Cultura do estupro: o machismo manifesto nas paradas musicais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lustosa dos Santos, Francisca Kananda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Galtierrez Fortes Pessoa, Brenna, Aragão da Silva, Rodrigo, Dias Silva, Luara, Carvalho Araújo, Naína Jéssica, Ibiapina do Monte, Liana Maria, Ferreira do Nascimento, Elaine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41643
Resumo: Este artigo tem como objetivo tratar da cultura do estupro que se manifesta nas paradas musicais no Brasil; com isso, foi feito a conceituação do machismo, logo em seguida a contextualização das músicas de forma geral e, por fim, analisou-se as manifestações do machismo nas músicas brasileiras. A referida pesquisa foi realizada por meio de leituras e análises de músicas, como também de videoclipes referentes à temática estudada, partindo do pressuposto teórico sobre Análise do Discurso Crítica (ADC) amparados por Silva Júnior (2017). Assim, utilizou-se da pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, por possibilitar, com base em Minayo (2008) uma melhor interpretação e reflexão dos fatos estudados. Ao concluir, os resultados mostraram que as músicas trazem as marcas de um país que até hoje vive asmarcas do patriarcado que trás em seu seio a cultura machista e estabelece a prática de estupro como algo natural, já que pode ser exibida ao público com aceitação da maioria por meio das paradas musicais.
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A referida pesquisa foi realizada por meio de leituras e análises de músicas, como também de videoclipes referentes à temática estudada, partindo do pressuposto teórico sobre Análise do Discurso Crítica (ADC) amparados por Silva Júnior (2017). Assim, utilizou-se da pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, por possibilitar, com base em Minayo (2008) uma melhor interpretação e reflexão dos fatos estudados. Ao concluir, os resultados mostraram que as músicas trazem as marcas de um país que até hoje vive asmarcas do patriarcado que trás em seu seio a cultura machista e estabelece a prática de estupro como algo natural, já que pode ser exibida ao público com aceitação da maioria por meio das paradas musicais.This article aims to address the culture of rape that manifests itself in the music charts in Brazil; with this, the conceptualization of machismo was made, soon after the contextualization of the songs in general and, finally, the manifestations of machismo in Brazilian songs were analyzed. This research was carried out through readings and analysis of songs as well as music videos related to the theme studied, based on the theoretical assumption on Critical Discourse Analysis (ADC) supported by Silva Júnior (2017). Thus, we used the bibliographic research of qualitative nature, because it allows, based on Minayo (2008) a better interpretation and reflection of the facts studied. In conclusion, the results showed that the songs bear the marks of a country that to this day lives the marks of patriarchy that brings in its boon the macho culture and establishes the practice of rape as something natural since it can be shown to the public with acceptance of the majority through the musical charts.Este artículo tiene como objetivo abordar la cultura de laviolación que se manifiestaenlas listas de música en Brasil; conesto, se hizolaconceptualizacióndel machismo, pocodespués de lacontextualización de lascancionesen general y, finalmente, se analizaronlasmanifestacionesdel machismo enlascancionesbrasileñas. Esta investigación se llevó a cabo a través de lecturas y análisis de canciones, así como videosmusicales relacionados conel tema estudiado, basadoenlasuposición teórica enelAnálisis crítico del discurso (ADC) apoyado por Silva Júnior (2017). Así, utilizamos lainvestigación bibliográfica de carácter cualitativo, ya que permite, basadaenMinayo (2008) una mejorinterpretación y reflexión de loshechosestudiados. Enconclusión, los resultados mostraron que lascancionesllevanlas marcas de un país que a día de hoy vive las marcas del patriarcado que traeensubendiciónla cultura machista y establecelapráctica de laviolación como algo natural ya que se puede mostrar al público conlaaceptación de lamayoría a través de las cartas musicales.Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI, Brasil.Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI, Brasil.Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI, Brasil.Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI, Brasil.Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escritório Regional Fiocruz Piauí. Teresina, PI, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escritório Regional Fiocruz Piauí. Teresina, PI, Brasil.porMachismoEstuproMúsicaChauvinismRapeMusicMachismoViolacíonMusicaCultura do estupro: o machismo manifesto nas paradas musicaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/41643/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51ORIGINALve_Francisca_Kananda_et_al_2020.pdfve_Francisca_Kananda_et_al_2020.pdfapplication/pdf491540https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/41643/2/ve_Francisca_Kananda_et_al_2020.pdf5bf78915cbde0c5e34754a0090857d1eMD52TEXTve_Francisca_Kananda_et_al_2020.pdf.txtve_Francisca_Kananda_et_al_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain31020https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/41643/3/ve_Francisca_Kananda_et_al_2020.pdf.txt74cfa0712dd0a1b8e7c1923f38c4c9f4MD53icict/416432020-06-16 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