Contribuindo com a institucionalização da avaliação em saúde: uma proposta de auto-avaliação
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/31177 http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2008000900015 |
Resumo: | No âmbito das ações voltadas à institucionalização da avaliação da atenção básica em saúde no Brasil, o Ministério da Saúde propõe uma avaliação formativa, de caráter normativo, para conhecer como está a implantação do projeto Fortalecimento da Capacidade Técnica das Secretarias Estaduais de Saúde em Monitoramento e Avaliação, integrante da Política Nacional de Avaliação da Atenção Básica. Um dos objetivos foi desenvolver uma matriz de auto-avaliação utilizando a abordagem de método rápido de avaliação (REM). Este artigo apresenta as etapas concluídas na construção da matriz de auto-avaliação, acompanhado da fundamentação na qual se embasou a produção da mesma. A proposta final de auto-avaliação foi construída com base em um modelo teórico de avaliação, desenvolvido para a avaliação formativa. Inclui as principais ações propostas à gestão estadual de saúde com todos os indicadores testados, dando assim maior validade interna e consistência. A perspectiva final é que este instrumento, utilizado de forma participativa, como explicita a proposta, auxilie na identificação do alcance dos objetivos e das ações do projeto, identificando situações que podem interferir em diferentes contextos. |
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Felisberto, EronildoFreese, EduardoNatal, SoniaAlves, Cinthia Kalyne de Almeida2019-01-21T13:31:49Z2019-01-21T13:31:49Z2008FELISBERTO, Eronildo et al. Contribuindo com a institucionalização da avaliação em saúde: uma proposta de auto-avaliação. Cadernos de Saúde Pública, v. 24, n. 16, p. 1-12, 20080102-311Xhttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/31177http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X20080009000151678-4464No âmbito das ações voltadas à institucionalização da avaliação da atenção básica em saúde no Brasil, o Ministério da Saúde propõe uma avaliação formativa, de caráter normativo, para conhecer como está a implantação do projeto Fortalecimento da Capacidade Técnica das Secretarias Estaduais de Saúde em Monitoramento e Avaliação, integrante da Política Nacional de Avaliação da Atenção Básica. Um dos objetivos foi desenvolver uma matriz de auto-avaliação utilizando a abordagem de método rápido de avaliação (REM). Este artigo apresenta as etapas concluídas na construção da matriz de auto-avaliação, acompanhado da fundamentação na qual se embasou a produção da mesma. A proposta final de auto-avaliação foi construída com base em um modelo teórico de avaliação, desenvolvido para a avaliação formativa. Inclui as principais ações propostas à gestão estadual de saúde com todos os indicadores testados, dando assim maior validade interna e consistência. A perspectiva final é que este instrumento, utilizado de forma participativa, como explicita a proposta, auxilie na identificação do alcance dos objetivos e das ações do projeto, identificando situações que podem interferir em diferentes contextos.In the context of measures to institutionalize the evaluation of primary health care in Brazil, the Ministry of Health proposed a formative and normative evaluation of the implementation of the project entitled Technical Capacity-Building of State Health Departments for Monitoring and Evaluation, as part of the National Policy for the Evaluation of Primary Care. One of the objectives was to develop a self-evaluation model using the rapid evaluation method (REM). This article presents the stages concluded to date in the self-evaluation model, together with the theoretical references. The final self-evaluation proposal was based on a theoretical evaluation model developed for formative evaluation and included the principal actions proposed for State health management, with all the tested indicators, thus increasing the internal validity and consistency. The final perspective is that this instrument, used with a participatory approach as provided in the proposal, helps assess the extent to which the project's objectives and actions are achieved, while identifying situations that can interfere in different contexts.Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira. Grupo de Estudos de Gestão e Avaliação em Saúde. Recife, PE, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira. Grupo de Estudos de Gestão e Avaliação em Saúde. Recife, PE, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira. Grupo de Estudos de Gestão e Avaliação em Saúde. Recife, PE, Brasil.porEscola Nacional de Saúde Pública Sérgio AroucaAvaliação em SaúdeAtenção Primária à SaúdeGestão em SaúdeHealth EvaluationPrimary Health CareHealth ManagementAvaliação em SaúdeAtenção Primária à SaúdeGestão em SaúdeContribuindo com a institucionalização da avaliação em saúde: uma proposta de auto-avaliaçãoA contribution to institutionalized health evaluation: a proposal for self-evaluationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83098https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/31177/1/license.txtc7ed320e0ed1de8b793b5557cda74650MD51ORIGINALContribuindo com a institucionalização da avaliação em saúde.pdfContribuindo com a institucionalização da avaliação em 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