A marca como uma das principais formas de proteção da Propriedade Industrial pela Indústria Farmacêutica Nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Thaís Pinho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13451
Resumo: A cadeia farmacêutica tem se destacado como uma das mais inovadoras entre os setores produtivos, com empresas multinacionais de grande porte capazes de estimularem e incorporarem aos seus produtos os principais avanços tecnológicos,ocorridos nas ciências biomédica, biológica e química.Uma indústria centenária como a indústria farmacêutica necessita de estratégias definidas para se manter competitiva ao longo dos anos, seja no lançamento de novos medicamentos, na proteção patentária de seus produtos, ou no reconhecimento de sua marca. Atualmente, o mercado farmacêutico brasileiro é composto por poucas indústrias multinacionais, mas que possuem a maior parte de vendas do setor. Entre as nacionais, há um número reduzido de empresas de médio porte, que disputam o mercado com as multinacionais. E, existe ainda, um elevado número de pequenas e médias empresas nacionais atuando de forma complementar, porém com baixa representatividade no faturamento do setor. O mercado das indústrias nacionais ainda está concentrado nos medicamentos genéricos e similares.O presente trabalho evidencia a vital importância da inovação tecnológica no setor farmacêutico e define as formas de proteção de Propriedade Industrial no Brasil.Por meio da correlação da base de marcas e de patentes do INPI e dos registros dos medicamentos na Anvisa, traçamos o comportamento de cinco laboratórios nacionais(EMS, Eurofarma, Biolab, Cristália e Aché). E, a partir dos dados encontrados e das estratégias empregadas por algumas empresas torna claro o uso da marca como modelo de negócio das empresas.
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E, existe ainda, um elevado número de pequenas e médias empresas nacionais atuando de forma complementar, porém com baixa representatividade no faturamento do setor. O mercado das indústrias nacionais ainda está concentrado nos medicamentos genéricos e similares.O presente trabalho evidencia a vital importância da inovação tecnológica no setor farmacêutico e define as formas de proteção de Propriedade Industrial no Brasil.Por meio da correlação da base de marcas e de patentes do INPI e dos registros dos medicamentos na Anvisa, traçamos o comportamento de cinco laboratórios nacionais(EMS, Eurofarma, Biolab, Cristália e Aché). E, a partir dos dados encontrados e das estratégias empregadas por algumas empresas torna claro o uso da marca como modelo de negócio das empresas.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Tecnologia em Fármacos. 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