Cultura do estupro: o machismo manifesto nas paradas musicais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lustosa dos Santos, Francisca Kananda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Galtierrez Fortes Pessoa, Brenna, Aragão da Silva, Rodrigo, Dias Silva, Luara, Carvalho Araújo, Naína Jéssica, Ibiapina do Monte, Liana Maria, Ferreira do Nascimento, Elaine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41643
Resumo: Este artigo tem como objetivo tratar da cultura do estupro que se manifesta nas paradas musicais no Brasil; com isso, foi feito a conceituação do machismo, logo em seguida a contextualização das músicas de forma geral e, por fim, analisou-se as manifestações do machismo nas músicas brasileiras. A referida pesquisa foi realizada por meio de leituras e análises de músicas, como também de videoclipes referentes à temática estudada, partindo do pressuposto teórico sobre Análise do Discurso Crítica (ADC) amparados por Silva Júnior (2017). Assim, utilizou-se da pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, por possibilitar, com base em Minayo (2008) uma melhor interpretação e reflexão dos fatos estudados. Ao concluir, os resultados mostraram que as músicas trazem as marcas de um país que até hoje vive asmarcas do patriarcado que trás em seu seio a cultura machista e estabelece a prática de estupro como algo natural, já que pode ser exibida ao público com aceitação da maioria por meio das paradas musicais.
id CRUZ_93509fac3d18a31c037cfa62618c21c3
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/41643
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Lustosa dos Santos, Francisca KanandaGaltierrez Fortes Pessoa, BrennaAragão da Silva, RodrigoDias Silva, LuaraCarvalho Araújo, Naína JéssicaIbiapina do Monte, Liana MariaFerreira do Nascimento, Elaine2020-06-15T15:44:36Z2020-06-15T15:44:36Z2020DOS SANTOS, Francisca Kananda Lustosa. Cultura do estupro: o machismo manifesto nas paradas musicais. Research, Society and Development, v. 9, e370974097, 2020.2525-3409https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41643Este artigo tem como objetivo tratar da cultura do estupro que se manifesta nas paradas musicais no Brasil; com isso, foi feito a conceituação do machismo, logo em seguida a contextualização das músicas de forma geral e, por fim, analisou-se as manifestações do machismo nas músicas brasileiras. A referida pesquisa foi realizada por meio de leituras e análises de músicas, como também de videoclipes referentes à temática estudada, partindo do pressuposto teórico sobre Análise do Discurso Crítica (ADC) amparados por Silva Júnior (2017). Assim, utilizou-se da pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, por possibilitar, com base em Minayo (2008) uma melhor interpretação e reflexão dos fatos estudados. Ao concluir, os resultados mostraram que as músicas trazem as marcas de um país que até hoje vive asmarcas do patriarcado que trás em seu seio a cultura machista e estabelece a prática de estupro como algo natural, já que pode ser exibida ao público com aceitação da maioria por meio das paradas musicais.This article aims to address the culture of rape that manifests itself in the music charts in Brazil; with this, the conceptualization of machismo was made, soon after the contextualization of the songs in general and, finally, the manifestations of machismo in Brazilian songs were analyzed. This research was carried out through readings and analysis of songs as well as music videos related to the theme studied, based on the theoretical assumption on Critical Discourse Analysis (ADC) supported by Silva Júnior (2017). Thus, we used the bibliographic research of qualitative nature, because it allows, based on Minayo (2008) a better interpretation and reflection of the facts studied. In conclusion, the results showed that the songs bear the marks of a country that to this day lives the marks of patriarchy that brings in its boon the macho culture and establishes the practice of rape as something natural since it can be shown to the public with acceptance of the majority through the musical charts.Este artículo tiene como objetivo abordar la cultura de laviolación que se manifiestaenlas listas de música en Brasil; conesto, se hizolaconceptualizacióndel machismo, pocodespués de lacontextualización de lascancionesen general y, finalmente, se analizaronlasmanifestacionesdel machismo enlascancionesbrasileñas. Esta investigación se llevó a cabo a través de lecturas y análisis de canciones, así como videosmusicales relacionados conel tema estudiado, basadoenlasuposición teórica enelAnálisis crítico del discurso (ADC) apoyado por Silva Júnior (2017). Así, utilizamos lainvestigación bibliográfica de carácter cualitativo, ya que permite, basadaenMinayo (2008) una mejorinterpretación y reflexión de loshechosestudiados. Enconclusión, los resultados mostraron que lascancionesllevanlas marcas de un país que a día de hoy vive las marcas del patriarcado que traeensubendiciónla cultura machista y establecelapráctica de laviolación como algo natural ya que se puede mostrar al público conlaaceptación de lamayoría a través de las cartas musicales.Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI, Brasil.Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI, Brasil.Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI, Brasil.Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI, Brasil.Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escritório Regional Fiocruz Piauí. Teresina, PI, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escritório Regional Fiocruz Piauí. Teresina, PI, Brasil.porMachismoEstuproMúsicaChauvinismRapeMusicMachismoViolacíonMusicaCultura do estupro: o machismo manifesto nas paradas musicaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/41643/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51ORIGINALve_Francisca_Kananda_et_al_2020.pdfve_Francisca_Kananda_et_al_2020.pdfapplication/pdf491540https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/41643/2/ve_Francisca_Kananda_et_al_2020.pdf5bf78915cbde0c5e34754a0090857d1eMD52TEXTve_Francisca_Kananda_et_al_2020.pdf.txtve_Francisca_Kananda_et_al_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain31020https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/41643/3/ve_Francisca_Kananda_et_al_2020.pdf.txt74cfa0712dd0a1b8e7c1923f38c4c9f4MD53icict/416432020-06-16 02:04:47.404oai:www.arca.fiocruz.br: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ório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352020-06-16T05:04:47Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura do estupro: o machismo manifesto nas paradas musicais
title Cultura do estupro: o machismo manifesto nas paradas musicais
spellingShingle Cultura do estupro: o machismo manifesto nas paradas musicais
Lustosa dos Santos, Francisca Kananda
Machismo
Estupro
Música
Chauvinism
Rape
Music
Machismo
Violacíon
Musica
title_short Cultura do estupro: o machismo manifesto nas paradas musicais
title_full Cultura do estupro: o machismo manifesto nas paradas musicais
title_fullStr Cultura do estupro: o machismo manifesto nas paradas musicais
title_full_unstemmed Cultura do estupro: o machismo manifesto nas paradas musicais
title_sort Cultura do estupro: o machismo manifesto nas paradas musicais
author Lustosa dos Santos, Francisca Kananda
author_facet Lustosa dos Santos, Francisca Kananda
Galtierrez Fortes Pessoa, Brenna
Aragão da Silva, Rodrigo
Dias Silva, Luara
Carvalho Araújo, Naína Jéssica
Ibiapina do Monte, Liana Maria
Ferreira do Nascimento, Elaine
author_role author
author2 Galtierrez Fortes Pessoa, Brenna
Aragão da Silva, Rodrigo
Dias Silva, Luara
Carvalho Araújo, Naína Jéssica
Ibiapina do Monte, Liana Maria
Ferreira do Nascimento, Elaine
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lustosa dos Santos, Francisca Kananda
Galtierrez Fortes Pessoa, Brenna
Aragão da Silva, Rodrigo
Dias Silva, Luara
Carvalho Araújo, Naína Jéssica
Ibiapina do Monte, Liana Maria
Ferreira do Nascimento, Elaine
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Machismo
Estupro
Música
topic Machismo
Estupro
Música
Chauvinism
Rape
Music
Machismo
Violacíon
Musica
dc.subject.en.pt_BR.fl_str_mv Chauvinism
Rape
Music
dc.subject.es.pt_BR.fl_str_mv Machismo
Violacíon
Musica
description Este artigo tem como objetivo tratar da cultura do estupro que se manifesta nas paradas musicais no Brasil; com isso, foi feito a conceituação do machismo, logo em seguida a contextualização das músicas de forma geral e, por fim, analisou-se as manifestações do machismo nas músicas brasileiras. A referida pesquisa foi realizada por meio de leituras e análises de músicas, como também de videoclipes referentes à temática estudada, partindo do pressuposto teórico sobre Análise do Discurso Crítica (ADC) amparados por Silva Júnior (2017). Assim, utilizou-se da pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, por possibilitar, com base em Minayo (2008) uma melhor interpretação e reflexão dos fatos estudados. Ao concluir, os resultados mostraram que as músicas trazem as marcas de um país que até hoje vive asmarcas do patriarcado que trás em seu seio a cultura machista e estabelece a prática de estupro como algo natural, já que pode ser exibida ao público com aceitação da maioria por meio das paradas musicais.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-15T15:44:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-15T15:44:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DOS SANTOS, Francisca Kananda Lustosa. Cultura do estupro: o machismo manifesto nas paradas musicais. Research, Society and Development, v. 9, e370974097, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41643
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-3409
identifier_str_mv DOS SANTOS, Francisca Kananda Lustosa. Cultura do estupro: o machismo manifesto nas paradas musicais. Research, Society and Development, v. 9, e370974097, 2020.
2525-3409
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/41643/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/41643/2/ve_Francisca_Kananda_et_al_2020.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/41643/3/ve_Francisca_Kananda_et_al_2020.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a560609d32a3863062d77ff32785d58
5bf78915cbde0c5e34754a0090857d1e
74cfa0712dd0a1b8e7c1923f38c4c9f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798324634594050048