Provável síndrome de burnout em professores do ensino superior e uma universidade do sertão paraibano.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13432 |
Resumo: | Todo profissional que convive com agentes estressores no seu ambiente de trabalho com certa frequência por períodos prolongados, esta vulnerável a adquirir a Síndrome de Burnout, que e caracterizada com base em três parâmetros de referenda, são eles: exausta emocional, despersonalização e baixa realização no trabalho. O ato de lecionar por si só já e um expressivo agente estressor, tendo em vista o contato direto com muitas pessoas. Tal fato se torna ainda mais perigoso quando associado ao desenvolvimento de outras funções por parte do docente. Esse trabalho tem como objetivo identificar de forma preliminar a possibilidade de síndrome de burnout em professores do ensino superior em uma universidade pública do sertão paraibano. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, no município de Cajazeiras - PB. A amostra foi constituída por vinte e cinco professores escolhidos aleatoriamente, exclusivamente membros da Unidade Acadêmica de Ciências da Vida da UFCG que, respeitando a resolução 196/96 a qual trata da pesquisa envolvendo seres humanos, concordaram em participar da pesquisa atendendo aos princípios éticos e ao consentimento livre e esclarecido. Para realizar a pesquisa utilizou-se um questionário sócio-demográfico contendo dez questões subjetivas e o questionário Jbeili para identificação preliminar da burnout, o qual contem vinte questões objetivas. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e estão apresentados em forma de tabelas e gráficos. "Na amostra houve predomínio do sexo feminino (60%), da faixa etária de 31 a 40 anos (52%), estado civil casado (80%), 60% possuem filhos, 96% possuem apenas uma graduação, 48% tem especialização como maior titulação, 56% tem em média três anos de instituição, 56% tem contrato T40-DE, de modo geral apresentam elevado número de alunos sob encargo, apenas 8% não desempenham outras atividades acadêmicas, observou-se também que nenhum participante está completamente livre da burnout, tendo em vista que 60% podem estar na fase inicial, 28% tem a possibilidade de desenvolver e em 12% a síndrome já pode estar começando a se instalar. Nenhum dos participantes está em estágios avançados da doença. Analisados os três parâmetros de referência acima citados, observou-se que a maioria dos indivíduos apresenta-se exausta após uma Jornada de trabalho mensal, apresentam um grau de envolvimento alheio moderadamente elevado, em alguns momentos estão satisfeitos no ambiente de trabalho e em outros não. |
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Provável síndrome de burnout em professores do ensino superior e uma universidade do sertão paraibano.Probable burnout syndrome in higher education teachers and a university in the interior of Paraíba.Síndrome de Burnout - Professores UniversitáriosEstresse OcupacionalBurnout Syndrome - University ProfessorsOccupational StressEnfermagem.Todo profissional que convive com agentes estressores no seu ambiente de trabalho com certa frequência por períodos prolongados, esta vulnerável a adquirir a Síndrome de Burnout, que e caracterizada com base em três parâmetros de referenda, são eles: exausta emocional, despersonalização e baixa realização no trabalho. O ato de lecionar por si só já e um expressivo agente estressor, tendo em vista o contato direto com muitas pessoas. Tal fato se torna ainda mais perigoso quando associado ao desenvolvimento de outras funções por parte do docente. Esse trabalho tem como objetivo identificar de forma preliminar a possibilidade de síndrome de burnout em professores do ensino superior em uma universidade pública do sertão paraibano. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, no município de Cajazeiras - PB. A amostra foi constituída por vinte e cinco professores escolhidos aleatoriamente, exclusivamente membros da Unidade Acadêmica de Ciências da Vida da UFCG que, respeitando a resolução 196/96 a qual trata da pesquisa envolvendo seres humanos, concordaram em participar da pesquisa atendendo aos princípios éticos e ao consentimento livre e esclarecido. Para realizar a pesquisa utilizou-se um questionário sócio-demográfico contendo dez questões subjetivas e o questionário Jbeili para identificação preliminar da burnout, o qual contem vinte questões objetivas. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e estão apresentados em forma de tabelas e gráficos. "Na amostra houve predomínio do sexo feminino (60%), da faixa etária de 31 a 40 anos (52%), estado civil casado (80%), 60% possuem filhos, 96% possuem apenas uma graduação, 48% tem especialização como maior titulação, 56% tem em média três anos de instituição, 56% tem contrato T40-DE, de modo geral apresentam elevado número de alunos sob encargo, apenas 8% não desempenham outras atividades acadêmicas, observou-se também que nenhum participante está completamente livre da burnout, tendo em vista que 60% podem estar na fase inicial, 28% tem a possibilidade de desenvolver e em 12% a síndrome já pode estar começando a se instalar. Nenhum dos participantes está em estágios avançados da doença. Analisados os três parâmetros de referência acima citados, observou-se que a maioria dos indivíduos apresenta-se exausta após uma Jornada de trabalho mensal, apresentam um grau de envolvimento alheio moderadamente elevado, em alguns momentos estão satisfeitos no ambiente de trabalho e em outros não.Every professional who lives with stressful agents in their work environment with a certain frequency for prolonged periods, is vulnerable to acquiring Burnout Syndrome, which is characterized based on three reference parameters, they are: emotional exhausted, depersonalization and low performance in the job. The act of teaching by itself is already an expressive stressor, in view of the direct contact with many people. This fact becomes even more dangerous when associated with the development of other functions by the teacher. This work aims to preliminarily identify the possibility of burnout syndrome in higher education teachers at a public university in the interior of Paraíba. This is an exploratory study with a quantitative approach. The research was carried out at the Federal University of Campina Grande - UFCG, in the municipality of Cajazeiras - PB. The sample consisted of twenty-five professors chosen at random, exclusively members of the Academic Unit of Life Sciences at UFCG who, respecting resolution 196/96 which deals with research involving human beings, agreed to participate in the research in compliance with ethical principles and to informed consent. To carry out the research, a socio-demographic questionnaire was used containing ten subjective questions and the Jbeili questionnaire for preliminary identification of burnout, which contains twenty objective questions. The data were analyzed using descriptive statistics and are presented in the form of tables and graphs. "In the sample, there was a predominance of females (60%), aged between 31 and 40 years (52%), married marital status (80%), 60% have children, 96% have only a degree, 48% have specialization as a higher degree, 56% have an average of three years of institution, 56% have a T40-DE contract, in general they have a high number of students under charge, only 8% do not perform other academic activities, it was also observed that no participant is completely free from burnout, considering that 60% may be in the initial phase, 28% have the possibility of developing and in 12% the syndrome may already be starting to set in. None of the participants are in advanced stages of the disease. three reference parameters mentioned above, it was observed that most individuals are exhausted after a monthly workday, have a moderately high degree of involvement, at times they are satisfied in the work environment and at others they are not.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFREIRE, Roberta Miranda Henriques.FREIRE, Roberta de Miranda Henriques.http://lattes.cnpq.br/9611981584910165MEIRA, Mary Luce Melquíades.SANTOS, Sofia Dionizio.SOARES, Thallyson Fellype Rangel.20112020-07-21T16:08:09Z2020-07-212020-07-21T16:08:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13432SOARES, Thallyson Fellype Rangel. Provável síndrome de burnout em professores do ensino superior e uma universidade do sertão paraibano. 2011. 61f. 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