Alfabetização científica para alunos de ensino médio em encontros científicos da área de biociências: reflexões à Luz da teoria da aprendizagem significativa subversiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longo, Michele Marques
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/5524
Resumo: Com o passar dos séculos o conhecimento vem crescendo intensamente, proporcionando um dos grandes desafios da sociedade atual, que é preparar indivíduos para viverem nesses contextos sociais plurais, caracterizados por transformações constantes. Diante desta realidade, torna-se cada vez mais importante promover a alfabetização científica, na escola, em espaços alternativos e, sobretudo, por meio de ações integradas entre os vários contextos formadores. Neste contexto, realizamos uma investigação fundamentalmente voltada para a alfabetização científica de estudantes de nível médio de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa de intervenção desenvolvida em duas grandes etapas. A primeira, Estudo 1, centrada em atividades de divulgação científica realizadas no contexto do Programa de Divulgação Científica para alunos de Ensino Médio (PDCEM), que foi subdividida em dois momentos: atividades regulares do programa, e a O Estudo 2, correspondeu à análise dos dados coletados no Estudo anterior à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa Subversiva e, a partir dos resultados, à proposição de uma proposta de oficina a ser desenvolvida, como uma atividade de ensino não formal, em parceria com escolas, contextos de ensino formal. A análise dos dados revelou que os alunos avaliam positivamente a experiência vivenciada, no PDCEM e na oficina implementada. Além disso, revela que os alunos aprendem bastante no evento, fato que nos motivou a analisar se as percepções dos mesmos eram coerentes. Os resultados permitiriam demonstrar que, a oficina contribuiu para que os alunos percebessem a concepção de ciência academicamente mais aceita e a importância que esse conhecimento tem em sua vida. Os resultados apontaram para a validade desse tipo de metodologia, uma vez que contemplou os diferentes princípios que propõe a teoria da aprendizagem significativa Acreditamos que todos os resultados positivos e as vantagens de se trabalhar com textos de divulgação científica podem se refletir para o contexto escolar. Desta forma a oficina pode ser aplicada no contexto escolar, tornando as aulas mais participativas e dinâmicas, enriquecendo a relação entre o professor e os alunos, através da troca de ideias e opiniões entre eles. A alfabetização científica e aprendizagem significativa são processos contínuos e demorados, que dependem de vários fatores. Por isso, a importância de pensar em uma atividade em que os alunos vivenciem diferentes situações em diferentes contextos
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Diante desta realidade, torna-se cada vez mais importante promover a alfabetização científica, na escola, em espaços alternativos e, sobretudo, por meio de ações integradas entre os vários contextos formadores. Neste contexto, realizamos uma investigação fundamentalmente voltada para a alfabetização científica de estudantes de nível médio de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa de intervenção desenvolvida em duas grandes etapas. A primeira, Estudo 1, centrada em atividades de divulgação científica realizadas no contexto do Programa de Divulgação Científica para alunos de Ensino Médio (PDCEM), que foi subdividida em dois momentos: atividades regulares do programa, e a O Estudo 2, correspondeu à análise dos dados coletados no Estudo anterior à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa Subversiva e, a partir dos resultados, à proposição de uma proposta de oficina a ser desenvolvida, como uma atividade de ensino não formal, em parceria com escolas, contextos de ensino formal. A análise dos dados revelou que os alunos avaliam positivamente a experiência vivenciada, no PDCEM e na oficina implementada. Além disso, revela que os alunos aprendem bastante no evento, fato que nos motivou a analisar se as percepções dos mesmos eram coerentes. Os resultados permitiriam demonstrar que, a oficina contribuiu para que os alunos percebessem a concepção de ciência academicamente mais aceita e a importância que esse conhecimento tem em sua vida. Os resultados apontaram para a validade desse tipo de metodologia, uma vez que contemplou os diferentes princípios que propõe a teoria da aprendizagem significativa Acreditamos que todos os resultados positivos e as vantagens de se trabalhar com textos de divulgação científica podem se refletir para o contexto escolar. Desta forma a oficina pode ser aplicada no contexto escolar, tornando as aulas mais participativas e dinâmicas, enriquecendo a relação entre o professor e os alunos, através da troca de ideias e opiniões entre eles. A alfabetização científica e aprendizagem significativa são processos contínuos e demorados, que dependem de vários fatores. Por isso, a importância de pensar em uma atividade em que os alunos vivenciem diferentes situações em diferentes contextosUniversidade do Estado do Rio de Janeiro. Programa de Pós Graduação em Educação. Laboratório Educação e Imagem, Rio de Janeiro, RJ, BrasilporEnsino médioDivulgação científicaBrasilEducação /metodosComunicação e Divulgação CientíficaEnsino Fundamental e MédioAlfabetização científica para alunos de ensino médio em encontros científicos da área de biociências: reflexões à Luz da teoria da aprendizagem significativa subversivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis2011-10-14Instituto Oswaldo CruzFundação Oswaldo Cruz. 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