Estratégias Utilizadas nas Práticas de Educação Popular no Contexto da Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Margarida Maria Torres
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52615
Resumo: A educação popular apresenta-se com uma grande contribuição da América Latina ao pensamento pedagógico universal, devendo-se tal fato, em parte, à atuação internacional de um dos seus mais importantes representantes: Paulo Freire, educador, pedagogo e filósofo brasileiro que influenciou o movimento chamado pedagogia crítica. Neste estudo, identificou-se que há diversas publicações de trabalhos que discutem a contribuição da educação popular no contexto da saúde. Trata-se de um referencial pautado na problematização do diálogo e da escuta que pode ser adotado e incorporado por profissionais da área da saúde. O principal objetivo deste trabalho é buscar identificar, na literatura encontrada nas bases de dados eletrônicos, artigos que tratam da educação popular, registrando as estratégias utilizadas nas práticas de cuidado à saúde. A metodologia, apresentada de forma bastante exploratória, está centrada na coleta de informações na bibliografia encontrada na base de dados eletrônicos da Literatura Latino-Americana do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), um índice e repositório bibliográfico da produção científica e técnica em Ciências da Saúde publicada na América Latina e no Caribe. As etapas de realização do estudo incluíram um primeiro momento de definição do tema e eleição dos descritores tendo sido efetuada uma busca on-line inicialmente com caráter livre. Na sequência, foram selecionadas as palavras chave ¨educação popular¨; ¨educação popular em saúde¨; ¨estratégias¨ que passaram a ser definidos tópicos centrais da pesquisa. O recorte temporal da pesquisa foi estabelecido entre o ano de 2014 e 2016 a partir de uma consulta realizada entre agosto de dezembro de 2019. Dos trinta (30) artigos identificados, nove (09) foram considerados relevantes e selecionados para uma análise mais detalhada por apresentarem no título, os objetivos e ou metodologia central desta pesquisa, ou seja, o processo da contribuição da Educação Popular no contexto da saúde. Concluímos, após a apreciação desses trabalhos, que a transposição da teoria para a prática encontra diversas estratégias de aplicação na área da saúde e forma um panorama orientado por ferramentas de trabalho que contribuem para a autonomia dos profissionais e da comunidade.
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O principal objetivo deste trabalho é buscar identificar, na literatura encontrada nas bases de dados eletrônicos, artigos que tratam da educação popular, registrando as estratégias utilizadas nas práticas de cuidado à saúde. A metodologia, apresentada de forma bastante exploratória, está centrada na coleta de informações na bibliografia encontrada na base de dados eletrônicos da Literatura Latino-Americana do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), um índice e repositório bibliográfico da produção científica e técnica em Ciências da Saúde publicada na América Latina e no Caribe. As etapas de realização do estudo incluíram um primeiro momento de definição do tema e eleição dos descritores tendo sido efetuada uma busca on-line inicialmente com caráter livre. Na sequência, foram selecionadas as palavras chave ¨educação popular¨; ¨educação popular em saúde¨; ¨estratégias¨ que passaram a ser definidos tópicos centrais da pesquisa. O recorte temporal da pesquisa foi estabelecido entre o ano de 2014 e 2016 a partir de uma consulta realizada entre agosto de dezembro de 2019. Dos trinta (30) artigos identificados, nove (09) foram considerados relevantes e selecionados para uma análise mais detalhada por apresentarem no título, os objetivos e ou metodologia central desta pesquisa, ou seja, o processo da contribuição da Educação Popular no contexto da saúde. Concluímos, após a apreciação desses trabalhos, que a transposição da teoria para a prática encontra diversas estratégias de aplicação na área da saúde e forma um panorama orientado por ferramentas de trabalho que contribuem para a autonomia dos profissionais e da comunidade.Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Ceará. Eusébio, CE, Brasil.porMoreira, Margarida Maria Torres. Estratégias Utilizadas nas Práticas de Educação Popular no Contexto da Saúde. 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