Aprendizagens com o corpo todo na (trans)formação de educadores (as) populares do Curso Livre de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas,Mayana Azevedo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva,Maria Rocineide Ferreira da, Castro Júnior,André Ribeiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100230
Resumo: No intuito de reafirmar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), institui-se a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS), tendo como estratégia um curso de educação popular em saúde para trabalhadores do SUS e movimentos sociais. Objetivou-se analisar o tema das aprendizagens com o corpo todo surgido no processo formativo dos (as) educadores (as) do curso, relacionado à produção de autonomia. A formação de educadores tem atuado na lógica de prerrogativas a serem seguidas, porém, a educação popular propõe a aprendizagem como exercício da autonomia para a responsabilidade política. Neste estudo exploratório, com base na abordagem qualitativa, ancorado no estudo de caso, produzimos os dados com entrevistas em profundidade e observação participante. O curso revelou-se tecido por aprendizagens com o corpo todo que demarcaram inovações na educação em saúde, ao incluir a corporeidade, a espiritualidade, as histórias e vulnerabilidades dos (as) educadores (as), possibilitando sua (trans) formação.
id UNESP-8_afda986e4de7c14db63c0d83ee6590a4
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832020000100230
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagens com o corpo todo na (trans)formação de educadores (as) populares do Curso Livre de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS)Educação popular em saúdePráticas pedagógicasFormação de formadoresAutonomiaIntegralidadeNo intuito de reafirmar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), institui-se a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS), tendo como estratégia um curso de educação popular em saúde para trabalhadores do SUS e movimentos sociais. Objetivou-se analisar o tema das aprendizagens com o corpo todo surgido no processo formativo dos (as) educadores (as) do curso, relacionado à produção de autonomia. A formação de educadores tem atuado na lógica de prerrogativas a serem seguidas, porém, a educação popular propõe a aprendizagem como exercício da autonomia para a responsabilidade política. Neste estudo exploratório, com base na abordagem qualitativa, ancorado no estudo de caso, produzimos os dados com entrevistas em profundidade e observação participante. O curso revelou-se tecido por aprendizagens com o corpo todo que demarcaram inovações na educação em saúde, ao incluir a corporeidade, a espiritualidade, as histórias e vulnerabilidades dos (as) educadores (as), possibilitando sua (trans) formação.UNESP2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100230Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.190205info:eu-repo/semantics/openAccessDantas,Mayana AzevedoSilva,Maria Rocineide Ferreira daCastro Júnior,André Ribeiro depor2020-04-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832020000100230Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-04-14T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagens com o corpo todo na (trans)formação de educadores (as) populares do Curso Livre de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS)
title Aprendizagens com o corpo todo na (trans)formação de educadores (as) populares do Curso Livre de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS)
spellingShingle Aprendizagens com o corpo todo na (trans)formação de educadores (as) populares do Curso Livre de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS)
Dantas,Mayana Azevedo
Educação popular em saúde
Práticas pedagógicas
Formação de formadores
Autonomia
Integralidade
title_short Aprendizagens com o corpo todo na (trans)formação de educadores (as) populares do Curso Livre de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS)
title_full Aprendizagens com o corpo todo na (trans)formação de educadores (as) populares do Curso Livre de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS)
title_fullStr Aprendizagens com o corpo todo na (trans)formação de educadores (as) populares do Curso Livre de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS)
title_full_unstemmed Aprendizagens com o corpo todo na (trans)formação de educadores (as) populares do Curso Livre de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS)
title_sort Aprendizagens com o corpo todo na (trans)formação de educadores (as) populares do Curso Livre de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS)
author Dantas,Mayana Azevedo
author_facet Dantas,Mayana Azevedo
Silva,Maria Rocineide Ferreira da
Castro Júnior,André Ribeiro de
author_role author
author2 Silva,Maria Rocineide Ferreira da
Castro Júnior,André Ribeiro de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas,Mayana Azevedo
Silva,Maria Rocineide Ferreira da
Castro Júnior,André Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação popular em saúde
Práticas pedagógicas
Formação de formadores
Autonomia
Integralidade
topic Educação popular em saúde
Práticas pedagógicas
Formação de formadores
Autonomia
Integralidade
description No intuito de reafirmar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), institui-se a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS), tendo como estratégia um curso de educação popular em saúde para trabalhadores do SUS e movimentos sociais. Objetivou-se analisar o tema das aprendizagens com o corpo todo surgido no processo formativo dos (as) educadores (as) do curso, relacionado à produção de autonomia. A formação de educadores tem atuado na lógica de prerrogativas a serem seguidas, porém, a educação popular propõe a aprendizagem como exercício da autonomia para a responsabilidade política. Neste estudo exploratório, com base na abordagem qualitativa, ancorado no estudo de caso, produzimos os dados com entrevistas em profundidade e observação participante. O curso revelou-se tecido por aprendizagens com o corpo todo que demarcaram inovações na educação em saúde, ao incluir a corporeidade, a espiritualidade, as histórias e vulnerabilidades dos (as) educadores (as), possibilitando sua (trans) formação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100230
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.190205
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958524192325632