Estresse psíquico em professores do ensino superior privado: um estudo em Salvador-BA. 2004. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia )—Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42982As mudanças no mundo do trabalho têm repercutido em diversos segmentos, inclusive no setor de serviços, com o crescimento da oferta de emprego A expansão do setor de serviços teve como conseqüências o crescimento da subcontratação, o aumento dos serviços de consultoria e a transformação da estrutura de algumas ocupações. Na atualidade, o conhecimento científico e técnico também tem merecido destaque, uma vez que pode possibilitar a inserção no mercado competitivo e a conseqüente expansão e comercialização do conhecimento produzido. Para fixar-se no mercado e entrar no nicho competitivo, as organizações de ensino superior privado passaram a oferecer serviços baseados nas estratégias de gerenciamento voltadas para a excelência e centralizados basicamente na transmissão de técnicas, viabilizando uma inserção mais rápida dos alunos no mercado de trabalho e um maior controle sobre o trabalho do professor. Este estudo objetivou investigar as implicações da atividade docente do ensino superior privado, na produção de estresse psíquico dos professores, incorporando as variáveis: organização e condições de trabalho e estratégias de gerenciamento do trabalho. O delineamento do estudo foi o levantamento (survey), tipo descritivo e adotou análise de natureza predominantemente quantitativa. O instrumento utilizado teve a seguinte estrutura: dados gerais; características do trabalho: foram utilizados os itens do JDS – Job Diagnostic Survey e do Job Content Questionnaire – JCQ e elaboradas questões sobre o gerenciamento do trabalho; Saúde: foi adotado o Questionário de Saúde Geral - QSG. Participaram do estudo 102 professores que atuam em organizações de ensino superior privado, sendo 66,7% de mulheres e 33,3% de homens. A idade média dos participantes é 37,2 anos. Entre as principais características do trabalho, os professores indicaram algum controle sobre suas atividades e a presença de altas cargas físicas e psíquicas. Mencionam ainda que a principal característica das estratégias de gerenciamento do trabalho é a centralização do poder. Quanto aos níveis de estresse psíquico, os homens, apresentaram índices acima da média dos participantes (47,06%). Já a porcentagem de mulheres que se encontram nesta situação corresponde a 45,5%. Finalmente, percebe-se a necessidade de promover discussões sobre a dinâmica do ensino superior privado atual, na tentativa de propor mudanças nesta realidade, visando à promoção da saúde dos professores envolvidos.The work changes has had repercussions in many segments, including the sector of service, with the growth from the offering of job. The expansion of the sector of service had as consequences the growth of subemployment, the increase of the service of consulting and structure of some occupations changes. Nowadays, the technical and scientific knowledge has also deserved to be (highlighted/stood out?) since it can enable the insertion in the competitive market and consequent expansion and commercialization of the knowledge produced. To set themselves in the market and enter in the competitive niche, the private upper organizations of education started to offer services based in the strategies of management turned tothe excellence and centralized basically in the transmission of techniques, making feasible a more quick insertion of the students in the market of work and a bigger control of the professor's work. This study had as a goal investigate the influences of the educational activity of the private upper education, in the psychological output of stress of the professors, incorporating the variables: organization and conditions of work and strategies of management of work. The study development was the raise of (survey), as a descriptive study and mainly adopted quantitative analysis of nature. The subjects broached had to following structure:general information; work characteristics: in this point were used the itens of the JDS - Job Diagnostic Survey and of the Job ContentQuestionnaire - JCQ and were also elaborated questions about the work management; 03: Health: In this study was adopted the General Questionnaire of Health - QSG. 102 professors that act in private upper organizations of education participated of this study, being 66,7% of women and 33,3% of men. The medium age of the participants is 37,2. Among the main characteristics of the work, the professors indicated some control about theirs activities and the presence of high psychological and physical responsibilities. They also mentioned that the main characteristic of the strategies of management of work is the centralization of power. As regards the psychological levels of stress, men, 47,06% presented indices above the average of the participants. On the other hand the percentage of women that were found in this situation corresponds to 45,5%. Finally, as we can see, there is a need of promoting discussion about the dynamics of the present private upper education, in the attempt of propose changes in this reality, aiming the promotion of health of the professors involved.Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.porTrabalho - saúde psíquicaEstresse ocupacionalProfessoresPsychological work-healthOccupational stressProfessorsEstresse OcupacionalDocentesRiscos OcupacionaisEstresse psíquico em professores do ensino superior privado: um estudo em Salvador-BAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2004-06Departamento de PsicologiaUniversidade Federal da BahiaMestrado AcadêmicoSalvador/BAPrograma de Pós-Graduação em Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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