Nanociência e nanotecnologia no ensino médio : leituras de textos de divulgação científica na produção de significados sobre física moderna e contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, José Márcio de Lima, 1984-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621930
Resumo: Orientador: Maria José Pereira Monteiro de Almeida
id UNICAMP-30_21b8ce1a4b950b13ae12b99b160b2943
oai_identifier_str oai::920356
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Nanociência e nanotecnologia no ensino médio : leituras de textos de divulgação científica na produção de significados sobre física moderna e contemporâneaNanoscience and nanotechnology in high school : readings of scientific dissemination texts to production of significations about modern and contemporary physicsDivulgação científicaEnsino médioNanotecnologiaScientific DisseminationHigh schoolNanotechnologyOrientador: Maria José Pereira Monteiro de AlmeidaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem como objetivo compreender interpretações de alunos do ensino médio, feitas a partir de textos de divulgação científica sobre nanociência e nanotecnologia - N&N - em aulas de física, verificando alguns limites e possibilidades dessas leituras, com foco na questão de estudo levantada: Como alunos do ensino médio produzem significados ao ler textos de divulgação científica relacionados à nanociência e à nanotecnologia? Para atingir o objetivo inicialmente proposto e responder à questão de estudo, foi elaborada uma unidade de ensino composta por quatro textos que abordam o conjunto N&N ¿ um introdutório e três que tratam o tema de forma controversa. Essa unidade foi aplicada no primeiro bimestre letivo de 2013 entre alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública da região de Campinas - SP, durante cinco aulas de física, em que os textos foram lidos pelos estudantes e discutidos a partir de ações de mediação. As respostas dos alunos dadas a oito questões propostas em três atividades escritas foram analisadas com a utilização de aportes da análise do discurso, na vertente iniciada por Michel Pêcheux na França, principalmente a partir de textos de Eni P. Orlandi. De acordo com essa vertente teórica, são consideradas relevantes as condições em que o discurso é produzido e a linguagem não é considerada como transparente, do que deriva o discurso como efeito de sentidos entre interlocutores. O conteúdo das respostas variou em relação ao que os alunos conheciam sobre a notecnologia, o que permitiu categorizá-las. A análise das respostas revela que a abordagem da física moderna e contemporânea, através da divulgação científica, possibilitou que os estudantes tomassem posicionamentos que seriam dificultados numa aula de física pautada, em sua grande parte, na linguagem matemática. O desenvolvimento da pesquisa e os resultados obtidos permitem compreender melhor o processo complexo de produção de sentidos numa aula de física, em que diferentes leitores e condições amplas estão presentesAbstract: This work aims to understand interpretations made by high school students based on scientific dissemination texts related to nanoscience and nanotechnology - N&N - in Physics classes, examining some limits and possibilities of these readings, focused on the study question raised: How do high school students produce significations reading scientific dissemination texts related to nanoscience and nanotechnology? To achieve the goal initially proposed and answer the study question, was created an unity of study that comprises four texts that approach the set of N&N - one is introductory and three of them discourse about N&N in a controversial way. The unity of study was placed in the first two months of the school year 2013, among students of the 3rd year of high school in a public school in the region of Campinas - SP, in five Physics classes, in which the texts were read and discussed by students from mediation actions. The responses gave by students to eight questions in three writing activities were analyzed using the contributions of discourse analysis, in a field of study initiated by Michel Pêcheux in France, especially from texts of Eni P. Orlandi. According to this Theory, are significant the conditions in which the discourse is produced and the language is not considered transparent, from which results the discourse as a production of significations among interlocutors. The content of the responses varied in relation to what the students knew about nanotecnology, what allowed categorized them. The analysis of the responses show that the approach of modern and contemporary Physics, through the scientific dissemination, enabled the students to take position that would be difficult in a Physics class based on the mathematical language in a major way. The research development and its results allow us to understand better the complex process of production of significations in a Physics class, in which different readers and broad conditions are presentMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestre em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Almeida, Maria José Pereira Monteiro de, 1944-Almeida, Maria José Pereira Monteiro de, 1944-Lima, Maria Consuelo AlvesRossi, Adriana VitorinoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, José Márcio de Lima, 1984-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf188 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621930OLIVEIRA, José Márcio de Lima. Nanociência e nanotecnologia no ensino médio: leituras de textos de divulgação científica na produção de significados sobre física moderna e contemporânea. 2013. 188 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621930. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/920356porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-13T16:32:13Zoai::920356Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-06-13T16:32:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Nanociência e nanotecnologia no ensino médio : leituras de textos de divulgação científica na produção de significados sobre física moderna e contemporânea
Nanoscience and nanotechnology in high school : readings of scientific dissemination texts to production of significations about modern and contemporary physics
title Nanociência e nanotecnologia no ensino médio : leituras de textos de divulgação científica na produção de significados sobre física moderna e contemporânea
spellingShingle Nanociência e nanotecnologia no ensino médio : leituras de textos de divulgação científica na produção de significados sobre física moderna e contemporânea
Oliveira, José Márcio de Lima, 1984-
Divulgação científica
Ensino médio
Nanotecnologia
Scientific Dissemination
High school
Nanotechnology
title_short Nanociência e nanotecnologia no ensino médio : leituras de textos de divulgação científica na produção de significados sobre física moderna e contemporânea
title_full Nanociência e nanotecnologia no ensino médio : leituras de textos de divulgação científica na produção de significados sobre física moderna e contemporânea
title_fullStr Nanociência e nanotecnologia no ensino médio : leituras de textos de divulgação científica na produção de significados sobre física moderna e contemporânea
title_full_unstemmed Nanociência e nanotecnologia no ensino médio : leituras de textos de divulgação científica na produção de significados sobre física moderna e contemporânea
title_sort Nanociência e nanotecnologia no ensino médio : leituras de textos de divulgação científica na produção de significados sobre física moderna e contemporânea
author Oliveira, José Márcio de Lima, 1984-
author_facet Oliveira, José Márcio de Lima, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Maria José Pereira Monteiro de, 1944-
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de, 1944-
Lima, Maria Consuelo Alves
Rossi, Adriana Vitorino
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, José Márcio de Lima, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação científica
Ensino médio
Nanotecnologia
Scientific Dissemination
High school
Nanotechnology
topic Divulgação científica
Ensino médio
Nanotecnologia
Scientific Dissemination
High school
Nanotechnology
description Orientador: Maria José Pereira Monteiro de Almeida
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621930
OLIVEIRA, José Márcio de Lima. Nanociência e nanotecnologia no ensino médio: leituras de textos de divulgação científica na produção de significados sobre física moderna e contemporânea. 2013. 188 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621930. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621930
identifier_str_mv OLIVEIRA, José Márcio de Lima. Nanociência e nanotecnologia no ensino médio: leituras de textos de divulgação científica na produção de significados sobre física moderna e contemporânea. 2013. 188 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621930. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/920356
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
188 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189111066525696